Jan Oblak

Guarda-redes, 33 anos,
Eslovénia
Equipa Principal: 1 época (2013-2014), 26 jogos (2251 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 2 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

pedroslb18

Citação de: Fernando Ferreira em 18 de Abril de 2014, 17:00
Citação de: Fyssas em 18 de Abril de 2014, 16:44
Questiono-me sobre a organização que o teu clube tinha. Deves ter apanhado guarda-redes mudos durante a formação toda.

Eu era o guarda-redes. E não, por muitas indicações que desse aos meus colegas, os processos da equipa só são assimilados com treino, responsabilidade do treinador.

O processo de treino pode ser fantástico e pode tentar replicar o que se passa em jogo o mais fiavelmente possível.

Mas nunca o conseguirá replicar com exatidão, por n variáveis que são impossíveis de controlar.

Por isso é que a comunicação num guarda redes é essencial.

Fernando Ferreira

Citação de: pedroslb18 em 18 de Abril de 2014, 18:23
Citação de: Fernando Ferreira em 18 de Abril de 2014, 17:00
Citação de: Fyssas em 18 de Abril de 2014, 16:44
Questiono-me sobre a organização que o teu clube tinha. Deves ter apanhado guarda-redes mudos durante a formação toda.

Eu era o guarda-redes. E não, por muitas indicações que desse aos meus colegas, os processos da equipa só são assimilados com treino, responsabilidade do treinador.

O processo de treino pode ser fantástico e pode tentar replicar o que se passa em jogo o mais fiavelmente possível.

Mas nunca o conseguirá replicar com exatidão, por n variáveis que são impossíveis de controlar.

Por isso é que a comunicação num guarda redes é essencial.

Tudo bem, é importante. Eu já o disse. Mas por si só não justifica este número de golos sofridos. É o treino, a organização da equipa em campo.

pedroslb18

O treino é o mesmo desde o inicio da época.

Não seria implementadas mudanças a meio da época em processos de jogo, que levariam semanas a serem assimilados pelos jogadores.

As únicas situações em que isso é viável acontecer é bolas paradas, que são mais especificas e é mais fácil coordenar o comportamento da defesa.

nfgl

É engraçado o treino ser o mesmo do início da época mas ver-se o Oblak muito mais adiantado que o Artur quando o Benfica tem a bola no processo ofensivo.

Nuances...

Imortal10

O Oblak já está fino?

gabbana

GR para os próximos 15 anos!!!

Fernando Ferreira

Citação de: pedroslb18 em 18 de Abril de 2014, 18:38

Não seria implementadas mudanças a meio da época em processos de jogo, que levariam semanas a serem assimilados pelos jogadores.

As únicas situações em que isso é viável acontecer é bolas paradas, que são mais especificas e é mais fácil coordenar o comportamento da defesa.

Então se mudam os jogadores, como é que não se mudou o treino? Teve de se incluir Fesja e adaptar a equipa para o facto de ele não fazer o transporte como fazia o Matic. Além disso perdemos o Sálvio e tivemos de nos adaptar a um extremo diferente, o Markovic, que dá mais no miolo do que na linha - também porque é mais inteligente.

O que se fez? Que os extremos, Markovic e Gáitan, viessem receber ao centro. A organização ofensiva, sobretudo mudou. E isso treina-se. E essa mudança permitiu ao Benfica atacar melhor, na minha opinião, e também estar com os jogadores mais próximos e reagir melhor à perda. Por isso é que a nossa pressão alta, este ano, aliada à velocidade e disponibilidade física do Lima e do Rodrigo, está muito melhor.

Por isso não, o treino não é o mesmo do início de época. Se tiver algumas imagens de alguns jogos para aqui para o computador que possam ilustrar isto coloco, para que não sobrem dúvidas que o treino mudou, como reflecte a organização da equipa.

Para acabar: nenhum guarda-redes do Mundo conseguiria ter este efeito numa equipa.

ELITE

por mim serás o nosso número 1 muitos anos...
continua a trabalhar miudo

lonstrup

Citação de: JackWhite em 18 de Abril de 2014, 13:53
"A não ser que o meu empresário encontre alguma fragilidade no meu contrato, e decidamos que o melhor é eu pirar-me à revelia do clube"
que eu saiba ele não se pirou do clube.

ele esperou que lhe dessem e garantissem o que tinham prometido anteriormente.

quando assim aconteceu, o oblak apareceu.

Karel Alinho

Citação de: nfgl em 18 de Abril de 2014, 18:45
É engraçado o treino ser o mesmo do início da época mas ver-se o Oblak muito mais adiantado que o Artur quando o Benfica tem a bola no processo ofensivo.

Nuances...

Já para não falar na gritante diferença no jogo de pés..

lonstrup

os niveis de confiança da defesa subiram, porque estão mais confiantes e mais descansados com o guarda redes oblak do que com o guarda redes artur.

a equipa pode jogar mais subida, os jogadores podem pensar somente nas suas funções, e não ficam a pensar «se» o guarda redes falha.

paalexg

Para o ano que fique com a camisola 1. é feio ver o GR titular do Glorioso com a camisola 41...

merlim

E o que interessa. Já pode jogar ou não? Infos, não há?

lonstrup

Paulo Lopes poderia jogar no Domingo

pedroslb18

Citação de: Fernando Ferreira em 18 de Abril de 2014, 19:08
Citação de: pedroslb18 em 18 de Abril de 2014, 18:38

Então se mudam os jogadores, como é que não se mudou o treino? Teve de se incluir Fesja e adaptar a equipa para o facto de ele não fazer o transporte como fazia o Matic. Além disso perdemos o Sálvio e tivemos de nos adaptar a um extremo diferente, o Markovic, que dá mais no miolo do que na linha - também porque é mais inteligente.

O que se fez? Que os extremos, Markovic e Gáitan, viessem receber ao centro. A organização ofensiva, sobretudo mudou. E isso treina-se. E essa mudança permitiu ao Benfica atacar melhor, na minha opinião, e também estar com os jogadores mais próximos e reagir melhor à perda. Por isso é que a nossa pressão alta, este ano, aliada à velocidade e disponibilidade física do Lima e do Rodrigo, está muito melhor.

Por isso não, o treino não é o mesmo do início de época. Se tiver algumas imagens de alguns jogos para aqui para o computador que possam ilustrar isto coloco, para que não sobrem dúvidas que o treino mudou, como reflecte a organização da equipa.

Para acabar: nenhum guarda-redes do Mundo conseguiria ter este efeito numa equipa.

O Salvio está lesionado desde bastante cedo na época. Além do mais, mesmo que o Salvio se tivesse lesionado a meio da época, não era isso que ia afetar a capacidade de pressão, já que o Salvio pressiona tanto ou mais que o Markovic.

A única alteração na troca Matic Fejsa é que o Enzo tem de jogar mais recuado para realizar o transporte de bola.

E o Fejsa não entrou no mercado de inverno, já cá estava antes, e a equipa já  estava obviamente preparada para jogar com ele como trinco, sabendo que teria de ser outro jogador a carregar a bola ofensivamente, não foi algo que surgiu à ultima da hora.

E nota-se claramente que a defesa tem mais confiança no Oblak que no Artur, desde o primeiro jogo.

E o Oblak comunica muito mais com a defesa, ao contrário do Artur, como se vê no lance da lesão do Artur por exemplo, em que se sai calado e acaba derrubado por um defesa do Benfica.