Memórias Europeias


Fundamentalista SLB

Citação de: Benfiquista_ em 10 de Julho de 2015, 00:36
Vinte e tal anos encontrei a música da RTP, na apresentação dos nossos jogadores na Final de Viena, contra o Milan.

Já me vieram as lágrimas aos olhos...

Que som nostálgico...faz-me recuar 25 anos  :)

https://youtu.be/8PnJMkd-CWg

Tinha isto gravado em VHS, devo ter visto isto mais de mil vezes!

Benfiquista_

#152
Também tinha em VHS, vi umas milhentas vezes também!

Os nossos Jogadores narrados pelo Rodrigo Guedes de Carvalho.

Os do Milan pelo saudoso, Rui Tovar, com a música, 'Mammagamma', dos The Alan Parsons Project.

https://youtu.be/d8ofvkKGdbo

faneca_slb4ever


RedVC

#154
5 Abril 1962, Estádio White Hart Lane.

Segunda mão da Taça dos Clubes Campeões Europeus.

O Benfica tinha ganho na primeira mão por 3-1.

Em Londres estava prestes a começar um jogo diferente. Jogo duríssimo num relvado empapado. Um jogo mais importante do que hoje a maior parte de nós pensa e que esteve na base da vitória final.

Ficha do jogo:

Tottenham:
Brown; Baker, Henry, Blanchflower (48, pen), Norman, Mackay, Medwin, White, Bobby Smith (35), Jimmy Greaves, Jones

Benfica:
Costa Pereira; Mário João, Ângelo, Cavem, Germano, Cruz, Augusto, Eusébio, José Águas (15), Coluna, Simoes

Árbitro: A Poulsen (Denmark)

Assistência 64.448



Programa e bilhete






Apronto com o Feiteiceiro no White Hart Lane


Confiante. Feiticeiro, mágico, sábio, professor. Campeão.


Com os media


Eusébio já era notado


Nos treinos, percebia-se que o terreno iria ser uma condicionante. E pelo menos um jornal quase adivinhava o papel que o elegante guarda-redes Benfiquista iria ter no jogo


Eusébio relaxa antes do jogo



Estádio de White Hart Lane


Afluência, milhares e milhares



Entre capitães, Jose Aguas e Danny Blanchflower


Diz-se que Guttman mandou os seus homens ir ao relvado antes do início do jogo. Para se ambientarem ao barulho e contactarem com o relvado empapado. Ali em frente aos Ingleses a mostrar que não havia medo.


O Capitão Águas, a luz que iluminou o caminho


E marca!



Greaves marca, mas... anulado. O perigo rondava. Os Spurs investiam tudo o que tinham.



Mário João nem no chão se rendia mas Bobby Smith marcava aos 35 minutos


E Blanchflower marca o penalty aos 4o minutos. O perigo estava à porta logo apos o início da 2ª parte. Faltava 1 golo para os Ingleses empatarem a eliminatória


Eusébio e Águas entre Ingleses. Estética inigualável. Futebol de gigantes.



Polémica. Duro, duríssimo


Foi a grande noite de Costa Pereira. Talvez a maior a sua carreira.


E outra


Mais outra


Outra


Uma e outra. Tudo defendeu. Uma defesa de aço com Mário João,Ângelo, Germano e Cruz a ajudar. Bravamente.


Batalha!



No final, restou a resignação aos Ingleses. O Benfica era finalista




Vinha aí a segunda para o Estádio da Luz!



faneca_slb4ever


Elvis the Pelvis

Grande post, RedVC. Belas fotos!

RedVC

Para alguns jogos estão disponíveis na rede bastantes fotografias de excelente qualidade. Este é um desses. Claro que quem tem interesse em ter cópias de alta qualidade pode sempre comprar nas agências. Há outros jogos -presumo muitos - com fotografias enterradas em arquivos de jornais e agências de fotografias à venda por bom dinheiro. A LUSA há pouco tempo deu-nos uma boa notícia.

E depois há a televisão. Este jogo foi transmitido pela televisão. Há por aí bo youtube uns resumos de uns 3-4 minutos. Deve haver gravação integral embora a BBC e a ITV tanto quanto sei tinham a palermice de apagar gravações para reutilizar.

