Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Shoky

#877425
Citação de: Bailey em 23 de Abril de 2015, 22:21
Citação de: Jaime_PN em 23 de Abril de 2015, 22:15
Citação de: Bailey em 23 de Abril de 2015, 22:13
Citação de: Jaime_PN em 23 de Abril de 2015, 22:13
Já tinham que vir as lições do que é "Ser do Benfica".

I'm out!

se soubesse tinha começado mais cedo

És o maior e melhor benfiquista da tua aldeia. Os outros que têm uma visão diferente da tua são uns patetas miserabilistas.

a tua tácticazinha do costume, de meter palavras nos outros que nao disseram

vou te só dizer uma coisinha, que por norma tu já nem mereces resposta mas aqui vai: Era eu puto, duns 12 anos, fui ver um jogo ao estádio da Luz. Nao me lembro minimamente contra quem foi, mas sei que ganhámos por uns 3 - 0
Sei que o jogo estava já resolvido, e nós marcamos novo golo. Festeja se efusivamente na bancada, e eu naquela altura como o jogo já estava resolvido nem liguei muito, devia tar a pensar na megadrive ou uma merda qq da altura.
Vira se um cota para mim dá me um calduço na cabeça e diz me qq coisa do genero "entao miudo, o Benfica marcou! Isto é o estádio da luz, não estás no sofá ". As palavras não foram estas mas a ideia foi mais ou menos essa.

Levei uma liçao de benfiquismo ali na altura, e ainda bem que a levei. Vocês encarem como bem quiserem o que eu estou a dizer. Não sou o maior benfiquista de aldeia nenhuma, vou ao estádio da luz e a maior parte pensa assim. Quem faz barulho pensa assim.

Tu pensa como quiseres, como eu disse no início deste quote, da minha parte nem mereces já mta resposta que as tuas tácticas de desconversar já enjoaram definitivamente. Achei por bem partilhar foi esta história, para desmistifcar a ideia do "liçoes de benfiquismo".
ia eu ao velhinho estádio da luz e mta liçao de benfiquismo levei dos cotas. E ainda bem que as levei.


Bailey, vais levar o direito de resposta.
A verdade é que sem quereres, entras muitas vezes no campo do "ser Benfiquista a sério é isto", "tenho pena de vocês por não o serem". Não te estou a criticar, estou a constatar um facto. E tu nem te deves aperceber.

Quanto a essa lição que recebeste, eu dou-te exemplos inversos. Benfica 2-1 Gil Vicente. O Benfica empata a 1...e numa casa cheia de Benfiquistas...nem um de nós festejou. Nem um. Foi tudo de "agora seus filhos da grande puta" para cima". 1 minuto depois sim, virou-se a casa do avesso.

E acredita que ali e não estou a falar de mim obviamente, estava a nata do Benfiquismo que conheço. O verdadeiro Benfiquista que quer é que o empate se foda. Odeia o empate. Trata o empate como se fosse o primo foleiro da derrota. Do empate quer-se é distância. Não se celebra. O empate no Benfica, é apenas um trampolim para a vitória. Quando se falha o salto, é o filho da puta do trampolim furado. Só isso.


Quanto a festejar todo o santo golinho...no estádio é natural. Em casa, no sofá, eu se festejo 15 golos por época é muito. Festejo os golos da vitória quando a coisa está apertadinha, festejo os golos dos jogos grandes todos e pouco mais. Mas os que festejo festejo a sério.
É um pouco como a coisa do ficar contente com a vitória sobre o Arouca na terceira jornada. Eu não fico contente. Podes-me chamar miserabilista. Fico aliviado.

Aliás, eu passo a época inteira a ficar aliviado. É que isto do Benfica é um amor do caralhete...mas também tem o seu pólo de ódio. Eu passo a semana a sofrer com o jogo de domingo. Se ganharmos fico aliviado, foi feita a obrigação. Se não ganharmos, fico fodido com aquela gente toda porque me estragaram a semana que aí vem. É um ciclo vicioso.

Só posso dizer que fico verdadeiramente feliz, quando se confirma um titulo. É uma mania muito Benfiquista. Podes-lhe chamar mimo. Eu chamo grandeza. Se formos campeões, olho para trás para todos os jogos, até as derrotas com saudade e nostalgia. Com um sorriso nos lábios. A bola à barra do Cardozo em Setúbal encaro-a actualmente com um sorriso maior que a goleada de 4-1 ao Sporting em 97/98 que me diz piças. Nada.

