Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Bailey

adoram reescrever a historia como se tivesse sido o jesus a cagar no vieira...

ClaudioCaniggia

Citação

06 junho 2015
Vieira "ofereceu" a Jesus o PSG com passagem pelo Qatar
Jorge Jesus saiu da reunião com o presidente, na 2.ª feira, a pensar que o Benfica não o queria

Quando na tarde de segunda-feira Jorge Jesus entrou nas instalações da SAD do Benfica, no Estádio da Luz, para se reunir com o presidente Luís Filipe Vieira, pensou que sairia de lá com a renovação do contrato acertada. Em vez disso, regressou a casa com uma sensação de fim de linha. A ligação de 6 anos ao Benfica terminara minutos antes.

Tudo porque no dia seguinte, pela hora do almoço, deveria viajar para Paris, na companhia de Luís Filipe Vieira, onde estava agendado o encontro com o empresário Jorge Mendes. Em vez de uma dura negociação pela continuidade na Luz, tinha sido confrontado com uma proposta de "6 milhões de euros líquidos por ano"... do estrangeiro. A noite ia ser longa e mal dormida. Passada a ponderar o próximo passo.

Testemunho

A história que a seguir relatamos baseia-se em testemunhos recolhidos junto de pessoas próximas a Vieira e Jesus. Estavam apenas eles no gabinete do presidente. Mas depois ambos partilharam a sua versão dos acontecimentos com terceiros. Amigos, colegas, pessoas de confiança. Após cruzar os dados, que começaram a chegar-nos às mãos desde a manhã de quarta-feira, foi possível reconstituir boa parte do que se passou entre a tarde de segunda-feira e a noite de quarta. Nem todos os pormenores serão referidos uma vez que alguns eram garantidos por uma parte e negados pela outra.

Conversa de amigos

Vieira terá começado por explicar a Jesus que poderia dirigir-se a ele como presidente, mas preferia fazê-lo como amigo, numa primeira fase. E nessa condição que vem de longa data iniciou a conversa, colocando-o a par de algumas propostas que Jorge Mendes tinha para ele no estrangeiro. "Todas entre os 4 e os 6 milhões de euros líquidos por ano", assegurou. Também havia a possibilidade de Itália, mas não passava dos 3 milhões: era a proposta que o AC Milan repetia um ano depois. "Deves excluir Itália, até porque já recusaste o Milan na época passada. O melhor é França", aconselhou o amigo Luís Filipe Vieira.

Surpreso, Jesus deu mostras de não gostar do rumo da conversa. Estava ali para negociar a renovação com o Benfica e não para ser aconselhado a sair de Portugal. Vieira acusou o toque e por momentos "vestiu a pele" de presidente. Explicou ao seu treinador o novo plano desportivo e financeiro para a temporada 2015/16, colocou-o a par da redução substancial do orçamento para o futebol profissional, referiu os jogadores que seriam transferidos nas próximas semanas e rematou o assunto garantindo que se Jesus quisesse ficar no Benfica encontraria uma forma de continuar a pagar-lhe o mesmo vencimento. Em momento algum lhe falou numa possível redução salarial.

Avião para Paris

Levantaram-se para sair mas de repente o líder encarnado pega no telefone e tenta entrar em contacto com Jorge Mendes. Este não atende e Vieira volta a sentar-se. Diz a Jesus que a oportunidade para ganhar 6 milhões por ano, livres de impostos, acontece uma vez na vida. Que ele tinha de pensar na família e aceitar. Sim, devia fazê-lo e não se falava mais nisso. Explica que já tem alugado um avião para o dia seguinte. Encontrar-se-ão com Mendes em Paris para negociar o futuro contrato com o Paris Saint-Germain. "Se não for possível ficares lá este ano, vais uma época para o Qatar, treinar a equipa do irmão do presidente do PSG. Daqui a um ano voltas a Paris."

Presidente e técnico despedem-se cordialmente e marcam encontro para o dia seguinte no aeroporto de Lisboa.

