Éder Luís

Avançado, 40 anos,
Brasil
Equipa Principal: 1 época (2010-2010), 10 jogos (331 minutos), 1 golo

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (1)

Rui Costa

Citação de: hdanyel em 09 de Junho de 2011, 20:03
Citação de: T1n0_SLB em 09 de Junho de 2011, 20:00
O que vale é que em meia duzia de jogos( 3 a titular) em 5 meses os magos da bola viram que ele não serve para o futebol europeu.

ui e nem imaginas tantos que vagueiam por aqui....

é so magos, so magos

Era escusado...

Vamos lá recomeçar tudo de novo, porque essa maneira de abordar esse assunto (das contratações e avaliações aos jogadores) tem uma grave lacuna de raciocínio.

Um jogador contratado não pode ser um jogador sem passado. Um clube, quando contrata um jogador, não pode contratar um jogador por catalogo e... só depois de o ver jogar no próprio clube(?!) durante algum tempo é que decidem começar a ter uma opinião sobre as qualidades do jogador contratado. Obviamente que não se passa assim, era triste de mais para ser verdade (mesmo se isso acontece em alguns clubes sem dinheiro que dependem de empresários). Todo o jogador contratado é alvo de avaliação pelo clube, antes de o contratarem obviamente. Que a avaliação tenha sido bem ou mal feita, é outra questão. Mas logicamente, foi feita presumindo que o jogador a contratar seria uma mais-valia. Acho que toda a gente percebe que primeiro o jogador é avaliado, depois contratado e por ultimo é que joga pelo seu novo clube. Nunca vi nenhum clube esperar vários anos antes de decidir se o jogador tem ou não condições para ser uma mais-valia para o clube. Um conclusão a posteriori é apenas uma conclusão sobre a pertinência da sua avaliação inicial. Isto parece-me lógico em qualquer parte do mundo.

Dito isto, existe por aqui alguns conceitos sem nexo (ou desvirtuados melhor dizendo). É a comparação que só pode ser feita entre duas coisas perfeitamente idênticas, é as criticas que não têm direito de existir porque há legitimidade e mais não sei o quê, é a avaliação que fazemos de um jogador (nomeadamente negativa, ser for positiva já não há problema...) que só pode ser feita depois de não se sabe quantos jogos pelo clube... E de facto, ninguém sabe mesmo quanto tempo é necessário antes de se poder dizer que um jogador é fraco. Quanto a mim, depende apenas de uma percentagem limite de users que tenham chegado a consenso. Tipo Felipe Meneses. Antes ainda era o gajo dos "bons pés", e quando passou a barra dos 95% já "todos" concordam da sua inutilidade.

Que não gostem que outros tenham uma opinião claramente negativa sobre um jogador, apenas a vocês diz respeito. Acham que alguns se precipitam na avaliação de um jogador, mas são os primeiros a precipitarem-se sobre esse opinador sem saber se ele tem condições para afirmar aquilo (seja habilitações, conhecimento pela quantidade de jogos que viu do jogador, bruxo, etc...) ou se é mesmo uma pessoa que critica por criticar (uma teoria da treta que muito gente gosta de usar, mas refutável do ponto de vista psicológico com alguma facilidade... mas com muito tempo e linhas).
Mas, a bem da verdade, o incomodo que causa estas criticas "precipitadas" a alguns jogadores é apenas o facto de ser um jogador do vosso (um "vosso" geral...) agrado. Ou, digamos de outra maneira, um jogador que ainda não vos convenceu ser mau. Passa-se a mesma coisa com os insultos aos jogadores. Se passarem por um tópico de um jogador onde possam ler insultos, encontramos facilmente pessoas escandalizadas. Mas se depois passarem pelo tópico de um jogador popularmente reconhecido como péssimos, os insultos a esse jogador não escandalizam esses mesmo que se queixavam noutros tópicos. Acho esta maneira de proceder extremamente engraçada pessoalmente.
Tudo bem que não gostem que outros tenham uma opinião já formada sobre um jogador, mas se desconhecem, deixem-se de tretas. Isto fica tudo registado, quem tiver problemas de consciência a posteriori que ature os outros...

