Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

O-Rível

Há uns meses atrás, antes das capas dos jornais que o Tobias fez, tinha referido que este era melhor solução que o Sarr, Rabia, Maurício, e até mesmo Paulo Oliveira. Pelos vistos não andava longe da verdade. As soluções existiam, a questão era apostar nelas.
O facto é que perderam um bom jogador - não é nenhum craque -, mantiveram a equipa quase toda, ganharam um jogador de nível top para a Liga Portuguesa, reforçaram-se em quase todas as posições, e estão onde estão.
Isto são problemas graves.

O que neste tópico se discute nestas últimas páginas acerca da "gestão" do Jesus, passe a expressão, são peaners. Ou, vá, pintelhos. E de uma subjectividade atroz.

VALEBEM

Citação de: O-Rível em 19 de Janeiro de 2015, 12:25
Há uns meses atrás, antes das capas dos jornais que o Tobias fez, tinha referido que este era melhor solução que o Sarr, Rabia, Maurício, e até mesmo Paulo Oliveira. Pelos vistos não andava longe da verdade. As soluções existiam, a questão era apostar nelas.
O facto é que perderam um bom jogador - não é nenhum craque -, mantiveram a equipa quase toda, ganharam um jogador de nível top para a Liga Portuguesa, reforçaram-se em quase todas as posições, e estão onde estão.

O que neste tópico se discute nestas últimas páginas acerca da "gestão" do Jesus, passe a expressão, são peaners. Ou, vá, pintelhos. E de uma subjectividade atroz.

Completamente! Pega-se em coisas acessórias!

Velazquez

Tambem já tinha dito há muito que o Tobias.Agora o Jesus claro que o Jesus tem algumas opções dificeis de compreender e acho natural que se fale disso

NicolasTeixeira

O discurso dele nos últimos dois anos tem vindo a mudar. Mais em prol da equipa e menos no nome dele. Ainda não está lá completamente mas está a ficar. Se continuar assim e for campeão, a renovação parece me o mais acertado.

miniMilk

Feita a 1ª volta só posso tirar o chapéu ao JJ. claro que a última imagem é que fica, e estes dois últimos jogos foram largamente superiores aos restantes em futebol jogado. Mas lá está. Os resultados apareceram e isso é que conta.
46 pontos em 51 possíveis tendo já ido ao Dragão é fantástico. perdemos vários jogadores chave e tirando um ou outro Benfiquista mais optimista, quase ninguém iria acreditar nestes números 4 meses atrás. Sinceramente, não acredito que algum outro treinador os fizesse (vá, batam-me). O jj está moldado para o Campeonato.
de resto a miséria do costume na LC e algum azar na TdP.

É continuar. O campeonato este ano vai deixar muito cabeçudo azul e branco com a cabeça do tamanho da Luz. toda a bazófia do "ganham este mas perdem agora quatro" acaba-se. Vão borrar começar a cueca! a confiança diminui.

De qualquer maneira, só renovar com o Jota se ele realmente ganhar o 34. antes disso é parvo.

Velazquez

Ah e afinal jogando bem ganha-se mais facilmente.Para mim não basta ganhar,tambem é preciso jogar bem.Assim gosto

pjmorce

Citação de: aguia1 em 19 de Janeiro de 2015, 11:49
Citação de: Zlatan em 19 de Janeiro de 2015, 11:41
Deixa de colocar o Talisca a 8, Jorge. Não acredito que dê em alguma coisa.
ontem so deu uma assistencia. e seriam 2 se o jonas rematasse a baliza em vez de passar a bola ao lima.

Vi um Talisca bem ofensivamente. Menos bem defensivamente. E que devia ter sido expulso bem antes do que quando foi. Melhor para nós.
Mas a mim, o que parece é que jogar naquela posição nem nos agrada a nós nem agrada a ele próprio.

