Novos Estatutos aprovados com 91% a favor

_Huji_Slb

Uma coisa que eu proponho e nas eleições , todas as casas do Benfica terem uma Secção de voto , e sempre ao Sábado.

Iria melhorar a participação eleitoral

kino

Citação de: _Huji_Slb em 07 de Julho de 2021, 11:04
Uma coisa que eu proponho e nas eleições , todas as casas do Benfica terem uma Secção de voto , e sempre ao Sábado.

As casas deviam deixar de ter direito a 50 votos.

J_PN

Citação de: Ludwig van em 07 de Julho de 2021, 11:01
Citação de: Tiago_GloriosoSLB em 07 de Julho de 2021, 10:46
Citação de: Ludwig van em 07 de Julho de 2021, 10:25
Citação de: Tiago_GloriosoSLB em 07 de Julho de 2021, 09:44
Quanto mais este assunto estiver na ordem do dia mais fácil vai ser fazer a revisão estatutária. Portanto interessa é discutir as propostas, neste momento já existe uma, estejam à vontade para a criticar e sugerir alterações.

https://www.servirobenfica.pt/uploads/1/3/3/2/133248124/proposta_estatutos_slb_rev_1_1.pdf

É uma boa proposta apesar de não concordar com alguns pontos e sugerir outro.

Nomeadamente, os pontos com os quais discordo são o 4, o 7 e o 13. Acho que se pode perder poder de persuasão por querer mudar em demasia.

Acrescentaria um ponto para mudar a duração dos mandatos de volta para os 3 anos.
Obrigado pelo retorno, portanto discordas dos seguintes pontos:

«4. Cessação imediata dos mandatos dos membros da Direcção e/ou do Conselho Fiscal em caso de violação das regras sobre os prazos de apresentação do orçamento e/ ou do relatório de gestão e contas do exercício e, bem assim, na eventualidade de não aprovação dos mesmos pelos sócios.

7. Realização de segunda volta entre as duas listas mais votadas caso nenhuma lista candidata obtenha mais de metade dos votos.

13. Consagração do direito dos sócios correspondentes a assistir e votar nas reuniões da
Assembleia Geral por meios telemáticos.»

Confirmas?
Exatamente.

O ponto 4 é polémico e eu próprio estou no limbo sobre que orientação tomar. Se por um lado é estranho o chumbo do R&C não ter qualquer consequência prática, por outro a cessação imediata de mandatos parece-me excessiva. Acredito que uma solução de meio-termo exista e seria a ideal.

O ponto 7 parece-me desnecessário e seria um prolongar do processo eleitoral que não traria grande vantagem. Especialmente, imaginando o ruído que se gerará porque será alvo de grandes críticas da parte dos vieiristas porque é algo que irá dividir muito as pessoas.

No ponto 13 acho que se entra em contradição com a ideia do voto físico ser o único que é fiável. Retirava por completo essa proposta.

Também tenho algumas reservas relativamente à 13.

Que possam votar por meios telemáticos é ponto assente que não concordo. Relativamente a transmissão tenho algumas reservas, iria estar disponível apenas para os sócios correspondentes? Disponível a todo o tipo de sócios? Caso estivesse disponível a todos não iria acabar por relaxar muitos sócios que iriam normalmente ao Pavilhão e acabariam por assistir em casa?

Ainda relativamente aos sócios correspondentes/efetivos, acho uma diferença grande entre a quotização de um e de outro. 12€ vs 8,33€, quase 4€ de diferença ainda é considerável.
E abolir o pagamento do 13º mês para os sócios efetivos que é só absurdo.

_Huji_Slb

Citação de: kino em 07 de Julho de 2021, 11:15

As casas deviam deixar de ter direito a 50 votos.

Claro , mas o que eu quis dizer foi em que todas as casas teriam a secção de voto para votar , ao nivel que aconteceu este ano mas em todas as casas.

EagleSL1904

Citação de: Perth em 07 de Julho de 2021, 05:12
Citação de: EagleSL1904 em 07 de Julho de 2021, 01:14
Desde quando haver duas propostas de revisão estatutária é sinal de divisão da oposição? Quanto muito será um sinal em sentido contrário a esse - mostra que a oposição reconhece que um dos problemas estruturais do Benfica reside precisamente na falência democrática dos Estatutos.

