Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Theroux

Citação de: FUTURO PRESIDENTE em 30 de Maio de 2015, 01:52
Jesus trouxe ao Benfica uma coisa que eu com 28 anos que me lembre so o vi no ano do Trapatoni e ai não foi continuado( pena so ter ficado 1 ano) ... Jesus trouxe disciplina, alma, União de grupo , não se ve os jogadores indisciplinados como se via a fazerem constantemente agressões e serem expulsos pondo a equipa em maus lençóis, com Jesus ou andam.  na linha e dao tudo dentro do campo ou estao tramados ... Alem de que mal chegou fez uma limpeza de muito jogador fraco que la andava a jogar e construiu um grupo forte tanto de espírito como de qualidade.... Tudo coisas que eu sempre vi , pena a maioria so abrirem os olhos recentemente.

O que há em comum entre o JJ e o Trap é que sabem exactamente o que querem e como o querem e isso é uma das coisas que distingue os grandes treinadores do resto.

Basta ver que é raríssimo uma equipa grande jogar com 2 PL puros. Quantas o fazem na Europa?

Ele anda a fazê-lo há 6 anos, desde o 1º dia em que chegou, contra todas as equipas. É só para quem tem cohones de fibra de carbono.

karlussantus

Citação de: rosmani em 30 de Maio de 2015, 00:45
Citação de: Pedro R. em 30 de Maio de 2015, 00:38
Os 5 antes?
Vamos então brincar aos 11's (vou fazer com os planteis, 11's à JJ):

08/09
Gr - Quim
Dc - Luisão
Dc - David Luiz
Dd - Maxi
De - Leo
Mc - Katsouranis (Ruben Amorim)
Mc - Aimar (Carlos Martins)
Md - Reyes
Me - Di Maria
Pl - Suazo (Nuno Gomes)
Pl - Cardozo

07/08
Gr - Quim
Dc - Luisão
Dc - David Luiz
Dd - Maxi
De - Leo
Mc - Katsouranis (Petit)
Mc - Rui Costa (Nuno Assis)
Md - Cristian Rodriguez
Me - Di Maria (Fabio Coentrão)
Pl - Nuno Gomes
Pl - Cardozo

06/07
Gr - Quim
Dc - Luisão
Dc - Ricardo Rocha
Dd - Nelson
De - Leo
Mc - Katsouranis (Petit)
Mc - Rui Costa (Nuno Assis)
Md - Karagounis
Me - Simão Sabrosa
Pl - Nuno Gomes (Derlei)
Pl - Miccoli

05/06
Gr - Quim
Dc - Luisão
Dc - Ricardo Rocha
Dd - Nelson
De - Leo
Mc - Petit
Mc - Manuel Fernandes (Nuno Assis)
Md - Geovanni (Karagounis)
Me - Simão Sabrosa
Pl - Nuno Gomes (Mantorras)
Pl - Miccoli

04/05
Gr - Quim
Dc - Luisão
Dc - Ricardo Rocha
Dd - Miguel
De - Fyssas
Mc - Petit
Mc - Manuel Fernandes (Zahovic)
Md - Geovanni (João Pereira)
Me - Simão Sabrosa
Pl - Sokota

03/04
Gr - Moreira
Dc - Luisão
Dc - Ricardo Rocha
Dd - Miguel
De - Fyssas
Mc - Petit (Manuel Fernandes)
Mc - Tiago (Zahovic, Roger)
Md - Geovanni (João Pereira)
Me - Simão Sabrosa
Pl - Sokota (Feher)

Obviamente que isto não é assim tão delinear, são outros tempos, outros orçamentos, mas o que para mim é obvio é que o JJ com qualquer um deste planteis fazia o dobro! Não pus todos os jogadores, pus só os que achei que o JJ metesse mais vezes!
Com o passar dos anos notasse cada vez mais investimento, e com a venda de jogadores é mais facil trazer mais bons jogadores, com a simples venda do Simão trouxemos logo 3/4 jogadores para o "render"!
O JJ não foi em nada beneficiado desde que chegou, pegou na equipa que o QF tinha e pôs a jogar 4x mais, depois foi o que todos sabemos, bons investimentos mas receitas como nunca antes visto!
Acho que realmente não se dá o devido valor a quem o tem! Mas como está muito em vouga por aqui....é lidar!
Com isto tudo diverti-me imenso!=D

Obrigado pelo teu post que vem ajudar a desmistificar a ideia de que os treinadores antes de Jesus não tinham plantéis, investimentos ou condições como ele teve...

