Propostas para o melhoramento do futebol formação.

Didiman

Citação de: Wampyro em 19 de Janeiro de 2011, 15:32
Continua sem qualquer logica e não sei onde isso ia melhorar o futebol de Formação. Os miúdos a jogar na rua já acabaram há muito, hoje em dia, qualquer miúdo que dê 3 toques na bola, já está num clube da sua zona. E arrisco dizer, que mais de 90% dos miúdos do Distrito de Lisboa e Setúbal já foram "vistos" pelo Benfica e mais que uma vez a grande maioria.

Podes acrescentar o Porto, não é ??? :):) e Braga e Aveiro por exemplo !!!
Há jogadores Sub 14 no Porto que são acompanhados desde que eram Sub 10.

Wampyro

Citação de: Didiman em 20 de Janeiro de 2011, 14:38
Continua sem qualquer logica e não sei onde isso ia melhorar o futebol de Formação. Os miúdos a jogar na rua já acabaram há muito, hoje em dia, qualquer miúdo que dê 3 toques na bola, já está num clube da sua zona. E arrisco dizer, que mais de 90% dos miúdos do Distrito de Lisboa e Setúbal já foram "vistos" pelo Benfica e mais que uma vez a grande maioria.

Estava à espera que "chegasses" para o acrescentares :P. Sei que por aqui, no inicio de Dezembro já todas as equipas de Fut7 (onde aparecem a maioria dos atletas que começam a jogar), já tinham sido vistas por nós!

Mais logo já te confirmo melhor como se saiu o tal puto, tenho os dados em casa e não me lembro dos nomes de todos, mas se volta este Domingo, é porque se deu bem ;)

Didiman

Citação de: Wampyro em 20 de Janeiro de 2011, 14:54
Citação de: Didiman em 20 de Janeiro de 2011, 14:38

Estava à espera que "chegasses" para o acrescentares :P. Sei que por aqui, no inicio de Dezembro já todas as equipas de Fut7 (onde aparecem a maioria dos atletas que começam a jogar), já tinham sido vistas por nós!

Mais logo já te confirmo melhor como se saiu o tal puto, tenho os dados em casa e não me lembro dos nomes de todos, mas se volta este Domingo, é porque se deu bem ;)

Volta volta :) Aquele clube trabalha muito bem Benjamins e Infantis :):)

Superga1949

a minha unica proposta para a nossa formação é a seguinte.

UM MAIOR ACOMPANHAMENTO DA PARTE DO BENFICA , EM RELAÇÂO A TODOS OS MIUDOS DA NOSSA FORMAÇÃO !

- Leva-los à escola , traze-los da escola .
- Maior acompanhamento em relação à familia
- A partir dos juniores , existir um contrato que os ligue ao benfica durante 5 anos . Até terem 23 anos Podem Rodar noutros clubes sejam eles quais forem mas a opção será sempre do Benfica , pois ha mtos putos que nao dão o salto logo e dão o salto mais tarde.....  Não digo com todos digo pelo menos 80% dos nossos jogadores....

È um gasto financeiro dificil de comportar . são mais 5 gerações de putos após os 18 até aos 23.... mas se calhar as vezes até compensa....

E depois é integrar os jovens no plantel do Benfica....

Didiman

Citação de: ASroma em 20 de Janeiro de 2011, 15:06

UM MAIOR ACOMPANHAMENTO DA PARTE DO BENFICA , EM RELAÇÂO A TODOS OS MIUDOS DA NOSSA FORMAÇÃO !

- A partir dos juniores , existir um contrato que os ligue ao benfica durante 5 anos . Até terem 23 anos Podem Rodar noutros clubes sejam eles quais forem mas a opção será sempre do Benfica , pois ha mtos putos que nao dão o salto logo e dão o salto mais tarde.....  Não digo com todos digo pelo menos 80% dos nossos jogadores....

È um gasto financeiro dificil de comportar . são mais 5 gerações de putos após os 18 até aos 23.... mas se calhar as vezes até compensa....

Desculpa a minha ignorância ( e isto sem ironias :) ) que queres dizer com "maior acompanhento em relação à família" ?

Pergunto isto porque grande parte das vezes ( e não é só no Benfica, acontece em clubes mais pequenos também ), é a própria família que estraga a natural evolução dos miúdos

Superga1949

Citação de: Didiman em 20 de Janeiro de 2011, 15:10

Desculpa a minha ignorância ( e isto sem ironias :) ) que queres dizer com "maior acompanhento em relação à família" ?

