Airton

Médio, 34 anos,
Brasil
Equipa Principal: 2 épocas (2010-2011), 34 jogos (1633 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (2)

Fly 13

Citação de: PORTUGUESE_GIANTS em 14 de Julho de 2010, 22:22
Citação de: FUTURO PRESIDENTE em 14 de Julho de 2010, 22:20
Citação de: PORTUGUESE_GIANTS em 14 de Julho de 2010, 22:19
Citação de: Fly 13 em 14 de Julho de 2010, 22:16
Citação de: Dana_Skully em 14 de Julho de 2010, 22:14
Citação de: PORTUGUESE_GIANTS em 14 de Julho de 2010, 21:55
Citação de: joao_manike em 14 de Julho de 2010, 21:35
Por amor de Deus nao brinquem .

O Pedro Mendes e o Veloso neste momento, no presente, agora, sao melhores q o Airton.


Aprendam a distinguir entre ter potencial para ser , e a ser .
Opiniões... eu não o trocava pelos 2 juntos!!

Desde quando é que o Veloso é trinco ?
Claro que o Veloso é trinco, quem não é, é o Pedro Mendes que anda adaptado a essa posição.
O grande problema, é k nem o veloso sabe o k é lool, ora central, lateral esquerdo, trinco... coitado do rapaz....
central??!
vais-m dizer que ele nas camadas jovens não jogou a central?? ( acho k não estou enganado)
Era central, depois andou a defesa esquerdo no Olivais e Moscavide.

FUTURO PRESIDENTE

Citação de: PORTUGUESE_GIANTS em 14 de Julho de 2010, 22:22
Citação de: FUTURO PRESIDENTE em 14 de Julho de 2010, 22:20
Citação de: PORTUGUESE_GIANTS em 14 de Julho de 2010, 22:19
Citação de: Fly 13 em 14 de Julho de 2010, 22:16
Citação de: Dana_Skully em 14 de Julho de 2010, 22:14
Citação de: PORTUGUESE_GIANTS em 14 de Julho de 2010, 21:55
Citação de: joao_manike em 14 de Julho de 2010, 21:35
Por amor de Deus nao brinquem .

O Pedro Mendes e o Veloso neste momento, no presente, agora, sao melhores q o Airton.


Aprendam a distinguir entre ter potencial para ser , e a ser .
Opiniões... eu não o trocava pelos 2 juntos!!

Desde quando é que o Veloso é trinco ?
Claro que o Veloso é trinco, quem não é, é o Pedro Mendes que anda adaptado a essa posição.
O grande problema, é k nem o veloso sabe o k é lool, ora central, lateral esquerdo, trinco... coitado do rapaz....
central??!
vais-m dizer que ele nas camadas jovens não jogou a central?? ( acho k não estou enganado)
que nos infantis,nao???

Dana_Skully

Citação de: PORTUGUESE_GIANTS em 14 de Julho de 2010, 22:22
Citação de: FUTURO PRESIDENTE em 14 de Julho de 2010, 22:20
Citação de: PORTUGUESE_GIANTS em 14 de Julho de 2010, 22:19
Citação de: Fly 13 em 14 de Julho de 2010, 22:16
Citação de: Dana_Skully em 14 de Julho de 2010, 22:14
Citação de: PORTUGUESE_GIANTS em 14 de Julho de 2010, 21:55
Citação de: joao_manike em 14 de Julho de 2010, 21:35
Por amor de Deus nao brinquem .

O Pedro Mendes e o Veloso neste momento, no presente, agora, sao melhores q o Airton.


Aprendam a distinguir entre ter potencial para ser , e a ser .
Opiniões... eu não o trocava pelos 2 juntos!!

Desde quando é que o Veloso é trinco ?
Claro que o Veloso é trinco, quem não é, é o Pedro Mendes que anda adaptado a essa posição.
O grande problema, é k nem o veloso sabe o k é lool, ora central, lateral esquerdo, trinco... coitado do rapaz....
central??!
vais-m dizer que ele nas camadas jovens não jogou a central?? ( acho k não estou enganado)

tas certo, quando era magro era central..

VALEBEM

Eu sempre achei que o Airton pode atingir patamares bem superiores ao Javi na sua carreira, e embora não o tenha dito aqui no fórum, fui-o dizendo ao pessoal com quem falo de bola!

