Nélson Évora bate recorde nacional de triplo salto

antonioli

Citação de: antonioli em 30 de Janeiro de 2006, 11:22
Évora ou o homem dos recordes

Nélson Évora, com 7,87 m no salto em comprimento, voltou a destacar-se na segunda jornada do Campeonato Nacional de Sub-23 anos, ontem disputado na Nave de Espinho. O atleta do Benfica Aquashow bateu o recorde nacional de Sub-23 arrebatando o máximo a Carlos Calado que, em 1997, tinha saltado 7,85metros.
Tal marca acaba por ser um bom tónico para o triplo salto que tem este ano como melhor 17,19m, segunda melhor marca mundial de 2006. Em termos colectivos, o Benfica Aquashow ganhou em masculinos, com 112 pontos (seguido pelo JOMA, com 56).

http://www.slbenfica.pt/Info/OutrasModalidades/Atletismo/Noticias/noticiasatletismo_atlnelsonevoraespinho_300106_33581.asp

Sir

Mas o 17,19 nao tinha nenhuma referencia aos sub 23, acho eu..

De qualquer forma, ainda é jovem :)

GloriosoJMP

antonioli

Nelson Évora: «O céu é o limite»

Depois de chegar aos 17,19 no triplo-salto, batendo o recorde nacional que estava na posse de Carlos Calado, o jovem (21 anos) benfiquista Nelson Évora já não quer fazer previsões. "Tinha metas antes de chegar aos 17 metros, agora, o meu limite é o céu!...", afirma. De qualquer forma, sempre vai dizendo que ser finalista no próximo Mundial de pista coberta, em Moscovo, é um grande objectivo.

"Embora as provas sejam diferentes. Esta foi num "meeting", com seis ensaios; na prova de qualificação do Mundial, a pressão é outra e só temos três saltos. Mas se repetir os 17,19 estarei de certeza na final..."

Foi numa cidade de Moscovo enregelada ["lá fora, estavam aí uns 12 graus negativos, até sentíamos falta de ar", recorda] que o atleta do Benfica voltou a fazer a sua melhor prova. Fora na capital russa, aliás, que há dois anos estabelecera o anterior recorde pessoal (16,85).

Mas, curiosamente, a sua presença na prova do recorde, há uma semana, chegou a estar em causa. "Tive um problema digestivo. Comecei a sentir-me mal três a quatro horas antes, vomitei muito, senti-me fraco e com calafrios mas, chegada a hora do aquecimento, tudo passou e a prova até correu muito bem."

Três dias depois, batia o recorde nacional de Sub-23 no salto em comprimento, com 7,87. "O recorde do triplo era esperado, sabia que estava a valer mais de 17 metros e que o recorde do Carlos Calado (17,09). Mas no comprimento não esperava tanto..." Em relação ao futuro, é reservado. "Para já, sinto-me óptimo, sem quaisquer problemas físicos, nomeadamente a nível dos joelhos, que muito me incomodaram em épocas anteriores. Mas não quero estabelecer metas. Agora, o objectivo é ir melhorando. Quero aperfeiçoar a técnica, acertar a corrida de balanço. Depois, o céu é o limite..."

in Record

GloriosoJMP

Nelson Évora voltou ontem, em Espinho, a bater o recorde nacional de Sub-23 do comprimento, com 8,08, a 14 centímetros do recorde absoluto de Carlos Calado

antonioli

Citação de: GloriosoJMP em 12 de Fevereiro de 2006, 02:53
Nelson Évora voltou ontem, em Espinho, a bater o recorde nacional de Sub-23 do comprimento, com 8,08, a 14 centímetros do recorde absoluto de Carlos Calado

Ninguém o pára!  ;D O sporten que se cuide nos campeonatos nacionais.

MoonWalker2003

Voltamos a ter grandes atletas no atletismo, em breve teremos muitos mais...

Vamos esperar que muitos deles participem nos próximos jogos olimpicos....

Estamos a ficar com uma boa equipa, isto deve-se à gestão da direcção da modalidade...porque vejam bem no sportem o que acontece é que estão a descer muito de nivel porque existem falta de pagamento a alguns atletas, (digo isto porque conheco um atleta de lá), e qualquer dia ainda acabam com o atletismo... o SLB é outra coisa porque existem muitos patrocinios para segurar a modalidade...

[C]Gomes

Sir

Nao me recordo de onde vi, mas num meting\campeonato recente, o Benfica dominou o panorama masculino do atletismo. No feminino nao há nada a fazer..

GloriosoJMP

O benfiquista Nelson Évora ficou hoje muito perto do seu recorde nacional do triplo salto, ao ser 4.º classificado no Grande Prémio de Belém, disputado no Estádio do Pará, Brasil.

O português conseguiu 17,10 metros à terceira tentativa, com vento desfavorável de -0,6 metros por segundo, ficando a apenas nove centímetros do seu actual recorde.

Antes marcara 16,52 e 16,90. Depois do registo, marcou nulos os três últimos saltos.

Assim, continua a valer o seu recorde nacional absoluto de 17,19 metros, conseguido a 25 de Janeiro em Moscovo, em pista coberta.

A marca de hoje é, no entanto, a melhor de sempre de Nelson Évora ao ar livre, bem acima dos 16,89 metros da época de 2005.

Tal como nos meetings do Rio de Janeiro, 14 de Maio, e Fortaleza, 17, o português perdeu para os mesmos três atletas os brasileiros Jadel Gregório (17,45) e Jefferson Sabino (17,22) e o cubano Yoandri Betanzos (17,19) - mas desta vez encurtando a desvantagem.

Classificação do triplo salto do GP de Belém:

1. Jadel Gregório (Brasil), 17,45 metros
2. Jefferson Sabino (Brasil), 17,22
3. Yoandri Betanzos (Cuba), 17,19
4. Nelson Évora (Portugal), 17,10
5. Yoelbo Quesada (Cuba), 16,97

andre_04_SLB

Muito bom Nélson!

É daqueles que tem capacidade para chegar bem longe.

coelho_slb

É muito bom mesmo...Futuro ta garantido...pode xegar ao topo...

Shoky

O nosso Nélson Évora está de parabens...

Qualificou-se para a final do salto em comprimento no Europeu de Atletismo. Espanta-me ninguem aqui tenha dito nada sobre isto. A final começou agora.

Boa Sorte Nélson ;)

andre_04_SLB

Bora Nélson. Faltam poucos minutos para ele saltar.