Pensar na família

Em casa, sem dormir, Jesus relembra toda a conversa que teve com Vieira. Para ele está claro que o presidente do Benfica não lhe quer renovar o contrato. Pode nem ser bem assim, mas essa é uma ideia que já ninguém lhe vai tirar da cabeça. Como da cabeça também não lhe sai a família. E é por ela que rejeita emigrar. Antes de ir dormir toma a decisão: não viajará para Paris no dia seguinte. Nem renovará contrato com o Benfica. Deixar Portugal está fora de hipótese e disso vai dar conta a Jorge Mendes assim que este lhe telefonar.

Em terra

Fim da manhã de terça-feira. Mais ou menos no momento em que devia estar a seguir para o aeroporto, a fim de encontrar-se com Vieira, toca o telefone. O Sporting concretizava o ataque há muito tempo delineado. Do outro lado da linha alguém se apresenta como "Guilherme, administrador da SAD do Sporting". Trata-se de Guilherme Pinheiro, de facto administrador da SAD leonina. Jesus não o conhece mas ouve o pedido até ao fim. O interlocutor pretende saber se o ainda treinador do Benfica aceita encontrar-se com o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, "para uma conversa, esta tarde". Depois de ouvir o sim, o emissário do líder leonino agenda o encontro. Pouco depois, o telefone volta a tocar. Agora é Luís Filipe Vieira. Quer saber se Jesus está a caminho do aeroporto. Este diz-lhe que não. Que depois de pensar durante a noite, chegou à conclusão que, precisamente por pensar na família, não iria deixar Portugal.

O presidente do Benfica percebe que não o vai demover e agenda um encontro com o treinador para o dia seguinte. "Para tratar da tua renovação", explicou.

Sem retorno

Quando Luís Filipe Vieira desliga o telefone está convencido que no dia seguinte renovará com Jesus. Mas quando o treinador, do outro lado, também desliga o telefone, sabe que não assinará qualquer compromisso com os encarnados na quarta-feira. Entendia o convite como uma obrigação e não como um desejo sincero. Nessas condições preferia colocar um ponto final nos 6 anos de ligação. Escolhia recordar 6 bons anos em vez de juntar-lhe mais uma ou duas épocas sem entusiasmo.

À noite, e já depois de encontrar-se com Bruno de Carvalho, está com o seu pai, Virgolino, em Caneças, na casa de repouso. O telefone toca, vê que é Luís Filipe Vieira e não atende. De regresso a casa, recebe uma chamada de Jorge Mendes. O empresário quer saber por que não viajou para Paris. Depois de ouvir a explicação combina um encontro cara a cara para a noite do dia seguinte, no Hotel Tivoli.

"Não renovo"

Mendes quer saber as razões que levaram Jesus a recusar a hipótese de emigrar. Ouve a explicação na noite de quarta. Faz saber ao treinador que tinha e tem várias hipóteses para ele. França, Itália, Turquia, Qatar. Era só escolher. Não, não e não, é o que recebe como resposta. Rendido, passa ao plano B. "Pronto, eu falo com o Vieira e renova-se com o Benfica", garantiu.

O que a seguir sai da boca de Jesus não podia deixar o empresário mais surpreendido: "Nem pensar. Já deixaram bem claro que não me querem. Nem que me oferecessem o dobro do que agora ganho!"

PROTAGONISTAS DA "NOVELA" NO BENFICA

Luís F. Vieira

Reuniu-se segunda-feira com o treinador e propôs-lhe a saída para um clube estrangeiro, onde iria auferir 6 milhões de euros por ano. A ideia seria viajar no dia seguinte para Paris, onde Jorge Mendes iria apresentar-lhe as propostas. Mas, na noite de terça-feira, já não conseguiu falar com Jesus.