Pergunto isto porque grande parte das vezes ( e não é só no Benfica, acontece em clubes mais pequenos também ), é a própria família que estraga a natural evolução dos miúdos

Claro , percebo perfeitamente essa questão. mas esse acompanhamento tambem tem de ter esse lado pedagógico. Eu refiro-me a que os miudos e os pais se sintam bem por terem o miudo no Benfica , por saberem que o benfica é muito mais que um clube onde eles treinam. Nao falo em psicologos ... falo mesmo em tutores e meios de transporte para tudo o que eles precisem.

A qualidade ja existe no nosso centro de treinos... o problema é a transição de Junior para senior.

Para ter 7 gajos da formação no 11 titular e levar 12-1 do bayern é = a merda.

Ha que haver criterio e depois ha que haver uma maior margem dos juniores. Para nao acontecer o que aconteceu com o danilo...

Didiman

Citação de: ASroma em 20 de Janeiro de 2011, 15:20

Claro , percebo perfeitamente essa questão. mas esse acompanhamento tambem tem de ter esse lado pedagógico. Eu refiro-me a que os miudos e os pais se sintam bem por terem o miudo no Benfica , por saberem que o benfica é muito mais que um clube onde eles treinam. Nao falo em psicologos ... falo mesmo em tutores e meios de transporte para tudo o que eles precisem.

A qualidade ja existe no nosso centro de treinos... o problema é a transição de Junior para senior.

Ha que haver criterio e depois ha que haver uma maior margem dos juniores. Para nao acontecer o que aconteceu com o danilo...

Ora bem, eu por morar no Porto, estou longe do CE do Seixal.
Tive a oportunidade de o conhecer ( e bem ) por dentro, até lá almocei, mas não conheço o funcionamento profundamente.

Agora, posso acrescentar que sou defensor da existência de uma equipa B, nem que comece na 2ªDiv B.
Conheço bem esta divisão, porque treino numa equipa onde os seniores disputam a zona centro, pela 1ª vez, e há 3 anos disputavam os distritais da AF Porto.

O 11 titular é grande parte dele, campeão distrital. Treinam 50 minutos das 20h30 às 21h20.
Tem o orçamento mais baixo das 3 séries e não vão descer, são 6º com os mesmos pontos do 4º creio.

Uma equipa B era rentável, jogando ( tal como os juniores ) com o modelo de jogo e os princípios fundamentais iguais à equipa sénior.

Sobre o discurso aos pais, sobre o facto de os seus filhos jogarem no Benfica, não quero acreditar que ele não existe, ou não tenha existido no início do ano.

Isso é feito quer no clube onde estou e sei que é feito em outras situações ligadas ao SL Benfica.

Agora aquilo que eu sei ( e por experiência própria ), quanto melhor tratares os pais e mostrares a sua importância na estabilidade dos seus filhos, mais os pais opinam e ficam com a mania que sabem tudo e podem opinar sobre tudo o que envolve o clube, o treino, a forma como jogam, o treinador etc, etc...

cadu_slb

As melhorias são ao nível da federação e não tanto ao nível do SLB, o SLB não pode fazer com que os campeonatos sejam mais competitivos...

team manager

Acho que neste momento os miudos que estudam no seixal( aqueles que moram no caixa futebol campus) e outros que tenham residencia na zona, o benfica vai buscá-los á porta da escola, alêm de hoje em dia todos os jogadores possam estudar no centro de estagio e antigamente era só para quem " habitava " lá.

Red skin

Ex-avançado de Benfica e do FC Porto e ex-director-geral...
"Rui Costa parece-me um homem isolado e triste no Benfica"
por ALEXANDRA TAVARES-TELES   

O que está a fazer neste momento?

Tenho uma colaboração com a TVI como comentador na área do futebol, sou prelector num curso de treinadores da Associação Nacio-nal de Treinadores. Estou a estruturar uma outra acção de formação na área do futebol e tenho ainda a perspectiva de um regresso à minha Universidade (FMH) para tentar completar o curso que comecei há anos.

Abandonou a carreira de treinador por uns tempos?

Cá em Portugal, o regresso é difícil. Não me parece que surja uma proposta que me motive o suficiente. O que nessa área me animava seria um trabalho em África. O meu pai era angolano e eu sempre tive a ideia de que um dia passaria por lá - e por lá, passe a presunção, deixaria obra feita. Essa perspectiva animar-me-ia e não falo dela a seco. Já por um par de vezes fui sondado nesse sentido. Tive pena que não se concretizasse. Seja como for, seria uma hipótese a colocar-se apenas no final desta época.

Há três anos assumia no Benfica o cargo de director-geral da prospecção cheio de entusiasmo...

Entrei cheio de vontade de fazer, com ideias, mas com o decorrer do tempo e com as limitações que encontrei reconheço que esse entusiasmo arrefeceu.

Que limitações?

Ao contrário do que acontece agora, na altura não encontrei pessoas que se identificassem com o que penso e defendo para a prospecção e para a formação do clube.

