Javi García

Médio, 38 anos,
Espanha
Equipa Principal: 4 épocas (2009-2012), 132 jogos (11108 minutos), 14 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (3)

Billy the Kid

Javi García mantém ligação ao Benfica

Vai dedicar-se à formação profissional, mas colaborará com águias na análise e observação

Javi García deixou a equipa técnica do Benfica, da qual fez parte duas temporadas, para dedicar-se à formação de treinador. O antigo médio, 37 anos, vai fazer os cursos UEFA A, primeiro, e UEFA Pro, depois, na federação espanhola. Por serem presenciais, não poderia dedicar-se em exclusivo ao Benfica. Mas Javi García vai manter a ligação aos encarnados, através de análise e observação. O Benfica vai continuar a aproveitar o conhecimento e capacidades técnicas do técnico espanhol.

Foi, aliás, por isso que Javi García descreveu este momento como um «até já». Esclareceu, em declarações à BTV, que vai prosseguir a formação para «estar mais preparado e um dia voltar». Javi sente que evoluiu «muito» nos dois últimos anos e confessou que foi «graças» a Roger Schmidt que sentiu «realmente» que gosta de ser treinador.

«Os adeptos só conseguem ver o mister no dia do jogo e no dia anterior ao do jogo, que é quando sentimos a tensão que é necessária para fazer bem as coisas. Mas, no dia a dia, o mister é incrível. Não há pessoa do clube, entre jogadores, staff e médicos, que fale alguma coisa de mal dele. É muito boa pessoa, muito agradável, muito simpático», contou, pedindo aos adeptos para fazer «reset» depois da época passada. «Vamos voltar mais fortes», prometeu.

https://www.abola.pt/futebol/noticias/javi-garcia-mantem-ligacao-ao-benfica-2024070220282863543

hugoPT92

Arranjaram uma saída airosa. Isso dos cursos é uma treta como é óbvio.

hugoPT92

Citação de: hugoPT92 em 03 de Julho de 2024, 08:37Arranjaram uma saída airosa. Isso dos cursos é uma treta como é óbvio.

Acrescento que certamente tem contrato até 2026 tal como o resto da equipa técnica. Agora muda de funções e continua a receber. Entra o Rocha e é mais um a receber.  :2funny:

Sequel

Citação de: John F. Kennedy em 02 de Julho de 2024, 19:22O Ricardo Rocha tem sangue na guelra, que é o que falta aos meninos.

É curioso que têm todos, até chegarem ao Benfica.


fdpdc666

Javi García acredita que o Benfica vai eliminar o Barcelona: «Se os assustarmos...»
Antigo jogador e adjunto dos encarnados confiante para os oitavos de final da Liga dos Campeões.



Foto: Luís Manuel Neves

Javi García acredita que o Benfica vai eliminar o Barcelona e garantir a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões. Em entrevista ao jornal 'Sport', o antigo jogador e adjunto dos encarnados, deixou elogios à equipa orientada por Bruno Lage, considerando que, em casa, será capaz de fazer um bom resultado.

"O Benfica está a jogar bem em casa na Liga dos Campeões. Se tiver um bom dia, é muito perigoso. Quando vejo uma equipa que diz estar acima das outras neste tipo de eliminatórias... Acho que será bastante equilibrada. Até vejo o Benfica como favorito. O Benfica tem muito orgulho e os adeptos ajudam muito. O que tenho a certeza é que vão conseguir um bom resultado em casa. Depois, no segundo jogo, vão ter dificuldades, mas vão conseguir passar a eliminatória", disse ao jornal catalão.

"Pode ser a minha maneira de ver o futebol, mas temos de jogar a trezentos por cento, e quando jogamos em casa e o fazemos desde o início... Se tivermos em mente que há um segundo jogo... Se assustarmos o Barcelona e entrarmos no seu meio-campo, se formos corajosos. Talvez seja a minha forma de ver o futebol, mas o Barcelona pode sofrer, tem jogadores que não têm muita experiência nestes jogos".

