David Simão

Médio, 34 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2007-2007, 2011-2011), 2 jogos (66 minutos), 0 golos

Red skin

Citação de: joao_manike em 29 de Julho de 2010, 12:23
Citação de: Marafado em 29 de Julho de 2010, 10:18
O tipico 10 está em vias de extinção.
Concordo. Porque agora até para organizar jogo, já se organiza a partir de trás (Pirlo, Veloso, Xabi Alonso, etc.)
Mas ainda há alguns 10's por aí, só que agora o futebol é mais mecanizado, já nao há os 10's Românticos como Laudrup e Riquelme

Um 10 n precisa de ser romântico... isso é coisa de gajas... se está em extinção ou n, n sei, o q sei é q os 10 podem ter diferentes características e têm mais funções q tinham antes, mas isso tb qq outra posição em campo... o q difere é q nem todas as equipas jogam com um 10, prefirindo jogar com 2 "8" por exemplo... o Benfica joga com um 10 por exemplo, assim como muitas equipas... agora o Aimar é um 10 diferente do 10 q era Rui Costa e diferente do q é Ronaldinho...

Marafado

É fácil confundirem-se posições.

esclareçam-me: o Xavi, para mim o melhor médio do Mundo, é um 10?

joao_manike

Citação de: Marafado em 29 de Julho de 2010, 12:40
É fácil confundirem-se posições.

esclareçam-me: o Xavi, para mim o melhor médio do Mundo, é um 10?
Nao . 

joao_manike

Citação de: Red skin em 29 de Julho de 2010, 12:36
Citação de: joao_manike em 29 de Julho de 2010, 12:23
Citação de: Marafado em 29 de Julho de 2010, 10:18
O tipico 10 está em vias de extinção.
Concordo. Porque agora até para organizar jogo, já se organiza a partir de trás (Pirlo, Veloso, Xabi Alonso, etc.)
Mas ainda há alguns 10's por aí, só que agora o futebol é mais mecanizado, já nao há os 10's Românticos como Laudrup e Riquelme

Um 10 n precisa de ser romântico... isso é coisa de gajas... se está em extinção ou n, n sei, o q sei é q os 10 podem ter diferentes características e têm mais funções q tinham antes, mas isso tb qq outra posição em campo... o q difere é q nem todas as equipas jogam com um 10, prefirindo jogar com 2 "8" por exemplo... o Benfica joga com um 10 por exemplo, assim como muitas equipas... agora o Aimar é um 10 diferente do 10 q era Rui Costa e diferente do q é Ronaldinho...
E já agora tambem diferente do que é Messi e Ozil.  Messi e Ozil sao 10's encostados ao flanco

Marafado

Citação de: joao_manike em 29 de Julho de 2010, 12:42
Citação de: Marafado em 29 de Julho de 2010, 12:40
É fácil confundirem-se posições.

esclareçam-me: o Xavi, para mim o melhor médio do Mundo, é um 10?
Nao . 
Também não me parece um 10. ainda que tenha uma creatividade, qualidade de passe e remate co nível de um nº10 clássico.

joao_manike

Citação de: Marafado em 29 de Julho de 2010, 12:46
Citação de: joao_manike em 29 de Julho de 2010, 12:42
Citação de: Marafado em 29 de Julho de 2010, 12:40
É fácil confundirem-se posições.

esclareçam-me: o Xavi, para mim o melhor médio do Mundo, é um 10?
Nao . 
Também não me parece um 10. ainda que tenha uma creatividade, qualidade de passe e remate co nível de um nº10 clássico.
Na minha opinião, o Xavi é um 8 . Só que tem capacidade para organizar jogo

Marafado

Citação de: joao_manike em 29 de Julho de 2010, 12:43
Citação de: Red skin em 29 de Julho de 2010, 12:36
Citação de: joao_manike em 29 de Julho de 2010, 12:23
Citação de: Marafado em 29 de Julho de 2010, 10:18
O tipico 10 está em vias de extinção.
Concordo. Porque agora até para organizar jogo, já se organiza a partir de trás (Pirlo, Veloso, Xabi Alonso, etc.)
Mas ainda há alguns 10's por aí, só que agora o futebol é mais mecanizado, já nao há os 10's Românticos como Laudrup e Riquelme

Um 10 n precisa de ser romântico... isso é coisa de gajas... se está em extinção ou n, n sei, o q sei é q os 10 podem ter diferentes características e têm mais funções q tinham antes, mas isso tb qq outra posição em campo... o q difere é q nem todas as equipas jogam com um 10, prefirindo jogar com 2 "8" por exemplo... o Benfica joga com um 10 por exemplo, assim como muitas equipas... agora o Aimar é um 10 diferente do 10 q era Rui Costa e diferente do q é Ronaldinho...
E já agora tambem diferente do que é Messi e Ozil.  Messi e Ozil sao 10's encostados ao flanco
Com esta é que me tramaram. Sempre olhei para eles como extremos, ou como médios ofensivos a jogar nas alas.