E isto não poderia acabar sem um comentário final sobre o Eder Luis, claro. Para ver se afinal não estava mesmo a exagerar sobre o rapaz, lá tive que meter a repetição da final de ontem. Foi destaque? Vamos lá resumir os primeiros 45 minutos de jogo: Coritiba ataca, Vasco defende. Lances onde o Eder Luis esteve envolvido? Três. a) A jogada do golo. Boa desmarcação de primeira, de costas para a baliza para o Eder Luis, que, completamente esquecido pelo defesa, vai até à linha centrar atrasado. b) Um centro para o ponto de penalti. c) Um canto conquistado. De resto, bolas perdidas ou faltas arrancadas. Ontem li que estava a aterrorizar os defesas contrários. Na verdade: não ganhou um único face-a-face na primeira parte. Nenhum! Do ponto de vista técnico, nem a jogada do golo foi excelente. Controlo aproximativo, e depois ainda puxou a bola com demasiada força, o que o obrigou a uma aceleração a mais. O centro que fez (de olhos fechados, após rotação), foi quando apenas havia um companheiro no área... rodeado de três defesas. E conquistou um canto... ao pressionar o defesa que lhe tinha roubado a bola depois do Eder se ter atrapalhado com ela! Foi um jogo fraquinho do ponto de vista ofensivo pelo Vasco. A única maneira de destacar o Eder Luis neste jogo, é precisamente por se saber que era ela. É impossível destacar este mais do que outros pelo futebol produzido. Se é a assistência e o golo meio-às-tabelas-meio-frango que vos condiciona a opinião, então já têm um inicio de explicação do porquê destes jogadores terem sempre falhado.

T1n0_SLB

Rui Costa, ha um detalhe, o Eder Luis já era um dos melhores jogadores do At MG por isso é que foi contratado, seria de esperar que ele tivesse o mesmo rendimento que ele tinha la, mas não era em 6 jogos em 6 meses que ele ia mostrar tudo aquele que vale. 90% dos jogadores que vêm da America do Sul precisam de um certo tempo de adaptação,, tempo esse que foi negado ao Eder. Quanto as suas exibições no Vasco não é de ontem e ontem nem fez o melhor dos seus jogos pelo Vasco, já fez mais de 10 jogos melhores do que a de ontém.

Rui Costa

Assim voltamos ao mesmo, esses 6 meses não servem para nada na conversa. Quando o contrataram já tinham obrigação de saber que jogador teriam, 1 jogo ou 15 vem ao mesmo para a equipa técnica. Não o contrataram à experiência, isto não pode ser.

Interessa para os adeptos, porque quem não o conhecia não ficou a conhecer muito bem também. Mas sabem-lá porquê outros já têm opinião mais do que formada sobre o jogador... ninguém tem direito de proibir outros de ter opinião só porque ainda não conseguiram formar a deles.

Está à vista o que lhe serviu ser dos melhores do Atlético de Mineiro, dispensado 6 meses depois pelo treinador que o quis. Para mim, mais negativo torna a situação. Ser dos melhores de uma equipa diz-me pouco, interessa é o que o jogador poderá ser na sua nova equipa. No caso do Eder Luis, é um jogador sem qualidade suficiente para ser estrela de equipa (como o é lá no Brasil) e também não consegue se adaptar ao role de suporte dessas estrelas. É como o Carlitos que veio do Estoril, na 2a Liga fazia a diferencia pela sua qualidade técnica (em relação outros no seu nível competitivo, e era esse o nível ao qual se podia equiparar)... mas quando o nível geral subiu, já o seu nível pessoal não acompanhou a evolução.

Tommytukamoto

Por mim ficava por lá a titulo definitivo assim com o Filipe Bastos no negocio Dede.
E ainda podiam levar o Menezes

Batistuta

Olha que o Jara precisou de uns bons mesinhos para mostrar alguma coisa.

Eu já estava a ver ali o novo Bergessio

Mas acho que o Éder não está talhado para a europa.

F_santos

O melhor jogador que eles lá têm e ainda querem dar-lhes dinheiro em troca de um central...ta tudo louco. ::bater::

T1n0_SLB

Citação de: Rui Costa em 09 de Junho de 2011, 23:35
Assim voltamos ao mesmo, esses 6 meses não servem para nada na conversa. Quando o contrataram já tinham obrigação de saber que jogador teriam, 1 jogo ou 15 vem ao mesmo para a equipa técnica. Não o contrataram à experiência, isto não pode ser.

Interessa para os adeptos, porque quem não o conhecia não ficou a conhecer muito bem também. Mas sabem-lá porquê outros já têm opinião mais do que formada sobre o jogador... ninguém tem direito de proibir outros de ter opinião só porque ainda não conseguiram formar a deles.

