Para quando uma aposta na formação?

Diogo_Ferreira

Citação de: scoop em 10 de Agosto de 2010, 14:38
Citação de: Red skin em 10 de Agosto de 2010, 14:31
O campo de recrutamento do Barça é o planeta terra... e já formamos jogadores de qualidade, se calhar n temos é capacidade de lhes dar o passo q necessitam para o profissionalismo...

Por alguma coisa a esmagadora maioria dos Piqués, Xavis, Valdes, Iniestas, Kriks e Pedros são espanhóis e uma larga percentagem deles catalães. Se o campo de recrutamento fosse o planeta terra e não houvesse uma base de recrutamento natural, então o expectável é que cada um fosse de um país diferente. Eles podem recrutar no mundo inteiro, mas há uma base de recrutamento em que são líderes e têm uma vantagem competitiva sobre os outros.

Eu não acho que formemos jogadores de grande qualidade... basta aferir os resultados internacionais. De qualquer maneira, esse passo faz parte do processo de formação. Se os jogadores não estão preparados para render no futebol sénior, não foram bem formados.

Messi, Giovanni dos Santos, Jonhatan dos Santos ?

como eu disse o recrutamento de qualidade não tem tanto interesse assim. Interessa mais o treino e aprendizagem que o jogador desenvolve nos diferentes escalões de formação. Os escalões de formação do Barcelona jogam também com o futebol da equipa sénior, o tiki taka, é normal a sua adaptação ser mais fácil e poderem dar frutos, visto que tão habituados a fazer aquilo no futebol. A rotina traz a "perfeição".

Por exemplo e falando da formação nacional outra vez, o Sporting produz dos melhores extremos do Mundo, quando ganhou o campeonato jogava com extremos ou não ? Acho a maior e mais pura estupidez não jogarem com extremos. Isso e darem o Diogo Rosado no negócio do Postigol LOOL

ramalhofnm

O campo de recrutamento do Barça é o planeta terra... e já formamos jogadores de qualidade, se calhar n temos é capacidade de lhes dar o passo q necessitam para o profissionalismo...

aqui é que está o problema, ou por falta de capacidade ou por falta de interesse.

há quantos anos anda o "Pedrito" a jogar uns minutos no final dos jogos do barça? e o Bojan?

foi integrado aos poucos e hoje faz parte da equipa.

Red skin

scoop

Citação de: Diogo_Ferreira em 10 de Agosto de 2010, 14:46

Por alguma coisa a esmagadora maioria dos Piqués, Xavis, Valdes, Iniestas, Kriks e Pedros são espanhóis e uma larga percentagem deles catalães. Se o campo de recrutamento fosse o planeta terra e não houvesse uma base de recrutamento natural, então o expectável é que cada um fosse de um país diferente. Eles podem recrutar no mundo inteiro, mas há uma base de recrutamento em que são líderes e têm uma vantagem competitiva sobre os outros.

Eu não acho que formemos jogadores de grande qualidade... basta aferir os resultados internacionais. De qualquer maneira, esse passo faz parte do processo de formação. Se os jogadores não estão preparados para render no futebol sénior, não foram bem formados.

Que parte de "maioria" + "larga percentagem"  (ou seja, diferente de "todos" ou "a totalidade") não conseguiste entender?

darkwolf

Por isso é que eu digo 1 ou 2 por ano.Poupa-se dinheiro e talvez 1 seja mesmo bom. Mas o JJ é como o Mourinho jogadores estrangeiros e já prontos a jogar.

scoop

Citação de: franciscoafonso em 10 de Agosto de 2010, 14:42
Citação de: scoop em 10 de Agosto de 2010, 12:31
Citação de: franciscoafonso em 10 de Agosto de 2010, 11:29Acho que o Benfica devia ter, como uma espécie de "regra interna", reservados no plantel três ou quatro lugares para jovens da formação terem o espaço para se mostrarem.

E basicamente têm, devido às regras de inscrição de jogadores da UEFA.

