Museu Benfica: Cosme Damião

Jonny-Venezuela

Nao fosse o nojo da corrupção no futebol e tinhamos isto por cà!

Taça UEFA 1992-93 (Juventus)
Taça das taças 1993-94 (Parma)
LE 2012-2013 (Chelsea)
LE 2013-2014 (Sevilla)

è mesmo muito triste, com essas 4 Taças e as duas Ligas dos campeãoes o nosso palmares era qualquer coisa de brutal

Jonny-Venezuela

Curiosamente consegui suprimir a frustração da minha cabeça da mais recente mas ainda tenho pesadelos com Silvino a sangrar com a nariz rota no chão e o fdp do Kohler a marcar a os 2min. Com aquele golo esquisito de Sensini (um gajo que nunca marcava golos). Com aquele  falhanço de Cardozo nos descontos.

g13

Como já disse reformulava o espaço das taças dos campeões e incluía nem que fosse ao fundo as outras conquistas Europeias do clube

Quando lá fui Novembro passado as conquistas Europeias e Internacionais do Hóquei estavam ainda na entrada na seção hoje mas a UEFA Futsal Cup não fosse ao fim andar à procura dela é nem sequer a via

pirolito1

Citação de: g13 em 20 de Junho de 2015, 10:47
Como já disse reformulava o espaço das taças dos campeões e incluía nem que fosse ao fundo as outras conquistas Europeias do clube

Quando lá fui Novembro passado as conquistas Europeias e Internacionais do Hóquei estavam ainda na entrada na seção hoje mas a UEFA Futsal Cup não fosse ao fim andar à procura dela é nem sequer a via
Fui lá hoje e tive que perguntar onde estavam essas taças. Nem sequer há referência à vitória na Taça das Nações de hóquei em patins.

Também acho que devia haver uma secção para as conquistas internacionais do SL Benfica, onde juntaria Taça Ibérica e Taça Latina. E referências às grandes vitórias em jogos internacionais - grandes vitórias internacionais do basquetebol, futsal, hóquei em patins...

Trapattoni

Fui hoje pela primeira vez ao museu (através da revista da visão que comprei à um mês)
Nunca senti tão alto como da vez em que consegui "tocar" nas duas taças de campeões europeus
Um sentimento único por si só com grande significado para mim, os 2 vídeos relacionados com o Benfica estavam muito bons e só tenho a falar bem
Espero ver mais conquistas quando lá voltar :)

RodrigoVivo

Tenho que voltar a visitar o Museu, há tantos troféus referentes a esta época de 2014/2015 para ver :D

SusanaAfonso

original

força Benfica

Inaugurado em julho de 2013
120 mil visitantes!

Emil Gravesen (na foto abaixo) foi o visitante número 120 mil do Museu Benfica – Cosme Damião. O dinamarquês fez questão de tirar uma fotografia junto ao novo equipamento principal de Futebol. Veio do frio mas saiu do Museu com o coração quente!

Mais do que a memória de um clube, o Museu Benfica – Cosme Damião preserva e divulga a memória da maior paixão de um país. É um espaço cultural inovador, que privilegia a difusão do conhecimento através de uma abordagem contemporânea, alicerçada na emoção e na experiência. Mais do que para ver, é um espaço para saber, sentir e sonhar!

Inaugurado a 26 de julho de 2013, a obra cujo nome homenageia um dos fundadores do Sport Lisboa e Benfica, é um espaço com quatro mil metros quadrados – dividido em três pisos - com mais de novecentas peças em exposição, entre as quais, troféus, camisolas e relíquias que, ao longo de 29 espaços temáticos, passam em revista os 111 anos do Clube.

A grandeza da obra já lhe valeu, em 2014, o Prémio Museu Português, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/42348/language/pt-PT/.aspx

Olos

Finalmente fui lá!!
Espectáculo!
Mostrar as taças à minha filhota :winner:

MTrigueiros

Fui hoje, pela primeira vez (até me sinto envergonhado por morar tão perto, passar tanta vez à porta e só lá ter ido agora ;D ) e está muito bom! Dentro das minhas expectativas, vale bem o dinheiro e as 3 horas lá passadas.

Messi87

Isabel Cutileiro

Nova área de lazer / leitura , museu Cosme Damião

Theroux

Sport Cultura e Benfica
"Mais do que património desportivo
Mais do que património desportivo, a colecção de troféus, ofertas e documentação do Benfica assume-se como elemento fundamental da identidade do clube e da divulgação da sua história e cultura. Com os olhos postos no triplo objectivo da preservação, estudo e divulgação da colecção, a equipa do Património Cultural é hoje uma realidade no SLB, continuando o caminho percorrido pelos seus antecessores.

Dia 17 de Abril. A antecipar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Património Cultural do Benfica abriu as suas portas e deu oportunidade ao público de conhecer os seus bastidores. O Museu Benfica - Cosme Damião é já bem conhecido, aberto todos os dias desde 29 de Julho de 2013. Mas, para lá do museu, um mundo chamamos, hoje, Património Cultural do Sport Lisboa e Benfica.

