David Simão

Médio, 34 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2007-2007, 2011-2011), 2 jogos (66 minutos), 0 golos

André Sousa

A questão é simples. Jogadores como o Xavi, David Simão e afins, num modelo de jogo que não potencie o colectivo, acabam sempre por não ter grande notoriedade. Enquanto que um jogador que consiga desequilibrar individualmente terá sempre outro "hype".

Çula

Citação de: Edu em 20 de Maio de 2012, 22:59
Bem, há bons jogadores que poderiam ter dado mais ao futebol e que acabam por se perder, Çula.. Mas no caso do viana, até não terá sido por falta de oportunidades.

Claro.
Mas no caso do Hugo Viana parece-me mais fácil de analisar o que é que travou a sua carreira. E atenção foi espectacularmente bem trabalhado pelo Boloni a quando da sua subida aos séniores. Ou seja, aquele espaço temporal de um, dois anos que um jogador tem até se ambientar ao futebol profissional, no caso do Viana foi super produtivo.

Niggalhao

Quero que ele fique no Benfica e jogue, pelo menos em 1/3 dos jogos, mas eu sei que isso é impossível...

Edu

Citação de: André Sousa em 20 de Maio de 2012, 23:02
Citação de: Edu em 20 de Maio de 2012, 22:48
Estou mais com o Çula lol Não era médio que quisesse no Benfica. Tem um excelente passe, visão de jogo e tem um remate fantástico e técnica. É bom para as bolas paradas mas... pouco mais. :P

Eu adorava tê-lo cá. E tinha gostado ainda mais se o tivéssemos ido buscar quando foi contratado pelo Braga a custo zero. Disse-o aqui e fui comido vivo, ou quase, depois de ter dito que preferia ter o Viana, preterindo o Martins. E ainda hoje não mudo de opinião. Excelente tecnicamente, tacticamente é bastante evoluído, num meio campo a três é mel e super inteligente. Falta-lhe aquela capacidade para desequilibrar individualmente através do drible, mas se tivesse isso não estava em Portugal.
Não é uma opinião descabida, de todo. Mas concordo com o Çula quando ele diz que lhe falta a tal dinâmica. Mas não punha as mãos no fogo a dizer que não vingava.

André Sousa

Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 20 de Maio de 2012, 23:06

Pá, isto nem se trata de perceber de futebol ou não. Eu digo que o David Simão não tem dinâmica. Disse, mais à frente, que isso está relacionado com o seu jogo sem bola, com trabalhar para receber, criar linhas de passe... E tu falas-me de um jogo da Académica onde, pelo que li e pelo que tu também dizes, a Académica não teve muita bola e o David Simão caracterizou-se mais pelo que fez defensivamente.

Como é que é suposto isto mostrar que ele é dinâmico?

abar85

Citação de: André Sousa em 20 de Maio de 2012, 23:07
A questão é simples. Jogadores como o Xavi, David Simão e afins, num modelo de jogo que não potencie o colectivo, acabam sempre por não ter grande notoriedade. Enquanto que um jogador que consiga desequilibrar individualmente terá sempre outro "hype".

Exactamente.

Javi só é o que é naquele modelo, no Real não seria a mesma coisa por exemplo.

É dificil que o David Simão numa Académica com aquele modelo, não se destaque muito, da mesma forma que com o modelo do JJ dificilmente tem lugar.


Edu

Citação de: Çula em 20 de Maio de 2012, 23:08
Citação de: Edu em 20 de Maio de 2012, 22:59
Bem, há bons jogadores que poderiam ter dado mais ao futebol e que acabam por se perder, Çula.. Mas no caso do viana, até não terá sido por falta de oportunidades.

Claro.
Mas no caso do Hugo Viana parece-me mais fácil de analisar o que é que travou a sua carreira. E atenção foi espectacularmente bem trabalhado pelo Boloni a quando da sua subida aos séniores. Ou seja, aquele espaço temporal de um, dois anos que um jogador tem até se ambientar ao futebol profissional, no caso do Viana foi super produtivo.
Também acho.
O boloni...  :confused: :ashamed:

Fly 13

Citação de: Edu em 20 de Maio de 2012, 23:13
Citação de: Çula em 20 de Maio de 2012, 23:08
Citação de: Edu em 20 de Maio de 2012, 22:59
Bem, há bons jogadores que poderiam ter dado mais ao futebol e que acabam por se perder, Çula.. Mas no caso do viana, até não terá sido por falta de oportunidades.

Claro.
Mas no caso do Hugo Viana parece-me mais fácil de analisar o que é que travou a sua carreira. E atenção foi espectacularmente bem trabalhado pelo Boloni a quando da sua subida aos séniores. Ou seja, aquele espaço temporal de um, dois anos que um jogador tem até se ambientar ao futebol profissional, no caso do Viana foi super produtivo.
Também acho.
O boloni...  :confused: :ashamed:
Também acho que seria bom treinador para a equipa B.

André Sousa

Citação de: Edu em 20 de Maio de 2012, 23:09
Não é uma opinião descabida, de todo. Mas concordo com o Çula quando ele diz que lhe falta a tal dinâmica. Mas não punha as mãos no fogo a dizer que não vingava.

Neste Benfica seria difícil. Não tem a qualidade do Aimar e a jogar à frente do Javi seria comido em transição variadas vezes. Como 2º avançado... Não. A única coisa de positivo seria, provavelmente, a quantidade de vezes que teria a bola em boas zonas para finalizar de longe.

