Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

mojo_j0jo

antiporcos

Nunca vi o Benfica jogar bem com três centrais, mas acho que tinha de recuar até aos tempos do Manuel José para me lembrar de um exemplo. Historicamente o Benfica não joga nesse sistema. Julgo que a razão deve residir na pouca competitividade do nosso campeonato que faz com que tenhamos de jogar com o máximo de jogadores na frente para ultrapassar as defesas fechadas.
JJ já disse que jogar com 3 centrais até era a sua tática favorita mas, como era a mais exigente em relação ao desempenho dos jogadores, não a utilizava.
Teoricamente, a partir do momento em que um treinador pode contar com Vertonghen, Otamendi, todibo e Lucas, faz sentido utilizá-la.
Vantagens: tiramos partido da melhor posição dos melhores DD e DE disponíveis, Diogo Gonçalves e Grimaldo, sendo que DG jogava assim (e bem) no Fama. Os restantes DL que temos defendem mal, pelo que também por aí disfarçam melhor. Compensa melhor a falta de um 6 forte no meio campo. Não impede de jogarmos com os extremos que temos, conforme Rúben Amorim já demonstrou. Será talvez a melhor táctica para o Weigl, claramente (em teoria) um dos melhores médios que temos. Passamos a ter mais um jogador alto nas bolas paradas de ataque e defesa. Ter os nossos extremos com capacidade de finalizar mais perto da baliza pode-nos dar mais golos se a bola lá chegar em condições.
Desvantagens: Falta de rotina dos jogadores, não estamos na pré-época com tempo para criar automatismos. Muitos dos nossos jogadores nunca jogaram neste sistema. Não temos parceiro equilibrado para o weigl (pizzi não defende, samaris não ataca, Gabriel não tem dinâmica, taraabt é anárquico tacticamente e, mesmo não defendendo mal, não tem finalização quando ataca). Depende de outro dos nossos melhores jogadores (LW) se adaptar a jogar a partir da esquerda e não a SA. Vertonghen parece-me muito lento, se jogar a DCE, para aguentar os passes em profundidade dos contra-ataques adversários. Com os jogadores que temos, ter menos um no meio campo não deve resolver o buraco defensivo que ali vai. No tugao jogar com mais um defesa não deixa de ser menos um a atacar.

Como estão as coisas nao me importava de arriscar, mas não é com o Paredes que conseguimos tirar alguma conclusão.

Não partilhando do hate generalizado em relação ao Pizzi (o homem não defende mas tem golo como poucos no plantel) via o seguinte onze neste modelo: Odi, Todibo, Otamendi, Vertonghen, DG, Grimaldo, Weigl, Pizzi, Rafa, LW, Darwin.
Chegando o Lucas logo se vê quem são os 3 melhores centrais. Em função do evoluir do jogo, outras opções de dupla do meio-campo podem ser equacionadas. Everton ficando em forma acho que senta o Rafa.

Mikeslb1904

lancadordedois

nada vai resultar sem jogadores que não se adaptam a tactica por algum motivo... ou pelas instruções dadas.

O JJ já deveria ter percebido , ou faz a coisa conforme o que tem ou vai dar mau resultado.
Não compreendo a teimosia dele nisto

Se alguém lhe prometeu e não cumpriu , então fale e não esteja sempre a proteger o construtor Vieira

Flirt4ever

3-5-2 é a minha tática preferida.

E é também a mais dificil de implementar.

Não vejo o Jorge Jesus com capacidade para isso.

Baron_Davis

sbremoved_28408

Citação de: jpcafe em 17 de Novembro de 2020, 09:46
Ele ja meteu alguma equipa a jogar com 3 centrais?
A última vez que me lembro foi no Sporting-Atlético Madrid na última época dele lá. E até fizeram um grande jogo

Lopes1986

Citação de: Baron_Davis em 17 de Novembro de 2020, 11:18
Citação de: mojo_j0jo em 17 de Novembro de 2020, 10:39
Mestre da táctica dizem uns

"é top mundial"

442 cratera trade mark

Ja quando era "TOP" era Javi, Matic, Fejsa, etc contra o mundo...

Manpaz1904

O mestre da tática está-se a ver fodido para montar a sua tática predileta, e que raramente abandona, vai ter lá habilidade para montar uma tática de 3 defesas...

Silveralho

Não temos 2 centrais de jeito e  vocês querem jogar com 3!

Faz mais sentido mudar para 451(sem bola) 433 a atacar.
Povoar o meio e encurtar o espaço nas costas da defesa e no meio campo para dar mais aos homens rápidos da frente (Rafa, Luca e Darwin).

lancadordedois

Citação de: Flirt4ever em 17 de Novembro de 2020, 11:16
3-5-2 é a minha tática preferida.

E é também a mais dificil de implementar.

Não vejo o Jorge Jesus com capacidade para isso.

Não o vejo é com tempo para tal , e sinceramente tenho muitas duvidas que funcione com estes centrais e ate com estes médios...
Pode chegar so para a liga .....e não contra todas as equipas, mas isto serve para qualquer tactica praticamente

jpcafe

Citação de: Silveralho em 17 de Novembro de 2020, 11:30

Povoar o meio e encurtar o espaço nas costas da defesa e no meio campo para dar mais aos homens rápidos da frente (Rafa, Luca e Darwin).

Ate podia la jogar o Weigl.
O meu prob com 3 centrais e quem faz as alas.
Nao temos 1 lateral de jeito para 442 quanto mais para fazer a ala toda, atacar e defender.

ruichi

O problema do JJ nºao tem sido a táctica, mas sim os jogadores que aceitou para ela.

Não tem um gajo com metade da categoria do Javi, do Fejsa, do Matic, ou Enzo. Assim não dá.

Teve excesso de confiança nos centrais velhos. Era expectável a falta de velocidade.

Asneirou nas escolhas, forte e feio. Nada a ver com o que escolheu quando cá esteve da outra vez. Uma sombra.

sbremoved_28408

Citação de: ruichi em 17 de Novembro de 2020, 11:33
O problema do JJ nºao tem sido a táctica, mas sim os jogadores que aceitou para ela.

Não tem um gajo com metade da categoria do Javi, do Fejsa, do Matic, ou Enzo. Assim não dá.

Teve excesso de confiança nos centrais velhos. Era expectável a falta de velocidade.

Asneirou nas escolhas, forte e feio. Nada a ver com o que escolheu quando cá esteve da outra vez. Uma sombra.
A falta de velocidade dos centrais não é um problema. Nem tem sido, salvo situações pontuais, o que é normal.

A esse propósito, a ideia de que temos de jogar com a linha mais baixa por supostamente faltar velocidade aos centrais não faz sentido nenhum.

Rei

Citação de: jpcafe em 17 de Novembro de 2020, 11:33
Citação de: Silveralho em 17 de Novembro de 2020, 11:30

Ate podia la jogar o Weigl.
O meu prob com 3 centrais e quem faz as alas.
Nao temos 1 lateral de jeito para 442 quanto mais para fazer a ala toda, atacar e defender.

No 442 acontece precisamente isso. Atacam e defendem. Fazem a ala toda.

Um sistema com 3 centrais na teoria protege mais os alas, porque jogamos com uma linha de 5 em vez de com uma linha de 4. Fortalece o eixo central e ajuda nas coberturas aos laterais. Portanto o que dizes faz pouco sentido, um sistema desses beneficiaria sempre laterais mais ofensivos, enquanto que num 442 ficam muito mais expostos os laterais mais ofensivos, como o Grimaldo por exemplo.