O homem é preso por ter cão e por não ter. Fossem assim com o Orelhas desde que meteu os pés no Benfica e não estávamos a levar com esta merda.
Esse argumento faz lembrar o argumento da contagem de votos. Os votos eram para ser contados na noite das eleicoes, nao agora. No entanto vejo muita gente por ai a dizer "mas nao queriam contar os votos?? So sabem criticar, criticam por nao se contar e criticam por se contar".

Para mim, isto eh igual. Como o Tiago disse, em Outubro o Noronha foi notificado que o SOB ia propor uma revisao estatutaria e a resposta do Noronha foi que preferia ir por outro caminho. Escolheu o caminho de nao contestar umas eleicoes que provavelmente ganhou e remeteu-se ao silencio.

Agora passados 9 meses, inicia ele um processo de revisao estatutaria, o tal caminho que ele disse que nao tinha interesse? Alienando o SOB, um grupo que lhe deu todo apoio nas eleicoes? Para pulhas ja bastam os que estao la dentro, e nao vejo gente suficiente a fazer as perguntas certas. Vejo tudo encantado com o Dom Sebastiao, ninguem quer saber mais a fundo o que realmente se passa aqui. Mais tarde ou mais cedo vamos perceber e acho que nao vai ser bom.

Não há comparação possível. O Noronha Lopes tem todo o direito a iniciar um processo de revisão estatutária, independentemente de não ter sido a vontade dele há 9 meses. Não há qualquer contradição e muito menos patranha nesta opção. Agora porque o SoB iniciou um processo o Noronha Lopes tinha necessariamente de aderir? Não me parece, mais não seja porque, se é verdade que certamente irão convergir em alguns pontos, também irão divergir noutros. Num contexto de pluralismo democrático, isso é saudável e até recomendável. Só no Benfica dos maniqueísmos é que não.

Tiago_GloriosoSLB

Citação de: Ludwig van em 07 de Julho de 2021, 11:01
Citação de: Tiago_GloriosoSLB em 07 de Julho de 2021, 10:46
Citação de: Ludwig van em 07 de Julho de 2021, 10:25
Citação de: Tiago_GloriosoSLB em 07 de Julho de 2021, 09:44
Quanto mais este assunto estiver na ordem do dia mais fácil vai ser fazer a revisão estatutária. Portanto interessa é discutir as propostas, neste momento já existe uma, estejam à vontade para a criticar e sugerir alterações.

https://www.servirobenfica.pt/uploads/1/3/3/2/133248124/proposta_estatutos_slb_rev_1_1.pdf

É uma boa proposta apesar de não concordar com alguns pontos e sugerir outro.

Nomeadamente, os pontos com os quais discordo são o 4, o 7 e o 13. Acho que se pode perder poder de persuasão por querer mudar em demasia.

Acrescentaria um ponto para mudar a duração dos mandatos de volta para os 3 anos.
Obrigado pelo retorno, portanto discordas dos seguintes pontos:

«4. Cessação imediata dos mandatos dos membros da Direcção e/ou do Conselho Fiscal em caso de violação das regras sobre os prazos de apresentação do orçamento e/ ou do relatório de gestão e contas do exercício e, bem assim, na eventualidade de não aprovação dos mesmos pelos sócios.

7. Realização de segunda volta entre as duas listas mais votadas caso nenhuma lista candidata obtenha mais de metade dos votos.

13. Consagração do direito dos sócios correspondentes a assistir e votar nas reuniões da
Assembleia Geral por meios telemáticos.»

Confirmas?
Exatamente.

O ponto 4 é polémico e eu próprio estou no limbo sobre que orientação tomar. Se por um lado é estranho o chumbo do R&C não ter qualquer consequência prática, por outro a cessação imediata de mandatos parece-me excessiva. Acredito que uma solução de meio-termo exista e seria a ideal.

O ponto 7 parece-me desnecessário e seria um prolongar do processo eleitoral que não traria grande vantagem. Especialmente, imaginando o ruído que se gerará porque será alvo de grandes críticas da parte dos vieiristas porque é algo que irá dividir muito as pessoas.

No ponto 13 acho que se entra em contradição com a ideia do voto físico ser o único que é fiável. Retirava por completo essa proposta.
Muito obrigado pelo teu retorno, sobre os pontos em causa as seguintes notas:

O ponto 4 a nossa introdução não está clara terá que ser revista. O objetivo não é fazer cair a direção num chumbo de um relatório e contas ou orçamento, mas sim permitir que tenham 30 dias para apresentar um novo documento e esse sim, caso seja novamente reprovado significará a necessidade de convocação de eleições antecipadas.