Jorge Jesus

Sai da reunião com Vieira com a sensação que o presidente o queria empurrar para fora do Benfica. Dorme mal nessa noite e, no dia seguinte, recebe um telefonema de um administrador da SAD do Sporting e aceita falar com Bruno de Carvalho. Nesse mesmo dia diz a Vieira que não viajará a Paris. E vai negociar com o clube rival.

Jorge Mendes

Jorge Mendes esperou por Jesus na capital francesa, mas o treinador não chegou a Paris. No dia seguinte telefonou-lhe para saber por que não viajou. Depois de ouvir a explicação, combinou um encontro para quarta-feira, em Lisboa. Nessa reunião, Jesus explicou que não queria ir para o estrangeiro nem renovar com o Benfica.






J_PN

Foi a melhor decisão do mandato de Vieira. E a pior se o for buscar novamente.

Gonsantos

Citação de: franciscoafonso em 15 de Novembro de 2018, 11:31
Porra, mas alguém viu as equipas do Jorge nos últimos dois anos? Puta que pariu, que falta de futebol.

Mesmo que queiram cagar no Benfica abram os olhos. Estamos a falar de um gajo que em 2018 usa o Bruno César em 33 jogos. Que manda o Iuri Medeiros pastar para ficar com Ruben Ribeiro, que mal Podence começa a mostrar alguma coisa é encostado para jogar o outrora dispensado Bryan Ruiz, que até jogou com Andre Pinto a trinco só para não jogar com Palhinha.

Pá, alguma vergonha na cara.

Isto. Só neste manso Benfica com as expectativas todas fodidas se vê o retorno deste gajo como uma coisa boa. Ainda temos capacidade de trazer um treinador decente, a peça mais importante de qualquer clube DESPORTIVO.

Só que o nosso chefe anda a contar trocos para os distribuir pelos amigos da sueca. Pó crl com esta merda, fartinho disto.

Gonsantos

Citação de: J_PN em 15 de Novembro de 2018, 15:44
Foi a melhor decisão do mandato de Vieira. E a pior se o for buscar novamente.

Atrevo-me a dizer das únicas boas, tirando o excelente trabalho na formação (de que não temos tirado frutos a 100% mesmo assim)

bmuc79

Citação de: J_PN em 15 de Novembro de 2018, 15:44
Foi a melhor decisão do mandato de Vieira. E a pior se o for buscar novamente.

Rui Vitória riu-se...

Bailey

"melhor decisao do mandato do vieira"

Que trollagem genial

J_PN

Citação de: Fernando Chalana em 15 de Novembro de 2018, 15:46
Citação de: J_PN em 15 de Novembro de 2018, 15:44
Foi a melhor decisão do mandato de Vieira. E a pior se o for buscar novamente.

Rui Vitória riu-se...

Riu-se com 6 títulos no bucho.

Falo de prescindir do Jesus. A decisão de ir buscar o Rui Vitória não teria sido a minha opção mas acabou por correr bem (em termos de títulos) e daquilo que era o projecto do Benfica - lançar malta da formação/equipa B. Agora é necessário dar um passo em frente e não dois atrás atrás.

_Xebola_

Foi uma sorte ter saído e espero que nunca volte...

Mas não gostaria de o ver no Porto, o ADN deste gajo junto com os dos porcos iria ser uma javardice de todo o tamanho!

Bailey

"Nao teria sido a minha opcao" LOOOL

bmuc79

Citação de: J_PN em 15 de Novembro de 2018, 15:49
Citação de: Fernando Chalana em 15 de Novembro de 2018, 15:46
Citação de: J_PN em 15 de Novembro de 2018, 15:44
Foi a melhor decisão do mandato de Vieira. E a pior se o for buscar novamente.

Rui Vitória riu-se...

Riu-se com 6 títulos no bucho.

Falo de prescindir do Jesus. A decisão de ir buscar o Rui Vitória não teria sido a minha opção mas acabou por correr bem (em termos de títulos) e daquilo que era o projecto do Benfica - lançar malta da formação/equipa B. Agora é necessário dar um passo em frente e não dois atrás atrás.

