Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Godescalco

O Almoço com Jorge Jesus

Muito poucas refeições na minha vida podem despertar tanto interesse e curiosidade de terceiros como um almoço com Jorge Jesus. Nos últimos anos tenho ouvido relatos de amigos e conhecidos que já tiveram a sorte de privar com o treinador do Benfica e a conclusão é sempre a mesma, são momentos inesquecíveis. Ontem chegou a minha vez.

Como acontece tamanho acontecimento? Da melhor forma possível, isto é, de maneira completamente inesperada. São aqueles momentos em que a vida parece fazer imenso sentido e que tudo parece estar ligado. Sem grandes pormenores faço aqui um curto regresso ao passado só para mostrar como do nada e das maneiras menos previsíveis acontecem as grandes coisas.

A chave desta equação é uma senhora. Uma senhora voz que me habituei a ouvir nos saudosos tempos da Super FM nos anos 90. Na altura tive oportunidade de a conhecer pessoalmente porque ia várias vezes aos estúdios da rádio levantar prémios de passatempos. Criou-se uma cumplicidade pela sua simpatia e pelo seu benfiquismo, claro.

Depois a rádio acabou, apareceu a internet, os anos passaram e as vidas seguiram. Um dia estou a ouvir rádio Marginal e reconheço a voz que mais tarde vim a confirmar ser da Catarina. Fiquei feliz por saber que continuou ligada à sua paixão. Com as facilidades das redes sociais e de amigos comuns que gostam tanto de bola como de música, como eu, foi com relativa facilidade que voltei a reencontrar Catarina Pereira Santos. Com o chat do facebook não há distâncias e rapidamente pusemos a conversa em dia. Dos anos 90 aos dias de hoje existem umas redes sociais a ligarem tudo.

No dia da conferência de imprensa de apresentação do Super Bock Super Rock, ainda no ano passado, deu-se o reencontro pessoal. Daí ao convite em ir à Rádio Radar, do grupo de rádios a que a Catarina está ligada, para gravar uma hora de música na Hora do Bolo ( vai para o ar amanhã às 17h ) foi um instante. A tal gravação aconteceu esta semana e logo um novo objectivo se levantou. A Catarina fala regularmente com Jorge Jesus e quando teve a sua oportunidade de ir almoçar com ele quis estender a honra a outros benfiquistas que estima. Sorte a minha que fui um dos desafiados para tal momento.

Foi assim que numa 5ª feira se juntou um grupo de benfiquistas rumo à Costa da Caparica. A Catarina, eu, o Pedro Moreira Dias da Vodafone FM, Jorge Moreira, uma voz com grande história radiofónica, actualmente na Nostalgia, e o meu grande amigo Paulo Garcia, homem do Planeta Pop.

Obviamente, não vou aqui contar o teor de uma tertúlia que durou várias horas à mesa. Cada um de nós ficou com a sua recordação de uma tarde inesquecível. A minha experiência posso resumir aqui numas palavras. E , acrescento, que se come muito bem na esplanada do Barbas virada para o mar.

Confirmei todas as impressões que já tinha sobre Jesus. Até ontem tinha conversado com ele duas vezes em jantares de aniversários ligados ao Benfica. Desta vez foi diferente porque o ambiente era descontraído e houve tempo para se criar uma certa confiança e abordar muitos temas.

Jesus é genuíno, confiante, apaixonado pelo seu trabalho, entusiasmado com o presente e bem resolvido com o passado, realista, puro, frontal, excelente conversador e contagiante. Ouviu cada um dos seus convidados com atenção. Todos tivemos tempo para partilharmos com ele as nossas histórias de benfiquismo, as opiniões, as nossas dores, o nosso agradecimento. Não foge a nenhum tema.

Da minha parte deixei claro que gostava que renovasse dez anos e fiquei a saber que o treinador não é insensível a estas manifestações. Gostei de o ouvir dizer que aprendeu a gostar do Benfica, aprendeu a compreender o Benfica e aprendeu a perceber a grandeza do Benfica. Vê-se que está perfeitamente confortável no seu lugar e que pode continuar lá muito tempo. No entanto, parece-me que neste momento não há certezas quanto ao futuro.