É óbvio que isso é um mito, já coloquei várias vezes aqui no Forum, o Benfica nunca desinvestiu tanto no plantel como no tempo do JJ.

O saldo das "alienações de jogadores - compra de jogadores" nunca foi tão positivo como na era de JJ. Ou seja, o Benfica anualmente ganha em média mais de 30M€ com as transacções, quando de 2003/04 a 2008/09 o saldo estava muito próximo do negativo.

Investir no plantel é ter um saldo negativo nas transacções, isso só foi feito na época de Quiqué e na primeira de Jorge Jesus.

Existem outras componentes na despesa como o custo com pessoal, para se observar se está a ser feito mais investimento, mas ai obviamente que a tendência é para subir.
Tal como do lado da receita temos os proveitos operacionais que quando JJ chegou estavam nos 40M€ aos 48M€ anuais, e passaram para 105M€ em 2013/14 e este ano vamos bater esse valor.

J_PN

Citação de: Theroux em 30 de Maio de 2015, 01:59
Jesus trouxe ao Benfica uma coisa que eu com 28 anos que me lembre so o vi no ano do Trapatoni e ai não foi continuado( pena so ter ficado 1 ano) ... Jesus trouxe disciplina, alma, União de grupo , não se ve os jogadores indisciplinados como se via a fazerem constantemente agressões e serem expulsos pondo a equipa em maus lençóis, com Jesus ou andam.  na linha e dao tudo dentro do campo ou estao tramados ... Alem de que mal chegou fez uma limpeza de muito jogador fraco que la andava a jogar e construiu um grupo forte tanto de espírito como de qualidade.... Tudo coisas que eu sempre vi , pena a maioria so abrirem os olhos recentemente.

O que há em comum entre o JJ e o Trap é que sabem exactamente o que querem e como o querem e isso é uma das coisas que distingue os grandes treinadores do resto.

Basta ver que é raríssimo uma equipa grande jogar com 2 PL puros. Quantas o fazem na Europa?

Ele anda a fazê-lo há 6 anos, desde o 1º dia em que chegou, contra todas as equipas. É só para quem tem cohones de fibra de carbono.

A tática dele sempre foi o 4-4-2?

FUTURO PRESIDENTE

De acordo tirando a ultima parte, ele não mexeu no sistema d jogo a partir do "momento" em que alterava o sistema contra equipas de igual ou superior qualidade e aquilo não resultava... Na altura comentava se isso e os resultados não aparecendo ele viu se " forçado" a não alterar .

seau

Se este Homem sai... é um retrocesso de anos e anos!!!  >:(

pinheiro3

Estive a aguardar que acabasse a época para vir aqui dar a minha opinião.

Grande parte daqui sabe que o Jorge Jesus nunca foi o meu preferido, sempre o critiquei muito, por algumas coisas nele que não me agradam minimamente e às quais continua a ignorar por causa da sua teimosia, mas adiante.

Estou aqui a escrever como bicampeão, coisa que em Setembro e Outubro não acreditava minimamente. Mais que qualquer jogador, mais que qualquer dirigente, mais que qualquer um, este campeonato é todo dele, o grande mérito está nele. Falhou em alguns jogos? Sim, falhou. Mas noutros compensou, e conseguiu vitórias fáceis, onde normalmente passamos muitas dificuldades. Os jogos em casa é como "limpar o cu a meninos" e desde que ele chegou ao Benfica, os números em casa são absurdamente bons.

Esta equipa era lamentável no principio da época, lá ganhava, muitas vezes quase sem saber como, mas lá foi aguentando o barco. Conseguiu construir uma nova equipa, conseguiu fazer do Jardel um centralão, conseguiu fazer do Samaris um belo 6, conseguiu colocar o Jonas a jogar como um ET, apesar da sua qualidade acima da média.