O-Rível

Citação de: Velazquez em 19 de Janeiro de 2015, 12:37

Tambem já tinha dito há muito que o Tobias.Agora o Jesus claro que o Jesus tem algumas opções dificeis de compreender e acho natural que se fale disso

Se isto fosse o FM, também faria as coisas de maneira diferente. Não concordo com todas as opções que o Jesus toma, e acho que é apenas normal que assim o seja. E quando não concordo, tento compreender a lógica por detrás das opções, sabendo que podem haver situações semelhantes onde a solução aplicada é diferente. Não estou à espera de ver uma coerência digna de um virtuoso paladino no Jesus, mas há um padrão com um desvio relativamente pequeno no que diz respeito ao que podemos esperar dele.

Com esta introdução, o que pretendo ilustrar é que, com as decisões que ele tem tomado até agora, estamos em 1º no Campeonato, com 6 pontos de avanço sobre o Porto, tendo ido ganhar ao Dragão por 2-0. Fizemos a melhor 1ª volta em 30 anos, temos a melhor defesa do campeonato, e estamos a um golo de ser o melhor ataque. Tudo isto sem nunca podermos contar com o nosso 11 mais forte, sobretudo devido a lesões.

Quer se goste quer não, ele aposta num núcleo de jogadores, e não os tira à mínima dificuldade. Eu próprio, no conforto do meu sofá, teria, em certa altura, tirado o Lima e posto alguém-que-não-fosse-o-Lima-fosse-ele-quem-fosse. E atenção, sempre defendi o Lima por aqui, mas pensava que a situação de ausência de golos o estava a prejudicar em demasia, e sobretudo a prejudicar a própria equipa. Quando essa situação parecia atingir o auge de insustentabilidade, o Lima bisa no antro da corrupção e dá duas piçadas valentes na porcalhada toda.

Isto é suficiente para manter um jogador como titular? Não sei, e sobretudo não conheço aprofundadamente a maneira como o Jesus lida com os jogadores para poder adivinhar o que irá na sua cabeça. Mas aqui vejo malta falar de gestão de jogadores como se fosse uma coisa trivial, quando a maioria nunca pôs os pés num balneário, sobretudo num balneário de equipa grande. O que sei é que é dos sistemas de relações mais complexos que existem.
Conseguir que cada jogador sinta que tem um papel a cumprir, esteja motivado, e sobretudo fazê-lo quando há o tal núcleo de jogadores que o Jesus considera fundamental, é algo que adorava acompanhar de perto.

Aquilo que passa cá para fora é, geralmente, a imagem de um plantel harmonioso, ambicioso, e que tenta aproveitar as oportunidades que tem ao máximo. A questão de haver jogadores que jogam quase sempre, há várias maneiras de o explicar. Pensem, por exemplo, na confiança e gratidão que um jogador sente quando sabe que as coisas não lhe estão a correr bem, mas o treinador não o deixa cair. A sua motivação e estabilidade adquirem outra dimensão, e isso são coisas que por vezes minimizamos mas que têm uma importância tremenda no rendimento.

pjmorce

Citação de: O-Rível em 19 de Janeiro de 2015, 13:04
Citação de: Velazquez em 19 de Janeiro de 2015, 12:37

Se isto fosse o FM, também faria as coisas de maneira diferente. Não concordo com todas as opções que o Jesus toma, e acho que é apenas normal que assim o seja. E quando não concordo, tento compreender a lógica por detrás das opções, sabendo que podem haver situações semelhantes onde a solução aplicada é diferente. Não estou à espera de ver uma coerência digna de um virtuoso paladino no Jesus, mas há um padrão com um desvio relativamente pequeno no que diz respeito ao que podemos esperar dele.

Com esta introdução, o que pretendo ilustrar é que, com as decisões que ele tem tomado até agora, estamos em 1º no Campeonato, com 6 pontos de avanço sobre o Porto, tendo ido ganhar ao Dragão por 2-0. Fizemos a melhor 1ª volta em 30 anos, temos a melhor defesa do campeonato, e estamos a um golo de ser o melhor ataque. Tudo isto sem nunca podermos contar com o nosso 11 mais forte, sobretudo devido a lesões.