Mas porque deveriam ter? Porquê discriminar positivamente os jogadores da formação do Benfica? Eu sou absolutamente contra isso, no plantel sénior do Benfica devem estar os melhores, sejam eles da formação do Benfica ou não. Para mim o sítio onde os jogadores fizeram a formação deveria ser indiferente. Ou seja, eles já têm a vantagem de conhecerem o clube, de não necessitarem de adaptções, de terem uma formação de base com mais qualidade do que a maioria, de já terem contrato com o clube.... e ainda precisam de ser protegidos com um sistema de quotas? Se com essas vantagens todas ainda precisarem de quotas para os treinadores se decidirem a mantê-los no plantel, então não vale mesmo a pena tê-los lá.
No Benfica isso é tudo uma desvantagem. Se estão há mais de 10 anos no clube não prestam, não se conseguem adaptar porque não têm qualidade (apesar de 95% deles nunca terem feito um jogo com a camisola da equipa sénior), se já estão formados não se pode falar em "oportunidades de negócio" e se já têm contrato não movem dinheiro nem dão comissões.

Não interessam, portanto.

Tens noção que isso faria sentido caso eles mostrassem qualidade noutros clubes, não tens?

Os jogadores que têm saido da formação do Benfica são uns mancos. Não se afirmam nem no Benfica nem em qualquer outro clube da dimensão do Benfica ou sequer aproximada.

A verdade é esta, por muito que custe a alguns.

insan

Citação de: Grande em 10 de Agosto de 2010, 14:41
Citação de: scoop em 10 de Agosto de 2010, 14:30
Citação de: Grande em 10 de Agosto de 2010, 13:35
Citação de: franciscoafonso em 10 de Agosto de 2010, 11:29Acho que o Benfica devia ter, como uma espécie de "regra interna", reservados no plantel três ou quatro lugares para jovens da formação terem o espaço para se mostrarem.

Mas porque deveriam ter? Porquê discriminar positivamente os jogadores da formação do Benfica? Eu sou absolutamente contra isso, no plantel sénior do Benfica devem estar os melhores, sejam eles da formação do Benfica ou não. Para mim o sítio onde os jogadores fizeram a formação deveria ser indiferente. Ou seja, eles já têm a vantagem de conhecerem o clube, de não necessitarem de adaptções, de terem uma formação de base com mais qualidade do que a maioria, de já terem contrato com o clube.... e ainda precisam de ser protegidos com um sistema de quotas? Se com essas vantagens todas ainda precisarem de quotas para os treinadores se decidirem a mantê-los no plantel, então não vale mesmo a pena tê-los lá.

Pois mas se tivéssemos  4 ou 5 jogadores formados no Benfica se calhar tínhamos dinheiro para manter DL, Di Maria, Ramires entre outros.
Mas manter bons jogadores não da dinheiro só da títulos.

Se tivéssemos 4 ou 5 jogadores formados no Benfica e com qualidade para jogar no Benfica, evitar-se-iam alguns investimentos em jogadores e seria possível manter alguns jogadores durante mais algum tempo ou fazer investimentos mais seguros.

Vamos então esperar pacientemente que apareçam esses 4 ou 5 jogadores formados no Benfica e com qualidade para contribuírem para a equipa principal.

O problema é que se estamos a espera que saia o euromilhoes.
No Barcelona os jogadores depois de saírem dos juniores passam para a equipa B e depois são lentamente introduzidos na equipa principal.
O jogadores formados no clube conhecem a táctica e o modo de jogar da equipa de olhos fechados, o que lhes da uma vantagem enorme.

O problema é que o Benfica não tem a estrutura do Barcelona. O Barcelona desde o Laporta teve um crescimento brutal, à base de capitais no inicio e da formação agora. Se o clube não tem uma estrutura consistente, em que se alteram as filosofias de trabalho de ano para ano, como irá a formação acompanhar isto? Não o conseguirá obviamente. Mas quem fala em Benfica fala em Real Madrid, Inter, etc. Poucas são as equipas que o conseguem, Barcelona, ManU, Arsenal, Valencia e pouco mais..

Rusty Ryan

O pessoal fala em apostar na Formação. Também eu gostaria, mas nem nisso as coisas estão como deviam ser: sabem quantos estrangeiros o Benfica contratou nos últimos 2 anos para os Juniores?!
Vinte?! Não devo estar muito errado...
Se puderem, respondam-me: o que é que se consegue com essa estratégia (se é que se pode chamar de estratégia)?!