Eu também pensava como tu e sempre gostei do JJ, enquanto  esteve no Benfica.
Ao RV dei-lhe o benefício da dúvida na época passada pela questão dos títulos e porque teve reforços de merda para a equipa mais uma vez desfalcada.
Esta época, sem essa desculpa está a mostrar o que vale.
Acresce o facto de que nos dois primeiros anos não mexeu muito no esquema do JJ, substituiu peça por peça.
Quando resolveu mudar a coisa está a correr mal, o que nos pode levar a concluir que se calhar o problema é mesmo dele e da sua capacidade.

BenficaSetsFire

Citação de: Vianense em 15 de Novembro de 2018, 15:30
Citação de: Gottschalk em 15 de Novembro de 2018, 15:26
Citação de: BenficaSetsFire em 15 de Novembro de 2018, 14:34
Citação de: franciscoafonso em 15 de Novembro de 2018, 11:31
Porra, mas alguém viu as equipas do Jorge nos últimos dois anos? Puta que pariu, que falta de futebol.

Mesmo que queiram cagar no Benfica abram os olhos. Estamos a falar de um gajo que em 2018 usa o Bruno César em 33 jogos. Que manda o Iuri Medeiros pastar para ficar com Ruben Ribeiro, que mal Podence começa a mostrar alguma coisa é encostado para jogar o outrora dispensado Bryan Ruiz, que até jogou com Andre Pinto a trinco só para não jogar com Palhinha.

Pá, alguma vergonha na cara.

"Ele aprendeu com os erros, é hoje muito mais treinador". ¯\_(ツ)_/¯

"Mesmo que queiram cagar no Benfica."

A classe de sempre a lidar com opiniões contrárias.

Se a tua mulher te meter os cornos com o teu odioso inimigo, espero que lhe perdoes e que ela volte para ti e que sejam felizes.

Opa, essa analogia da mulher e mais não sei o quê já irrita. Esqueçam traições e balelas do género, não fazem sentido nenhum.

BenficaSetsFire

Citação de: Gottschalk em 15 de Novembro de 2018, 15:26
Citação de: BenficaSetsFire em 15 de Novembro de 2018, 14:34
Citação de: franciscoafonso em 15 de Novembro de 2018, 11:31
Porra, mas alguém viu as equipas do Jorge nos últimos dois anos? Puta que pariu, que falta de futebol.

Mesmo que queiram cagar no Benfica abram os olhos. Estamos a falar de um gajo que em 2018 usa o Bruno César em 33 jogos. Que manda o Iuri Medeiros pastar para ficar com Ruben Ribeiro, que mal Podence começa a mostrar alguma coisa é encostado para jogar o outrora dispensado Bryan Ruiz, que até jogou com Andre Pinto a trinco só para não jogar com Palhinha.

Pá, alguma vergonha na cara.

"Ele aprendeu com os erros, é hoje muito mais treinador". ¯\_(ツ)_/¯

"Mesmo que queiram cagar no Benfica."

A classe de sempre a lidar com opiniões contrárias.

Eu entendi isso como "cagar no que foi o trabalho dele no Benfica", e não como vocês cagarem no Benfica. Talvez o erro de interpretação seja meu, mas foi assim que o li.

joao_manike

Citação de: J_PN em 15 de Novembro de 2018, 15:44
Foi a melhor decisão do mandato de Vieira. E a pior se o for buscar novamente.

A pior é não despedir o Rui Vitória no fim da época passada e até ao momento, a par de atacar uma época com Varela e Almeida para titulares.

A prioridade é correr com o RV. É vital mesmo. É tão mau em tudo que me faz suspirar por este camêlo.

Agora com o Jardim livre, é um crime não tentar tudo para o ir buscar. Se pagaram 4M ao Jesus também podem pagar ao Jardim.

Godescalco

Jardim não está interessado em sair do Mónaco, especialmente agora a meio do ano. Já disse que quer continuar por lá a usufruir dos benefícios fiscais.