É para mim um sinal da enorme grandeza do Benfica. Estamos 34 jogos a remar para um objectivo. E só a concretização desse objectivo nos permite alcançar a felicidade. É um caminho para a felicidade. Nele sorrimos, chorámos, suamos, sangramos e no fim ou valeu a pena ou não.

Domingo se ganharmos...tudo valeu a pena. Se perdermos, todas as vitoriazinhas com os Aroucas da vida vão-me saber a merda. Miserabilista a visão para ti, provavelmente. De que vale a pena seguir o clube se não conseguimos desfrutar das vitórias todas, até contra o Arrentela? Para mim...é o Benfica. Não o sei viver de outra forma sequer. Passar uma época inteira a sofrer, a ambicionar, a sonhar e a sofrer mais um pouco, sempre mais e mais e mais sofrimento durante o caminho...só para poder ter aqueles segundinhos de felicidade máxima, de zénite: "Conseguimos! Campeões!".
"E agora, quando é que começa tudo outra vez?"

Janecas


Shoky

Quanto à visão inglesa, não me revejo minimamente. É bonita e tal, mas não a quero nem por nada.
Não me interpretem mal, seguirei o Benfica até na 4ªDivisão a lutar pela manutenção.

Mas sempre com o pensamento de voltar ao topo. De ganhar. De ser o número 1.
Se tiram essa alma ao Benfica, tiram-lhe tudo. O Benfica não é o Millwall. Competir, beber umas bejecas e cantar alto e afinado não chegará nunca. Querer isso para o Benfica é de loucos. O ganhar ou perder é desporto é para ficar na porta da rua sempre.

Godescalco

O Benfica existe para vencer, é evidente. Aprendi isso desde novo.

Tudo abaixo dessa fasquia é que é o verdadeiro miserabilismo intolerável que mata o clube.

Agora, quanto a desfrutar de golos e vitórias, cada um com o seu. Eu partilho um pouco da visão do Shoky, embora já não sofra tanto (deve ser da idade). Lembro-me em plenos anos 90 de ficar deprimidíssimo com as derrotas e sucessivos falhanços do clube. Hoje em dia ainda me bate forte (tipo 12/13) mas já vejo as coisas de outra maneira. Estou mais velho.

Quanto a haver benfiquistas mais benfiquistas do que outros, a verdadeira resposta é: sim e não. Sim, porque há gente mais dedicada e que sofre mais do que outros com o clube. É um facto. Não, porque mesmo os que sofrem menos e são menos dedicados, são igualmente da família e a família não se escolhe: ama-se e apoia-se.

Dito isto, viva o Benfica!

Janecas

Shoky a sofista do benfiquismo, assessor do presidente do clube, tratador da águia Vitória, e como sempre, do caralho que vos foda.

Lycaon

Eu partilho da visão do Shoky parcialmente mas luto contra ela. É errada e destrutiva.

Só devemos querer ser o primeiro e nada mais é bom o suficiente - sem dúvida. Mas o futebol do Benfica tem 111 anos de história, não tem 33. Muito ingrato ignorar quem lutou pela camisola mas não teve a felicidade de vencer.




Theroux

#877431
Os ingleses são os adeptos com mais cultura desportiva em todo o mundo, isso nem sequer está aberto à discussão, mas não está nas mãos dos adeptos ganharem jogos ou tornarem o seu clube vencedor. Podem sim contribuir para isso de várias maneiras.

Godescalco

Citação de: Lycaon em 24 de Abril de 2015, 03:34
Eu partilho da visão do Shoky parcialmente mas luto contra ela. É errada e destrutiva.

Só devemos querer ser o primeiro e nada mais é bom o suficiente - sem dúvida. Mas o futebol do Benfica tem 111 anos de história, não tem 33. Muito ingrato ignorar quem lutou pela camisola mas não teve a felicidade de vencer.

Não é por aí.

O que não falta são vários exemplos de atletas que não venceram nada, ou muito pouco, pelo Glorioso e que são acarinhados. A massa adepta benfiquista reconhece quem tudo deu pelo clube e quem demonstrou raça e talento com a nossa camisola, independentemente dos êxitos colectivos.

Shoky

Citação de: Gottschalk em 24 de Abril de 2015, 03:45
Citação de: Lycaon em 24 de Abril de 2015, 03:34
Eu partilho da visão do Shoky parcialmente mas luto contra ela. É errada e destrutiva.

Só devemos querer ser o primeiro e nada mais é bom o suficiente - sem dúvida. Mas o futebol do Benfica tem 111 anos de história, não tem 33. Muito ingrato ignorar quem lutou pela camisola mas não teve a felicidade de vencer.