O mais impressionante quando se priva com Jorge Jesus é perceber que ele é tudo aquilo que nos habituámos a ver nas conferências de imprensa e nas entrevistas. Nunca o apanhamos em falso. Confirma as ideias, reforça opiniões que lhe conhecemos e convive bem com temas mais delicados. Disse-lhe que estive na goleada no Dragão, confessei que a seguir à derrota no Jamor com o Vitória achei que ele ia sair e eu conformava-me com isso entre outras recordações tristes. Responde a tudo sem rodeios e consegue mostrar que para ele também não foi fácil. Ele também já não esperava continuar após aquele horrível final de temporada. Ainda bem que ficou.

Agradeci-lhe o registo contra o Sporting e pedi para nunca ir lá parar, disse-lhe que Barcelona é bom para turismo mas não tem a paixão clubística que há aqui e tentei marcar novo almoço para quando fosse anunciada a sua renovação, ele preferiu combinar para quando formos campeões.

Se tivesse que escolher uma resposta para caracterizar a boa onda de Jesus ficava logo pela entrada da Catarina quando lhe perguntou se o treino tinha corrido bem. Resposta: os treinos correm sempre bem, os jogos às vezes é que é mais complicado. A rir-se. Jorge Jesus é uma enorme figura, tem uma simpatia e espontaneidade incrível.

Quando soube em 2009 que era ele que vinha para o Benfica fiquei desanimado. Acreditava zero no seu sucesso. Cheguei a dizer isso ao Rui Costa depois de um derby em andebol no pavilhão da Luz. Isto para dizer que a minha admiração por Jorge Jesus veio do zero. Só a meio da primeira época é que me rendi. Depois tive alturas em que me desiludi com as suas escolhas, com as suas apostas e com as suas decisões. Mas aos poucos fui desenvolvendo uma admiração que cresceu imenso à custa dos muitos benfiquistas que o odeiam. De tanto querer explicar aos companheiros benfiquistas que não gostam de JJ que estão enganados acabo por ser elevado a fã de JJ. Achava exagerado mas agora já nem me importo. Assumo que gosto do nosso treinador e este almoço só confirmou que tenho razão em querer que ele fique no Benfica mais tempo. Foi uma grande honra, foi um dos melhores almoços de sempre. Eternamente agradecido à Catarina pelo convite.

Agora, ganhar ao Arouca, Mister! Muita fortes.

http://redpass.blogs.sapo.pt/o-almoco-com-jorge-jesus-873799

Red Eyes

Citação de: joao_manike em 06 de Março de 2015, 17:06
O nosso historial de supertaças é ridículo, fds.
É simples de perceber se pensares no que tens de conquistar para poderes disputar a SuperTaça. :-X

nuno666

Citação de: Bethinho em 06 de Março de 2015, 14:15
o Jorge,se fosse para espanha,era vê-lo a galar as jornalistas espanholas nas CI e flash interviews.  :smokin:
Casillas,não deixes a Carbonero sair de casa. :police:

eu nao sou moderador,mas uma resposta dessas merecia um aviso de um moderador pk temos de ter mais respeito isto aqui nao é o mercado da ribeira estamos a falar de um senhor nao de um zé qualquer e ainda por cima que nao falta ao respeito a ninguem e tudo prova o contrario do que dizes nao se ve ele nem em discotecas nem andar ai na impressa dita rosa a manchar o nome da sua familia,mais atitudes dessas devem ser condenadas mesmo a brincar porque estamos aqui analizar o caracter profissional de jorge jesus e nao o pessoal...Viva o benfica e apreendemos uns com os outros se digo isto é para teu bem pk nao gostarias de um dia falassem assim da tua familia apesar de nao te conhecer mas como benfiquista que és isso me deixaria triste....

andre_diogo

Citação de: nuno666 em 06 de Março de 2015, 19:54
o Jorge,se fosse para espanha,era vê-lo a galar as jornalistas espanholas nas CI e flash interviews.  :smokin:

eu nao sou moderador,mas uma resposta dessas merecia um aviso de um moderador pk temos de ter mais respeito isto aqui nao é o mercado da ribeira estamos a falar de um senhor nao de um zé qualquer e ainda por cima que nao falta ao respeito a ninguem e tudo prova o contrario do que dizes nao se ve ele nem em discotecas nem andar ai na impressa dita rosa a manchar o nome da sua familia,mais atitudes dessas devem ser condenadas mesmo a brincar porque estamos aqui analizar o caracter profissional de jorge jesus e nao o pessoal...Viva o benfica e apreendemos uns com os outros se digo isto é para teu bem pk nao gostarias de um dia falassem assim da tua familia apesar de nao te conhecer mas como benfiquista que és isso me deixaria triste....
Oh homem, não consegues perceber que ele estava a brincar? Levas o que se diz num fórum assim tão a sério?