Marafado

Citação de: joao_manike em 29 de Julho de 2010, 12:50
Citação de: Marafado em 29 de Julho de 2010, 12:46
Citação de: joao_manike em 29 de Julho de 2010, 12:42
Citação de: Marafado em 29 de Julho de 2010, 12:40
É fácil confundirem-se posições.

esclareçam-me: o Xavi, para mim o melhor médio do Mundo, é um 10?
Nao . 
Também não me parece um 10. ainda que tenha uma creatividade, qualidade de passe e remate co nível de um nº10 clássico.
Na minha opinião, o Xavi é um 8 . Só que tem capacidade para organizar jogo
Para mim é um 8, mas todos os 8 têm capacidade para organizar jogo ( Lampard, Gerrard e Scholes). Penso que o 10 clássico evoluiu em muitos casos para o nº8 devido Às incumbências tácticas que tem no momento defensivo.

Grande


Cada vez é mais difícil jogar com um "10". Os treinadores acabam por apostar antes em "8", devido a cada vez mais importante luta pelo meio campo.
Um "10" do futuro tem que saber defender(não tanto tirar a bola mas saber posicionar-se defensivamente e saber pressionar) e aparecer bem na fase de finalização.

joao_manike

Citação de: Marafado em 29 de Julho de 2010, 12:55
Citação de: joao_manike em 29 de Julho de 2010, 12:50
Citação de: Marafado em 29 de Julho de 2010, 12:46
Citação de: joao_manike em 29 de Julho de 2010, 12:42
Citação de: Marafado em 29 de Julho de 2010, 12:40
É fácil confundirem-se posições.

esclareçam-me: o Xavi, para mim o melhor médio do Mundo, é um 10?
Nao . 
Também não me parece um 10. ainda que tenha uma creatividade, qualidade de passe e remate co nível de um nº10 clássico.
Na minha opinião, o Xavi é um 8 . Só que tem capacidade para organizar jogo
Para mim é um 8, mas todos os 8 têm capacidade para organizar jogo ( Lampard, Gerrard e Scholes). Penso que o 10 clássico evoluiu em muitos casos para o nº8 devido Às incumbências tácticas que tem no momento defensivo.
Ha uma diferença entre organizar jogo e construir.

Organizar é construir mas a dar o melhor seguimento a cada lance, Aimar style , Construir é ter capacidade de criar jogo nao sendo no entanto um criador de jogo nato, Martins Style

joao_manike

Um box pode construir jogo , mas para organizar precisa de se re-inventar como jogador.

E nem todos os 8 sabem construir. Tens o exemplo do Ramires e do Amorim.

Para construir é preciso capacidade técnica para tal. Nem todos os 8 a têm .

Grande

Citação de: joao_manike em 29 de Julho de 2010, 13:18
Um box pode construir jogo , mas para organizar precisa de se re-inventar como jogador.

E nem todos os 8 sabem construir. Tens o exemplo do Ramires e do Amorim.

Para construir é preciso capacidade técnica para tal. Nem todos os 8 a têm .

Para um 8 é mais importante distribuir do que construir.

joao_manike

Citação de: Grande em 29 de Julho de 2010, 13:22
Citação de: joao_manike em 29 de Julho de 2010, 13:18
Um box pode construir jogo , mas para organizar precisa de se re-inventar como jogador.

E nem todos os 8 sabem construir. Tens o exemplo do Ramires e do Amorim.

Para construir é preciso capacidade técnica para tal. Nem todos os 8 a têm .

Para um 8 é mais importante distribuir do que construir.
Depende do que o treinador pedir. Normalmente as equipas têm um jogador alvo, que é o que organiza jogo. Os treinadores é que definem o que os jogadores fazem em campo

klik

Citação de: andre_04_SLB em 28 de Julho de 2010, 00:57
Citação de: rkc em 27 de Julho de 2010, 21:16
Citação de: andre_04_SLB em 27 de Julho de 2010, 15:00
Citação de: LuigiSLB83 em 27 de Julho de 2010, 14:56
André, de entre o David Simão, Miguel Rosa ou o Yartei, achas que nenhum tinha lugar no plantel deste ano?

A escolher um escolheria o Yartei até porque é o jogador que pelas suas características mais facilmente pegava neste Benfica. Na posição de Interior/Ala Esquerdo, pela sua velocidade, facilidade de ocupação de espaços interiores em progressão, penso que poderia ter tido uma oportunidade.

O David Simão, da forma como joga o Jesus, não tem lugar em qualquer posição. A 6 está tapado e o 6 de Jesus é um jogador de equilíbrios e de contenção, o que o Simão definitivamente não é, e a posição tanto de Interior Direito como Interior Esquerdo têm uma verticalidade e profundidade que o Simão não consegue oferecer. A 10, ele decididamente não tem dinâmica.

Contudo, pode vir a ser dos melhores jovens da Liga Sagres jogando num sistema diferente com funções diferentes. Contudo, este ano ainda é "curto" para o Benfica.

Só tu é que vês o DS a "6". Cada um com a sua.

A 6 e a 8. Eu e os seus últimos treinadores. Certamente percebem mais do que tu... ou não?

Ou achas que um jogador com as características do Simão pode ser um 10 no futebol moderno?

Hj em dia joga-se muito com duplo pivot, e com um 10 a frente.... pode perfeitamente jogar a 10 dessa forma, a fazer o apoio ao avançado!!

FUTURO PRESIDENTE

Citação de: Marafado em 29 de Julho de 2010, 12:40
É fácil confundirem-se posições.

esclareçam-me: o Xavi, para mim o melhor médio do Mundo, é um 10?
a defender é um 8 e a atacar um 10