Balanço da Época 2008/2009

faneca_slb4ever

Farei uma breve opinião da época que ontem acabou para o Benfica.

Começo pela 1ª competição disputada - Taça da Liga. Ficamos num grupo com Porto e Belenenses. Começamos com uma derrota surpreendente com o Belenenses, mas à qual se seguiram duas fantásticas vitórias, uma com o Porto na fase de grupos que permitiu aceder à final. Na final com o Sporting fizemos um grande jogo em equipa e vencemos com toda a justiça. Nota 10 neste competição.

Falando agora do Campeonato. Na fase regular tivemos uma 1ª volta em grande estilo, começamos com um empate como o Porto em casa, mas de seguida ganhamos todos os jogos desta 1ª volta, tendo apenas tido mais uma empate com o madeira SAD. Agora falando da 2º volta, classifico-a como fraquinha, pois perdemos com Porto, Sporting e ABC fora, e tivemos desastrosos empates em casa com Sp.Horta e Madeira SAD, o que nos levou ao 2º lugar na fase regular e que no final das contas levou a que perdessemos o campeonato. Fase regular - nota 7.

Seguindo-se os Play-offs. Começamos os quartos-final com o S.Bernardo, play-off à melhor de 3, 1º jogo em casa com uma vitória tranquila e justa. No 2º jogo em Aveiro uma exibição mediocre(com uma arbitragem tambem ela fraca mas que nao justifica nada), no qual sofremos uma derrota justa e começamos a sentir que esta equipa não tinha aquele "estofo de campeãp" nos jogos fora. Seguimos para uma negra na qual carimbamos o acesso à meia-final de uma forma justa e merecida apesar do jogo em Aveiro.
Nas meias-finais um derby com o Sporting. Confronto que se antevia equilibrado mas com favoritismo para o Benfica. O 1º jogo na luz sente-se o verdadeiro inferno à benfica, e a equipa no campo a corresponder com principalmente uma boa defesa e no ataque com C.Carneiro a por a equipa a jogar. No 2º jogo na casa do Sporting, sente-se de novo a equipa a perder confiança e a baixar os niveis de eficácia aliadas a uma arbitragem caseira levaram a uma derrota por alguns golos. Chegámos então à negra, ambiente fantástico, um inferno à BENFICA, jogo muito equilibrado, arbitragem muito boa - a melhor dupla de portugal - e com o deus ferreirinho com uma exibição que tinha de realçar. Jogo que foi levado para o prolongamento com uma bomba de Zaikin(muito fraquinho o seu rendimento durante esta época) a fazer lembrar o ano passado. No prolongamento só digo um nome: João Ferreirinho - exibição memorável que nos levou a chegar à tão desejada Final.
Então chegados à final justa e merecida entre as duas melhor equipas do campeonato - BENFICA e porto. Porto parte com vantagem casa, a qual se revelou decisiva para o desfecho do campeão.
No 1º jogo da final, poucos dias depois da negra decisiva da meia-final e com a equipa desgastada, sem o Zaikin tivemos uma derrota previsivel e justa, na qual em alguns momentos faltou calma e serenidade, as quais têm de ser dadas pelo treinador. O 2º jogo na Luz, ambiente fantástico, publico sempre a apoiar esta equipa à BENFICA, equipas fisicamente mais equilibradas, viu-se um BENFICA superior nos momentos decisivos dos jogos apoiada noutra fantástica exibição de Ferreirinho e com o nosso pivot Rui Silva com excelente nivel de eficácia contribuindo para uma excelente vitória. De seguida o 3º jogo, no Dragão Caixa, jogo que se revelada decisivo para o desfecho desta Final. Foi um jogo que se revelou "a falta de estofo de campeão", nos momentos decisivos faltou Carneiro e Zaikin ao nivel da final do ano passado mas acima de tudo faltou uma voz de comando, alguem que segurasse aquela equipa nos momentos-chave de um jogo, ou seja, em suma falta um treinador, e no fim mais um derrota e a final ficava em 2-1 para o Porto. O 4º jogo na Luz, novamente com os fantásticos adeptos no apoio à equipa, e que no campo esta equipa espelhava a raça, o querer e ambição dos adeptos benfiquistas e que conseguiram levar esta equipa a uma excelente 1º parte e uma 2º parte de menor nivel, mas que com Ferreirinho ao seu nivel segurou mais uma vitória e o tão desejado empate nesta final(2-2). A negra para decidir o campeão, no Dragão Caixa, Benfica perante um ambiente adverso, sem Rui Silva, com C.Carneiro, Luis Nunes e Pedro Jerónimo a um nivel fisico muito baixo e a jogar em sub-rendimento. Mesmo perante todas estas adversidades, fizemos um jogo até perto do final de muito boa qualidade e a conseguir sempre um equilibrio no marcador. João Antunes a substituir de uma forma excelente o Rui Silva e Ferreirinho a defender ao nivel dos jogos da Luz, o resultado mantinha-se equilibrado até perto do fim. Mas o tal estofo de campeão novamente falhou, os jogadores começaram a individualizar acções e a cometer faltas técnicas(Zaikin) e o resultado a ir para os lados do porto e o campeonato fugiu apesar de tudo de forma justa. Nota 8 para os play-offs.

