Direitos televisivos - Petição para a suspensão e revisão do modelo

Zak

A sporcoTV gere entre 300 e 400M por ano. Acho que pelo menos prai 30/35% desse total deve ser á pala do Benfica.
Infelismente nao sei a margem de lucro que teem.

Mas o meu ponto é .... sem o Benfica, as receitas e os lucros da sporcoTV descem imenso. Nao sei até que ponto seria sustentavel para a companhia continuar no mercado sem o Benfica nos seus 'books'. Até podiam subreviver bem durante 1/2 anos... mas depois de certeza comecariam a perder imensos assinantes, tambem derivado, hipotecticamente, a um canal novo para transmitir os jogos do Benfica... e nao só.

Na minha opiniao, o Benfica até pode perder dinheiro em nao assinar com a Oliverdesportos.... mas eles (como impresa) a medio/longo prazo perdiam muito mais.

Por isso Oliveirinha, cough up or fuck off.

Mickey_Mouse

Citação de: Zak em 15 de Fevereiro de 2011, 12:21
A sporcoTV gere entre 300 e 400M por ano. Acho que pelo menos prai 30/35% desse total deve ser á pala do Benfica.

Mas o meu ponto é .... sem o Benfica, as receitas e os lucros da sporcoTV descem imenso. Nao sei até que ponto seria sustentavel para a companhia continuar no mercado sem o Benfica nos seus 'books'. Até podiam subreviver bem durante 1/2 anos... mas depois de certeza comecariam a perder imensos assinantes, tambem derivado, hipotecticamente, a um canal novo para transmitir os jogos do Benfica... e nao só.

Na minha opiniao, o Benfica até pode perder dinheiro em nao assinar com a Oliverdesportos.... mas eles (como impresa) a medio/longo prazo perdiam muito mais.

A Sport tv teria os direitos dos outros clubes, competições Europeias...

O Benfica só pode vender os jogos em casa...

mrfalcon

confesso-me curioso em saber qual seria a posição de alguns que aqui defendem a negociação colectiva se o LFV defendesse efectivamente um modelo de negociação colectiva onde o Benfica iria, na prática, ganhar o mesmo ou pouco mais que agora, não retirando daí grandes benefícios!

desconfio que seriam os primeiros a pedir para incendiar a casa do homem...

trainmaniac

Citação de: mrfalcon em 15 de Fevereiro de 2011, 12:24
confesso-me curioso em saber qual seria a posição de alguns que aqui defendem a negociação colectiva se o LFV defendesse efectivamente um modelo de negociação colectiva onde o Benfica iria, na prática, ganhar o mesmo ou pouco mais que agora, não retirando daí grandes benefícios!

Negociação colectiva só é admissível em moldes justos... não pode ser uma distribuição equitativa das verbas, tem de haver claros prémios a quem significa mais audiências.

Desta forma, e tendo em conta o bolo que a Olivedesportos pode e deve pagar ao futebol, não vejo como poderíamos não receber bem mais do que recebemos. Claro que se o Benfica apoiasse uma negociação colectiva que o ia a deixar a ganhar praticamente o mesmo, obviamente a direcção merecia e devia ser censurada.

Pedro Neto

Obviamente que não faz sentido o Benfica prejudicar-se actualmente, para o bem do Futebol Português. A questão é puramente estratégica, e de futuro. É outro tipo de mentalidade. Obviamente que o modelo de gestão individual é excelente para o clube que o utiliza a curto prazo, mas a médio longo prazo é um modelo esgotado. Um Campeonato mais forte, mais competitivo, e com mais receitas, é sempre melhor para o futuro, mesmo para o clube que, hipoteticamente, se poderá dar melhor com a negociação individual num determinado momento.

Vou dar um exemplo muito comum neste país. Conheço pessoas que deixaram de estudar e começaram a trabalhar porque já ganhavam +- bem, e muito mais que quem estuda que não tem rendimentos, enquanto que eu e outros foram para a Faculdade estudar durante 5 ou 6 anos. Passado este tempo todo, essas mesmas pessoas que ganhavam bem ganham agora 600 euros por mês, enquanto que quem estudou ganha o triplo. Por vezes é complicado termos uma visão estratégica. Reforço que não acho possível na conjuntura actual. Há que conseguir ter o melhor contrato possível, com a realidade que existe.