O ponto 7 não era uma proposta nossa na campanha, mas sim da candidatura de Rui Gomes da Silva, e que considerámos de facto relevante. O racional acaba por ser justificado até pelo último acto eleitoral, ou seja, é notório que existe um número significativo de associados que pretendem uma mudança, mas com as regras actuais a apresentação de mais que um projeto pode ser penalizado.

O que é proposta é que caso exista um candidato com mais de 50 %, automaticamente é eleito Presidente. Caso o candidato tenha 45 %, o segundo 30 % e o terceiro 15 %, o que está a ser proposto é que na semana seguinte exista uma nova eleição entre o primeiro e segundo, como sucede por exemplo na eleição para a Presidência da República. Desta forma garantimos a pluralidade de todas correntes de Benfiquismo.

Ponto 13, tenderei a concordar com a impossibilidade de votação e será um ponto a rever.

Mais uma vez, obrigado pela tua análise.

Tiago_GloriosoSLB

Citação de: Ginkgo em 07 de Julho de 2021, 11:04
A minha proposta seria a composição de uma comissão de ética pelo crivo da qual teriam de passar todos os candidatos a presidentes do Benfica. Não podiam ter processos a correr em tribunal e tinham de entregar as declarações de IRS dos 5 anos anteriores. Teriam ainda de ser recomendados por pelo menos 2 sócios com grande antiguidade que atestassem o seu Benfiquismo e participação na vida activa do clube.
Somos favoráveis à entrega da declaração patrimonial ao Presidente do Conselho Fiscal, no início do mandato e no seu fim.

mojo_j0jo

A logistica de ter representantes de todas as listas em todas as casas do Benfica, seria extremamente complicada.

Eu pessoalmente gosta da ideia de uma casa por capital de distrito.

pexim

Citação de: mojo_j0jo em 07 de Julho de 2021, 11:57

A logistica de ter representantes de todas as listas em todas as casas do Benfica, seria extremamente complicada.

Ter secções de voto em todas as casas é um pesadelo logístico.
Todas as listas tinham que ter um representante em cada secção, o que seria difícil. Cada sócio teria que definir, com alguma antecedência, em que casa pretendiam ir votar, para que fossem elaborados os cadernos eleitorais.
A ideia de ter uma secção em cada distrito parece-me suficiente.

pica_foices

Citação de: pexim em 07 de Julho de 2021, 12:20

Todas as listas tinham que ter um representante em cada secção, o que seria difícil. Cada sócio teria que definir, com alguma antecedência, em que casa pretendiam ir votar, para que fossem elaborados os cadernos eleitorais.

a existência de cadernos eleitorais fechados também irá exigir que nos (novos) regulamentos/estatutos se defina uma data antes do acto eleitoral em que a possibilidade de regularização de quotas termine.

actualmente pode-se regularizar quotas até uns "minutos" antes de se ir votar no dia da eleição

Karel Alinho

Citação de: Karel Alinho em 06 de Julho de 2021, 09:08
JNL ou acordou agora ou algo se passa lá dentro que abriu as hostilidades; aquela notícia da possível recandidatura de Vieira não foi inocente. Começa a cheirar a cheirar a sangue.

http://tribunaexpresso.pt/atualidade/2021-07-07-Luis-Filipe-Vieira-e-o-Rei-dos-Frangos-alvo-de-buscas-7783d38c

Eu não disse que cheirava a sangue?

Nada tem sido inocente na actuação de muitas personagens, nos últimos dias.

Tiago_GloriosoSLB

Citação de: pexim em 07 de Julho de 2021, 12:20

Parece-me suficiente e equilibrado para a realidade do Sport Lisboa e Benfica.

Só tou a ver

Urgente alterar os estatutos (para melhor) depois de a corja ser corrida.

Bleach

Não estará na hora de acabarmos com a ideia romântica que o presidente do Benfica não deve ser remunerado? Nada de milionário mas realista ,algo consentâneo com  alguém que dirige o maior clube português. As pessoas têm de viver de algo e o facto de hoje o cargo não ser remunerado parece que até incentiva a terem negócios paralelos... podendo até aí ganharem muito mais usando o estatuto de presidente do clube...podendo até nesse caso o clube ser lesado de certa forma por interesses pessoais.

slbenfica_croft

Uma revisão dos estatutos exige-se.

Em diversas matérias