Rui Costa

Médio, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 5 épocas (1991-1994, 2006-2008), 178 jogos (12491 minutos), 29 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1)

CelsoMedeiros

o RUI é ENORMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Di Nes

A música começou há 16 anos
ERIKSSON PROMOVEU ESTREIA DE RUI COSTA

Quem vê Rui Costa jogar dificilmente acredita que se cumpram hoje 16 anos desde a estreia no campeonato ao serviço do Benfica.

O Estoril apadrinha o início do que viria a tornar-se conhecido como Maestro. Sven-Goran Eriksson, então treinador do Benfica, manda-o entrar ao minuto 70, sacrificando o lateral José Carlos. Capitaneada por António Veloso, a equipa não vai além de um empate (2-2) ante o conjunto orientado por... Fernando Santos.

António Veloso conta a Record que a estreia de Rui Costa no campeonato é precedida de momentos de... desalento. "Era um rapaz humilde e preocupava-se sempre em dar o máximo. Acabava de chegar ao plantel principal e tinha aspirações de jogar. Foi obrigado a esperar pois a equipa estava estruturada e Eriksson pretendia mantê-la. Portanto, acabou por ser natural que o Rui andasse um pouco aborrecido e esmorecido. Como capitão do Benfica considerei que devia encorajá-lo. Disse-lhe para ter calma pois a oportunidade haveria de surgir mais cedo do que ele pensava. Isso verificou-se e depois foi vê-lo crescer", recorda o antigo internacional, desvendando o que pode ser o segredo da longevidade dele (actuou até aos 38 anos) e de Rui (conta 35): "Talvez seja treinar-se sempre nos limites e levar uma vida compatível. Não me surpreende o momento que ele atravessa."

Um ano a rodar

A aventura de Rui Costa no escalão sénior começa um pouco mais cedo, na 2.ª Divisão B, ao serviço do Fafe. Gaspar Ramos, então vice do Benfica e chefe de departamento de futebol, explica o empréstimo ao clube minhoto. "Surgiu no escalão sénior com a indicação para ser cedido, dado que necessitava de desenvolver o físico. Com o consentimento dele emprestei-o ao Fafe. João Freitas, presidente do emblema minhoto, disse-nos que precisava de um médio, argumentando que aquela era uma zona de muitos benfiquistas. Arranjei-lhe o tal médio... o Rui Costa. Mantivemos sempre um contacto estreito. Às segundas-feiras, o João Freitas ligava-me a contar as façanhas do miúdo. 'O nosso menino fez um grande jogo!' – era a mensagem que habitualmente me transmitia. Quando regressou ao Benfica havia evoluído bastante no capítulo físico", conta o antigo dirigente, perspectivando o futuro de Rui: "O perfil dele adapta-se ao cargo de director desportivo. Tem conhecimentos de futebol, contactos internacionais e é uma pessoa séria. Presidente? Não é a altura adequada!"

Record

SoHei_82

Deixo aqui um desenho que fiz ontem em honra do nosso grande Rui Costa  :slb2:

Imagem completa em
http://features-temp.cgsociety.org/gallerycrits/294231/294231_1190433194_large.jpg

Il Capitano

A seguir ao Eusebio, o jogador mais brilhante do SLB

e reconhecido em todo o mundo pela sua grandeza !!!

:dance: :slb2: :ptflag:

João Ratão

Não sei não mas acho que o Rui Costa a jogar com gripe ainda vai "gripar" o motor da equipa em Braga.
O melhor era ir já arranjando logo uma alternativa de jogo.

IVG

João Ratão

Citação de: Call em 22 de Setembro de 2007, 13:59

Ele diz-se cada coisa neste Fórum. Valha-me Deus. Então e todos os campeões europeus que tivemos ? Coluna, Zé Augusto, Simões, Águas, ... e depois o Chalana, o Humberto Coelho, o Pietra, o João Alves, ... ai que até me dá um ataque. Santa ignorância da história do nosso Benfica.

João Ratão

Citação de: IVG em 22 de Setembro de 2007, 21:25
BEN-U-RON

Não sei se vai de Ben-u-ron ou se vai de Aspirina Bayer mas sei que estas coisas costumam dar mialgias por todo o corpinho, logo ...

Red_Shadow

Citação de: SoHei_82 em 22 de Setembro de 2007, 13:55

Imagem completa em
http://features-temp.cgsociety.org/gallerycrits/294231/294231_1190433194_large.jpg

:clap1:  :clap1:  :bow2:  :bow2:  :bow2:  :bow2:  :bow2:

PS: Põe lá isso logo aqui (sem link), merece, pena não estar a sorrir!  ;)
Usa o photobucket, por exemplo.

IVG

Citação de: João Ratão em 22 de Setembro de 2007, 21:26
Citação de: Call em 22 de Setembro de 2007, 13:59

Ele diz-se cada coisa neste Fórum. Valha-me Deus. Então e todos os campeões europeus que tivemos ? Coluna, Zé Augusto, Simões, Águas, ... e depois o Chalana, o Humberto Coelho, o Pietra, o João Alves, ... ai que até me dá um ataque. Santa ignorância da história do nosso Benfica.
O BRILHANTE é por causa do sorriso..., brilha muito, sobretudo em Milão...

Strata

Imagem completa em

Muito bem! Tens jeitinho, sim senhor! :drunk:

_No20_

Citação de: Strata em 22 de Setembro de 2007, 22:27

Imagem completa em

Muito bem! Tens jeitinho, sim senhor! :drunk:
Adorei mesmo!!! pena eu só saber mexer em Macromedia Fireworks  :ashamed:
Parabéns SoHei_82!!!

Surfboy_7

que grande jogador orgulho-me em ser benfiquista so de o ver tocar na bola

um jogador formidavel

Surfboy_7