Luis Sénica (Hóquei em Patins)

Treinador, 60 anos,
Portugal
Estatísticas: 4 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Liga Europeia (1), Taça CERS (1), Taça Continental (1), Supertaça (2)

Gonçalo_SLB

Obrigado por todas as conquistas, especialmente pela conquista da Liga Europeia, algo que já perseguíamos há muito tempo, e pela quebra do jejum no Campeonato Nacional.

Boa sorte para o futuro.

hugo1904

Ao invés de muitos, estou contente com a sua saída. Creio que o seu tempo acabou.

Obviamente estou agradecido por aquilo que fez em prol do Hóquei em Patins benfiquista, e sobretudo pelos títulos conquistados ao longo destes últimos anos, concretamente o título europeu conquistado esta época e o título de Campeão Nacional 2011/2012 depois de 14 anos de jejum.

Agora há que recuperar a hegemonia do Hóquei em Patins a nível nacional.

BlankFile

Saudade, definitivamente. Foi o grande responsável pelo regresso aos grandes feitos do Hockei Patins do Benfica, culminando o seu percurso com a conquista da prova mais importante ao nível de clubes em todo o Mundo: A Liga Europeia. Prova essa que não constava ainda do palmarés do Benfica. Independentemente dos erros que possa ter cometido enquanto treinador do Benfica, fico eternamente agradecido a este homem.
Desejo-lhe a melhor das sortes na sua carreira.

Amigo das modalidades

fica claramente na história do Benfica, e da História devemos guardar as coisas boas e as coisas más, embora eu faço por sobretudo recordar as boas, as boas memórias do Benfica vencedor.

Muitos se têm revoltado contra a saída do Sénica, que estava há muito decidida e "anunciada" e que só a gerência caótica sem liderança e ignorante tentou ainda parar, mas o processo estava bem avançado e era felizmente irreversível. E aqui o Sénica esteve mt bem, como esteve na entrevista da RTPInformação. Agora, eu tinha dito, e repito, sai em ombros, campeão europeu e tal, mas esteve 4 temporadas no Benfica, sim, 4 temporadas.

Devemos e podemos avaliar o ciclo, as 4 temporadas e não só uma. Para a história, Sénica foi campeão europeu e quebrou o jejum de 15 (!) temporadas sem sermos campeões nacionais.

Mas bom... pelo caminho, foi o treinador que na 1ªépoca nos fez ficar num miserável 5º lugar face aos objectivos traçados, culminado com uma idiota derrota na secretaria, por insistência na utilização de um jogador castigado, numa história de pareceres muito pouco vinculativos e completamente escusada, já que o plantel tinha opções.

Ainda nessa 1ªtemporada, uma final4 ridícula da Taça CERS, onde o Benfica era claramente favorito, e caiu nas meias-finais de forma inexplicável. Mais, fica ligado a uns "zun zuns", e não quero ir por aqui, de um comportamento nada condizente com o Benfica relativamente a uma equipa de arbitragem estrangeira que veio apitar um jogo na Luz... Adiante nesse mesmo ano, começou a "arrumar a casa" e construir a base de um plantel que se tornou "num grupo de trabalho fantástico, grupo de jogadores de excelência". Bom pelo caminho era escusado era espezinhar os profissionais que estavam no clube, e tratá-los também de forma não lá muito digna, mas enfim...

Seguindo a viagem, na 2ª época o Benfica perdeu o campeonato por "confronto directo". Sim, perdeu pq claudicou nos 2 jogos com o rival, em particular no célebre jogo da Luz, em que perdeu 5-7, levou 6 golos de bola parada e falhou salvo erro, 7 bolas paradas. E pior que tudo, e para a história fica isso também, esse jogo "morreu" para o Benfica quando o Sénica se precipitou a enviar o Diogo Rafael para dentro do campo sem estarem cumpridos 2 min de um cartão azul, situação que custou o cartão vermelho ao Diogo, fez o jogo parar muito tempo e tirou qualquer tipo de reacção ao Benfica. Convém não branquear tudo.

