Direitos televisivos

No20__

O José Eduardo dos Santos seria um patrocinador excelente, sim, que ele é que paga tudo lol
Não tem nada que saber, quem pagar mais seja Sic, RTP, TVI,TPA,canal da china,etc, leva...

Domnul de Cauciuc

Citação de: KidLambreta em 11 de Julho de 2009, 22:17
Senhor de Cauciac, desafio-te a encontrares algo de simpático sobre o Benfica, repito, sobre o Benfica.
Para já essa de dizeres que apenas valemos,e pelos vistos com sorte, aquilo que a sportv paga pelos nossos jogos e que a BenficaTV (que apenas fez crescer de uma forma nunca vista uma plataforma de tv por cabo tornando-se assim num case study) tem os dias contados, acho uma completa idiotice.
Desculpar-me-á a adjectivação, mas mantenho-a enquanto não mostrar os pressupostos em que se baseia para fazer tal afirmação.

O MEO cresceu não por causa da BenficaTV, mas sim por causa das condições que ofereceu aos utilizadores.
Contudo, quando a ZON passou a fazer o mesmo, o crescimento do MEO literalmente acabou!
Acresce dizer que a ZON continua a ter muito mais de metade do mercado do cabo!

Os pressupostos baseiam-se pura e simplesmente nos estudos de audiências - o Benfica não tem audiências significativamente superiores ao FCP nos jogos televisionados. Umas vezes tem mais, outras até tem menos. Quer seja na RTP, quer seja na Sportv.
Lembro ainda que na altura em que os tripas fizeram o contrato, nem se falava em crise e o número de assinantes da Sportv nem sequer tinha caído como aconteceu nos últimos tempos devido à crise.
Posto isto, porque razão a Sportv pagaria mais ao Benfica do que aquilo que negociou com os tripas há um ano atrás?
Isto tudo obviamente partindo do princípio que tens a lucidez suficiente para ver que não existe alternativa à Sportv...

No20__

O José Eduardo dos Santos seria um patrocinador excelente, sim, que ele é que paga tudo lol
Não tem nada que saber, quem pagar mais seja Sic, RTP, TVI,TPA,canal da china,etc, leva...

KidLambreta

Citação de: Domnul de Cauciuc em 11 de Julho de 2009, 22:28
Citação de: KidLambreta em 11 de Julho de 2009, 22:17
Senhor de Cauciac, desafio-te a encontrares algo de simpático sobre o Benfica, repito, sobre o Benfica.
Para já essa de dizeres que apenas valemos,e pelos vistos com sorte, aquilo que a sportv paga pelos nossos jogos e que a BenficaTV (que apenas fez crescer de uma forma nunca vista uma plataforma de tv por cabo tornando-se assim num case study) tem os dias contados, acho uma completa idiotice.
Desculpar-me-á a adjectivação, mas mantenho-a enquanto não mostrar os pressupostos em que se baseia para fazer tal afirmação.

O MEO cresceu não por causa da BenficaTV, mas sim por causa das condições que ofereceu aos utilizadores.
Contudo, quando a ZON passou a fazer o mesmo, o crescimento do MEO literalmente acabou!
Acresce dizer que a ZON continua a ter muito mais de metade do mercado do cabo!

Os pressupostos baseiam-se pura e simplesmente nos estudos de audiências - o Benfica não tem audiências significativamente superiores ao FCP nos jogos televisionados. Umas vezes tem mais, outras até tem menos. Quer seja na RTP, quer seja na Sportv.
Lembro ainda que na altura em que os tripas fizeram o contrato, nem se falava em crise e o número de assinantes da Sportv nem sequer tinha caído como aconteceu nos últimos tempos devido à crise.
Posto isto, porque razão a Sportv pagaria mais ao Benfica do que aquilo que negociou com os tripas há um ano atrás?
Isto tudo obviamente partindo do princípio que tens a lucidez suficiente para ver que não existe alternativa à Sportv...

1º Que condições ofereceu a Meo além da BenficaTv? Tinha menos canais, servia menos regiões que a Zon que estava implantada no país inteiro. E mesmo assim, e sobretudo pela BenficaTV pois eu lembro-me do grande pulo que ocorreu antes dos jogos televisionados para a Taça Uefa. Agora acabou? Mas se está com um crescimento consolidado, como podes afirmar de boa mente que acabou? Pois se é a Zon que vai a reboque das ofertas da MEO! E cada vez mais é menos a diferença entre os nº de assinantes entre uma e outra.