Edu

Citação de: Fly 13 em 20 de Maio de 2012, 23:14
Citação de: Edu em 20 de Maio de 2012, 23:13
Citação de: Çula em 20 de Maio de 2012, 23:08
Citação de: Edu em 20 de Maio de 2012, 22:59
Bem, há bons jogadores que poderiam ter dado mais ao futebol e que acabam por se perder, Çula.. Mas no caso do viana, até não terá sido por falta de oportunidades.

Claro.
Mas no caso do Hugo Viana parece-me mais fácil de analisar o que é que travou a sua carreira. E atenção foi espectacularmente bem trabalhado pelo Boloni a quando da sua subida aos séniores. Ou seja, aquele espaço temporal de um, dois anos que um jogador tem até se ambientar ao futebol profissional, no caso do Viana foi super produtivo.
Também acho.
O boloni...  :confused: :ashamed:
Também acho que seria bom treinador para a equipa B.
Sem dúvida. Pagas tu?

Fly 13

Citação de: Edu em 20 de Maio de 2012, 23:16
Citação de: Fly 13 em 20 de Maio de 2012, 23:14
Citação de: Edu em 20 de Maio de 2012, 23:13
Citação de: Çula em 20 de Maio de 2012, 23:08
Citação de: Edu em 20 de Maio de 2012, 22:59
Bem, há bons jogadores que poderiam ter dado mais ao futebol e que acabam por se perder, Çula.. Mas no caso do viana, até não terá sido por falta de oportunidades.

Claro.
Mas no caso do Hugo Viana parece-me mais fácil de analisar o que é que travou a sua carreira. E atenção foi espectacularmente bem trabalhado pelo Boloni a quando da sua subida aos séniores. Ou seja, aquele espaço temporal de um, dois anos que um jogador tem até se ambientar ao futebol profissional, no caso do Viana foi super produtivo.
Também acho.
O boloni...  :confused: :ashamed:
Também acho que seria bom treinador para a equipa B.
Sem dúvida. Pagas tu?
Em vez de contratarem 350 jogadores por época...

O.Guerreiro.Da.Luz

Citação de: Edu em 20 de Maio de 2012, 23:05
Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 20 de Maio de 2012, 22:58
Citação de: Edu em 20 de Maio de 2012, 22:57
Assim é complicado, Guerreiro ;D

Podes crer...

http://www.goal.com/br/news/3357/espanha/2012/04/20/3049817/xavi-desabafa-sobre-era-rijkaard-no-bar%C3%A7a
"...A cada ano que se passava, ganhava cada vez mais oportunidades e sua evolução técnica era notável. Com a saída de Guardiola em 2001, agora não havia nenhum concorrente de peso para aquele setor do campo, e Xavi se tornou titular absoluto, atuando em quase todas as partidas da La Liga na temporada 2001-02. Se tornou uma peça-chave no meio-de-campo da equipe catalã e garantiu seu espaço na Seleção Espanhola, sendo convocado para a Copa do Mundo de 2002, na Coreia e no Japão..."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Xavi

Eu posso não ter uma excelente memória mas tenho a certeza que já gosto e sou fã do futebol do Xavi há muitos anos, antes do guardiola, muito antes.

Mas, vocês já se esqueceram da origem da conversa? Já se esqueceram o porquê de ter comparado com a situação do Xavi?

Volto-vos a recordar: o problema do David Simão é um pouco idêntico ao do Xavi (período Rijkaard) por não o enquadrarem num estilo de jogo que o valorizasse.

É normal que o Rijkaard o visse como um pequenote, ou um lento, pois cresceu em equipas onde a componente física era muito importante, tal como Ajax e Milan.

O mesmo poderei dizer do David Simão no Benfica (visto que na Académica parece estar a encontrar o seu espaço), que não lhe deram oportunidades nem espaço para explorarem as suas boas características.

Depois, por muito que queiram, o Xavi só se tornou fundamental no Barcelona com o Pep Guardiola que sabia muito bem como aproveitar o melhor do espanhol. O Guardiola não foi em estereotipos barrocos como outros treinadores e isso para mim foi uma das grandes vitórias do Pep e muito provavelmente o factor extra que levou a ganhar tantos troféus em tão poucos anos.

PS: Em 2001-2002 com Xavi a titular Edu, o Barcelona foi... 4º classificado! Continuas a achar que ele já tinha atingido a sua potencialidade?

Çula

Citação de: André Sousa em 20 de Maio de 2012, 23:15
Citação de: Edu em 20 de Maio de 2012, 23:09
Não é uma opinião descabida, de todo. Mas concordo com o Çula quando ele diz que lhe falta a tal dinâmica. Mas não punha as mãos no fogo a dizer que não vingava.

Neste Benfica seria difícil. Não tem a qualidade do Aimar e a jogar à frente do Javi seria comido em transição variadas vezes. Como 2º avançado... Não. A única coisa de positivo seria, provavelmente, a quantidade de vezes que teria a bola em boas zonas para finalizar de longe.


O problema é que neste momento o Viana quase só consegue aparecer em zona de finalização a partir de lançamentos para os alas e contemporização dos mesmos até lhe dar tempo para subir. Caso contrário fica mais difícil.

André Sousa

Meu... Era o Barça de 2001/2002. Tens noção do que era o Barça nessa altura? Era suposto o Xavi levar o Barça à conquista da BBVA com um Real daquela qualidade?

Mr.Costa

david simão: "Ninguém do Benfica falou comigo."

onde é que eu já vi isto? (ps. postado no topico do presidente, do treinador e do jogador, para ver se pelo menos uma ligação entre os 3 exista, nem que seja o mesmo comentário feito por mim num site do clube.)