Artur Jorge

Avançado, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (1969-1975), 132 jogos (10293 minutos), 105 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)
Treinador, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (1994-1995), 48 jogos (27 vitórias, 11 empates, 10 derrotas)

Darkboy

Especialmente nestes gifs antigos, se encontrarem algum erro, façam o favor de corrigir (jogador e/ou jogo).

Benfica 6-0 Leixões, Campeonato 1972/73


20simao1

tambem nao percebo ser imortal fdx, mas são critérios pronto.
na minha opiniao, o que fez depois foi muito mais marcante  infelizmente, do que o que terá feito como jogador.
Acho que depois do que fez como destruidor perdão treinador, só se tivesse sido um Eusébio como jogador  é que eu o metia aqui nos importais. Afinal de contas o jogador e o treinador são a mesma pessoa, e o dano ao Benfica foi incalculável. Aliás, vimos a merda de anos a seguir, e muitos, demais mesmo. Felizmente acabámos por ultrapassar isso claro, como grandes que somos e o é o Benfica claro.

RedVC

Talvez um dia se descubra a história toda de Artur Jorge treinador.
Mais um caso de um treinador vitorioso no FCP onde todas as condições dentro e fora de campo são criadas e incompetente fora. O caso de Artur Jorge no Benfica foi ruinoso.
Artur Jorge jogador dizia-me o meu pai, foi um goleador portentoso. É para mim o caso mais difícil de avaliar pelo contraste entre jogador e treinador. Pelos aspectos pós carreira de jogador, João Pinto ao lado deste é um imortal em toda a linha. Mas o que o meu pai me dizia...

SousaLB

É um merdas que, além de ter feito o que fez, agora gaba-se à boca cheia de sempre ter sido porquista, não se preocupando com as consequências disso (aumentar a suspeição relativamente à gestão danosa de activos que levou a cabo).

pguerreiro

Imortal só se for enquanto jogador, pelo que fez enquanto treinador merecia estar nos ex-funcionários.

pcssousa

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 22 de Março de 2013, 18:39
Nao é imortal. Em primeiro lugar, não dissociação entre jogador e treinador, avalia-se o todo. Em segundo lugar, mesmo como jogador, não fez o suficiente para ser imortal. Sinceramente, não percebo estes critérios. Artur Jorge, David Luiz, entre outros, não são imortais. Imortais devem ser aqueles que nenhuma dúvida suscitam no sentimento de noventa e cinco por cento dos Benfiquistas. Eusébio, Nené, Coluna, Cruz, Humberto Coelho, Veloso, Chalana, Francisco Ferreira, Espírito Santo, José Águas, Simões, Torres...
Como jogador e apenas e só enquanto jogador é claramente imortal de formas indiscutível. Mais de 100 golos pelo Benfica, duas bolas de prata, 4 campeonatos e duas taças de Portugal. Esteve numa das melhores equuipas da história do clube e que acabou o campeonbato invicto e apenas com dois empates, numa época em que se não fosse o roubo nas antas terminariamos certamente o  campeonato só com vitórias.
E ganhou as Bolas de Prata no tempo de Eusébio, atenção... e não de um Eusébio na fase descendente da carreira, pois depois disso ainda o King ganharia um Bota de Ouro.
Repito, enquanto jogador, imortalíssimo sem contestação alguma.

Enquanto treinador e pessoa... pois...

Blitzer

Ex-funcionários é pouco.

LMAB89

#337
Não se abre um tópico para o Artur Jorge enquanto filho da puta porquê? Já hà para o treinador e para o jogador..

SousaLB

Citação de: LMAB89 em 09 de Abril de 2013, 21:09
Não se abre um tópico para o Artur Jorge enquanto filho da puta porquê? Já à para o treinador e para o jogador..
Porque rapidamente passaria o nº de páginas do tópico do JJ.

pcssousa

Citação de: Darkboy em 25 de Março de 2013, 15:02
Especialmente nestes gifs antigos, se encontrarem algum erro, façam o favor de corrigir (jogador e/ou jogo).

Benfica 6-0 Leixões, Campeonato 1972/73

O seu famosíssimo pontapé de moinho.
Para quem não sabe, antes da sua vinda para o Benfica, Rieira quis levá-lo para a América do Sul. Se tivesse ido, iria receber bem mais que aquilo que veio para cá ganhar...
É bem visível que foi um avançado temível, teve azar com as lesões e acabpou por  sair do Benfica passando a amador de modo a assumir funções no sindicato de jogadores e ainda concluir o curso iniciado em Coimbra. Casou-se com a folha de José Maria Pedroto (que depois viria a falecer).

A mim ainda hoje me faz uma confusão enorme a sua passagem pelo Benfica enquanto treinador, nunca deveria ter acontecido. Eu na altura, embora com pena do Toni, até fiquei entusiasmado, achei que um treinador com a tarimba internacional que tinha (já tinha sido campeão pelo PSG) pooderia ajudar-nos a dar o passo em frente... entretanto assinava-se o contrato com a Parmalat e viriam para cá jogadores através dessa parceria, nomeadamente o Cannigia e o Edilson. Quando vi as dispensas fiquei logo de pé atrás... quando o ouvi, em vésperas de um jogo para a Champions em Milão a dizer que queria um "Benfica a jogar à porto" nem quis acreditar no que ouvia. E meter o Paulo Pereira na equipa era inenarrável... fdx.  Já nem falo noutras contratações, Tavares e Nelo, que até eram internacionais A mas curtinhos para o Benfica... e quando ele metia o Tavares na direita em vez do Paneira? enfim, perdi anos de vida com o Artur Jorge.
Quem o conhecia bem, até pelo convivio com ele nos seus anos de Coimbra, sempre me disse que ele era andrade, mas que teria ficado com muito carinho pelo Benfica devido à sua passagem pela Luz. Nunca consegui ver isso... não querendo desmentir quem mo disse já várias vezes, presumo que terá perdido esse carinho todo quando treinou a escumalha andrade...

Epá, é um assunto demasiado melindroso para mim...   

Bailey

Para mim há duas personagens que estiveram ligadas ao Benfica que eu posso dizer com todas as palavras que eu Odeio. Até ao ponto que é possível odiar-se alguém sob o ponto de vista do desporto e do futebol: Artur Jorge e Vale e Azevedo.

a 3ª pessoa nunca esteve ligada (Deus me livre) ao Benfica que é o Pinto da Costa.

Coloco os 3 ao mesmo nível. Se calhar os 2 primeiros ainda acima, porque pior que inimigo são traidores inimigos.

gustavoF

O que fez como treinador, apaga o seu trajecto no Benfica foi das pessoas que mais mal nos fez... Este tópico por mim não estaria nos Imortais

gustavoF

#342
A presença deste individuo na minha opinião mancha esta secção do forum. Até pode ser que esteja a ser injusto e a dita operação á cabeça afinal sempre teve efeitos secundários e toldou-lhe o pensamento.

_JonasThern_

Uma merda com dois braços, duas pernas e um bigode. É a isto que eu associo o Artur Jorge. Jogador, treinador, tripeiro ou lá o raio que o parta.

Meddler

Não fazia ideia que o Cavalo de Tróia tinha tão bons números pelo Benfica.