PésDeCoentrão

Citação de: policeMAN em 06 de Março de 2015, 19:14
Treinador que leva 5 no dragão já mais será um campeão!!!

Como está a contabilidade desses "títulos" ?

Houve uma equipa que levou 7 e no final contabilizou Campeonato e Taça de Portugal. E pensava eu que os pequenitos é que festejavam efemérides em vez de títulos.

nuno666

Citação de: andre_diogo em 06 de Março de 2015, 19:57

Oh homem, não consegues perceber que ele estava a brincar? Levas o que se diz num fórum assim tão a sério?

se tava a brincar sou o primeiro a pedir desculpa,mas ele nunca deu entender isso nesse comentario infeliz mais nem sequer se riu ou colocou algo que desse a entender isso e sim levo a serio tudo o que sai da moral,pk este forum para mim é simplesmente o melhor de portugal e eu tenho o partilhado com muitos amigos meus e sempre digo que aqui todos nos respeitamos e que marcamos a diferença ate msm com foruns internacionais....por isso penso que a minha resposta diz o porque da minha reaçao a este comentario mesmo sendo uma brincadeira achei infeliz

Bethinho

https://www.youtube.com/watch?v=Coc0K5PDR6c

Theroux

Afinales não é o uniques mistér do mundo que se entusiasmare no banque...

Almareado

Citação de: Bethinho em 06 de Março de 2015, 20:11

https://www.youtube.com/watch?v=Coc0K5PDR6c
https://www.youtube.com/watch?v=iA0lbzkI5v8

Skjaer

Citação de: policeMAN em 06 de Março de 2015, 19:15
Citação de: Almareado em 06 de Março de 2015, 19:13
A ganhar este ano o campeonato, sai do Benfica com um saldo claramente positivo.

Por várias ordens de razão: 3 em 6, bi campeonato, duas finais europeias, mas acima de tudo a mudança radical dos indices competitivos do futebol do Benfica. Deixa um nível alto, que não vai ser fácil para quem o substituir.

haja o mesmo nivel de investimento, e o nivel se não aumentar, pelo menos manter se á!!
tenha tambem o NOVO treinador as vidas que este foi tendo ao longo da vida!!!

O que Jesus tem feito no Benfica é muito complicado de suplantar.
Se vencer este campeonato o sucessor só pode melhorar nos capítulos da Liga dos Campeões e da Taça de Portugal, tudo o resto será uma tarefa hercúlea.

O Benfica faz constantemente pontos no campeonato que lhe permitiriam ser campeão em quase todos os anteriores campeonatos, o Benfica raramente cede pontos/eliminatórias com equipas que lhe são marcadamente inferiores ao contrário do passado onde uma ida a qualquer campo era uma dor de cabeça, o Jesus consegue todos os anos fazer jogadores que acabam por ser figuras do futebol internacional, equilibrou o que era impensável: duelos "mano-a-mano" com o fcporto.

Há por onde melhorar, o Benfica deve assumir-se como um clube de Liga dos Campeões e Jesus tem indiscutivelmente falhado nessa prova, mas existem méritos diversos e difíceis de conseguir.

Não me interpretem mal, estou muito longe de achar que "Jesus ou o caos", o Benfica pode perfeitamente sobreviver sem Jesus e continuar nesta fase onde está, em plena corrida para  voltar a dominar o futebol nacional, mas que tem feito um trabalho difícil de suplantar, parece-me evidente.

stanley

Como é que se perde 2 jogos com este Braga?

policeMAN

e não se ganha nenhum ao Sporting?

Mr. Spawn

Citação de: stanley em 06 de Março de 2015, 22:33
Como é que se perde 2 jogos com este Braga?

Da mm forma que se perde c este marítimo

Miklosf0rev3r

E como é que ganhou 0-2 no ladrão?

Rulio

Foi mostrado um ao utilizador em questão por ter excedido o nº de amarelos permitidos.
O utilizador estará banido durante 3 dias.