Quanto à Taça de Portugal, passamos equipas de divisões inferioes e fomos cumprindo a obrigação e chegamos então à final 4. Meia-final com ABC, jogamos sem Rui Silva, Ferreirinho, Miricki e Luis Nunes. Logo previa-se um jogo muito dificil e foi o que aconteceu. O que não era previsivel, foi a falta de atitude que a equipa teve(coisa que é tudo menos o que esta equipa mostrou durante toda a época) e que levou a uma derrota penosa, dura e justa. Ficamos então de fora da final da Taça de Portugal. Nota 5 nesta competição.

Obrigado a esta equipa, que mostrou Raça, Querer e Ambição e deram tudo ao longo da época.

:slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2:

faneca_slb4ever

Notas negativas: José Antonio Silva, Zaikin e Miricki.

Notas positivas: Luis Nunes, Carlos Carneiro e João Ferreirnho.

Boas prestações também de Luis Gomes e Claudio Pedroso.

Para mim o que mais me deixa triste é que não senti nenhum jogador a evoluir esta época e isto só tem um culpado - o treinador.

Bessem Jday

modalidades SLB

Citação de: faneca_slb4ever em 28 de Junho de 2009, 13:39

Para mim o que mais me deixa triste é que não senti nenhum jogador a evoluir esta época e isto só tem um culpado - o treinador.

João Antunes

faneca_slb4ever

Citação de: modalidades SLB 4ever em 28 de Junho de 2009, 14:59
Citação de: faneca_slb4ever em 28 de Junho de 2009, 13:39

João Antunes
sim João Antunes também mas jogou muito pouco tempo...

PiccoloBomber

Conheço o José António Silva, ainda ele treinava na 3ª divisão.
Ele não é treinador para o Benfica, tem bons conhecimentos do jogo, mas as equipas dele jogam com pouca confiança e ambição.

Fly 13

Volta Donner... Q diferença da era donner para agora... perdemos o campeonato e a taça pura e simplesmente pq n sabemos defender... Jose Antonio Silva,desculpa mas deixas mt a desejar.

katso

Faneca: excelente análise ao que se passou nesta época com a nossa equipa, sem insultos nem picardias.

subscrevo completamente. :clap1: :clap1:      :amigo:

DJ Benfica

Já tinha feito o balanço no tópico do jogo de ontem, mas subscrevo totalmente o 2º post do Faneca.

Esta equipa o ano passado inspirava confiança, sentia que podiamos ganhar em qualquer campo. Este ano não. A agressividade do Donner colocava a equipa sem medo. Esta época deu-me ideia que podiamos jogar 100 vezes no campo dos porcos, que perdiamos 100 vezes.

Já o tinha dito ontem, este treinador não fez evoluir a equipa como um todo, nem um único jogador em termos individuais. Um pouco ao estilo do Quique Flores no futebol. Espero que siga o mesmo caminho.

