Salvio

Avançado, 33 anos,
Argentina
Equipa Principal: 8 épocas (2010-2011, 2012-2019), 266 jogos (16974 minutos), 62 golos

Títulos: Campeonato Nacional (5), Taça de Portugal (2), Supertaça (3), Taça da Liga (4)

Eduardo Gomes

@SLBcomps
Salvio no Instagram.


Alento

O último jogador do Benfica que apelidei de meu jogador favorito 



fdpdc666

Exclusivo A BOLA Salvio: «Não imaginam o quanto festejei no dérbi»
Mesmo à distância, argentino continua a vibrar com o Benfica; lamenta ter faltado à cerimónia dos 20 anos do novo estádio.


Nem o fuso horário o afasta dos jogos do Benfica. Mesmo à distância, Eduardo Toto Salvio é um adepto que vibra com o clube onde passou mais tempo da carreira, criando raízes muito profundas. «Não imaginam o quanto festejei no dérbi. Comecei aos gritos!», conta a A BOLA com uma simpatia desconcertante.

A relação com o emblema e com Portugal é intensa e feita com várias camadas de emoções. Afinal, foram oito temporadas a jogar pelas águias, num trajeto com passos distintos. Primeiro veio por empréstimo do Atlético Madrid em 2010/2011, tendo regressado aos colchoneros na época seguinte, mas no verão de 2012 transferiu-se definitivamente para Lisboa, de onde só sairia em 2019, para o Boca Juniors.

Salvio é o 39.º futebolista com mais jogos na história do Benfica (266) e marcou 62 golos

Quando regressou à Argentina, e neste caso a Buenos Aires, deixou para trás números que ficarão gravados na pedra: cinco campeonatos conquistados, 2 Taças de Portugal, 4 Taças da Liga e 3 Supertaças. É o 39.º futebolista com mais jogos na história do Benfica (266) e marcou 62 golos, três deles no dérbi com os leões, o tal que o fez levantar-se da cadeira no outro lado de lá do Atlântico.

Desejo de voltar

Internacional pela albiceleste em 14 ocasiões, Salvio é um dos seis argentinos que figuram no Mural dos Campeões, inaugurado a 25 de outubro no âmbito da comemoração dos 20 anos do novo Estádio da Luz. Na sua companhia estão os conterrâneos Garay, Otamendi, Aimar, Di María e Gaitán.

Uma «honra» que sente desde o fundo da alma e «mais uma razão» para querer regressar a Lisboa «o mais rapidamente possível».

«Fiquei muito triste por não poder ir à cerimónia. Tinha jogo nesse dia [pelo Pumas, do México] e não podia mesmo viajar. Mas fiz questão de enviar uma mensagem vídeo», diz o extremo de 33 anos.

«É mais um motivo para querer ir a Lisboa. Sempre que aí vou, passo pelo Estádio da Luz, tiro fotos, estou um pouco com Rui Costa. Agora tenho um motivo ainda maior, quero mesmo visitar o Mural dos Campeões e ver como aquilo ficou», assume Eduardo Salvio, ligado atualmente ao emblema da Cidade do México até junho de 2024.




Fernando Urbano in A Bola

Grizzli

O final foi penoso devido as lesoes mas sempre deu tudo.
Mais salvios precisa se

Shoky

Citação de: Grizzli em 19 de Novembro de 2023, 14:44O final foi penoso devido as lesoes mas sempre deu tudo.
Mais salvios precisa se

Era um cracalhão. Grande carreira no Benfica. 8 épocas, 5 campeonatos e 3 segundos lugares.

Alto nível!

Eduardo Gomes

@vaibenfica1904

🗨 Salvio: "Não imaginam o quanto festejei no dérbi. Comecei aos gritos! (...) Fiquei muito triste por não poder ir à cerimónia [Mural dos Campeões]. Tinha jogo nesse dia. É mais um motivo para querer ir a Lisboa. Sempre que aí vou, passo pelo Estádio da Luz".

