Artur Jorge

Avançado, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (1969-1975), 132 jogos (10293 minutos), 105 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)
Treinador, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (1994-1995), 48 jogos (27 vitórias, 11 empates, 10 derrotas)

Cor_rubrum

RIP, Artur Jorge.
Ainda o vi jogar com a nossa camisola ao peito, sendo o melhor marcador do campeonato em 70-71 e em 71-72.
Como treinador foi muito bom onde não deveria ter sido e péssimo quando voltou ao nosso clube.
"Voltar  ao sítio  onde se foi feliz", quase sempre dá isso, ele e Damásio cagaram na velha sabedoria popular, com o resultado que todos conhecem. 
Também há excepções (ou quase) como Eriksson, na sua segunda passagem, mas ainda  assim longe do fulgor da primeira e esperemos que Di Maria seja um regresso bem sucedido.

Enfim, quis cumprir o sonho de treinar o Benfica e ficou ressentido com o clube, confessando-se portista no fim da vida,  mas de facto já o tinha sido na infância e na juventude  passada no Porto. 
A passagem pelo Benfica fizera dele , em certo sentido, também Benfiquista, que renegou definitivamente com o pavor que foi a sua passagem como treinador.

Uma vez disse que o Benfica era um circo, mas esquecendo-se que ele tinha ajudado a montar a tenda.

Enfim, seguramente há coisas na vida muito mais importantes que o futebol e por isso, que descanse em paz e condolências para a família.

Vitor84

Foi dos melhores jogadores da nossa história e dos piores treinadores também. Criou-se um mito de que tinha sabotado o clube propositadamente, o que eu não acredito. O contexto em que entrou vom a saída injusta do Toni acabado de ser campeão foi logo uma bazucada nos pés, depois foram más decisões atrás de más decisões:a saída dos russos para o porto, a dispensa injusta do Paneira, etc para depois se ir buscar jogadores fraquinhos deram início ao Vietname. Mas a grande responsabilidade deste desastre foi mesmo do Damásio.
Enfim, que descanse em paz.

jpfluis

Faleceu um autêntico cavalo de Tróia. Que descanse em paz, mas eu não me esqueço do que fez ao nosso Benfica. Imperdoável. 

SLBAMOR

Citação de: daniii95 em 22 de Fevereiro de 2024, 12:07
Citação de: Tsu1904 em 22 de Fevereiro de 2024, 10:48Pior só Rui Vitória e Quique.

Um pesadelo na altura, que teve repercussões para décadas.

Rui Vitória foi campeão e ganhou uma dobradinha

Tivemos muito piores. O Jesualdo por exemplo fez um trabalho medíocre

Manuel José apesar de não terem dado tempo tem mais jogos não ganhos, que vitórias

O Artur Jorge na altura era um treinador conceituado. O que aconteceu foi que houve alguém da direcção do Damásio que abriu a boca e disse ao Toni que o Artur Jorge vinha para o Benfica

O Toni soube e disse que não queria continuar nem como adjunto. Em 89 foi para adjunto depois de ganhar o campeonato e voltaria de novo a acontecer o mesmo. Há uma entrevista do Artur Jorge a dizer que queria ir para o Benfica com o Toni como adjunto

O que correu mal foi que com uma direcção incompetente, com o clube com problemas financeiros, permitiram carta branca ao Artur Jorge.

As dispensas de jogadores como o Paneira, Neno, Rui Águas e Isaías são um crime e ajudaram a perder a mística do clube. E nisso é culpa do Artur Jorge e também do senhor Manuel Damásio que não deveria meter os pés em qualquer recinto desportivo na qual o Benfica esteja presente para jogar

Desde que fosse só os pés eu não me chateava .

daniii95

Citação de: kyza em 22 de Fevereiro de 2024, 13:16
Citação de: daniii95 em 22 de Fevereiro de 2024, 13:14
Citação de: kyza em 22 de Fevereiro de 2024, 13:11Não consigo sentir nada do que não seja respeito por qualquer cidadão que termina a sua vida. Peço desculpa.. Mas não consigo sentir nada mais. Quem sabe da sua história deve sentir o mesmo que eu. Infelizmente.

O meu pai por exemplo disse: "Jogador fantástico. Só não está nos imortais porque deu cabo da mística. Mas não foi o único responsável. Esse passa pelos pingos da chuva"

Há duas caras no Artur. Aliás sempre houve. Estás a ver o judas? Igual com algumas diferenças.