Entrou no tempo errado?

É isso, mau timing. Se tivesse chegado agora encontraria seguramente outras condições.

Actualmente, o Benfica tem um director e um coordenador técnico da formação, com competência e características para os respectivos cargos - Armando Jorge Carneiro e o professor João Santos, nomes que eu também sugeri quando lá estava.

E então porque razão não foi ouvido?

Não sei responder. Sei que sugeri as pessoas que agora lá estão e ainda bem para o clube.

Porque é que saiu?

Porque o contrato acabou e porque existia já algum desgaste pessoal e, consequentemente, de relações com algumas pessoas que tornaram o ambiente de trabalho pouco propício. Alguns episódios confirmaram as diferenças de gerações e de filosofias. Além da detecção de talentos, tentei valorizar e premiar o trabalho gracioso dos observadores voluntários do departamento.

Sempre considerei este tema um investimento e não um gasto. Por exemplo, na fase em que o Estádio não enchia propus que se dessem bilhetes para os jogos em casa a esses 200 ou 300 adeptos, o que foi conseguido. A partir do momento em que o estádio começou a ter mais espectadores esse compromisso moral foi quebrado. Optou-se por ter mais algum dinheiro na bilheteira do que manter esse justo prémio. Esse foi um assunto de maior divergência, porque entendi tratar-se de uma injustiça e de um claro erro estratégico.

Essa divergência dos bilhetes foi com o presidente?

Sim.

Voltaria a aceitar o convite?

Estes três anos em que estive no Benfica foram uma experiência difícil mas útil. A recepção que tive não foi muito animadora e, por vezes, sentia que pisava terreno adversário. No final concluo que foi um período que me tornou mais forte, mas mais desconfiado e também menos ingénuo. No entanto, acredito que hoje, com o novo enquadramento da área de formação, teria tido outra abertura para as propostas que defendi.

Que trabalho deixou feito?

Deixei o departamento mais bem estruturado do que encontrei e a observação de atletas mais especializada. A prospecção passou a ter maior cobertura , sendo quase exclusivamente nacional. Foi entendido, e bem, também pelo Rui Costa, centrar a nossa pesquisa no território português.

Se olharmos para a equipa de juniores, com vários estrangeiros, parece o contrário.

Tal facto deve-se a acordos entre a administração e outros clubes ou agentes que não passavam pela prospecção nem pelo nosso parecer. Entre a formação e a profissionalização há, de facto, alguma área cinzenta.

No primeiro ano, liderou o gabinete de prospecção na vertente profissional e na de formação. Nos dois anos seguintes, Rui Costa, já director desportivo, ficou a cargo com a parte profissional. Mais tarde, com a saída de Camacho, foi criado um Conselho técnico do qual fez parte. Ajudou na escolha do novo treinador, Quique Flores, quando já então se falava em Jorge Jesus?

Os nomes em causa eram principalmente os de Eriksson e Quique Flores. Comentou-se que seria melhor apostar num treinador mais jovem e com menos história no Benfica. Lembro-me que o nome de Jesus também foi referido.

E o Benfica perdeu um ano?

Seguindo essa lógica perdeu dois, com a vinda de Camacho e assim por diante. O que é que Camacho acrescentou ao Benfica?

Que balanço faz do trabalho de Rui Costa no Benfica? Tem sido pouco ouvido?

Eu e o Rui somos amigos, no entanto não falamos há algum tempo. Tem tentado dar o melhor de si e está, por certo, a evoluir nesta nova fase da sua vida. Porém, sinto que se pode tirar mais partido da sua experiência e conhecimento. Que me parece algo isolado e triste, parece.

Que funções tinha esse conselho técnico?

Esse Conselho era composto por vários técnicos, pessoas com experiência, formação e sensibilidade para o fenómeno futebolístico e serviria de suporte ao director desportivo. O Rui não pode ter tudo a seu cargo.

E o presidente, ele próprio, admite não ser um perito em futebol...

Há presidentes com obra feita nos respectivos clubes que sabem de gestão e com grande sensibilidade para o futebol. É assim, por exemplo, com os presidentes do FC Porto, do Nacional e do Sp Braga. O presidente do Benfica já reconheceu que não tem essa sensibilidade. É um trabalhador incansável, reabilitou a imagem do Benfica, equilibrou as contas, o administrador Domingos Soares de Oliveira tem uma grande visão estratégica global, mas o futebol é um terreno muito específico. Um terreno onde o representante da prática da modalidade deverá merecer outra importância. Daí a criação de um conselho consultivo que pense e construa a política futebolística do clube.

Porque razão foi extinto?

Não sei, durou muito pouco tempo, até porque houve a divisão física entre o departamento profissional e o da formação, entre o Seixal e o Estádio da Luz.