Dana_Skully

Citação de: FUTURO PRESIDENTE em 14 de Julho de 2010, 22:23
Citação de: PORTUGUESE_GIANTS em 14 de Julho de 2010, 22:22
Citação de: FUTURO PRESIDENTE em 14 de Julho de 2010, 22:20
Citação de: PORTUGUESE_GIANTS em 14 de Julho de 2010, 22:19
Citação de: Fly 13 em 14 de Julho de 2010, 22:16
Citação de: Dana_Skully em 14 de Julho de 2010, 22:14
Citação de: PORTUGUESE_GIANTS em 14 de Julho de 2010, 21:55
Citação de: joao_manike em 14 de Julho de 2010, 21:35
Por amor de Deus nao brinquem .

O Pedro Mendes e o Veloso neste momento, no presente, agora, sao melhores q o Airton.


Aprendam a distinguir entre ter potencial para ser , e a ser .
Opiniões... eu não o trocava pelos 2 juntos!!

Desde quando é que o Veloso é trinco ?
Claro que o Veloso é trinco, quem não é, é o Pedro Mendes que anda adaptado a essa posição.
O grande problema, é k nem o veloso sabe o k é lool, ora central, lateral esquerdo, trinco... coitado do rapaz....
central??!
vais-m dizer que ele nas camadas jovens não jogou a central?? ( acho k não estou enganado)
que nos infantis,nao???

Juniores..

infeh

Citação de: VALEBEM em 14 de Julho de 2010, 22:25
Eu sempre achei que o Airton pode atingir patamares bem superiores ao Javi na sua carreira, e embora não o tenha dito aqui no fórum, fui-o dizendo ao pessoal com quem falo de bola!

Partilho dessa opinião, acho que tem mais talento natural que o Javi. Mas o espanhol leva a melhor, pelo menos para já, na parte táctica. O que é compreensível.

FUTURO PRESIDENTE

Citação de: Dana_Skully em 14 de Julho de 2010, 22:25
Citação de: FUTURO PRESIDENTE em 14 de Julho de 2010, 22:23
Citação de: PORTUGUESE_GIANTS em 14 de Julho de 2010, 22:22
Citação de: FUTURO PRESIDENTE em 14 de Julho de 2010, 22:20
Citação de: PORTUGUESE_GIANTS em 14 de Julho de 2010, 22:19
Citação de: Fly 13 em 14 de Julho de 2010, 22:16
Citação de: Dana_Skully em 14 de Julho de 2010, 22:14
Citação de: PORTUGUESE_GIANTS em 14 de Julho de 2010, 21:55
Citação de: joao_manike em 14 de Julho de 2010, 21:35
Por amor de Deus nao brinquem .

O Pedro Mendes e o Veloso neste momento, no presente, agora, sao melhores q o Airton.


Aprendam a distinguir entre ter potencial para ser , e a ser .
Opiniões... eu não o trocava pelos 2 juntos!!

Desde quando é que o Veloso é trinco ?
Claro que o Veloso é trinco, quem não é, é o Pedro Mendes que anda adaptado a essa posição.
O grande problema, é k nem o veloso sabe o k é lool, ora central, lateral esquerdo, trinco... coitado do rapaz....
central??!
vais-m dizer que ele nas camadas jovens não jogou a central?? ( acho k não estou enganado)
que nos infantis,nao???

Juniores..
mas no sporting jogou praticamente sempre a médio defensivo

pica_foices

neste momento nao trocava airton por veloso ou pedro mendes

FUTURO PRESIDENTE

Citação de: pica_foices em 14 de Julho de 2010, 22:29
neste momento nao trocava airton por veloso ou pedro mendes
também nao,mas gostava de ter na equipa o veloso

Jay-C

Enorme jogador! Potencial tremendo!



Já agora, a sua maneira de correr de costas curvadas e a maneira como coloca os braços quando controla a bola e corre, faz-me lembrar o Beto! AHAH 'dasse!

redred1


Eu concordo que o Airton é melhor trinco que o Pedro Mendes ou o Veloso!
Sem ter em conta a capacidade de evolução e/ou a idade não o trocava por qualquer um dos dois!

O Pedro Mendes é o mais experiente dos 3 ( e isso conta bastante), e o Veloso é talvez o mais polivalente dos 3!

