Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

JackWhite

O Porto tem mais títulos, portanto tem uma 'pequena hegemonia'. Faz lembrar as 'goleadas por 1 a 0'.

Não basta olhar para a lista de vencedores, porque essa lista não conta a história toda. O Benfica lutou pelos últimos 5 campeonatos (se aceitarmos com alguma vontade que lutou pela liga de 2011), e nunca ficou abaixo do 2º lugar, ao passo que o FCP ficou em 3º lugar nas 2 ligas que não ganhou. O Porto não se torna 'hegemónico' nos últimos anos pelo facto de o golo da arara ter colocado a contabilidade em 3 campeonatos contra 2.

O complexo de inferioridade ainda subsiste em muitos adeptos do Benfica no início das épocas (justificado frequentemente com 'eu sei que a casa gasta') mas a verdade é que, à partida, já não é possível atribuir um favoritismo claro ao FCP.

supersueca

Citação de: Bailey em 28 de Dezembro de 2014, 20:25
Citação de: supersueca em 28 de Dezembro de 2014, 20:16
Citação de: Bailey em 28 de Dezembro de 2014, 20:09
Citação de: supersueca em 28 de Dezembro de 2014, 20:08
Citação de: Bakero em 28 de Dezembro de 2014, 16:52
Citação de: supersueca em 28 de Dezembro de 2014, 16:45Trofeu de Consolação dos despromovidos da 1ª lig Europeia

Que menosprezo dos feitos do Benfica...eliminar Leverkusen, Fenerbahçe, Tottenham, Juventus é assim tão fatela? O Benfica de 83 que chegou à final da Taça UEFA também fez um feito menor? E quando o porto ganhou a Liga Europa, pouco interessou porque é um troféu de consolação?

Enfim...

Nem queiras comparar o q era a Taça Uefa com a actual LE. Nós somos um clube da CHAMPIONS, nem q seja para ficar nos oitavos. Temos um nome a respeitar, e plantel suficiente para isso. Foste para a LE por foste DESPROMOVIDO, e perdemos duas finais. A diferença enre o Benfica e o benfica é q para o primeiro perdemos dois trofeus e para o segundo estivemos em duas finais. Um pouco como a diferença entre um Tottenham, um Fulham e um Man United. Não tivesse o crac ganhos esse trofeu menor, não haveria essa obsessão em ser o primeiro da 2ª divisão.

que belo disparate de post. Parabéns

Meu amigo, podes ter a opinião q entenderes, mas se algo não te agrada argumenta, para além do "disparate".

já expliquei demasiadas vezes porque é que acho uma parvoíce estar se a diminuir as finais da liga europa. Há várias coisas por onde atacar o Jesus. Estar a diminuir as coisas onde ele teve (relativo) sucesso é entrar por um caminho de extremismo que não vale a pena. Fala da eliminação da Taça de Portugal em casa, fala da vergonhosa exibiçao frente ao último classificado

Agora estar a diminuir uma (duas) final europeia só para alimentar um ódio cego só te tira razão. Novamente tens muita coisa por onde atacar o Jesus, se admitires onde ele teve efectivamente bem, só ganhas credibilidade quando o pretenderes criticar nos pontos que merecem crítica

Não queria mais falar sobre o assunto, pq os argumentos são sempre os mesmos,pró e contra, e acredita q o q eu queria era falar sobre o tetra q esperava festejar com todos em Maio. Sobre o "prestígio" de duas finais LE perdidas já falei noutro post. JJ foi mto importante no 1º ano pelo safanão q deu em toda a estrutura. Beneficiou, é certo de um conjunto de jogadores q estavam mal aproveitados, e acima de tudo da solidariedade incondicional, nunca vista no Benfica, por parte da direcção. E de orçamentos contínuos nunca vistos. Houve vendas, boas vendas, mas as compras tb não foram baratas. Ao nível de qualidade de futebol, a primeira época foi irrepetível, embora com alguns sinais, q mais tarde ser vieram a verificar q fazem parte da estrutura de pensamento de JJ. Pq JJ não é só o primeiro treinador a vencer campeonato, as duas Taças, a Supertaça (embora seja já um trofeu desta época). É tb o treinador q mais humilhou o nome do Benfica em toda a sua história. Um treinador q esteja 6 anos à frente do maior Clube dum pais periférico, só com um único rival a sério, arrisca-se a bater todos os records, os bons (alguns) e os maus( mais do q me gosto de recordar). Dizem q JJ é mto bom nos treinos, admito q sim. Em campo já vi os mesmos erros vezes sem fim, só muda o adversário. E não, não odeio JJ, nem conheço o Homem! Só q para além da sua maior ou menor competência em campo, revela outras facetas da sua personalidade q não considero consentâneas com a dimensão, história e brio de quem fez o Benfica grande, mito antes do tempo dele e com menores meios.