2º Por alto andei à cata de resultados. Só encontrei no relvado.com os resultados ( e estamos a falar dos jogos do campeonato pois não há possibilidades de comparar jogos da CL) das transmissões nos canais livres (é estranho que a sportv não disponibilize os números dos seus jogos). E não deixa de ser sintomático que este ano, e levando em linha de conta o paupérrimo futebol apresentado, associado às condicionantes da posição da equipa no campeonato, ainda assim fomos o clube mais visto. Para  conferir:
Consultei os dados (fonte: marktest ) relativos aos 5 jogos da Liga Sagres mais vistos  (em sinal aberto) de Benfica, Porto e Sporting , confirmando ser o clube da Luz que atrai mais audiências. Já os treta-campeões também neste domínio superam o clube de Alvalade.

+ BENFICA
Naval - 1704000
Leixões - 1607000
Paços Ferreira - 1525000
Vitória Setúbal - 1514000
Rio Ave - 1404000
Total: 7754000 espectadores

+ PORTO
Rio Ave - 1514000
Marítimo - 1413000
Sp.Braga - 1269000
Leixões - 1260000
Estrela Amadora - 126000
Total: 6716000 espectadores

+ SPORTING
Sp.Braga - 1404000
Leixões - 1343000
Vitória Setúbal - 1216000
Marítimo - 1185000
Rio Ave - 1120000
Total: 6268000 espectadores

Mas se fossemos seguir a sua linha de pensamento os adeptos do fcporko seriam quase tantos quanto os adeptos do Benfica, levando em linha de conta estes números. Isso seria de uma lucidez suficiente sim, mas para aqueles que apoucam o Benfica e a sua capacidade de mobilização.

Domnul de Cauciuc

Citação de: KidLambreta em 11 de Julho de 2009, 22:51
1º Que condições ofereceu a Meo além da BenficaTv? Tinha menos canais, servia menos regiões que a Zon que estava implantada no país inteiro. E mesmo assim, e sobretudo pela BenficaTV pois eu lembro-me do grande pulo que ocorreu antes dos jogos televisionados para a Taça Uefa. Agora acabou? Mas se está com um crescimento consolidado, como podes afirmar de boa mente que acabou? Pois se é a Zon que vai a reboque das ofertas da MEO! E cada vez mais é menos a diferença entre os nº de assinantes entre uma e outra.

Os últimos dados que vi a ZON tem mais de 70% do mercado do cabo!
Não porque seja melhor ou pior, mas como começou primeiro apanhou uma enorme fatia e não a irá perder seguramente.
Actualmente as condições da ZON são semelhantes ou até melhores que as do MEO, mas quando apareceu o MEO não era bem assim.
Além disso é preciso não ligar o MEO assim tanto ao Benfica (como a bacorada do Sr. Luis em querer dar o grau de sócio honorário ao Presidente da PT, que em boa hora fomos lá votar contra), uma vez que a PT/MEO apoiam os outros dois grandes do mesmo modo que apoiam o Benfica!

Citação de: KidLambreta em 11 de Julho de 2009, 22:51
2º Por alto andei à cata de resultados. Só encontrei no relvado.com os resultados ( e estamos a falar dos jogos do campeonato pois não há possibilidades de comparar jogos da CL) das transmissões nos canais livres (é estranho que a sportv não disponibilize os números dos seus jogos). E não deixa de ser sintomático que este ano, e levando em linha de conta o paupérrimo futebol apresentado, associado às condicionantes da posição da equipa no campeonato, ainda assim fomos o clube mais visto. Para  conferir:
Consultei os dados (fonte: marktest ) relativos aos 5 jogos da Liga Sagres mais vistos  (em sinal aberto) de Benfica, Porto e Sporting , confirmando ser o clube da Luz que atrai mais audiências. Já os treta-campeões também neste domínio superam o clube de Alvalade.