🗣 A Bola


tiago1991

no final era muito criticado, foi pena as lesões, podia ter sido um craque

Shoky

Citação de: tiago1991 em 20 de Novembro de 2023, 13:43no final era muito criticado, foi pena as lesões, podia ter sido um craque

Ele foi um craque. O final foi isso mesmo...o final. Saiu na altura certa. Mas fez 3 épocas incríveis (2010/11, 2012/13, 2014/15) e uma muito boa (2016/17).

2 passou-as lesionado e em recuperação (2013/14 e 2015/16), mas ainda ajudou e muito em títulos com golos e assistências decisivas.

2017/18 já foi fraquito e em 2018/19 arrastava-se.

Festivus

Sempre gostei mais do Salvio do que do Gaitán.

O Gaitán nos primeiros tempos era algo inconsistente e uma pessoa ficava com a ideia que ele só queria dar o litro nos jogos Europeus. Demorei algum tempo a começar a gostar dele.

fdpdc666

Reencontro de antigos jogadores do Benfica no México: «Criámos uma grande amizade em Portugal»
Salvio vai jogar ao lado de Funes Mori no Pumas.




Toto Salvio está atualmente a representar o Pumas, emblema do principal escalão do futebol mexicano. O antigo avançado do Benfica reencontrou agora Funes Mori, jogador com quem partilhou o balneário na formação encarnada e que trocou recentemente o Monterrey pelo Pumas. 

"Já conhecia o 'Melli' (Funes Mori). Sinto-me bem com ele. Criámos uma grande amizade em Portugal. É bom partilhar o campo com ele e tê-lo no dia a dia", começou por referir Salvio, quando questionado, em entrevista à 'ESPN México' sobre os novos reforços do Pumas.

E acrescentou: "É um jogador com muita experiência, com muitos jogos no currículo. Chega como melhor marcador de sempre do Monterrey. É bem-vindo e estamos aqui para o ajudar e para o que ele precisar. Vai dar-nos muito em campo, por isso temos de estar lá para ajudar".

Salvio falou ainda sobre a atribuição do prémio 'The Best' a Lionel Messi: "É o melhor da história. Ninguém conseguiu e ninguém faz o que ele faz em campo. Tanto ele como os outros dois dos jogadores podiam ter merecido. Os votos estão aí, não tenho dúvidas de que ele é o melhor e vou manter a minha escolha, mas tenho a certeza de que se o Haaland ou o Mbappé o tivessevem ganhado teria sido merecido".

Recorde-se que Salvio e Funes Mori jogaram juntos no Benfica na temporada 2013/2014.

Por Record


MrCobb

Citação de: Festivus em 20 de Novembro de 2023, 20:36Sempre gostei mais do Salvio do que do Gaitán.

O Gaitán nos primeiros tempos era algo inconsistente e uma pessoa ficava com a ideia que ele só queria dar o litro nos jogos Europeus. Demorei algum tempo a começar a gostar dele.
Eram a dupla perfeita,um mais cerebral e outro mais objectivo. Falavam entre si só pelo olhar, quantas vezes o Nico meteu a bola ao segundo poste e Totó apareceu para marcar. Saudades dos 2 quando estiveram no seu top.

Trapattoni

Citação de: MrCobb em 04 de Fevereiro de 2024, 10:45
Citação de: Festivus em 20 de Novembro de 2023, 20:36Sempre gostei mais do Salvio do que do Gaitán.

O Gaitán nos primeiros tempos era algo inconsistente e uma pessoa ficava com a ideia que ele só queria dar o litro nos jogos Europeus. Demorei algum tempo a começar a gostar dele.
Eram a dupla perfeita,um mais cerebral e outro mais objectivo. Falavam entre si só pelo olhar, quantas vezes o Nico meteu a bola ao segundo poste e Totó apareceu para marcar. Saudades dos 2 quando estiveram no seu top.
No seu auge eram ambos de topo. Não é por ter embirrado com ele nos últimos anos que deixo de reconhecer valor no Salvio.
Foi um excelente jogador e dos melhores extremos que já vi de águia ao peito. As lesões infelizmente impediram no de ser de um nível ainda superior do que aquele em que chegou.