Flirt4ever

Citação de: Gandaia em 28 de Dezembro de 2014, 21:09
Citação de: Flirt4ever em 28 de Dezembro de 2014, 21:08
Na vossa opinião, Titulo é o mesmo que Troféu ?

Eu junto tudo. Mas cada 1 tem importância diferente.
Para mim só há 2 Títulos: Campeão Nacional e Campeão Europeu. Tudo o resto são troféus.

paulomaia1972

Citação de: JackWhite em 28 de Dezembro de 2014, 21:20
O Porto tem mais títulos, portanto tem uma 'pequena hegemonia'. Faz lembrar as 'goleadas por 1 a 0'.

Não basta olhar para a lista de vencedores, porque essa lista não conta a história toda. O Benfica lutou pelos últimos 5 campeonatos (se aceitarmos com alguma vontade que lutou pela liga de 2011), e nunca ficou abaixo do 2º lugar, ao passo que o FCP ficou em 3º lugar nas 2 ligas que não ganhou. O Porto não se torna 'hegemónico' nos últimos anos pelo facto de o golo da arara ter colocado a contabilidade em 3 campeonatos contra 2.

O complexo de inferioridade ainda subsiste em muitos adeptos do Benfica no início das épocas (justificado frequentemente com 'eu sei que a casa gasta') mas a verdade é que, à partida, já não é possível atribuir um favoritismo claro ao FCP.

Mantém-se na liderança dos títulos nos últimos 30, 20 e 10 anos. Se se confirmar a nossa aproximação, então sim podemos falar em fim de ciclo, neste momento, desde que JJ chegou ao clube ainda lideram neste "mini ciclo".

iloy

Quando se mete a taça da liga como trofeu para tentar provar que o Benfica travou a hegemonia esta Tudo do nivel de alguns benfiquistas.

Johnny|SLB

Citação de: iloy em 28 de Dezembro de 2014, 21:22
Quando se mete a taça da liga como trofeu para tentar provar que o Benfica travou a hegemonia esta Tudo do nivel de alguns benfiquistas.

Pior que isso é que, se percebi direito, anda uma Liga Europa no meio dessas contas.

JPSilva

Citação de: paulomaia1972 em 28 de Dezembro de 2014, 21:22
Citação de: JackWhite em 28 de Dezembro de 2014, 21:20

Mantém-se na liderança dos títulos nos últimos 30, 20 e 10 anos. Se se confirmar a nossa aproximação, então sim podemos falar em fim de ciclo, neste momento, desde que JJ chegou ao clube ainda lideram neste "mini ciclo".

Epa basta ver os campeonatos para perceber que nada têm a ver com os que se passavam até há 7 ou 8 anos. Só não vê quem não quer ver. E isto não tem nada a ver com Jesus ou com outro qualquer.

trucatruca

Citação de: paulomaia1972 em 28 de Dezembro de 2014, 21:18
A hegemonia no futebol mede-se por ciclos de 5, 10 ou mais anos.

Para mim, no final desta época podemos fazer um balanço, mas neste momento estou com o paulo sousa.
Frio do caraças que deve estar aí em Basileia.

JackWhite

Citação de: iloy em 28 de Dezembro de 2014, 21:22

Qual é a unidade em que se mede esse nível? Podes detalhar?

Eu proponho que a unidade de medida do nível dos benfiquistas seja o iloy.

Tu lideras a escala, com exactamente 1 iloy.
Todos os outros têm de contentar-se com um valor entre 0 e 1 iloy.

Por exemplo:

Rui Costa: 0.9 iloy
Ruben Amorim: 0.7 iloy
Luis Filipe Vieira: 0.1 iloy
Fulanos que metem a taça da liga como trofeu: 10-4 iloy

Rei

Pequena... hegemonia. :2funny:

Desculpem, mas ri-me tanto quando li isso. Sem querer ofender mas, deviam conhecer melhor o significado da palavra hegemonia.

JPSilva

Citação de: Rei em 28 de Dezembro de 2014, 21:30

Desculpem, mas ri-me tanto quando li isso. Sem querer ofender mas, deviam conhecer melhor o significado da palavra hegemonia.

E hipocrisia também.

Flirt4ever

Usem e abusem do Google. É gratuito e ninguém precisa saber (não que seja vergonha alguma).

Assim deixavam a arrogância para quem merece tê-la e já não passavam vergonha por desconhecer a correta definição de algumas palavras.......

O0

Red Eyes

Citação de: Rei em 28 de Dezembro de 2014, 21:30

O homem estava a ser irónico!

CarlosD

Ainda à dois anos fizeram o tri. Hegemonia quebrada? x)

Quando nós ganharmos mais que um campeonato de X em X anos, podemos falar em quebrar hegemonias.

Gandaia

É dificil explicar coisas a quem não quer perceber.