Já que falamos das bolas paradas, embora afirmando que aqui a culpa só pode ser do treinador em termos relativos, quantos de nós não falaram aqui, na luz, onde fosse, que face à incapacidade/handicap mental do Ricardo Silva em particular nos jogos com o FCP, pq raio não experimentar outra solução? bom, o Sénica demorou  e demorou para tentar a solução, e lembrou-se de o fazer... num jogo bem importante da Liga Europeia em Itália, ou seja com muito mais pressão em cima do Pedro Henriques, do que se tivesse começado a fazer isso em jogos de menos insistência. Felizmente, o Pedro defendeu as 3 bolas paradas nesse jogo, a aposta manteve-se e veio a ser decisiva na épica vitória europeia...

mas voltando atrás... à 2ªépoca, que nos trouxe a Taça CERS. Conquista "obrigatória" face às equipas envolvidas, pelo 2ºano consecutivo. Numa final ganha e muito bem ganha, mas que foi um jogo de "one man show" do Diogo Rafael, com 4 golos, e uma exibição de sonho. Aos 21 anos, então... Indiscutivelmente um talento fantástico, indiscutivelmente um titular da Selecção, inexplicavelmente um suplente constante no Benfica e um dos elementos com menos utilização em termos de minutos.... Felizmente que no momento certo, estava lá dentro, e viria a ser decisivo na Liga Europeia. Mas repito, foi completamente incompreensível o Diogo jogar tão pouco às vezes. Muito mesmo! Ou ele e o João passarem largos períodos do jogo no banco, quando em campo agitam o nosso jogo. Ou não apostar já nesta temporada no Miguel Rocha, em vez de manter jogadores com rendimento inferior...

voltando novamente atrás... a 3ªépoca foi do titulo nacional, o fantástico titulo nacional, a maior alegria que tive com o Benfica em muitos anos. Não foi um campeonato imaculado, mas quase. Claudicamos com o rival, mas o rival perdeu mais pontos que nós, depois aguentámos e o Inferno da Luz impediu que moressemos na praia. Contudo, quanto tinhamos tudo para a dobradinha, um prologando efeito de festa e uma prestação péssima na Final da Taça impediram nova festa. Na Liga Europeia, bom, nem vou comentar, até pq não vi esse jogo em directo na tv nem nunca tive coragem para ver a gravação.

a 4ªépoca, perdemos o campeonato com mais do mesmo: bolas paradas em casa frente ao rival, rival esse que... perdeu pontos em casa com Paço de Arcos. O benfica não levou o aviso a sério, e empatou em casa com o Paço de Arcos. O nosso rival perdeu pontos fora em PA. E o Benfica foi lá dp, e uma vez mais não levou a lição bem estudada... adiante, campeonato entregue de mão beijada, tudo apagado pela enorme conquista europeia. Dp, uma vez mais, um jogo patético em Valongo para a Taça, com umas mais patéticas declarações no fim do jogo a dizer que "tinhamos dado tudo", quando o Benfica não jogou 1 crl, numa exibição vergonhosa carregada de erros individuais a custarem golos, numa falta de brio e profissionalismo de muito mau gosto. Valores do Benfica actual...

Faço este balanço época a época, para explicar que, na minha óptica, estava de facto na hora da saída. Os falhanços foram mais que os sucessos, embora o peso deste seja enorme, sobretudo pq quebraram um jejum histórico e penoso no caso do campeonato, e no caso da Liga Europeia levaram o Benfica a um lugar superior e inédito. E isto é histórico sim, mas não chega. Isto é o Benfica, é para ganhar sempre e regularmente. Convem também não esquecer que, a gestão da secção de hóquei mudou tb para o EngºTrindade, e que neste ciclo coincidente, se fez muitas coisas importantes como em particular passar a acertar nas contratações, melhorar sempre o plantel... nos outros anos muita asneira foi feita a nível de plantel, e andámos a pagar isso bem caro.

Não posso também de deixar de referir, episódios tristes e escusados... noticias a saírem para a imprensa, colocando mesmo alguns jogadores em posições desconfortáveis nas suas vidas pessoais, em mais uma atitude escusada, e a muito estranha situação do Paulo Almeida, que nunca foi totalmente esclarecida, mas de "exigência" do treinador Sénica, passou a "incompatibilidade" e terminou em afastamento. Visto de fora eu não tenho muitas duvidas, o Paulo Almeida foi enganado quando lhe disseram para o que vinha, e quando percebeu era tarde demais. Enfim, mais (um) episódio escusado...

Mais ficaram por contar, mas não me interessa. Como disse, não podia deixar passar incólume esta saída que muitos tomam por absurda, escandalosa, bla bla bla. Repito, em Maio,  a decisão estava tomada e muito bem tomada, não podia ser a conquista europeia a fazer marcha-atrás no processo. Aliás, já coisas graves se tinham passado entretanto que colocavam a continuidade de todos os responsáveis "em choque" , um problema maior.

