Direitos televisivos

pedrozlima

No relatorio de contas do benfica relativo ha epoca 07/08 o benfica arrecadou em receita de direitos televisivos cerca de 8 milhoes euros. Cerca de 10% da receita anual. O normal nos outros campeonatos europeus(incluindo holanda, belgica) e de 50% da receita anual. Quando eh que vamos dizer basta a esse exploradores? E nosso futebol ja peca com falta de gente nos estadios o que gera menos receita por si so. temos que fazer frente a isto se realmente queremos ser manter a nossa forca no futebol europeu!
Aqui estao uns links interessante para refletirem:
http://www.futebolfinance.com/mais-uma-alternativa-para-aumentar-as-receitas-tv
http://www.futebolfinance.com/direitos-tv-da-premier-league-valem-2237-milhoes
http://www.futebolfinance.com/direitos-tv-a-receita-do-futebol

pedrozlima

Engracado para falarem sobre o traste do Bruno Carvalho estao todos prontos agora para discutir um assunto que interessa ao benfica ninguem fala...

Adu30

Se o LFV tiver feito algo mal em relação a isto não te preocupes que não desce da 1ª pagina durante 1 ano.

Dudek

nos próximos anos não podemos fazer nada..há um contrato assinado com a Oliveiradesportos até daqui alguns anos..não sei o ano ao certo!

esse tema já foi aqui debatido inúmeras vezes, e este tópico só não está a ter grande afluência  pela razão que enunciei inicialmente.  O0

pedrozlima

Um pouco na continuação do post anterior, em que referi que o Real Madrid recebeu para o período dos próximos 5 anos algo como 600 milhões de Euros, seria interessante saber quanto paga a Olivedesportos aos clubes portugueses.O Porto renovou o ano passado até à época de 2013/2014 o contrato com a Olivedesportos tendo para o efeito recebido 51,7 milhões de Euros, sendo que o total ano, ronda pouco mais que 8 milhões.O caso do Benfica, é ainda mais gravoso, uma vez que recebe da Olivedesportos, algo como 7,5 milhões de Euros por época, prefazendo um total até ao final da época de 2013, cerca de 30 milhões de Euros. Este caso tem uma triste explicação. Vale e Azevedo como todos se recordam "rasgou" os contratos com a Olivedesportos e Manuel Vilarinho herdou esse problema. Uma vez que o Benfica tinha em projecto o estádio novo, e não nadava em dinheiro viu-se obrigado a aceitar como acordo, os mesmos valores acordados ainda antes de Vale e Azevedo mas a serem aplicados na próxima década.O Sporting arrecada todos os anos cerca de 8.840.000, mais que Porto e Benfica com contrato também a finalizar em 2013. Vendo estes valores, para a realidade portuguesa, até poderiam ser atractivos, sendo que no entanto não o são, bastando para isso ver quanto lucram os clubes lá fora com as ditas transmissões.Assim temos:Clube Intemediário Duração Início Contrato Valor ÉpocaMan.United Premier League 1 ano 2006/07 47.600.000 €Chelsea FC Premier League 1 ano 2006/07 45.900.000 €Arsenal FC Premier League 1 ano 2006/07 42.900.000 €Liverpool FC Premier League 1 ano 2006/07 42.200.000 €Real Madrid Mediapro 7 anos 2006/07 155.000.000 €Barcelona Mediapro 7 anos 2006/07 145.000.000 €Valência RTVV 5 anos 2009/10 30.000.000 €At. Madrid Telemadrid 5 anos 2009/10 42.000.000 €AC Milan Mediaset 2 anos 2007/08 110.000.000 €Juventus Mediaset 3 anos 2007/08 110.000.000 €Internazionale Mediaset 2 anos 2007/08 100.000.000 €AS Roma Mediaset 2 anos 2007/08 65.000.000 €Bayern Munique 1.Bundesliga 3 anos 2006/07 26.300.000 €FC Porto Olivedesportos 4 anos 2005/06 8.060.000 €Sporting Olivedesportos 4 anos 2003/04 8.840.000 €
A diferença é abismal, e ainda o é mais, vendo quanto pagam os operadores pelos ditos campeonatos:
Liga Operador/Intermediário Duração Contrato Inácio Valor ÉpocaPremier League Sky/Setanta 3 anos 2007/08 1.335.000.000 €1.Bundesliga Sirius 6 anos 2009/10 500.000.000 €Ligue 1 Canal Plus/Orange 4 anos 2008/09 668.000.000 €
A Olivedesportos apenas desembolsa anualmente algo como 50 milhões de Euros.
Quer isto dizer, que é aqui que as equipas portuguesas mais perdem. Clubes praticamente falidos, que aceitam prolongar contratos de direitos televisivos com durações a perder de vista. No final quem perde somos todos nós. Com as poucas receitas dos clubes, contratam-se jogadores de qualidades duvidosas, e temos jogos a dias e horas impróprias uma vez que a SportTv tem de vender os seus produtos, como o campeonato inglês, espanhol e italiano, relegando a nossa liga bem lá para baixo.

