António Ramalhete (Hóquei em Patins)

Juvelacio

O benfiquismo/sportinguismo do Ramalhete sempre dependeu do vento. E hoje senti uma frente polar aqui perto de minha casa...

Cor_rubrum

" A consolação é o que o Sporting ganhou por 11".
Imortal mas sim no WC do outro lado da 2ª circular. Este é como o José Eduardo. Foi Benfiquista até aos 25 anos.Foi mesmo.
Foda-se que isto de ver este gajo aqui tira-me do sério!

RedVC

Um funcionário que tanto gosta do dinheiro do scp como do SLB.
Ex-funcionário, obviamente.

diabo maiato

grande desilusão!!pensei que era benfiquista!!ex-funcionários, lógicamente.....

VitorPaneira7

Dislusão tendo em conta a carreira que fez.

Pancho Lopes 67

O Ramalhete entre as temporadas 1973-74 e 1981-82 foi a razão chave de títulos nacionais, em 1973-74 ganha o seu último campeonato da 1ªpassagem pelo Benfica, assina pela lagartagem e ganha 3 dos 4 campeonatos consecutivos do Sporting entre 1974-1978, tendo ele saido em 1977 após ganhar tudo nesse ano, no 1ºano de regresso ao Benfica numa equipa (onde o nosso futuro treinador Carlos Dantas jogava) abaixo do rival da 2ªcircular, consegue mxm assim ganhar a Taça de Portugal perante a segunda melhor equipa portuguesa dessa altura o AD Oeiras que foi 2º no campeonato em 1976-77 e 1977-78, ganhado entre 1976-77 e 1978-79 três taças das taças consecutivas. Seguem-se para Ramalhete mais 3 campeonatos seguidos no Benfica entre 1978-79 e 1980-81 (o último do Benfica antes do jejum de 11 anos quebrado em 1991-92), assina pelo Sporting no ano seguinte e é talvez a razão principal do título lagarto em 1981-82, perante um Benfica fortíssimo que tinha Cristiano Pereira, Fernando Pereira, José Carlos, José Leste, Picas, Piruças. Nesse espaço de 9 temporadas foram 8 campeonatos em 4 passagens diferentes de clubes (2 no Benfica e 2 no Sporting.

Além dos campeonatos ganhos neste espaço de tempo juntam-se Taça de Portugal em 1976, 1977, 1978, 1979, 1980 e 1981 e Taça dos Campeões Europeus em 1977.

Já vi uns videos dele no youtube e posso dizer que tinha um estilo mto elástico e voador na baliza, dá prazer ve-lo a defender...

Alexandre1976

Como guarda redes até hoje não apareceu nenhum que lhe fizesse sombra.Falo de guarda redes portugueses.Franquelim,Guilherme Silva e José Carlos foram excelentes mas não chegaram ao nível do Ramalhete.

Alexandre1976

Formado no Benfica pelo grande técnico que foi Torcato Ferreira numa equipa que ainda tinha Casimiro,Garrancho e Jorge Vicente.Antonio Livramento como era mais velho já era senior há algumas temporadas.

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 02 de Maio de 2020, 19:09
Como guarda redes até hoje não apareceu nenhum que lhe fizesse sombra.Falo de guarda redes portugueses.Franquelim,Guilherme Silva e José Carlos foram excelentes mas não chegaram ao nível do Ramalhete.

Dos tugas qual o melhor para ti depois do Ramalhete?

Sim suponho que do nível do Ramalhete só os Carles espanhóis, Trullols e Folguera...

Alexandre1976

Com talento para o lugar Jose Carlos. Mas tambem gostava imenso de ver o Guilherme Silva.

Alexandre1976

O Ramalhete manteve um nivel elevado até perto dos 40 anos . Lembro que no Mundial que vencemos em 82 em Barcelos foi uma das grandes figuras da nossa Selecção.

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 03 de Maio de 2020, 11:15Com talento para o lugar Jose Carlos. Mas tambem gostava imenso de ver o Guilherme Silva.

Sim embora considere o José Carlos e o Guilherme guarda-redes do mesmo nível, tb acho que o Zé em talento supera o Guilherme, no entanto o Guilherme parece ter levado a carreira mais a sério e foi melhor profissional até porque o José Carlos segundo o mito não gostava muito de treinar, eu do que vi dele em treinos do Paço d'arcos posso dizer que nos jogos ele era um outro guarda-redes. O Guilherme quando se tornou titular da selecção em 1993 era claramente melhor que o José Carlos até 1996 (até antes disso), e até digo mais nesse período de 3, 4 anos era o melhor do Mundo depois do Folguera na minha opinião. No entanto o José Carlos depois de belas temporadas no Paço d'arcos as quais eu vi ao vivo no pavilhão imensas vezes, quando veio para o Benfica chegou a um nível que nem eu próprio esperava e para mim tornou-se o melhor do Mundo a seguir ao Folguera claro, isto nos finais dos anos 90 e início do novo milénio. Na mesma altura o Guilherme sofreu de imensas lesões, chegando a estar fora de mundiais e europeus durante 5 anos, eu na altura achei mesmo que o Guilherme estava acabado, mesmo assim regressou e foi fundamental no título mundial de 2003, depois andou por Itália sendo peça chave no título Europeu do Follonica. Posso dizer que o vi ao serviço do HC Braga com quase 40 anos a jogar contra o AD Oeiras e ainda apresentava um nível soberbo, especialmente para um gajo que na casa dos vinte e muitos, trinta e poucos anos, durante quase 5 anos mal jogava vítima de lesões. Alías não sei se recordam-se mas quando o Barcelos rouba-nos o título de 2000-01, o Guilherme Silva posso estar enganado mas não me recordo se ele jogou algum jogo, o títular era o Paulo Matos...

O Guilherme Silva é daqueles que tal como o Pedro Alves tenho pena deles nunca terem jogado no Benfica, podiamos o ter ido buscar o Guilherme quando o José Carlos retirou-se. Já o Paulo Alves fiquei contente quando os adeptos impediram a sua contratação, e não falo tanto pelo que aconteceu aquele rapaz que ele mandou a stickada, trata-se de um individuo porco dentro de campo dos quais não revejo a mística do Benfica nesses valores, o Pedro Gil é outro, esse se alguma vez assina-se pelo Benfica no hóquei posso dizer-vos que enquanto ele tivesse cá nem votaria pelo Benfica, não precisamos de gente dessa para ganhar, não tenho prazer em ganhar titulos europeus com jogadores da minha equipa a mandarem stickadas no cornos dos adversãrios com maldade, sabe bem ganhar mas da maneira certa...

Mas consideras ambos melhores que o Franklim Pais? Eu apesar de ainda o ter visto no Porto não guardo memórias da qualidade dele não sei porque...

Alexandre1976

É dificil fazer essa distinção entre o Franquelim e o Guilherme e o Josè Carlos. Diria que o Franquelim não era tão espetacular mas era um guarda redes muito eficiente. Franquelim que antes de jogar na vara estava na Juventude de Viana .

Alexandre1976

Recordo que esse rapaz que foi cobarde e barbaramente agredido por esse grande cabrão do Paulo Alves morreu há uns anos.

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 04 de Maio de 2020, 17:40
Recordo que esse rapaz que foi cobarde e barbaramente agredido por esse grande cabrão do Paulo Alves morreu há uns anos.

Axo que morreu 1 ano ou 2 depois da agressão...