MIRKO

Já para não falar que vão perder os direitos da liga espanhola, se também perderem os direntos do Benfica, vai ser complicado para o lado deles, o número de assinantes e de audiência vão descer mto.

PAslb

Citação de: Mickey_Mouse em 15 de Fevereiro de 2011, 12:24

Não tenho tanta certeza que se a Olivedesportos perder os direitos televisivos do Benfica fique assim em tão má situação. Só perdem 15 jogos do Campeonato.
Defendo que o Benfica não deve emitir os seus jogos na BenficaTv, mas sim, fomentar outra empresa concorrente à Olivedesportos, o Benfica deve ajudar a dar início a concorrência nesse meio, abrir portas para que no futuro outros clubes façam o mesmo.

Americano69

Uma negociação coletiva nos moldes em que apresentei garantia entre aproximadamente 17 a 21 milhões ao Benfica. O que fazes é sugerir logo uma situação condicionada, é o mesmo que eu dizer preferem uma negociação individual onde o Benfica ganhe 8 milhões por ano ou uma colectiva onde ganhe 20?
Eu defendo a coletiva por achar que é melhor para o Benfica em termos estratégicos, neutra ou até benéfica em termos financeiros, e fundamental para alterar a cara do futebol português. E estou-me a cagar se é o LFV ou o Pai Natal a consegui-la, é isso que defendo para o Benfica e ao contrário de muitos que por aqui passam tenho coragem para sugerir ideias e não adaptar a minha opinião dependendo de quem toma a opção.
Também já referi atrás o que espero duma negociação individual, logo se o objectivo for conseguido aplaudirei quem o conseguir.

Zak

Citação de: Mickey_Mouse em 15 de Fevereiro de 2011, 12:24

Isso tambem poderia ser uma questao de tempo. Pois se o novo canal for mesmo á avante quem nos diz a nós que eles nao conseguiriam tambem negociar as competicoes europeias !?! Quando o contrato terminar com a sporcoTV claro.

De momento é muitos "ses" e poucas certezas .... mas é um cenario bem possivel de acontecer.

PAslb

Citação de: trainmaniac em 15 de Fevereiro de 2011, 12:26

Negociação colectiva só é admissível em moldes justos... não pode ser uma distribuição equitativa das verbas, tem de haver claros prémios a quem significa mais audiências.

Desta forma, e tendo em conta o bolo que a Olivedesportos pode e deve pagar ao futebol, não vejo como poderíamos não receber bem mais do que recebemos. Claro que se o Benfica apoiasse uma negociação colectiva que o ia a deixar a ganhar praticamente o mesmo, obviamente a direcção merecia e devia ser censurada.
Mas nesse caso os outros dois grandes não iriam aceitar. O Porco porque tem ganho mais campeonatos e o Sporting porque quer receber o mesmo que os outros 2 clubes grandes. Isso é óbvio!
Por isso teria de ser sempre o Benfica a ceder, quem pensa o contrário, não conhece a nossa realidade. Somos um País pequeno, com um mercado pequeno.
É ilusão estarem a dizer que o Benfica receberá 20M, o Porco 20M, o Sporting 20M, os outros 12 clubes 5M cada, Isso daria 120M€. Não temos mercado para isso.
Para além disso, a podridão só iria aumentar ainda mais!
Primeiro as reformas, só depois as medidas para fortalecer o nosso futebol.

trainmaniac

Citação de: PAslb em 15 de Fevereiro de 2011, 12:33Mas nesse caso os outros dois grandes não iriam aceitar. O Porco porque tem ganho mais campeonatos e o Sporting porque quer receber o mesmo que os outros 2 clubes grandes. Isso é óbvio!
Por isso teria de ser sempre o Benfica a ceder, quem pensa o contrário, não conhece a nossa realidade.

Para isto acontecer, todos têm de ceder. Por isso é que todos, e a começar pelo Americano que o tem sugerido, temos consciência que quase de certeza nada disto será implementado e o nosso futebol continuará nesta decadência deprimente.

Pedro Neto

O Benfica e os direitos televisivos
http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1401195

Tem alguns pontos interessantes.

