Artur Jorge

Avançado, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (1969-1975), 132 jogos (10293 minutos), 105 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)
Treinador, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (1994-1995), 48 jogos (27 vitórias, 11 empates, 10 derrotas)

sider

Comecei a acompanhar o clube em 1993. Como tal do Artur Jorge só tenho uma imagem de infliltrado.

Avante

O Artur Jorge e muito mais do que o treinador Trojan do Benfica...

A historia dele (1969 na Academica no tempo de Salazar, a taça de Portugal Academica-Benfica...)

As opiniões politicas dele, as contradições do homem, a reflexão sobre o papel do jogador de futebol na sociedade...

Os dramas familiares (Pae e mãe morreram quando AJ tinha 20 anos, falecimentos prematuros da primeira mulher e da filha)

Os problemas de saúde dele, e o afastamento dos holofotes na fase terminal da carreira/vida...

A biografia do homem e fascinante.

Tsu1904

Citação de: Dennis em 23 de Fevereiro de 2024, 02:00
Citação de: Tsu1904 em 22 de Fevereiro de 2024, 10:48Pior só Rui Vitória e Quique.

Um pesadelo na altura, que teve repercussões para décadas.

Pior só Manuel José e Heynckes.
O Manuel José, lembro-me que, como tinha centrais horríveis, optava por jogar com 3. Era trágico!
O Heynckes, depois duma época fraquita em 99/2000, teve responsabilidades graves na forma como o João Pinto saiu no ano seguinte e como foi recusado o regresso do Paulo Bento e do Dimas (os 3 foram campeões no ano seguinte no Sporting), preferindo vedetas como Chano e Escalona. Acabámos em 6º.

Imagina o RV com as equipas do Manuel José e Heynckes haha

Dennis

Citação de: Tsu1904 em 23 de Fevereiro de 2024, 06:47
Citação de: Tsu1904 em 22 de Fevereiro de 2024, 10:48Pior só Rui Vitória e Quique.

O Manuel José, lembro-me que, como tinha centrais horríveis, optava por jogar com 3. Era trágico!
O Heynckes, depois duma época fraquita em 99/2000, teve responsabilidades graves na forma como o João Pinto saiu no ano seguinte e como foi recusado o regresso do Paulo Bento e do Dimas (os 3 foram campeões no ano seguinte no Sporting), preferindo vedetas como Chano e Escalona. Acabámos em 6º.

O Rui Vitória tem o grande mérito de apanhar um Benfica em dois anos de profundo desinvestimento (é só comparar o plantel que apanhou e o plantel que tínhamos em 2014) e conseguir dar a volta lançando jovens como Éderson, Nelson Semedo, Lindelof, Renato Sanches ou Gonçalo Guedes.
Quando tivemos um futebol horrível com ele foi depois dos dois desinvestimentos brutais feitos no final da época 14/15 e da época 16/17 (depois do tetra, a necessidade de pagar dívida nossa para o Vieira negociar a dele).
Por isso, sim, levou com plantéis fracos e foi horrível nessas alturas, mas, pelo meio, teve o mérito de construir um plantel forte lançando miúdos.

Carolina Barata

Foi campeão no PSG com Weah, Valdo, Ginola, Rai, Ricardo Gomes para depois a pedido ou não ter, mais no segundo ano ter no plantel uns jogadores mais duvidosos.

P.S: Porque o Edilson e Airton foram embora se marcavam golos?

Trapattoni

Citação de: Dennis em 23 de Fevereiro de 2024, 10:50

O Rui Vitória tem o grande mérito de apanhar um Benfica em dois anos de profundo desinvestimento (é só comparar o plantel que apanhou e o plantel que tínhamos em 2014) e conseguir dar a volta lançando jovens como Éderson, Nelson Semedo, Lindelof, Renato Sanches ou Gonçalo Guedes.
Quando tivemos um futebol horrível com ele foi depois dos dois desinvestimentos brutais feitos no final da época 14/15 e da época 16/17 (depois do tetra, a necessidade de pagar dívida nossa para o Vieira negociar a dele).
Por isso, sim, levou com plantéis fracos e foi horrível nessas alturas, mas, pelo meio, teve o mérito de construir um plantel forte lançando miúdos.
Mesmo no ano do possível penta perdido esteve na luta até Abril praticamente com um plantel absolutamente patético preparado pelo pior presidente da nossa história.
O problema dele era dar carta branca ao merceeiro para fazer aquilo que entendesse mas também o trabalho dele não era controlar o ladrão mas sim treinar portanto...

Tsu1904

Citação de: Dennis em 23 de Fevereiro de 2024, 10:50

Mérito? Hahaha

Ele compactou com tudo isso!!!!

"Estou muito satisfeito com o grupo de trabalho que tenho" depois de lhe venderem tudo!

O banana!
O yes-man de sonho do Vigareira!
Pqp, até me arrepio só de me lembrar.

A mediocridade extrema do Benfica.
Benfiquinha lá mesmo do fundo do poço. E tudo a bater palminhas.
Ainda batem pelos vistos.

E isto contra um Porto ridículo!
Imaginar o RV contra o Porto do Hulk, James e Falcao como o Judas levou!
Imaginar isto e tentar não rir!