O_Glorioso

Concordo, em grande parte, com o Faneca escreveu, excepto:

Não acho que a equipa mereceu a nota 10 dada na Taça da Liga; no máximo, um 8, porque a derrota com o Belenenses, um adversário mais fraco,na fase mais importante da prova, os playoffs, quase que deitava tudo a perder. Tivemos aqui alguma felicidade que nos faltou em alguns jogos.

Ou seja, não tivemos uma prova, ou fase, que se possa considerar como "impecável", excelente, nota 9 ou 10, nem mesmo na prova do único troféu conquistado.

Apesar da nota em relação ao comportamento global se possa considerar positiva, penso que em termos de contabilidade efectiva (títulos) tem de ser considerada ligeiramente negativa, mas perto de positiva (pois ainda assim conquistou-se um título, ainda que "menor"). Esta é a minha opinião.

Obrigado a todos, parabéns aos grandes e boas férias!

O_Glorioso

Em relação ao treinador, já toda a gente sabe qual é a minha opinião: não serve para o Benfica.

Antigamente, os jogadores tinham medo do treinador que antecedeu este, eu também teria, mas ao menos o medo focalizava-se mais numa figura, e não em todo o ambiente nos recintos adversários.

Perder fora de casa com todos os adversários habituais candidatos ao título, em todos as fases, é obra!

Passamos de um bruto das cavernas para um bananinha alegre.

Polaco

O resumo da época é simples :
O treinador campeão nacional foi despedido pelos jogadores.
E embora eu compreenda que é mais fácil despedir o treinador que jogadores importantes, já se sabe que quando são os jogadores a mandar na equipa, nunca acaba bem.
E pronto, acabou mal, e agora, são os dirigentes a resolver o problema,, ou então a Direcção a resolver o problema e despachar os dirigentes.
Aí está o balanço da época, TUDO O RESTO É CONVERSA DA TRETA !!!!

PMCA

Não gosto nada de procurar desculpas para os falhanços, mas tivemos azar com as lesões.

Amigo das modalidades

Citação de: Polaco em 28 de Junho de 2009, 20:36
E embora eu compreenda que é mais fácil despedir o treinador que jogadores importantes, já se sabe que quando são os jogadores a mandar na equipa, nunca acaba bem.
E pronto, acabou mal, e agora, são os dirigentes a resolver o problema,, ou então a Direcção a resolver o problema e despachar os dirigentes.

na minha opinião se o Rui Silva tem partido o pé no play-off do ano passado, ou se o Carlos Ferreira não se tem lesionado no ABC... ou se o Zaikin tivesse mais tempo parado do que activo, etc, etc, etc.

Foi uma época muito longa (de meados de Julho a fim de Junho), demasiado longa. Faltou dar mais confiança e utilização ao "banco", nomeadamente aos 3 internacionais sub-20. Faltaram mais coisas, claro está, mas em termos de campeonato, não foi só o factor casa a fazer a diferença.

o Andebol é de longe de todas as modalidades de pavilhão aquela que tem mais candidatos verdadeiros ao titulo, isto é, equipas com valor para lutar claramente por qualquer competição. Não foi uma época boa, mas também não foi o que querem fazer parecer.

modalidades SLB

Citação de: Amigo das modalidades em 28 de Junho de 2009, 23:12
Citação de: Polaco em 28 de Junho de 2009, 20:36

na minha opinião se o Rui Silva tem partido o pé no play-off do ano passado, ou se o Carlos Ferreira não se tem lesionado no ABC... ou se o Zaikin tivesse mais tempo parado do que activo, etc, etc, etc.

Foi uma época muito longa (de meados de Julho a fim de Junho), demasiado longa. Faltou dar mais confiança e utilização ao "banco", nomeadamente aos 3 internacionais sub-20. Faltaram mais coisas, claro está, mas em termos de campeonato, não foi só o factor casa a fazer a diferença.

o Andebol é de longe de todas as modalidades de pavilhão aquela que tem mais candidatos verdadeiros ao titulo, isto é, equipas com valor para lutar claramente por qualquer competição. Não foi uma época boa, mas também não foi o que querem fazer parecer.

Totalmente de acordo