rcoelho

Citação de: pedrozlima em 04 de Julho de 2009, 15:06
Engracado para falarem sobre o traste do Bruno Carvalho estao todos prontos agora para discutir um assunto que interessa ao benfica ninguem fala...

não segui os teus links porque sigo esse site regularmente, no geral devem relatar casos e contratos feitos noutros paises e os respectivos rendimentos daí resultantes para os clubes.

A negociação colectiva é muito interessante mas acho que nunca vai resultar em Portugal, o principal motivo é porque clubes como o Sporting (que sei a duração por isso cito como exemplo) tem os seus direitos vendidos até 2018.

O valor de um contrato desse género teria de ser muito elevado e acho que em termos financeiros o Benfica tinha mais a perder do que os restantes, no entanto até estaria aberto a uma negociação destas em Portugal porque resultaria por certo em mais rendimentos para os clubes pequenos e permitiria de certa forma acabar com certas dependencias perigosas que existem no nosso campeonato.

PS: não respondi antes porque não passo o dia todo no site, muito menos para falar no BC, mas de certa forma acho que tens razão na tua indignação.

winteste

Citação de: Adu30 em 04 de Julho de 2009, 15:07
Se o LFV tiver feito algo mal em relação a isto não te preocupes que não desce da 1ª pagina durante 1 ano.

Grande comentario  :bow2:

pedrozlima

Citação de: rcoelho em 04 de Julho de 2009, 15:19
Citação de: pedrozlima em 04 de Julho de 2009, 15:06
Engracado para falarem sobre o traste do Bruno Carvalho estao todos prontos agora para discutir um assunto que interessa ao benfica ninguem fala...

não segui os teus links porque sigo esse site regularmente, no geral devem relatar casos e contratos feitos noutros paises e os respectivos rendimentos daí resultantes para os clubes.

A negociação colectiva é muito interessante mas acho que nunca vai resultar em Portugal, o principal motivo é porque clubes como o Sporting (que sei a duração por isso cito como exemplo) tem os seus direitos vendidos até 2018.

O valor de um contrato desse género teria de ser muito elevado e acho que em termos financeiros o Benfica tinha mais a perder do que os restantes, no entanto até estaria aberto a uma negociação destas em Portugal porque resultaria por certo em mais rendimentos para os clubes pequenos e permitiria de certa forma acabar com certas dependencias perigosas que existem no nosso campeonato.

PS: não respondi antes porque não passo o dia todo no site, muito menos para falar no BC, mas de certa forma acho que tens razão na tua indignação.
Obrigado

baar99

Todas as ideias para aumentar as receitas serão sempre bem-vindas mas o fundamental, na minha opinião, era limitar a duração desses contratos aos mandatos de quem os negoceia. Assim quem vem atrás não tem de se preocupar com a herança.

Adelino Rabanadas

a causa da diferença reside no diferencial do poder de compra dos habitantes dos países que tenhem os principais campeonatos

rcoelho

Numa contratação colectiva dos direitos televisivos a grande questão é a formula de divisão dos valores.