Está à vista o que lhe serviu ser dos melhores do Atlético de Mineiro, dispensado 6 meses depois pelo treinador que o quis. Para mim, mais negativo torna a situação. Ser dos melhores de uma equipa diz-me pouco, interessa é o que o jogador poderá ser na sua nova equipa. No caso do Eder Luis, é um jogador sem qualidade suficiente para ser estrela de equipa (como o é lá no Brasil) e também não consegue se adaptar ao role de suporte dessas estrelas. É como o Carlitos que veio do Estoril, na 2a Liga fazia a diferencia pela sua qualidade técnica (em relação outros no seu nível competitivo, e era esse o nível ao qual se podia equiparar)... mas quando o nível geral subiu, já o seu nível pessoal não acompanhou a evolução.

1º bold.Claro que já tinham obrigação de saber que jogador iriam comprar, por isso mesmo que se devia dar mas tempo ao rapaz para mostrar aquilo que levaram os responsaveis do Benfica a contrata-lo, não estou a pedir que lhe dêm 30 jogos para provar, mas 6 jogos( 3 a titular, e em alguns esteve bem) é claramente insuficiente.

2º Então presumo que dispensavas o Di Maria, Jara, Luisão, Maxi, Aimar e mais alguns ao fim de 6 meses.
Ter dispensado o jogador depois de 6 meses foi um erro, e repito, não é em 6 jogos alguns fora da sua posição que se Vê o que o jogador poderá ser na nova equipa.

blueviper

O eder é o melhor jogador que eles têm....se haver negocio com o dede , eles que nos dêm o dede e ainda algum guito ......comigo era assim.

sazuke

Há sempre interesse, pagar é que é mentira. É os mesmo filme de todos os emprestados no brasiú.

BenficaSetsFire

Troca por troca e não se fala mais nisso.

skiD

Ainda temos de pagar ? Se os nossos dirigentes não tiverem mão dura nos negócios Brasil-Portugal vamos levar sempre barretes...

Rui Costa

Citação de: T1n0_SLB em 10 de Junho de 2011, 00:16
1º bold.Claro que já tinham obrigação de saber que jogador iriam comprar, por isso mesmo que se devia dar mas tempo ao rapaz para mostrar aquilo que levaram os responsaveis do Benfica a contrata-lo, não estou a pedir que lhe dêm 30 jogos para provar, mas 6 jogos( 3 a titular, e em alguns esteve bem) é claramente insuficiente.

2º Então presumo que dispensavas o Di Maria, Jara, Luisão, Maxi, Aimar e mais alguns ao fim de 6 meses.
Ter dispensado o jogador depois de 6 meses foi um erro, e repito, não é em 6 jogos alguns fora da sua posição que se Vê o que o jogador poderá ser na nova equipa.

O que estás aí a dizer é sempre em relação aos adeptos. Estás a pedir para tempo de jogo para que nós possamos compreender o que os levou a contratar o jogador. E a nossa visão do jogador não pode nunca condicionar a formação de um plantel. Eles têm o dever de conhecer o jogador perfeitamente. Ainda para mais, não se trata de nenhum miúdo. É um jogador feito, ou rende aquilo que esperavam ou não.
O tempo de jogo que pedes é apenas e só para nós adeptos. Os adeptos é que não o viram com gostariam, mas isso é irrelevante. Compreendo que não te agrade ter visto tão pouco, mas não se pode formar plantéis porque jogadores nos convenceram ou não. Eles é que têm essa responsabilidade de justificar a presença de um jogador no plantel. E depois assumir o sucesso ou fracasso do jogador.
No meio disto tudo, a falta de tempo de jogo é apenas para justificar a nossa opinião sobre o jogador. Apenas e só isso, a nossa avaliação do jogador.

E depois, essa da falta de tempo de jogo não é verdade. O Eder Luis foi o reforço de inverno mais utilizado pelo Jesus... até ao jogo de Marselha. Até lá tinha o reforço que mais tempo de jogo tinha recebido, que em mais jogos tinha participado... Mas depois, o Kardec lá marcou aquele golo em Marselha e passou a ser mais utilizado; e o Airton entrou mais em campo nos últimos jogos. O Eder Luis deixou é de ser opção aos poucos, mas foi o que teve mais oportunidades.

Enganaste-te completamente no alvo. Desses todos - e podes procurar à vontade -, apenas encontrarás uma critica ao Maxi Pereira. Um jogador que apesar da bravura, do empenho, e de uma mentalidade exemplar, mantenho que o elevaram que não é o dele. Muitos dos golos sofridos têm a sua contribuição (direta ou indireta). Não sendo um jogador que me cause uma aversão de maior, está longe de ser um jogador tão extraordinário como parece lendo o seu tópico. Nos outros, procura é vontade. Como escrevi ontem, quem tiver problemas de consciência depois que ature os outros... Deixou-te com esta interrogação: porquê é que esta aversão a certos jogadores acaba sempre por ser nos Bergessios, Kardecs, Eder Luises, Patrics e afins? Eu até lhes vejo um denominador comum. Para além de terem sido contratado pelo Benfica, todos ainda "vão calar muita gente".... Esperamos esse momento.