Ai foda-se

jonnhy

E quando foi selecionador da Suiça. A primeira coisa que fez foi dispensar o Alan Suter o melhor jogador deles.
O homem não estava bem.

bmuc79

A única coisa boa que veio com este indivíduo foram Preud'Homme e Stanic.

King
Paredão
Nelo
Tavares
Marcelo

A lista de cepos foi extensa.

Um desastre que conseguiu desmantelar uma equipa campeã e do melhor que já vi em dois anos.

Um indivíduo que teve afirmações ridículas como dizer que o Benfica era um circo ou que tinha de ganhar mentalidade à porto.

Um treinador arcaico que n sua concepção de treinador da bola n tinha que se levantar do banco, nem falar com os jogadores e era o Filipovic e o Neca que o faziam.

Como atleta n posso falar pq n o vi jogar mas o que me dizem é que era um bom PL.

Dennis

Citação de: Carolina Barata em 23 de Fevereiro de 2024, 11:59Foi campeão no PSG com Weah, Valdo, Ginola, Rai, Ricardo Gomes para depois a pedido ou não ter, mais no segundo ano ter no plantel uns jogadores mais duvidosos.

P.S: Porque o Edilson e Airton foram embora se marcavam golos?

O Edilson era jogador da Parmalat, estava emprestado. Ele o Caniggia, o Amaral...
O Aílton (o Airton é muito mais tarde) tive de ir pesquisar, mas parece que quis voltar ao Brasil por razões familiares:

https://maisfutebol.iol.pt/destinos/destino-90s/jogar-no-benfica-custou-me-um-divorcio-doloroso

"MF – Depois de 14 golos e mais de 30 jogos, por que voltou logo ao Brasil? Foi dispensado pelo Artur Jorge?

A – Não foi bem assim. Eu tinha contrato, mas apareceu o interesse do Atlético Madrid e do São Paulo. O técnico do São Paulo era o Telé Santana, talvez o técnico mais importante da minha carreira. Sentei-me com a direção do Benfica, disse-lhes que queria voltar ao Brasil por questões familiares e o presidente Manuel Damásio acabou por aceitar um empréstimo de seis meses. Ainda voltei no ano seguinte ao Benfica e nessa altura o São Paulo fez mesmo uma boa proposta pelo passe. Saí tranquilo e de cabeça erguida, nunca tive nenhuma conversa com o treinador Artur Jorge.

MF – E as tais questões familiares eram verdadeiras?

A – Sim, infelizmente eram. Tanto eram que eu acabei por me divorciar nessa altura. A minha esposa da época nunca quis viver em Portugal e isso afastou-nos bastante a todos os níveis. Jogar no Benfica custou-me um divórcio doloroso. Ainda tentei salvar o casamento, voltando ao Brasil, mas não foi possível. Felizmente voltei a casar mais tarde e tenho quatro filhos lindos."

Lellominsk

Apaguem o perfil do Sport Lisboa e Benfica... foi sempre a puxar para baixo!

Pancho Lopes 67

Citação de: jonnhy em 23 de Fevereiro de 2024, 13:03E quando foi selecionador da Suiça. A primeira coisa que fez foi dispensar o Alan Suter o melhor jogador deles.
O homem não estava bem.

Ya, mas melhor jogador? Não sei, talvez, Chapuisat e o Sforza eram sérios candidatos a essa distinção tb...

vinsanity

Nenhuma menção da sua morte nas páginas nas redes sociais do clube nem no site oficial

SousaLB

Citação de: vinsanity em 24 de Fevereiro de 2024, 16:08Nenhuma menção da sua morte nas páginas nas redes sociais do clube nem no site oficial
Diria que foi feita uma referência meia tímida só para não se dizer que não se disse nada.

Não consigo condenar.

ricardoslb1988

Citação de: Cor_rubrum em 22 de Fevereiro de 2024, 19:06RIP, Artur Jorge.
Ainda o vi jogar com a nossa camisola ao peito, sendo o melhor marcador do campeonato em 70-71 e em 71-72.
Como treinador foi muito bom onde não deveria ter sido e péssimo quando voltou ao nosso clube.
"Voltar  ao sítio  onde se foi feliz", quase sempre dá isso, ele e Damásio cagaram na velha sabedoria popular, com o resultado que todos conhecem. 
Também há excepções (ou quase) como Eriksson, na sua segunda passagem, mas ainda  assim longe do fulgor da primeira e esperemos que Di Maria seja um regresso bem sucedido.

Enfim, quis cumprir o sonho de treinar o Benfica e ficou ressentido com o clube, confessando-se portista no fim da vida,  mas de facto já o tinha sido na infância e na juventude  passada no Porto. 
A passagem pelo Benfica fizera dele , em certo sentido, também Benfiquista, que renegou definitivamente com o pavor que foi a sua passagem como treinador.

Uma vez disse que o Benfica era um circo, mas esquecendo-se que ele tinha ajudado a montar a tenda.

Enfim, seguramente há coisas na vida muito mais importantes que o futebol e por isso, que descanse em paz e condolências para a família.
Um gajo que era portista e diz que o seu sonho era treinar o Benfica...
É o pior treinador da nossa história. A dupla Damásio/Artur Jorge teve consequências irreparáveis. Foi o início do descalabro.