Sim, é verdade isso tudo
Mas com aquela direcção esquece. O Damásio fartou-se de fazer merda desde querer mandar embora o Toni, desde o contrato vitalicio com o João Pinto! Péssimo

Deixou que o Artur Jorge limpasse o balneário. Ele e o palhaço do Gaspar Ramos!! Sempre que estes dissessem a palavra Benfica, deveriam cagar uma melancia inteira

BlankFile

Agradeço o que fez pelo Benfica enquanto jogador. Enquanto treinador foi um sabotador e deu início ao descalabro dos anos negros do Benfica. Não posso dizer que tinha simpatia pela pessoa em causa, porque não tinha. 

Que descanse em Paz.

Benfica_Sempre_1904

Um merdas como pessoa. Podia ter sido um imortal do Benfica mas foi mais um merdas anti nojento.

Morreu. Não se perdeu nada

Hyliachu

Espero que tenha gostado da homenagem na segunda parte desse jogo

arfm14

RIP.

Ficarei com a imagem de grande jogador do Benfica.

Godescalco

Soube da notícia durante o dia e fiquei algo triste, confesso.

Foi um belíssimo jogador do Benfica. Na passagem como treinador, marcou o início de um período negro da história do clube, mas está longe de ser o principal culpado.

O meu pai chegou a conhecê-lo pessoalmente em Coimbra.

Que descanse em paz.

AG

Para infelicidade do Benfica a carreira dele como treinador acabou quando foi operado ao cérebro em 94. A seguir a isso foi um desastre completo.

Não matou ninguém, parecia ser um tipo pacato e há coisas muito mais importantes que o futebol, por isso que descanse em paz.

Festivus

Nasci em 1990, por isso obviamente que sou demasiado novo para me lembrar do Artur Jorge quer como jogador, quer como treinador do Benfica.

Já foi discutido até à exaustão a passagem dele como treinador por cá e os efeitos nefastos que teve. Não tendo vivido esses tempos, devo dizer que não acredito na teoria que ele destruiu o Benfica de propósito simplesmente pelo facto que, desde que saiu do Benfica, a carreira do homem continuou em queda livre e sem ganhar nada. Ou não se lembram que foi com ele no banco que não fomos ao Mundial na França em 1998? Basicamente, a queda do AJ começa com a sua entrada no Benfica como treinador. Duvido muito que ele tenha passado mais de uma década da sua vida a treinar mal de propósito só para ninguém perceber que ele destruiu o Benfica de propósito. Acho que nenhum treinador concordaria em destruir o resto da sua carreira só para lixar um clube de futebol em específico.

A sua morte não me aquece nem me arrefece, sinceramente. E, ao julgar pelas redes sociais do Benfica, claramente que o homem pouco ou nada significa para o clube hoje em dia. Nem uma menção à morte dele por parte das contas oficiais. E estamos a falar de alguém que foi campeão nacional como jogador pelo nosso clube e chegou até a ser melhor marcador, penso eu. 

Sr. Coluna

Foi jogador de referência numa das nossas melhores equipas de sempre! Era um ponta de lança vanguardista, com finalização clínica, refinado tecnicamente, inteligente, com ótimo jogo de cabeça.
Como homem parecia ser um indivíduo de personalidade complexa, mais metido consigo mesmo, provavelmente, algo ressentido com a vida que não terá sido branda com ele.
Como treinador, quando apareceu, também foi de vanguarda! Bastante à frente do seu tempo na forma como motivava e conseguia entrar na cabeça dos jogadores e tirar um grande rendimento deles. Connosco, lamentavelmente, correu tudo mal. Desde início. Damásio achava mais chique o bigode de Artur Jorge do que o do nosso Toni, que jamais deveria ter saído. Mas nem por isso foi mal recebido. Nunca se ajudou a ele próprio. Decisões estapafúrdias. Afirmações polémicas. Uma intervenção cirúrgica que o terá deixado fragilizado. Uma direção amadora que nunca o terá apoiado devidamente nem lhe terá conseguido impor limites. Lamentável sobretudo porque, a partir do desmantelamento perpetuado por si daquela equipa campeã, ainda mais num clube com finanças depauperadas e com miseráveis direções, demorámos 10 a 15 anos a endireitarmo-nos minimamente.

Dennis

Citação de: Tsu1904 em 22 de Fevereiro de 2024, 10:48Pior só Rui Vitória e Quique.

Um pesadelo na altura, que teve repercussões para décadas.

Pior só Manuel José e Heynckes.
O Manuel José, lembro-me que, como tinha centrais horríveis, optava por jogar com 3. Era trágico!
O Heynckes, depois duma época fraquita em 99/2000, teve responsabilidades graves na forma como o João Pinto saiu no ano seguinte e como foi recusado o regresso do Paulo Bento e do Dimas (os 3 foram campeões no ano seguinte no Sporting), preferindo vedetas como Chano e Escalona. Acabámos em 6º.