Nas "big five", os direitos TV aumentaram 17 por cento em 2007/08, um crescimento de 521 milhões de euros, o que permitiu atingir um total de 3,7 milhões de euros. A venda colectiva dos direitos televisivos é uma tendência já confirmada na maioria das ligas europeias (Inglaterra, Alemanha, Itália, França, Escócia, Grécia, Bélgica e Polónia), sendo Portugal e Espanha as únicas excepções. Permitiu, por exemplo, que as receitas inglesas subissem 60 por cento e se fixassem nos 815 milhões de libras (913 milhões de euros ao câmbio actual) em 2009/10. Em resultado da mesma aposta, a Ligue 1 francesa inflacionou as receitas TV em 43 por cento, atingindo os 566 milhões de euros.

MALU15

Está descansado que a negociação colectiva na realidade portuguesa é uma perfeita utopia.
O Oliveira nunca a aceitaria, porque ele prefere continuar a dividir os clubes para reinar. As suas regras de negociação nunca foram nem nunca serão transparentes. A ele o que lhe interessa é ter os clubes pequenos nas mãos ( a quem dá uns tostões que se transformam em milhões para os orçamentos que têm). Com os clubes maiores ele tentará tirar sempre partido das dificuldades financeiras dos mesmos, renegociando mas sempre com alargamento dos prazos, como já o fez com o Benfica e Sporting.
O aumento da concorrência pode alterar as regras do jogo, mas tambem aqui quem está instalado, quase como operador incunbente, tira sempre maiores vantagens.

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Pedro Neto em 15 de Fevereiro de 2011, 12:26
Obviamente que não faz sentido o Benfica prejudicar-se actualmente, para o bem do Futebol Português. A questão é puramente estratégica, e de futuro. É outro tipo de mentalidade. Obviamente que o modelo de gestão individual é excelente para o clube que o utiliza a curto prazo, mas a médio longo prazo é um modelo esgotado. Um Campeonato mais forte, mais competitivo, e com mais receitas, é sempre melhor para o futuro, mesmo para o clube que, hipoteticamente, se poderá dar melhor com a negociação individual num determinado momento.

Vou dar um exemplo muito comum neste país. Conheço pessoas que deixaram de estudar e começaram a trabalhar porque já ganhavam +- bem, e muito mais que quem estuda que não tem rendimentos, enquanto que eu e outros foram para a Faculdade estudar durante 5 ou 6 anos. Passado este tempo todo, essas mesmas pessoas que ganhavam bem ganham agora 600 euros por mês, enquanto que quem estudou ganha o triplo. Por vezes é complicado termos uma visão estratégica. Reforço que não acho possível na conjuntura actual. Há que conseguir ter o melhor contrato possível, com a realidade que existe.

Isso acontece porque o valor relativo de quem começou a trabalhar mais cedo decai com o tempo, pelo que não existe acrescento de rendimento.

No caso do Benfica, o valor cresce ou, pelo menos, permanece intacto (pelo menos, queremos acreditar que assim é).

De qualquer forma, é inteiramente verdade que num campeonato mais rentável, as receitas do Benfica crescerão na proporção da sua marca, pelo que, por vezes, é melhor não ganhar tanto no imediato, para ganhar mais no futuro.

Imagine-se a hipótese de estarmos no campeonato espanhol. Imaginem um Benfica num campeonato com a competição do campeonato espanhol, as receitas inerentes e a qualidade das equipas com quem jogávamos (que é sempre maior quanto maior for a riqueza dos clubes). Só em termos de assistências, teríamos um aumento considerável de receita. A própria marca valorizava-se externamente, pela visibilidade que teria e, com isso, o acrescento das receitas de merchandising.

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: trainmaniac em 15 de Fevereiro de 2011, 12:34
Citação de: PAslb em 15 de Fevereiro de 2011, 12:33Mas nesse caso os outros dois grandes não iriam aceitar. O Porco porque tem ganho mais campeonatos e o Sporting porque quer receber o mesmo que os outros 2 clubes grandes. Isso é óbvio!
Por isso teria de ser sempre o Benfica a ceder, quem pensa o contrário, não conhece a nossa realidade.

Para isto acontecer, todos têm de ceder. Por isso é que todos, e a começar pelo Americano que o tem sugerido, temos consciência que quase de certeza nada disto será implementado e o nosso futebol continuará nesta decadência deprimente.

Se é um acordo, há sempre cedências a fazer, mas, como em todos os contratos que se chegam, a situação acaba por ser vantajosa para todas as partes.