+ BENFICA
Naval - 1704000
Leixões - 1607000
Paços Ferreira - 1525000
Vitória Setúbal - 1514000
Rio Ave - 1404000
Total: 7754000 espectadores

+ PORTO
Rio Ave - 1514000
Marítimo - 1413000
Sp.Braga - 1269000
Leixões - 1260000
Estrela Amadora - 126000
Total: 6716000 espectadores

+ SPORTING
Sp.Braga - 1404000
Leixões - 1343000
Vitória Setúbal - 1216000
Marítimo - 1185000
Rio Ave - 1120000
Total: 6268000 espectadores

Mas se fossemos seguir a sua linha de pensamento os adeptos do fcporko seriam quase tantos quanto os adeptos do Benfica, levando em linha de conta estes números. Isso seria de uma lucidez suficiente sim, mas para aqueles que apoucam o Benfica e a sua capacidade de mobilização.

Os dados que apresentaste apenas permitem ir ao encontro daquilo que opinei sobre a ínfima diferença de audiências nos jogos em que participam os 3 grandes.
Atentando nestes dados, é evidente que não existe qualquer motivo válido para que a Sportv pague muito mais ao Benfica do que paga aos outros 2, por muito que isso custe a todos os crentes do "Vieirismo das Grandezas", esta é a realidade nua e crua!
É óbvio que o Benfica tem mais adeptos que os tripas, mas os dados das audiências demonstram uma coisa que sempre se soube, as pessoas que vêm os jogos na TV são sensivelmente os mesmos.

MSAM

O MOE cresceu e muito à base da Benfica TV não me venham dizer que é mentira! Toda a minha familia mudou à custa disso. Claro que juntar 3 serviços foi uma ideia muito atractiva a vária familias, mas a guerra Benfica vs ZON beneficiou a PT em milhares de novos assinantes

Domnul de Cauciuc

Citação de: MSAM em 11 de Julho de 2009, 23:14
O MOE cresceu e muito à base da Benfica TV não me venham dizer que é mentira! Toda a minha familia mudou à custa disso. Claro que juntar 3 serviços foi uma ideia muito atractiva a vária familias, mas a guerra Benfica vs ZON beneficiou a PT em milhares de novos assinantes

Não foi bem "guerra Benfica vs ZON", foi mais PT Vs PTMultimédia...
O Benfica foi apenas usado como arma de arremesso pela PT, que teve os seus frutos com essa ideia.

baar99

Citação de: Domnul de Cauciuc em 11 de Julho de 2009, 23:15
Citação de: MSAM em 11 de Julho de 2009, 23:14

Não foi bem "guerra Benfica vs ZON", foi mais PT Vs PTMultimédia...
O Benfica foi apenas usado como arma de arremesso pela PT, que teve os seus frutos com essa ideia.

E que o Benfica lucrou com isso.

KidLambreta

Citação de: Domnul de Cauciucquote author=Domnul de Cauciuc link=topic=36452.msg1066981231#msg1066981231 date=1247350115]

Os últimos dados que vi a ZON tem mais de 70% do mercado do cabo!
Não porque seja melhor ou pior, mas como começou primeiro apanhou uma enorme fatia e não a irá perder seguramente.
Actualmente as condições da ZON são semelhantes ou até melhores que as do MEO, mas quando apareceu o MEO não era bem assim.
Além disso é preciso não ligar o MEO assim tanto ao Benfica (como a bacorada do Sr. Luis em querer dar o grau de sócio honorário ao Presidente da PT, que em boa hora fomos lá votar contra), uma vez que a PT/MEO apoiam os outros dois grandes do mesmo modo que apoiam o Benfica!

Pois segundo as minhas informações anda na casa dos 60% e a perder terreno de forma consistente. Apenas no Verão se vê alguma calmaria devido ao facto de as pessoas adiarem as mudanças para o início de Setembro ou Outubro. A época onde há mais animação neste mercado segundo me foi dito é antes do Natal.
As outras considerações sobre o Presidente do Benfica e as suas relações de poder são acessórias e quando muito inserem-se nalguma estratégia do Benfica neste mercado.