Às vezes pergunto-me porque é as televisões não arranjam forma de ter parcerias com os clubes para vender DVDs com essas gravações integrais. Mesmo com pirataria deveria ainda com um pacote atractivo muito bom adepto que daria uns bons euros para ter por exemplo uma versão de luxo das grandes finais, meias-finais ou outros jogos memoráveis do Sport Lisboa e Benfica. Eu tenho uns euros que desviaria de bom grado para esses DVDs.

Elvis the Pelvis

As únicas imagens que já vi desse Tottenham-Benfica, foi naquele documentário sobre o Eusébio, que se não estou em erro, saiu em 1992. Ainda tenho essa VHS.  ;D

Hofstede1904


Dandy

Citação de: Elvis the Pelvis em 13 de Julho de 2015, 21:04
As únicas imagens que já vi desse Tottenham-Benfica, foi naquele documentário sobre o Eusébio, que se não estou em erro, saiu em 1992. Ainda tenho essa VHS.  ;D




   https://www.youtube.com/watch?v=gBqSLVvoorY





Elvis the Pelvis

Se bem me lembro, não são exactamente essas as imagens que aparecem no tal documentário.

pcssousa

Por falar em
Citação de: Fundamentalista SLB em 10 de Julho de 2015, 14:44
Citação de: Benfiquista_ em 10 de Julho de 2015, 00:36
Vinte e tal anos encontrei a música da RTP, na apresentação dos nossos jogadores na Final de Viena, contra o Milan.

Já me vieram as lágrimas aos olhos...

Que som nostálgico...faz-me recuar 25 anos  :)

https://youtu.be/8PnJMkd-CWg

Tinha isto gravado em VHS, devo ter visto isto mais de mil vezes!

Por falar em Benfica, músicas e VHS, durante anos e anos vi e revi compulsivamente este anúncio:

https://www.youtube.com/watch?v=icfoh5Qk1qs

É de elevado grau de epicidade. Via isto e sonhava, sonhava, sonhava. Sonhava com aquilo que hoje nem me arrisco a sonhar.
É um anúncio marcante e que me marcará para sempre, com o Benfica da minha infância.

Incrível como cada momento da minha vida ainda hoje é marcado pelos bons e maus momentos do Benfica. Dou um exemplo, o dia do nascimento do meu 2º filho fica também marcado por ser a véspera do dia em que espetámos 5 ao Real de Mourinho.

Benfiquista_

Citação de: pcssousa em 14 de Julho de 2015, 14:56
Por falar em
Citação de: Fundamentalista SLB em 10 de Julho de 2015, 14:44
Citação de: Benfiquista_ em 10 de Julho de 2015, 00:36
Vinte e tal anos encontrei a música da RTP, na apresentação dos nossos jogadores na Final de Viena, contra o Milan.

Já me vieram as lágrimas aos olhos...

Que som nostálgico...faz-me recuar 25 anos  :)

https://youtu.be/8PnJMkd-CWg

Tinha isto gravado em VHS, devo ter visto isto mais de mil vezes!

Por falar em Benfica, músicas e VHS, durante anos e anos vi e revi compulsivamente este anúncio:

https://www.youtube.com/watch?v=icfoh5Qk1qs

É de elevado grau de epicidade. Via isto e sonhava, sonhava, sonhava. Sonhava com aquilo que hoje nem me arrisco a sonhar.
É um anúncio marcante e que me marcará para sempre, com o Benfica da minha infância.

Incrível como cada momento da minha vida ainda hoje é marcado pelos bons e maus momentos do Benfica. Dou um exemplo, o dia do nascimento do meu 2º filho fica também marcado por ser a véspera do dia em que espetámos 5 ao Real de Mourinho.
Conheço também, embora não tenha memória.

Desse certeza que o vi, mas não tenho memória.

Tenho de um, da Citroën, antes de começar o Benfica-Milan de 1990, que nunca mais cxonaegui encontrar.

É interessante estas coisas da ligação da músicas, anúncios, etc com o nosso Clube e como vimos e reviamos em VHS estas coisas de maneira compulsiva e até memo obsessiva.

Aina hoje oiço músicas a ver com jogos nossos ,muitas vezes mesmo.

faneca_slb4ever

Citação de: Elvis the Pelvis em 13 de Julho de 2015, 21:04
As únicas imagens que já vi desse Tottenham-Benfica, foi naquele documentário sobre o Eusébio, que se não estou em erro, saiu em 1992. Ainda tenho essa VHS.  ;D

Eu também :)