Diogo_Ferreira

Citação de: scoop em 10 de Agosto de 2010, 14:48
Citação de: Diogo_Ferreira em 10 de Agosto de 2010, 14:46

Que parte de "maioria" + "larga percentagem"  (ou seja, diferente de "todos" ou "a totalidade") não conseguiste entender?

Red skin, isso, obrigado por me corrigires ;)

scoop, mas isso não é em todo o lado ? (tirando a escola do ajax vá :p)
"Por alguma coisa a esmagadora maioria dos Piqués, Xavis, Valdes, Iniestas, Kriks e Pedros são espanhóis" - realmente eles são todos espanhóis mesmo lol podias ter dito a maioria dos jogadores formados no Barcelona lol

Bom não sei as escolas do Barcelona, mas suponho que para diferentes posições tenham jogadores de nacionalidade diferentes. Por exemplo agora na equipa principal, só me lembro de 2 defesas espanhóis. No ataque devem ter espanhol e formado no clube Bojan e Pedro. Enquanto que o meio campo devem ser na maioria espanhóis, vindos do clube e o Keita. Devem ser ai uns 6 ou 7 não sei..

franciscoafonso

Citação de: scoop em 10 de Agosto de 2010, 14:49

Tens noção que isso faria sentido caso eles mostrassem qualidade noutros clubes, não tens?

Os jogadores que têm saido da formação do Benfica são uns mancos. Não se afirmam nem no Benfica nem em qualquer outro clube da dimensão do Benfica ou sequer aproximada.

E é possível eu achar que isso dos empréstimos é tudo treta e não é esse, de todo, o caminho a seguir? Ou isso que dizes tem de ser regra?

Os jogadores têm de se afirmar é no Benfica, é onde interessa. Quero lá saber se vão fazer grandes épocas para o Rio Ave ou para o Penafiel. O problema é que CÁ não têm oportunidades nem de calçar as chuteiras.

Mas, seguindo a tua teoria, dou-te um nome: Miguel Rosa. Afirmou-se em TODO o lado, renovou contrato e o Benfica cagou nele.

franciscoafonso

Citação de: Rusty Ryan em 10 de Agosto de 2010, 14:54
O pessoal fala em apostar na Formação. Também eu gostaria, mas nem nisso as coisas estão como deviam ser: sabem quantos estrangeiros o Benfica contratou nos últimos 2 anos para os Juniores?!
Se puderem, respondam-me: o que é que se consegue com essa estratégia (se é que se pode chamar de estratégia)?!
Nós não conseguimos nada, mas há quem tire daí muito dinheiro.

Grande

No Benfica isso é tudo uma desvantagem. Se estão há mais de 10 anos no clube não prestam, não se conseguem adaptar porque não têm qualidade (apesar de 95% deles nunca terem feito um jogo com a camisola da equipa sénior), se já estão formados não se pode falar em "oportunidades de negócio" e se já têm contrato não movem dinheiro nem dão comissões.

O Fábio Coentrão mostrou-se onde?

Rusty Ryan

Citação de: franciscoafonso em 10 de Agosto de 2010, 14:57
Citação de: Rusty Ryan em 10 de Agosto de 2010, 14:54
Nós não conseguimos nada, mas há quem tire daí muito dinheiro.

:-X

Pode ser que o regresso do Bruno Maruta volte a dar há Formação e Prospecção o caminho que estava a ter há 2 anos atrás!

mojo_j0jo

Com o plantel q temos e conhecendo o JJ, não vejo uma aposta forte nem para este ano e nem para o proximo, se conseguirmos encaixar dois jogadores para ir indo fazendo uns joguitos ao longo destas duas epocas ja considero muito...na minha linha de raciocinio o roderick é emprestado ao rio ave

Serrasqueiro

Citação de: Grande em 10 de Agosto de 2010, 15:01

O Fábio Coentrão mostrou-se onde?

Mostrou-se no clube que o formou, o Rio Ave. Não foi um empréstimo.