O renascer de um conceito
Muitos interrogar-se-ão se fará sentido que o Benfica, um clube desportivo, tenha uma área de património cultural. Sem dúvida que sim, e este não é um conceito novo. Os estatutos do clube consagram, desde 1948, que é também função do Benfica, a par do primordial papel desportiva, o fomento da cultura entre os seus associados.
Este empreendimento foi abraçado definitivamente em 1955, com a criação da Secção Cultural. Joaquim Ferreira Bogalho, presidente da direcção do Benfica, o 'Homem do Estádio', foi também o 'Homem da Cultura': foi graças ao seu impulso e da direcção que liderava que a cultura tomou forma, de pleno direito, para todos os adeptos e associados. Nas suas sábias palavras de abertura do novo suplemento da secção, 'Desporto e Cultura', alerta que 'aqueles que vão trabalhar nas actividades culturais devem ter noção das dificuldades que por vezes nascem à sua volta; das incompreensões de muitos e até, da animosidade de alguns', mas frisa o apoio que a direcção dispensa a quem abraçou esta iniciativa.
Durante largos anos, a Secção Cultural, que mais tarde se chamaria Comissão de Estudos e Cultura, manteve uma actividade constante de exposições, palestras, conferências, visitas e outras manifestações no âmbito da literatura, da música, do cinema, do teatro e do coleccionismo. Foi por sua mão que o orfeão se estreou em 1957 e por sua iniciativa que se reactivou a biblioteca.
Com o passar do tempo, a sua acção dilui-se numa nova forma de gestão do clube, mas o século XXI, e novamente a vontade e apoio da direcção, permitiu o renascimento de um conceito de promoção e fomento da cultura nas suas variadas funções.

Impulso para o património cultural
Em 2009, quando Luís Filipe Vieira se recandidata à presidência do Benfica, assume um sonho há muitos anos adiado: construir o museu do Sport Lisboa e Benfica. O clube tinha já uma longa tradição de salas de troféus e exposições temporárias, mas faltava a esta instituição centenária um espaço que comunicasse a sua história.
Ao iniciar este projecto ambicioso, tomou-se consciência de que o clube precisava de investir, em primeiro lugar, na preservação do seu património material e imaterial e que estas seriam as bases em que assentaria um projecto de qualidade. Assim, os primeiros passos levaram à criação do departamento de Reserva, Conservação e Restauro (RCR) e do Centro de Documentação e Informação (CDI). Os seus objectivos passam pelo apoio ao Museu Benfica - Cosme Damião, mas não se esgotam nele. Em conjunto, estas áreas são o Património Cultural do Benfica, que salvaguarda e comunica a sua história e a sua identidade e promove actividades de âmbito cultural.

Reserva, Conservação e Restauro: um Mundo de troféus
Ao entrar no amplo espaço ocupado pelo RCR, os visitantes encontram quatro salas de reserva, onde os troféus e ofertas do clube - uma colecção de 30 mil objectos - estão organizados e acondicionados. Uma monitorização regular assegura as condições de preservação. Na sala de restauro desenrolam-se acções de restauro em materiais orgânicos e tarefas de gestão da colecção. No laboratório intervencionam-se objectos metálicos. E há um mundo de troféus para preservar.

Centro de Documentação e Informação: do físico ao digital
No espaço do CDI predominam os computadores. Dois grandes scanners planetários captam a atenção dos visitantes. Na sala de arquivo, ao lado, os documentos encontram o conforto necessário. Aqui trata-se não só de preservar os documentos mas também de os tornar acessíveis, passo que é dado ao transformar o físico em digital.
Uma equipa de documentalistas é responsável pela organização, digitalização e tratamento da documentação. A par deste trabalho, uma equipa de investigadores históricos utiliza os recursos do CDI para investigar e produzir conteúdos para diversos propósitos. É também aqui que se gere os conteúdos que enriquecem a exposição permanente do museu.

Museu Benfica - Cosme Damião: a face visível
Este é, sem dúvida, o espaço privilegiado de encontro entre a historia e a cultura benfiquista e o público. De portas abertas todos os dias, o museu dá a conhecer aos visitantes as principais conquistas do clube nas muitas modalidades que já se praticaram e as figuras que engrandeceram o Benfica.
Mas a visita ao museu vai além das fronteiras desportivas e transforma-se numa viagem no tempo: aí podemos também conhecer a história de Lisboa, de Portugal e do mundo e encontrarmos-nos, inesperadamente, com personalidades como o rei D. Carlos, Albert Einstein, Fernando Pessoa ou Júlio Pomar. Mas nem só de visitas vive o museu... Ali também se desenvolve um conjunto de actividades que tem como base a exploração de várias vertentes históricas e artísticas. As crianças podem participar em ateliês temáticos, enquanto os adultos encontraram novas formas de entretimento em concertos e outras manifestações culturais. Na construção de um diálogo entre o mundo das artes, do desporto e da educação, contamos com a participação de personalidades do meio cultural português. Da diversidade, um objectivo único: valorizar a dimensão histórica do património do Benfica.
(...)"

Rita Costa, in Mística

http://serbenfiquista.com/blog_post/sport-cultura-e-benfica

Se o Benfica não é o clube que melhor conserva a sua história em todo o planeta deve andar lá perto.