Não é por aí.

O que não falta são vários exemplos de atletas que não venceram nada, ou muito pouco, pelo Glorioso e que são acarinhados. A massa adepta benfiquista reconhece quem tudo deu pelo clube e quem demonstrou raça e talento com a nossa camisola, independentemente dos êxitos colectivos.

Isso está claro.
Aliás, eu adoro o Miccoli. Mas das épocas que ele cá esteve, quero distância. Terrores absolutos.

Muito pessoal fala "ai o 2-0 do Nuno Gomes, que alegria." Foi, na altura.
Hoje em dia não me diz nada. Mais uma vitória inócua, que não valeu de merda nenhuma. Só isso.
Não consigo guardar saudades de caminhadas que terminaram em dor absoluta. Há excepções, claro. A meia final com o Fenerbahce, por exemplo...

Mas tem de ser algo marcante por si só. Nesse caso foi a primeira final europeia que eu vi em vida o Benfica jogar. E foi graças a esse jogo.

Godescalco

As vitórias sobre o Porto e o Sporting dizem-me sempre qualquer coisa. Mesmo que a época acabe em desilusão, são sempre pérolas históricas que engrandecem o Benfica.

Aliás, orgulho-me muito do nosso score histórico em Alvalade, por exemplo. Muitas dessas vitórias acabaram por não dar em nada em termos de títulos mas ficam sempre lá marcadas.

Lycaon

Citação de: Shoky em 24 de Abril de 2015, 03:51
Citação de: Gottschalk em 24 de Abril de 2015, 03:45
Citação de: Lycaon em 24 de Abril de 2015, 03:34
Eu partilho da visão do Shoky parcialmente mas luto contra ela. É errada e destrutiva.

Só devemos querer ser o primeiro e nada mais é bom o suficiente - sem dúvida. Mas o futebol do Benfica tem 111 anos de história, não tem 33. Muito ingrato ignorar quem lutou pela camisola mas não teve a felicidade de vencer.

Não é por aí.

O que não falta são vários exemplos de atletas que não venceram nada, ou muito pouco, pelo Glorioso e que são acarinhados. A massa adepta benfiquista reconhece quem tudo deu pelo clube e quem demonstrou raça e talento com a nossa camisola, independentemente dos êxitos colectivos.

Isso está claro.
Aliás, eu adoro o Miccoli. Mas das épocas que ele cá esteve, quero distância. Terrores absolutos.

Muito pessoal fala "ai o 2-0 do Nuno Gomes, que alegria." Foi, na altura.
Hoje em dia não me diz nada. Mais uma vitória inócua, que não valeu de merda nenhuma. Só isso.
Não consigo guardar saudades de caminhadas que terminaram em dor absoluta. Há excepções, claro. A meia final com o Fenerbahce, por exemplo...

Mas tem de ser algo marcante por si só. Nesse caso foi a primeira final europeia que eu vi em vida o Benfica jogar. E foi graças a esse jogo.

Eu entendo. E acho que a maioria do fórum pensa assim sinceramente.
Pouca gente fala hoje de jogos de 11-12 que eu não me canso de dizer que foi o melhor futebol que jogamos, por exemplo.

Mas é injusto e é tortura para nós também. A alegria do momento devia valer muito mais. Vivemos Benfica o ano todo sem sabermos se seremos campeões ou não. Não faz sentido ir para trás e apagar tudo. Eu não quero apagar a epicidade desta época do Jonas se alguma coisa correr mal no Domingo.





Theroux



Esta análise de um tipo d'O Jogo devia fazer corar de vergonha algum pessoal.

Bailey

#877437
Citação de: Shoky em 24 de Abril de 2015, 03:02
Citação de: Bailey em 23 de Abril de 2015, 22:21
Citação de: Jaime_PN em 23 de Abril de 2015, 22:15
Citação de: Bailey em 23 de Abril de 2015, 22:13
Citação de: Jaime_PN em 23 de Abril de 2015, 22:13
Já tinham que vir as lições do que é "Ser do Benfica".