Uma parte deverá ficar para a propria liga, intermediária do negócio, uma parte deve ser dividida equatitativamente entre os clubes todos, uma parte deverá ser entregue em função do mérito desportivo e a restante em função da dimensão dos clubes (assistencias médias no estádio e na tv, numero de associados, etc).....

a questão é que calcular isto é um grande "imbroglio" e há sempre quem se sinta prejudicado....

conhecendo o nosso país, os nossos dirigentes e mentalidades, acho muito dificil de conseguir um concenso em Portugal....

rcoelho

Citação de: baar99 em 04 de Julho de 2009, 15:28
Todas as ideias para aumentar as receitas serão sempre bem-vindas mas o fundamental, na minha opinião, era limitar a duração desses contratos aos mandatos de quem os negoceia. Assim quem vem atrás não tem de se preocupar com a herança.

sim, mas temos de pensar também nos patrocinadores e nas empresas que adquirem os direitos. Normalmente quando se faz um investimento de grande vulto não se espera retornos imediatos, se limitarmos os grandes negócios a periodos de um mandato (3 anos) certamente vamos perder patrocinadores.....

....é um problema complicado que não tem resposta fácil....

BENFIKA

Acho que é ainda muito cedo para se falar nos direitos televisivos...até á data do final do contrato com a olivedesportos muita coisa pode acontecer...
Principalmente se conseguirmos ganhar titulos, isto ira tornar as transmissoes televisivas ainda mais apeteciveis.

No entanto acho que seria importante que na altura na negociaçao dos direitos televisivos fosse estudada a hipotese de os vender a um canal estrangeiro que transmitisse em portugal e de preferencia em sinal aberto. Isto porque os canais estrangeiros têm maior poder financeiro e caso esse canal nao seja codificado, as audiencias em jogos do benfica duplica o que irá aumentar as receitas desse canal, logo tambem aumenta as nossas.

baar99

Citação de: rcoelho em 04 de Julho de 2009, 15:35
Citação de: baar99 em 04 de Julho de 2009, 15:28
Todas as ideias para aumentar as receitas serão sempre bem-vindas mas o fundamental, na minha opinião, era limitar a duração desses contratos aos mandatos de quem os negoceia. Assim quem vem atrás não tem de se preocupar com a herança.

sim, mas temos de pensar também nos patrocinadores e nas empresas que adquirem os direitos. Normalmente quando se faz um investimento de grande vulto não se espera retornos imediatos, se limitarmos os grandes negócios a periodos de um mandato (3 anos) certamente vamos perder patrocinadores.....

....é um problema complicado que não tem resposta fácil....

Ou então que um contrato de maior duração tenha de ir a AG. Assim era legitimado por todos.

rcoelho

Citação de: baar99 em 04 de Julho de 2009, 15:37
Citação de: rcoelho em 04 de Julho de 2009, 15:35
Citação de: baar99 em 04 de Julho de 2009, 15:28
Todas as ideias para aumentar as receitas serão sempre bem-vindas mas o fundamental, na minha opinião, era limitar a duração desses contratos aos mandatos de quem os negoceia. Assim quem vem atrás não tem de se preocupar com a herança.

sim, mas temos de pensar também nos patrocinadores e nas empresas que adquirem os direitos. Normalmente quando se faz um investimento de grande vulto não se espera retornos imediatos, se limitarmos os grandes negócios a periodos de um mandato (3 anos) certamente vamos perder patrocinadores.....

....é um problema complicado que não tem resposta fácil....

Ou então que um contrato de maior duração tenha de ir a AG. Assim era legitimado por todos.

A evolução do clube e a confidencialidade da negociação não pode ser sugeita a AG's..... é impraticável.

O que penso que devia existir era um Conselho que funcionasse autonomamente no clube reunindo diversas individualidades do clube incluindo da oposição.

Na gestão do clube, contratos publicitários de duração superior a 3 anos ou valor superior a 5 milhões de Euros (por exemplo) teriam de passar pela aprovação de esse orgão......

é uma ideia....