Mesmo depois da equipa engrenar, ainda teve ali vários percalços, que eram escusados, mas lá está, é impossível não os ter, e também é com ele que nos habituámos a ganhar mais vezes, apesar de ser o treinador com melhores planteis desde que me lembro. Paços de Ferreira e Rio Ave tem responsabilidades claras no resultado, mas em muitos outros tem muito mérito. Na Europa continua a penar, e apesar de ter de construir uma equipa quase do 0, podia fazer muito melhor. A questão do 4x4x2 que na Europa não dá, e ele acho que lá no fundo sabe disso, poderia ser mudada, e acredito que os resultados melhorariam, mas também acha que não deve mudar rotinas de uma táctica que está tão bem oleada e a qual trabalha logo desde a pré-época. Exigia-se e exige-se um Benfica grande na Europa, mas na Europa dos grandes, como o Benfica merece. Andar a desmantelar a equipa todos os anos não ajuda em nada, e caso fique precisamos de mais na Europa.

Quem viu aquela defesa no principio da época e quem a viu no final. A forma como o Benfica defende, a forma como sobe ou desce as linhas, a forma como a defesa se posiciona em linha, é, em termos tácticos, das melhores coisas que andam no futebol mundial, assim como a defesa dos cantos. Fantástico mesmo, mas nesta vertente de métodos, o JJ sempre foi tido como um grande.

Outra falha dele é a aposta na formação, e com este caminho que o Benfica supostamente quer, devia ultrapassar esse complexo, que quer se queira ou não, existe. Há ali muito potencial, muito mesmo. E Jorge, nunca te "perdoarei" de não teres aproveitado um jogador como o Bernardo.

Mais uma vez, todo o mérito desde Bi e desta Taça da Liga é dele, com as suas teimosias lá levou o barco a bom porto. Não sei se vai continuar ou não, disseram-me que está mais para lá que para cá, mas ainda nada se sabe.

Finalmente também acabou com o mito de não ganhar a um Porto forte. ;D

Não me custa admitir que estava errado em relação a ele para esta época, e espero que acabe por ficar. Que continue com as suas virtudes e tente moldar algumas coisas que pode e deve melhorar. Como diz o burro do slb23, e concordo perfeitamente com ele, JJ e Benfica são um "casamento perfeito" neste momento. Acredito que o Benfica vai penar sem ele nos próximos tempos, e que ele vai penar se sair do Benfica para uma equipa europeia que lute por grandes títulos. A minha opinião é que deve ficar, o Benfica não vai acabar sem ele, mas acredito que vai piorar, infelizmente.

Toalhete

Tenho 85% de certeza que o JJ vai renovar.

hertz

No JN dizem que o Vieira e o JJ se vão reunir já hoje. Espero que seja verdade e que isto se resolva o mais rapidamente possível

Juan Mata

Citação de: Jaime_PN em 30 de Maio de 2015, 02:02
No Braga usou esquema de 2 avançados; No primeiro ano no Belém usou apenas 1, no segundo usou 2; No Leiria usou apenas 1; No Moreirense usou apenas 1; No Guimarães usou apenas 1, ou 2 com o Assis a nove e meio; No Setúbal usou apenas 1;

20Nico Gaitan20

Citação de: hertz em 30 de Maio de 2015, 02:09
No JN dizem que o Vieira e o JJ se vão reunir já hoje. Espero que seja verdade e que isto se resolva o mais rapidamente possível
Vai na volta ate dormem juntos e o crl :rir:

Theroux

Citação de: Jaime_PN em 30 de Maio de 2015, 02:02

Para mim a táctica é 4-1-3-2, mas o que disse é que sempre jogou com 2 PL puros (uns mais que outros).

Isto no Benfica, no Felgueiras jogava à Barça de Cruyff.

sbremoved_28408

Que decidam é isto rápido para ver se tenho uns dias de descanso antes de começar o stress de ver os melhores jogadores saírem um a um

ala-direita

A mim, o que mais me preocupa não é a continuidade do Jesus; é a evidente perda progressiva de qualidade no plantel. Isso é que é o problema de fundo.

20Nico Gaitan20

Acho que o problema também deve ser o projecto desportivo que o Vieira quer...o JJ quer reforços de qualidade, e anda a receber Marçais desta vida

klik

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 30 de Maio de 2015, 02:11
Vai na volta ate dormem juntos e o crl :rir:

Quem é que anda a "fazer a cama" a quem?!