O antigo médio, que representou o Benfica entre 2009 e 2012, antes de se transferir para o Manchester City, admitiu que não perde um jogo no Estádio da Luz, tendo vivido com grande emoção o Benfica-Barcelona da fase regular, que terminou com a vitória da equipa catalã por 5-4 graças a um golo de Raphinha nos descontos: "Era impossível fica parado um único momento. É verdade que o Benfica não teve muitas oportunidades de golo, mas aproveitou as que teve. Foi um jogo muito estranho. Começou bem, teve algumas oportunidades, o autogolo... Depois o Barcelona teve mais posse de bola, mas não me lembro de uma defesa de Trubin porque a eficácia deles em frente à baliza foi tremenda".

Javi García acredita, no entanto, que o jogo de quarta-feira dos oitavos de final entre as duas equipas será diferente. "Do ponto de vista do espectador, espero que seja um jogo com muitos golos, mas, como se trata de uma eliminatória, sabe-se que há uma segunda mão... Acharia estranho se houvesse tantos golos".

Na mesma entrevista, Javi García admitiu também que foi no Benfica que viveu os melhores tempos enquanto futebolista: "Diria que foi a equipa de que mais gostei, onde penso ter tido o melhor desempenho e onde me senti mais confortável. Tive a sorte de jogar com grandes jogadores. Joguei ao melhor nível", disse, antes de ser desafiado pelo 'Sport' a explicar o peso que o Benfica tem em Portugal.

"É o clube do país. É o maior clube. Em todos os sentidos da palavra. Temo o maior número de adeptos, o maior número de sócios. Estamos a falar de equipas como o Real Madrid, o Barcelona, o Manchester United, o Manchester City, cada uma com os seus momentos, mas o Benfica é uma delas".

Por Record

André_dos_Santos

Javi agora no Futebol total no canal 11

Faroleiro

Citação de: hugoPT92 em 03 de Julho de 2024, 08:51
Citação de: hugoPT92 em 03 de Julho de 2024, 08:37Arranjaram uma saída airosa. Isso dos cursos é uma treta como é óbvio.

Acrescento que certamente tem contrato até 2026 tal como o resto da equipa técnica. Agora muda de funções e continua a receber. Entra o Rocha e é mais um a receber.  :2funny:
Um autêntico bar aberto tachocrático.

Os sócios pagam e não bufam!


Jeremy

Ele foi embora porque quería tirar o curso de treinador e o Schmidt nao quería ninguem no seu staff que quería ser treinador

manuelbentismo

Citação de: André_dos_Santos em 10 de Março de 2025, 22:33Javi agora no Futebol total no canal 11

Boa entrevista.
Foi interessante perceber como aconteceu o impacto que o JJ teve naquela equipa de estrelas de 09/10.

A forma como falou do Aursnes e do João Neves também foi porreira. Disse que toda a gente se apaixonou pelo João Neves quando subiu aos séniores.

Disse que não queria sair para o city, mas isso já se sabia.

fdpdc666

Javi García e a mudança para o Benfica: «Um dia ao pequeno-almoço, o Cristiano Ronaldo veio ter comigo...»
Ex-internacional espanhol diz que a conversa com o português foi decisiva.



Foto: Marca

Javi García relembrou a mudança para o Benfica, em 2009/10. Em declarações ao podcast 'Partidazo' da DAZN Portugal, o ex-internacional espanhol, agora comentador do referido canal, contou que foi a partir de uma conversa com Cristiano Ronaldo que decidiu dar o 'sim' ao clube da Luz.

"Estava na Áustria. O meu agente ligou-me para falar sobre a possibilidade de vir para o Benfica. Por acaso foi engraçado que um dia cheguei ao pequeno-almoço e o Ronaldo, que estava na primeira época no Real, veio ter comigo e perguntou-me: 'oh Javi, tens a possibilidade de ir para o Benfica?' e eu aproveito e digo-lhe: 'Ronaldo... que tal? Vou?'. E ele: 'vai' [risos]. Graças a Deus que ele perguntou porque eu não lhe ia perguntar. Foi engraçado porque fiquei muito tranquilo. Sabia que o Benfica é um clube espetacular. Mas o Cristiano, com aquela confiança, a responder que sim, tranquilo, vai lá, espetacular", conta Javi García, que representou os encarnados até 2012, ano em que se transferiu para o Manchester City por 20 milhões de euros.

Mais tarde, concretamente em 2022/23, Javi voltou à Luz para ser adjunto de Roger Schmidt, cargo que desempenhou até ao fim da última temporada, sendo substituído por Ricardo Rocha.

in Record