Pedro Mendes e Veloso talvez sejam melhores na construção de jogo ( e digo talvez porque no Benfica ainda nao pudemos ver muito essa característica no Airton, porque no esquema de Jesus o trinco tem uma função mais limitada de construção de jogo do que noutros esquemas onde já vimos Pedro Mendes e Veloso jogar.... ).

Talvez Veloso e Pedro Mendes sejam jogadores mais "completos", o que é difícil aferir, pois já vi muitos mais jogos de qualquer um dos 2 do que do Airton.
Fisicamente e no jogo aéreo parece-me óbvio que Airton é o mais forte dos 3!

Na capacidade de guardar a bola sob pressão, no drible de circunstância, no passe curto e na escolha da melhor opção para esse passe curto devem os 3 ser equivalentes.
Tacticamente parecem-me os 3 inteligentes.
Veloso deve ser o jogador mais irregular dos 3, mas também com a melhor capacidade de remate.

Mas na ocupação do espaço de trinco, nas compensações e na capacidade de recuperar bolas , acho que Airton é melhor do que qualquer um dos 2!

André Sousa

Eu não sei o que é que tenho lido, mas a partir do momento em que dizem que o Veloso não é trinco... Ele a central é medíocre. Eu bem me lembro de como o Di Maria lhe partiu os rins e o deixou mil e uma vezes para trás, no jogo do 5-3. É lento, e não cultura táctica suficiente para colmatar a falta de velocidade. Isto para central. A interior esquerdo... Não, não, e não. O Veloso deve jogar no meio, é aí que ele tira maiores dividendos das suas qualidades. No lado esquerdo apenas poderia tirar proveito da sua qualidade a cruzar, e pouco mais. Não é grande espingarda no 1x1, é lento, e também não tem rotinas. Agora a trinco pode fazer muito bem a posição. Sozinho, ou jogando em duplo pivot. Quem não se lembra disso, pode muito bem observar os tempos em que o Paulo Bento o lançou para o onze. Aquele losango funcionava às mil maravilhas, tanto que muitas vezes se dizia que para aniquilar o Sporting seria preciso fazer com que o losango não funcionasse, que por sua vez dependeria da forma como o Veloso seria marcado. Aliás, não foram poucas as vezes que apareceram equipas a jogar contra o Sporting com marcação individual ao Veloso. Portanto, se ainda acham que ele não pode jogar naquela posição, desenganem-se.

O Pedro Mendes é um jogador com uma cultura a nível táctico enorme. Preenche bem os espaços, sabe quando tem de encostar aos centrais ou quando tem de avançar fazendo com que a linha da defesa avance também, sabe dar muito bem coberturas ofensivas, e defensivas, e com bola apresenta uma boa capacidade de passe (acima da do Javi, do Airton, e do Fernando). Mas sobretudo apresenta inteligência. Se formos a ver as tomadas de decisão dele, opta quase sempre pela melhor opção para colocar a bola, e depois tanto pode jogar curto como longo. Não tem valências técnicas ao nível do Veloso, mas tem uma experiência e cultura táctica que este não tem.

E já agora, algo importante é dizer que um trinco não tem de recuperar 50 bolas por jogo. Um trinco tem de ser um jogador que recupere bolas, que faça jogar, que ocupe bem os espaços. Não precisa de ser um jogador que corra feito desalmado atrás do adversário para lhe roubar a bola, acabando por desequilibrar a equipa. Jogadores como Redondo, Pirlo, ou Paulo Sousa (sim, eu sei que é odiado por todos, mas não deixa de ter sido o melhor trinco português), não eram/são jogadores possantes, mas eram melhores que jogadores com mais 20 kg's que eles, com um pulmão inesgotável. Isto porquê? Porque tinham inteligência, sabiam ocupar os espaços todos, sabiam sempre o que fazer. E depois acrescentam qualidade com bola até dizer mais não que é sempre uma ajuda importante. Quem diz que um trinco é um jogador que deve recuperar bolas e entregar simples, é porque tem uma mentalidade arcaica, e ficou preso no tempo. Basta olhar para a actualidade, e ver que os jogadores que sobressaem são jogadores inteligentes, casos de Iniesta, Xavi.

LR

Gosto dele, lê o jogo de forma distinta.
É ainda pouco inteligente em algumas deicsões que toma, mas vai ao lugar.

slbenfever

Continua a mostrar a grande qualidade a que já nos habitou!

redred1


Pirlo é um trinco?

E o Gatuso é um  extremo direito e o Ambrosini é um extremo esquerdo, né?