I'm out!

se soubesse tinha começado mais cedo

És o maior e melhor benfiquista da tua aldeia. Os outros que têm uma visão diferente da tua são uns patetas miserabilistas.

a tua tácticazinha do costume, de meter palavras nos outros que nao disseram

vou te só dizer uma coisinha, que por norma tu já nem mereces resposta mas aqui vai: Era eu puto, duns 12 anos, fui ver um jogo ao estádio da Luz. Nao me lembro minimamente contra quem foi, mas sei que ganhámos por uns 3 - 0
Sei que o jogo estava já resolvido, e nós marcamos novo golo. Festeja se efusivamente na bancada, e eu naquela altura como o jogo já estava resolvido nem liguei muito, devia tar a pensar na megadrive ou uma merda qq da altura.
Vira se um cota para mim dá me um calduço na cabeça e diz me qq coisa do genero "entao miudo, o Benfica marcou! Isto é o estádio da luz, não estás no sofá ". As palavras não foram estas mas a ideia foi mais ou menos essa.

Levei uma liçao de benfiquismo ali na altura, e ainda bem que a levei. Vocês encarem como bem quiserem o que eu estou a dizer. Não sou o maior benfiquista de aldeia nenhuma, vou ao estádio da luz e a maior parte pensa assim. Quem faz barulho pensa assim.

Tu pensa como quiseres, como eu disse no início deste quote, da minha parte nem mereces já mta resposta que as tuas tácticas de desconversar já enjoaram definitivamente. Achei por bem partilhar foi esta história, para desmistifcar a ideia do "liçoes de benfiquismo".
ia eu ao velhinho estádio da luz e mta liçao de benfiquismo levei dos cotas. E ainda bem que as levei.


Bailey, vais levar o direito de resposta.
A verdade é que sem quereres, entras muitas vezes no campo do "ser Benfiquista a sério é isto", "tenho pena de vocês por não o serem". Não te estou a criticar, estou a constatar um facto. E tu nem te deves aperceber.

Quanto a essa lição que recebeste, eu dou-te exemplos inversos. Benfica 2-1 Gil Vicente. O Benfica empata a 1...e numa casa cheia de Benfiquistas...nem um de nós festejou. Nem um. Foi tudo de "agora seus filhos da grande puta" para cima". 1 minuto depois sim, virou-se a casa do avesso.

E acredita que ali e não estou a falar de mim obviamente, estava a nata do Benfiquismo que conheço. O verdadeiro Benfiquista que quer é que o empate se foda. Odeia o empate. Trata o empate como se fosse o primo foleiro da derrota. Do empate quer-se é distância. Não se celebra. O empate no Benfica, é apenas um trampolim para a vitória. Quando se falha o salto, é o filho da puta do trampolim furado. Só isso.


Quanto a festejar todo o santo golinho...no estádio é natural. Em casa, no sofá, eu se festejo 15 golos por época é muito. Festejo os golos da vitória quando a coisa está apertadinha, festejo os golos dos jogos grandes todos e pouco mais. Mas os que festejo festejo a sério.
É um pouco como a coisa do ficar contente com a vitória sobre o Arouca na terceira jornada. Eu não fico contente. Podes-me chamar miserabilista. Fico aliviado.

Aliás, eu passo a época inteira a ficar aliviado. É que isto do Benfica é um amor do caralhete...mas também tem o seu pólo de ódio. Eu passo a semana a sofrer com o jogo de domingo. Se ganharmos fico aliviado, foi feita a obrigação. Se não ganharmos, fico fodido com aquela gente toda porque me estragaram a semana que aí vem. É um ciclo vicioso.

Só posso dizer que fico verdadeiramente feliz, quando se confirma um titulo. É uma mania muito Benfiquista. Podes-lhe chamar mimo. Eu chamo grandeza. Se formos campeões, olho para trás para todos os jogos, até as derrotas com saudade e nostalgia. Com um sorriso nos lábios. A bola à barra do Cardozo em Setúbal encaro-a actualmente com um sorriso maior que a goleada de 4-1 ao Sporting em 97/98 que me diz piças. Nada.

É para mim um sinal da enorme grandeza do Benfica. Estamos 34 jogos a remar para um objectivo. E só a concretização desse objectivo nos permite alcançar a felicidade. É um caminho para a felicidade. Nele sorrimos, chorámos, suamos, sangramos e no fim ou valeu a pena ou não.

Domingo se ganharmos...tudo valeu a pena. Se perdermos, todas as vitoriazinhas com os Aroucas da vida vão-me saber a merda. Miserabilista a visão para ti, provavelmente. De que vale a pena seguir o clube se não conseguimos desfrutar das vitórias todas, até contra o Arrentela? Para mim...é o Benfica. Não o sei viver de outra forma sequer. Passar uma época inteira a sofrer, a ambicionar, a sonhar e a sofrer mais um pouco, sempre mais e mais e mais sofrimento durante o caminho...só para poder ter aqueles segundinhos de felicidade máxima, de zénite: "Conseguimos! Campeões!".
"E agora, quando é que começa tudo outra vez?"