Teve que ver com alguma imposição de Quique?

Não, nada. Esse conselho era suposto existir fosse qual fosse o treinador, exactamente para haver uma adaptação do novo treinador ao clube e não o contrário.

Enquanto o futebol não for entregue a profissionais que percebam de futebol o Benfica não entrará num ciclo de vitórias?

Será mais difícil. Até lá, os resultados tenderão a ser episódicos quando deveriam ser estruturais, tendo em conta a grandeza do clube.

Uma análise ao trabalho de Jorge Jesus.

Jorge Jesus é o tal português simples, mas profissional e interessado, que os adeptos mais críticos foram forçados a aceitar pela qualidade do seu trabalho.

Em algum momento desta época achou que Jesus estava de saída?

Não. O que fez e o que sobre ele foi dito na época passada impedia que passado tão pouco tempo o céu se tornasse em inferno. Mesmo depois dos cinco a zero do Dragão.

Conhecendo o Benfica, fez sentido o anúncio por Luís Filipe Vieira de uma novo ciclo de vitórias?

As pessoas mostraram esse desejo, mas era previsível uma reacção forte do FC Porto, clube que ao longo dos anos foi criando uma estrutura geral muito sólida. Como observador, não me ficou nada claro que a hegemonia de décadas fosse quebrada só porque o rival mais forte ganhou um campeonato, apesar de ter sido uma vitória reconhecidamente justa.

Um erro estratégico do presidente?

Uma intervenção excessiva. Alguma euforia, que no entanto se aceita.

Regressará ao Benfica?

Talvez um dia.

Para fazer trabalho de campo ou de gabinete?

Não sei. Acredito que voltarei porque continuo a pensar que posso ajudar a melhorar o clube.

Há quem diga que falta a Rui Costa um pouco de José Veiga, nomeadamente na confrontação com os adversários. Nas questões de arbitragem, por exemplo. Concorda?

Nada. Penso que esses assuntos não deveriam estar a cargo de ninguém. Nos países desenvolvidos e com futebol mais competitivo tão pouco são tema.

Villas-Boas não perde uma oportunidade para falar desses temas e entrar em confronto.

É um técnico jovem e de valor, com um temperamento muito próprio. No entanto, a verdade é que o ambiente tarda em normalizar - pelo contrário, radicaliza as rivalidades. Além disso, não me parece que para vencer esse discurso seja necessário.

O campeonato deste ano já está entregue?

O Benfica vai tendo mais rendimento, mas os jogadores que contratou, embora com potencial, são jovens e precisam de tempo num campeonato que não espera. Em contrapartida, o FC Porto tem feito uma prova sem precedentes, o que dificulta a aproximação pontual.

Entrrvista ao DN

Superga1949

Citação de: Didiman em 20 de Janeiro de 2011, 15:38
Citação de: ASroma em 20 de Janeiro de 2011, 15:20

Ora bem, eu por morar no Porto, estou longe do CE do Seixal.
Tive a oportunidade de o conhecer ( e bem ) por dentro, até lá almocei, mas não conheço o funcionamento profundamente.

Agora, posso acrescentar que sou defensor da existência de uma equipa B, nem que comece na 2ªDiv B.
Conheço bem esta divisão, porque treino numa equipa onde os seniores disputam a zona centro, pela 1ª vez, e há 3 anos disputavam os distritais da AF Porto.

O 11 titular é grande parte dele, campeão distrital. Treinam 50 minutos das 20h30 às 21h20.
Tem o orçamento mais baixo das 3 séries e não vão descer, são 6º com os mesmos pontos do 4º creio.

Uma equipa B era rentável, jogando ( tal como os juniores ) com o modelo de jogo e os princípios fundamentais iguais à equipa sénior.

Sobre o discurso aos pais, sobre o facto de os seus filhos jogarem no Benfica, não quero acreditar que ele não existe, ou não tenha existido no início do ano.

Isso é feito quer no clube onde estou e sei que é feito em outras situações ligadas ao SL Benfica.

Agora aquilo que eu sei ( e por experiência própria ), quanto melhor tratares os pais e mostrares a sua importância na estabilidade dos seus filhos, mais os pais opinam e ficam com a mania que sabem tudo e podem opinar sobre tudo o que envolve o clube, o treino, a forma como jogam, o treinador etc, etc...

Tivemos 1 equipa B e se queres que te diga foi muito mau .... perdemos imensos jogadores nesse periodo ( tb foi o nosso pior periodo... )

mas vendo isso dessa  forma...  1 ano senior nessa equipa B , 2 ano se forem bons numa equipa com um escalao maior.... 3 ano ou 4 1 divisão.

Tem de ser uma coisa mto bem estruturada.

STORM_13

Becken