Citação de: Domnul de Cauciucquote author=Domnul de Cauciuc link=topic=36452.msg1066981231#msg1066981231 date=1247350115]

Os dados que apresentaste apenas permitem ir ao encontro daquilo que opinei sobre a ínfima diferença de audiências nos jogos em que participam os 3 grandes.
Atentando nestes dados, é evidente que não existe qualquer motivo válido para que a Sportv pague muito mais ao Benfica do que paga aos outros 2, por muito que isso custe a todos os crentes do "Vieirismo das Grandezas", esta é a realidade nua e crua!
É óbvio que o Benfica tem mais adeptos que os tripas, mas os dados das audiências demonstram uma coisa que sempre se soube, as pessoas que vêm os jogos na TV são sensivelmente os mesmos.
Eu imaginava que os dados que apresentei iriam de encontro ao que tu pensas. As condicionantes que mencionei foram é esquecidas por ti. Dando isso de barato, e ao facto de a sportv não indicar dados dos seus jogos (que imagino sejam muito interessantes da maneira que são protegidos, parecendo até matéria de segredo de estado) não andando eu muito longe de adivinhar que trariam estragos à sua estratégia de compra dos direitos se fossem divulgados, acho estranho (e não, não acredito em teorias da conspiração, mas que há coincidências estranhas, isso ninguém pode negar) haver umas movimentações tão estranhas (basta confirmar pelas leituras de jornais económicos) à volta dos direitos televisivos do Benfica.

A Sportv não dá mais? E eu pergunto: é a única com capacidade de comprar os direitos? Respondo já, não! Há outras emissoras com capacidade para tal. então se se confirmar os zunszuns que se encontra em estudo um canal concorrencial da sportv e com grande capacidade financeira, lá se vai a estratégia comercial da sportv pelo cano abaixo.

Para que conste, não interessa se o Benfica vender os seus direitos televisivos à sportv, às generalistas ou a quem quer que seja. Tem é de fazer essa venda por valores que espelhem a grandeza do clube.

jorgesse

Vendo os dados publicados pela Marktest, dizer que a diferença é minima não é  correcto. Em 5 jogos temos mais 1 milhao de telespectadores e ver que a melhor audiencia do porco é equivalente à nossa 4a audiencia mostra bem a diferença. Nem quer fazer ligaçao entre niveis dE audiencia com resultados desportivos...
Como tal, ter num jogo mais umas centenas de mikhares de telespectadores é sinonimo de mais receitas de publicidade entre outros...

Domnul de Cauciuc

Citação de: KidLambreta em 11 de Julho de 2009, 23:29
A Sportv não dá mais? E eu pergunto: é a única com capacidade de comprar os direitos? Respondo já, não! Há outras emissoras com capacidade para tal. então se se confirmar os zunszuns que se encontra em estudo um canal concorrencial da sportv e com grande capacidade financeira, lá se vai a estratégia comercial da sportv pelo cano abaixo.
Efectivamente e por muito que isso nos custe, a Sportv tem a faca e o queijo na mão.
E já agora, esse canal concorrencial (deve ser a BenficaTV), para além dos jogos do Benfica em casa, ia dar mais o quê?
A Sportv tem a quase totalidade dos desportos elegíveis no mundo inteiro!
Abre os olhos e deixa-te de acreditar em contos de fadas!

Citação de: KidLambreta em 11 de Julho de 2009, 23:29
Para que conste, não interessa se o Benfica vender os seus direitos televisivos à sportv, às generalistas ou a quem quer que seja. Tem é de fazer essa venda por valores que espelhem a grandeza do clube.
Pois é, mas a questão é que essa grandeza neste campo é perfeitamente irrisória, como aliás atestam os resultados das audiências televisivas dos jogos dos 3 grandes.
E o mais incrível é que mesmo nos anos em que o Benfica era efectivamente um clube com algum cartel na Europa, esta tendência de serem sempre os mesmos a ver a bola na TV (os chamados viciados) já existia!
Infelizmente o Benfica irá negociar os direitos de transmissão dos 15 jogitos que tem em casa, numa posição de clara inferioridade e não como a clique directiva andava a propangandear, que agora é que ia ser..., mas disso também já eles se aperceberam!

KidLambreta

Citação de: Domnul de Cauciuc em 12 de Julho de 2009, 00:01

Efectivamente e por muito que isso nos custe, a Sportv tem a faca e o queijo na mão.
E já agora, esse canal concorrencial (deve ser a BenficaTV), para além dos jogos do Benfica em casa, ia dar mais o quê?
A Sportv tem a quase totalidade dos desportos elegíveis no mundo inteiro!
Abre os olhos e deixa-te de acreditar em contos de fadas!