Bom suponho que eu também tenha o meu direito a resposta. Se bem que será meio irrelevante porque tu sendo o shoky neste fórum (não é boca, é um estatuto que tu sabes que tens aqui e que acredito muito provavelmente nem te agrada muito, que até um smile em resposta a um post leva mais likes do que o post em si), qualquer resposta que dês merece de seguida alguém a dizer "Foi um pau no cu muito bonito, Shoky."

Mas começando a minha resposta , apenas digo o seguinte: Eu não vejo mal com as "lições de benfiquismo". Como eu disse, isso sempre foi práctica no estádio, de se puxar pelas pessoas ao lado. Ainda hoje oiço no estádio se certo sector está muito calado, para se manifestarem. Até tu te saíste com uma frase de lição de benfiquismo " O verdadeiro Benfiquista que quer é que o empate se foda". O que até nem tem nada de  errado a meu ver.

Tu estás a confundir o propósito do meu post em dizer que todos devem ser optimistas. E tu como pessimista sentiste te atingido. O meu post não pretendeu dizer que cada Benfiquista tem que ser pessimista. Há pessoas que acham que vamos perder sempre o jogo seguinte. São assim, nada contra nem tao pouco a favor, é como cada um é.

O meu post é fácil de verificar a quem se dirigia. Um deles foi ao próprio a quem fiz quote. Isto não se trata sequer do treinador Jorge Jesus. Trata-se de olhar para o que foi feito e reduzir a merda cada vez que nao se ganha. Trata se de fazerem gráficos a dizerem "objectivo falhado", duas participaçoes em finais de liga europa, quando eu nunca tinha visto sequer em 32 anos de vida uma final europeia do Benfica. Nao ganhámos? pois nao. Mas agora é tudo reduzido a merda? Eu tenho que olhar para aquela eliminatória épica contra a Juventus e pensar que aquele esforço sobre humano que me encheu de orgulho dos nossos jogadores a serem roubados, e reduzir toda a essa participaçao a merda, porque no final nao a vencemos?

É que o que tu estás me a dizer eu não estou a discordar, se estou bem a interpretar. O que me estás a dizer, é que cada vez que nao ganhamos o campeonato, ficas fodido e nao consegues desfrutar das vitórias que ficam para trás. Tudo bem. Fodidos ficamos todos, e tb tou me a cagar pa vitória contra o arouca na 3ª jornada. Mas naquela 3ª jornada estive feliz, naquela 3ª tarde, estive no estádio da luz, a ver o jogo, a ouvir o hino, a cantar o hino, a gritar golo, se tiver tido sorte o porto empatou, e esse domingo foi óptimo. Segunda feira vou de sorriso nos lábios trabalhar.

vou só terminar com isto:

"É para mim um sinal da enorme grandeza do Benfica. Estamos 34 jogos a remar para um objectivo. E só a concretização desse objectivo nos permite alcançar a felicidade. É um caminho para a felicidade. Nele sorrimos, chorámos, suamos, sangramos e no fim ou valeu a pena ou não."

Para mim vale sempre a pena ser do Benfica. SEMPRE. Vale sempre a pena apoiar, vale sempre a pena sofrer. E se não sofresse, nao tinha passado de 94 a 00, dos 12 aos 18 anos uma idade muito crítica em termos de definiçoes pessoais, a continuar a ser do Benfica. A ver o meu ídolo de infancia a ir para alvalade, em 00, e eu a arriscar me a nunca mais ver o Benfica ser campeão,  e nunca ter me passado pela cabeça mudar de clube.
Porquê? Porque é o Benfica. Não sou do Benfica "porque ganha". Sou do Benfica porque me identifico com o clube, com a festa a volta das roulotes, com o hino, com a história.
( e nao nao estou a dizer que tu és do Benfica "porque ganha", estou a dizer porque EU sou como sou)


Impact85

Pessoal, Benfiquistas somos todos.. porque é que temos de ver se a minha pilinha é maior que a tua??

Cada um de nós festeja, grita, celebra, ou cala-se quando quiser.. tem a ver com personalidade e estado de espirito.. não com Benfiquismo.
Cada um vive as vitórias e as derrotas à sua maneira..
Não invalida ser mais ou menos Benfiquista que o outro..


JonasPistolas

Citação de: Theroux em 24 de Abril de 2015, 09:27


Esta análise de um tipo d'O Jogo devia fazer corar de vergonha algum pessoal.

Principalmente a ele próprio.