VALEBEM

Não é um craque, mas é um jogador que pela disponibilidade, pela velocidade, e pela técnica que tem, podia dar algo de interessante na Europa, e no Benfica!
Na minha opinião, não devia ter sido contratado, mas já que foi, devia ter tido mais oportunidades do que as que teve! Chegou a meio de época, a uma realidade diferente, e é difícil esperar que um jogador comece logo a partir tudo!
A meu ver, a menos que surja uma boa proposta, devia ser incluído num possível negócio pelo Dedé!

Electriquebenfiquista

trota por troca e ja é muito bom, se o dede é um jogador importante pra eles, o eder ainda mais

T1n0_SLB

Citação de: Rui Costa em 10 de Junho de 2011, 11:05
Citação de: T1n0_SLB em 10 de Junho de 2011, 00:16

O que estás aí a dizer é sempre em relação aos adeptos. Estás a pedir para tempo de jogo para que nós possamos compreender o que os levou a contratar o jogador. E a nossa visão do jogador não pode nunca condicionar a formação de um plantel. Eles têm o dever de conhecer o jogador perfeitamente. Ainda para mais, não se trata de nenhum miúdo. É um jogador feito, ou rende aquilo que esperavam ou não.
O tempo de jogo que pedes é apenas e só para nós adeptos. Os adeptos é que não o viram com gostariam, mas isso é irrelevante. Compreendo que não te agrade ter visto tão pouco, mas não se pode formar plantéis porque jogadores nos convenceram ou não. Eles é que têm essa responsabilidade de justificar a presença de um jogador no plantel. E depois assumir o sucesso ou fracasso do jogador.
No meio disto tudo, a falta de tempo de jogo é apenas para justificar a nossa opinião sobre o jogador. Apenas e só isso, a nossa avaliação do jogador.

E depois, essa da falta de tempo de jogo não é verdade. O Eder Luis foi o reforço de inverno mais utilizado pelo Jesus... até ao jogo de Marselha. Até lá tinha o reforço que mais tempo de jogo tinha recebido, que em mais jogos tinha participado... Mas depois, o Kardec lá marcou aquele golo em Marselha e passou a ser mais utilizado; e o Airton entrou mais em campo nos últimos jogos. O Eder Luis deixou é de ser opção aos poucos, mas foi o que teve mais oportunidades.

Enganaste-te completamente no alvo. Desses todos - e podes procurar à vontade -, apenas encontrarás uma critica ao Maxi Pereira. Um jogador que apesar da bravura, do empenho, e de uma mentalidade exemplar, mantenho que o elevaram que não é o dele. Muitos dos golos sofridos têm a sua contribuição (direta ou indireta). Não sendo um jogador que me cause uma aversão de maior, está longe de ser um jogador tão extraordinário como parece lendo o seu tópico. Nos outros, procura é vontade. Como escrevi ontem, quem tiver problemas de consciência depois que ature os outros... Deixou-te com esta interrogação: porquê é que esta aversão a certos jogadores acaba sempre por ser nos Bergessios, Kardecs, Eder Luises, Patrics e afins? Eu até lhes vejo um denominador comum. Para além de terem sido contratado pelo Benfica, todos ainda "vão calar muita gente".... Esperamos esse momento.

Não, estou a pedir tempo d ejogo para que ele mostre aquilo que levou os dirigentes a apostarem nele. E eganas-te o tempo d ejogo não é só para os adeptos, aliás a avaliação dos adeptos pouco interessa nesses casos, são os responsavei que tem que fazer a avaliação e não é seguramente em 365 minutos que ele iria mostarar td aquilo que o levaram os responsaveis a apostar nele. Ele pode ser o reforço mais utilzado, mas jogou apenas 365 minutos, 3,75 jogos, vais me indicar os jogadores que ao fim desses minutos já tinham justificado a as apostas feito neles.

E quanto aos jogadores que referi não pela tua opinião sobre eles isso pouco me interessa, é porque esses jogadores não renderam o esperado nos primeiros meses, o Aimar tivemos que esperar praticamente uma época, o Maxi idem, o Jara em dezembro era dispensavel, o Di Maria tivemos que esperar 2 épocas, o proprio Gaitan passados 6 meses era um jogador completamente diferente. Ora se para todos esses houve um tempo de tolerancia/adaptação, porque raio não haveria de haver também para Eder Luis?