Não, não tem, e por não ter é que há movimentações no sector. A sportv tem a quase totalidade dos desportos elegíveis, sim tem, mas tem de renovar numa base anual esses direitos para Portugal. A sportv só tem contratos de longa duração dentro de portas. Ora se tem de negociar esses direitos todos os anos, eu é que tenho de abrir os olhos e deixar de acreditar em fadas quando há possibilidades de alguém com maior poder negocial de conquistar esses mesmos direitos. E se calhar sem ser preciso fazer muita força, pois o que eu ouvi é que era com o apoio de uma empresa de grande força no mercado europeu e detentora dos principais direitos no velho continente. Mas saberás melhor do que ninguém o que estou a falar, e não adianta tapares o sol com a peneira. E não, o canal concorrencial não é o BenficaTV, mas não deverias desprezar um activo tão importante do clube, ainda por cima uma lança no mundo do audiovisual.
Citação de: Domnul de Cauciuc em 12 de Julho de 2009, 00:01

Pois é, mas a questão é que essa grandeza neste campo é perfeitamente irrisória, como aliás atestam os resultados das audiências televisivas dos jogos dos 3 grandes.
E o mais incrível é que mesmo nos anos em que o Benfica era efectivamente um clube com algum cartel na Europa, esta tendência de serem sempre os mesmos a ver a bola na TV (os chamados viciados) já existia!
Infelizmente o Benfica irá negociar os direitos de transmissão dos 15 jogitos que tem em casa, numa posição de clara inferioridade e não como a clique directiva andava a propangandear, que agora é que ia ser..., mas disso também já eles se aperceberam!

Não, não é irrisória, e o facto de não o ser veja-se a preocupação em não deixar fugir os direitos do Benfica. E mesmo, como tu afirmas, já não ter "cartel" (seja lá isso o que seja, para mim é perfeitamente exemplar o "cartel" de corrupção que os fcporkistas têm na Europa, esse tipo de "cartel dispenso) e o facto de apenas os "viciados" verem jogos na tv, revelam, no mínimo, desconhecimento do mercado. Afirmares tal coisa é o mesmo que afirmares que o publico alvo não se renova ou não cresce e isso sabemos perfeitamente que não é verdadeiro.
E outra coisa, os 15 "joguitos" do Benfica que tanto menosprezas são os que mais audiência dão, seja no mercado caseiro, seja no mercado internacional.

fsc_4

Citação de: MessiSun em 12 de Julho de 2009, 01:25
Eu já não entendo nada deste tema.

tenho procurado recolher informações na blogsfera e a que me fez mais sentido foi:

http://geracaobenfica.blogspot.com/2009/07/ok-ok-vamos-la-falar-dos-direitos_07.html

Só que depois fico todo baralhado quando leio precisamente o oposto:

http://forumbenfica.blogspot.com/2009/07/ainda-os-direitos-televisivos.html

Afinal o Oliveira tem ou não maior poder negocial que o Benfica. Alguém me pode ajudar a perceber isto?

este assunto só tomará importância em 2011, com todas as cartas em cima da mesa.

A tendência de um mercado monopolista, que não contenha barreiras de entrada inultrapassáveis, é deixar de o ser. Se o negócio dos direitos televisivos gera uma boa margem de lucro, vai existir concorrência. Os grandes grupos portugueses (não acredito que venham cá estrangeiros) não andam a dormir e não vão perder uma oportunidade de negócio tão clara.

E não, não bastariam os direitos televisivos do Benfica para formar um canal. Mas os direitos de outras equipas e outros desportos também não duram para sempre e algum dia os contratos acabam. Para um canal de sucesso, com metade do preço da sporttv, bastariam os direitos do Benfica +  3 equipas da liga sagres e 1 ou 2 desportos alternativos.

diogo32

Citação de: ruben12 em 11 de Julho de 2009, 20:40
n eram 200 milhoes por 10 anos?

isso seria o dobro dos tripas :D

Odracir

SE o negocio for de 20 milhões acho um valor apropriado tendo em conta os 8 míseros milhões que recebemos.