Museu Benfica: Cosme Damião

JoaoPedroLopes

Citação de: Messi87 em 08 de Janeiro de 2015, 13:08
Antigo nadador do Clube
Troféus de Alexandre Yokoshi doados ao Museu Cosme Damião

Os pais de Alexandre Yokoshi, antigo nadador do Benfica, visitaram o Estádio da Luz com o objectivo de oferecerem ao Museu Benfica – Cosme Damião alguns troféus do detentor do mais espectacular palmarés da natação portuguesa.

Alexandre Yokoshi é agora professor universitário nos Estados Unidos mas foi campeão mundial universitário, vice-campeão europeu júnior e sénior, tricampeão Latino, finalista olímpico, recordista ibérico e ajudou o Benfica a vencer a maior competição internacional colectiva que uma equipa portuguesa de natação já ganhou: A Taça dos Clubes Campeões da C.E.E.

Algumas destas peças podem ser doadas ao Museu Benfica Cosme Damião, como explicou o pai de Alexandre Yokoshi. "Temos algumas taças e medalhas que queria oferecer ao Benfica. Eu, de vez em quando, passo aqui na Segunda Circular, que agora se chama Avenida Eusébio da Silva Ferreira, e já tinha visto muitas vezes o Estádio por fora. Mas nunca tinha visto por dentro, ao pormenor, e isto é espantoso. É uma autêntica cidade", disse à BTV.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/40068/language/pt-PT/.aspx

Muito bom.

Cresci a ver as provas deste menino e do João Cunha e Silva. Para quando o ressurgir de uma equipa de ténis do Sport Lisboa e Benfica? 

Superga1949

ganhámos a LC da natação ?! epico

pcssousa

Citação de: Superga1949 em 08 de Janeiro de 2015, 16:18
1990. Taça dos Clubes Campeões da CEE.

SERNADA_SLB

Citação de: pcssousa em 08 de Janeiro de 2015, 16:31

Esta notícia faz-me de novo lembrar esta questão desta taça. Alguém tem algum tipo de informação sobre este troféu? É que de facto não se encontra nada em lado nenhum. Refere-se que o Benfica ganhou, mas nenhuma informação adicional aparece. Era uma prova oficial? Disputou-se em que anos ou ainda se disputa? Quem organizou? Se alguém tiver algum tipo de informação, desde já fica o meu agradecimento.

pcssousa

Oficial e organizada pela LENA, se não estou em erro.

Theroux

Citação de: jmovalente em 08 de Janeiro de 2015, 16:49

Esta notícia faz-me de novo lembrar esta questão desta taça. Alguém tem algum tipo de informação sobre este troféu? É que de facto não se encontra nada em lado nenhum. Refere-se que o Benfica ganhou, mas nenhuma informação adicional aparece. Era uma prova oficial? Disputou-se em que anos ou ainda se disputa? Quem organizou? Se alguém tiver algum tipo de informação, desde já fica o meu agradecimento.

Por acaso seria interessante saber a história da prova e saber quantos e quais clubes participaram, por exemplo (no site deles não encontrei nada).

SERNADA_SLB

Citação de: Theroux em 08 de Janeiro de 2015, 17:11
Citação de: jmovalente em 08 de Janeiro de 2015, 16:49

Por acaso seria interessante saber a história da prova e saber quantos e quais clubes participaram, por exemplo (no site deles não encontrei nada).

Seria, mas o que é facto é que não aparece nada. Para mim, dúvido que esta competição alguma vez tenha existido. Se vocês virem a aplicação que existe do Museu nada diz e depois diz outra coisa interessante. Quando se fala da conquista do campeonato nacional de natação nos anos 90, diz-se que o campeonato em alguns anos se designou por campeonato de clubes CEE. Até tem lá fotografias de taças em que se vê essa inscrição. Para mim, a confusão vem daí. O Benfica venceu o campeonato nacional, que naquele(s) ano (s), a federação resolveu chamar de campeonato de clubes CEE.

pcssousa

Isso não corresponde à verdade e o IPASLB já o demonstrou cá no fórum, e mostrou que há clubes estrangeiros que ostentam esse mesmo título.

Depois de porem em causa o facto da taça Latina em futebol ser oficial, colocaram depois em causa as tcce de estrada (aqui muito grave por ter sido feito por um ex-colaborador do museu - que Deus lhe perdoe) e agora isto.

Twister

Ainda não tive oportunidade de visitar o nosso museu. Mas toda a gente que eu conheço que tenha ido lá diz que é soberbo.

E dois desses meus amigos que disseram isso são... sportinguistas.

SERNADA_SLB

Eu não estou a colocar em causa nada. Estou a falar exclusivamente deste troféu e de mais nenhum.
Existindo tão pouca informação e analisando o que descrevo, apenas coloco a hipótese, apenas isso.
Onde está essa informação do IPSLB?
Obrigado pela ajuda.

Twister

A Taça Latina sempre foi considerada oficial. Só porque a FIFA não existia na altura que direito lhes dá em dizer que não é um troféu oficial?

SERNADA_SLB

Citação de: Twister em 08 de Janeiro de 2015, 17:37
Ainda não tive oportunidade de visitar o nosso museu. Mas toda a gente que eu conheço que tenha ido lá diz que é soberbo.

Pois, mas eu sou adepto e sócio do Sport Lisboa e Benfica.

Twister

Citação de: jmovalente em 08 de Janeiro de 2015, 17:42
Citação de: Twister em 08 de Janeiro de 2015, 17:37

Pois, mas eu sou adepto e sócio do Sport Lisboa e Benfica.

E eu também sou adepto e sócio do Benfica. O que é que o teu comentário queria dizer?

SERNADA_SLB

Citação de: pcssousa em 08 de Janeiro de 2015, 17:31
Isso não corresponde à verdade e o IPASLB já o demonstrou cá no fórum, e mostrou que há clubes estrangeiros que ostentam esse mesmo título.

Depois de porem em causa o facto da taça Latina em futebol ser oficial, colocaram depois em causa as tcce de estrada (aqui muito grave por ter sido feito por um ex-colaborador do museu - que Deus lhe perdoe) e agora isto.

pcsousa, se tiveres a oportunidade vê a aplicação que existe sobre o Museu Cosme Damião para smartphones e na parte orgulho eclético, natação, masculino, vê a informação que lá está, só para perceberes a hipótese que coloco.

M1904

Citação de: Twister em 08 de Janeiro de 2015, 17:40
A Taça Latina sempre foi considerada oficial. Só porque a FIFA não existia na altura que direito lhes dá em dizer que não é um troféu oficial?

UEFA, a FIFA existe desde 1904.

A UEFA desde 1954.

E é oficial porque foi organizada pelas 4 federações nacionais que participavam (Portugal, França, Italia, Espanha).

É como a Taça Ibérica, é oficial também, pois foi organizada pela Federação Portuguesa e Espanhola.