Ao Prof. Sénica, temos de estar eternamente gratos por nos ter "despertado" da letargia em que o Benfica mergulhou anos a fio. Está no patamar dos Imortais, a meu ver, com a conquista europeia.
Mas agora, precisamos de ter o nosso Benfica ganhador de volta, o Benfica que retome a hegemonia do hóquei nacional. Que não ganhe 1 campeonato em 3 perdendo 2 estupidamente, mas que ganhe pelo menos 2 em 3 e se tiver que perder 1, que seja pq o rival foi claramente superior, e não por culpa própria. Espero que se inicie um novo ciclo, um ciclo de vitórias, que pegue em tudo o que foi feito de bom e faça melhor. O Benfica tem sempre de fazer melhor... Tenho pena que a opção estratégica para o comando da equipa técnica não tenha sido a da minha preferência, espero que a opção tomada tenha sido a correcta.

P.S. – Não façam quote deste post, por favor... Boa noite.

JJ SLB

Citação de: Amigo das modalidades em 28 de Junho de 2013, 23:27
...

P.S. – Não façam quote deste post, por favor... Boa noite.
Tenho de o fazer: mto obrigado pelo texto e pela oportunidade de o ler.  O0

Amigo das modalidades

um quote desse tamanho aceita-se... do lençol todo é que não  O0

e o prazer, loucura, paixão, são todos meus, ora essa!

pcssousa

Citação de: Amigo das modalidades em 28 de Junho de 2013, 23:34
um quote desse tamanho aceita-se... do lençol todo é que não  O0

e o prazer, loucura, paixão, são todos meus, ora essa!
Ora essa, ninguém diria melhor que tu disseste. Meteste cá para fora quase tudo o que me ia na alma e já tinha aflorado de forma bem mais ligeira e muito menos detalhada.

Um obrigado ao Prof. Sénica, que tenha muito sucesso na selecção e que o Nunes, o seu sucessor, consiga fazer por cá melhor que ele.

Slb23

JM21

Imortal. Obrigado, Sénica!

Boa sorte para o futuro!

J.P.

Shoky

A derrota com o Blanes foi realmente lamentável.
E o 5º lugar no campeonato...meu deus.

Nunca diria que tão pouco tempo depois teríamos 1 Liga Europeia, 1 Taça CERS, 1 Taça Continental e 1 Campeonato.

AChamaImensa

Todas as questões técnicas do pouco que percebe concordo.

As questões pessoais fico satisfeito que, como prometeste, finalmente teres relevado algumas das coisinhas que te faziam, a ti e a muitos mais insiders, não gostar muito do Sénica.

Sem ofensa, acho que é preciso relativizar estas coisas. Com os anos de fórum aprendi a ligar zero a essas coisas porque quem está mais por dentro ouve sempre versões dos acontecimentos, e normalmente versões de quem está ressentido com alguma coisa, que é normalmente quem fala.

Sénica é capaz de ter muitas falhas a nível pessoal mas qualquer pessoa que esteja num clube quatro anos vai sempre falhar com este ou com aquele. E com isto não digo que Sénica não seja pouco íntegro, pouco correcto nas relações pessoais ou que quer que seja, simplesmente a mim isso diz-me zero porque se eu não estou lá dentro, não quero estar a julgar como se lá estivesse.

Fiquei cansado do Pedro Neto (grande user, já agora) no futsal e da defesa intransigente de todos os seus amigos e de quem apreciava. O que fizeste Amigo foi muito diferente e muito mais correcto, que foi esperar que o professor Sénica saísse, mas já há muito deixei de dar para este peditório.

fyure

Citação de: Shoky em 29 de Junho de 2013, 01:52
A derrota com o Blanes foi realmente lamentável.
E o 5º lugar no campeonato...meu deus.

Nunca diria que tão pouco tempo depois teríamos 1 Liga Europeia, 1 Taça CERS, 1 Taça Continental e 1 Campeonato.
Vi esse jogo ao vivo, não jogámos um caracol...

NunoDuarte

Bom post.
Faltou falar do jogo do João Rodrigues na Supertaça, e das míticas duplas substituições...

Kal-El

Citação de: J.P. em 29 de Junho de 2013, 00:18
Obrigado Mister Sénica!

IMORTAL!

Sem Duvida!! qualquer Atleta ou Treinador que contribua para engrandecer a História já tão imensa do SPORT LISBOA E BENFICA, tornando-se Campeão Europeu no seu respectivo desporto ao serviço do BENFICA merece sem sombra de duvidas ser imortal, toda a equipa merece!