Quer se goste quer não, ele aposta num núcleo de jogadores, e não os tira à mínima dificuldade. Eu próprio, no conforto do meu sofá, teria, em certa altura, tirado o Lima e posto alguém-que-não-fosse-o-Lima-fosse-ele-quem-fosse. E atenção, sempre defendi o Lima por aqui, mas pensava que a situação de ausência de golos o estava a prejudicar em demasia, e sobretudo a prejudicar a própria equipa. Quando essa situação parecia atingir o auge de insustentabilidade, o Lima bisa no antro da corrupção e dá duas piçadas valentes na porcalhada toda.

Isto é suficiente para manter um jogador como titular? Não sei, e sobretudo não conheço aprofundadamente a maneira como o Jesus lida com os jogadores para poder adivinhar o que irá na sua cabeça. Mas aqui vejo malta falar de gestão de jogadores como se fosse uma coisa trivial, quando a maioria nunca pôs os pés num balneário, sobretudo num balneário de equipa grande. O que sei é que é dos sistemas de relações mais complexos que existem.
Conseguir que cada jogador sinta que tem um papel a cumprir, esteja motivado, e sobretudo fazê-lo quando há o tal núcleo de jogadores que o Jesus considera fundamental, é algo que adorava acompanhar de perto.

Aquilo que passa cá para fora é, geralmente, a imagem de um plantel harmonioso, ambicioso, e que tenta aproveitar as oportunidades que tem ao máximo. A questão de haver jogadores que jogam quase sempre, há várias maneiras de o explicar. Pensem, por exemplo, na confiança e gratidão que um jogador sente quando sabe que as coisas não lhe estão a correr bem, mas o treinador não o deixa cair. A sua motivação e estabilidade adquirem outra dimensão, e isso são coisas que por vezes minimizamos mas que têm uma importância tremenda no rendimento.

Muita gente não deve ter estado alguma vez num balnéario. Sim, sem dúvida.
Muita gente nunca esteve num balnerio de uma grande equipa. Ainda mais verdade deve ser.

Eu, com os meus 37 anos, ainda jogo futebol. O mais perto do que estive num balneário de um grande foi quando visitei o estádio da luz onde me sentei no banco do Cardozo e do Rui Costa :)

Mas se apenas se pudesse dar opiniões quando se tivesse experiência "de balneário" então este forum provavelmente não existiria.

Taliscão

O Talisca precisa de tempo para se adaptar ao que o Jorge Jesus exige do jogador que joga na posição 8.
O Pizzi neste momento não faria melhor que o Talisca.

VALEBEM

A verdade é que, desde que JJ é nosso treinador, nunca transpareceu um mau ambiente de balneário, ou que a equipa não estivesse com o treinador. Portanto, se calhar ele não é assim tão mau nessa gestão como se diz...

Velazquez

Sim,já estive muito tempo em balnearios.Em equipas grandes não,talvez como todos aqui.Mas não é por isso que não possa dar opiniões e consiga avaliar bem.

Isso é como dizer que uma pessoa  que não tenha sido jogador não pode dar treinador

E isso é tambem dizer que se se ganha que está tudo bem,que se faz tudo bem e que não se podem dizer coisas que era melhor que fossem feitas de outra maneira ou tomar algumas opções diferentes.Lamento,eu não sou assim.

Analiso as coisas independentemente do resultado final,seja para o bem como para o mal

Arhamiis

pjmorce

Citação de: VALEBEM em 19 de Janeiro de 2015, 13:15
A verdade é que, desde que JJ é nosso treinador, nunca transpareceu um mau ambiente de balneário, ou que a equipa não estivesse com o treinador. Portanto, se calhar ele não é assim tão mau nessa gestão como se diz...

Pois não. Nem houve ninguém que o tivesse empurrado num dia de final de taça.

VALEBEM

Citação de: pjmorce em 19 de Janeiro de 2015, 13:22
Citação de: VALEBEM em 19 de Janeiro de 2015, 13:15

Pois não. Nem houve ninguém que o tivesse empurrado num dia de final de taça.

Isso aconteceu. Mas foi mais um momento de frustração do que outra coisa, na minha opinião.