Béla Guttmann, o Feiticeiro Húngaro

Treinador, (1910-03-12 - 1981-08-28),
Hungria
Equipa Principal: 4 épocas (1959-1962, 1965-1966), 165 jogos (115 vitórias, 26 empates, 24 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Taça dos Campeões Europeus (2)

ana_lopes2009


Bekambol

A sua passagem pelo nosso glorioso Sport Lisboa e Benfica conseguiu incendiar a alma benfiquista e guindar a grandes vitórias desportivas e tornar imponente o nosso já imponente, mas mais imponente e glorioso e mundialmente conhecido e respeitado, Sport Lisboa e Benfica. Ele faz parte da verdadeiramente grandiosa Alma Benfiquista de grande clube, glorioso e conquistador que guindou um estatatuto ainda maior com verdadeira afirmação desportiva mundial.

RedVC

#632
Béla Guttmann trouxe competência e ousadia ao futebol Benfiquista. Aproveitou a notável base deixada pelo trabalho de Otto Glória. Um Departamento de Futebol organizado e um plantel fabuloso que ele tratou de rentabilizar reduzindo-o e retocando-o com qualidade.

Mais do que um estratego era um motivador soberbo. Tinha um conhecimento futebolístico impressionante assente em experiências de vida extraordinárias. Viveu aliás várias vidas, conheceu as grandezas e misérias, a excelência e miséria da natureza humana.

Nasceu no futebol húngaro e austríaco que era dos mais avançados e organizados da Europa nas décadas de 20 e 30. Terminou a carreira de futebolista nos EUA onde iniciou a sua carreira de treinador. Sobreviveu ao crash bolsista de 1929 quando ficou na miséria depois de ver desaparecer num dia a sua fortuna pessoal. Regressou à Europa, trabalhou em diversos países. Sobreviveu ao Holocausto ao contrário de alguns familiares. Reiniciou a sua carreira de treinador, treinou grandes clubes mas foi no Sport Lisboa e Benfica que encontrou a Mística que o elevou à condição de um treinador imortal. Deixou marca profunda no futebol Húngaro, Austríaco, Italiano, Brasileiro, Holandês, Uruguaio e Português.

E anda gentalha nojenta a tentar que seja lembrado pelos Benfiquistas apenas como o pretenso autor de uma "maldição" que nunca existiu. Uma "maldição" que foi forjada na aldrabice de um qualquer jornalista de A Bola e que já foi desmascarada por Alberto Miguéns no artigo que ainda hoje referi.

E andam uns Benfiquistas ingénuos a reproduzir e amplificar esta aldrabice. Que raio de Benfiquismo é este? Que raio de sentido crítico de orgulho no Clube, é este? Pensem um pouco antes de reproduzir e amplificar MERDA.

Voltando ao que interessa que é ao que Béla Guttmann foi e aquilo que nos ensinou, é minha opinião que o Benfica devia sempre que possível procurar grandes treinadores que fossem também homens do futebol com experiência de vida e com Mundo... Não um qualquer bimbo, com manias de grandeza e egos despropositados que só envergonham e rebaixam o Clube.

Dirigentes competentes, estatutos eficazes e respeitados, atletas talentosos e dedicados, cientes da responsabilidade e grandeza que é representar este Clube. E ainda e igualmente importante, sócios e adeptos apaixonados e exigentes. Gente que não se deixe enganar por campanhas sujas, mentiras e trapaças, novas ou velhas de décadas. O Benfiquismo não pode ser o que nos querem fazer crer. É preciso voltar atrás e perceber o que fez o Benfica grande. Tudo aquilo que fez Béla Guttmann dizer:




Esta é a frase mais importante que Béla Guttmann nos deixou. A frase que qualquer Benfiquista que se preze deve lembrar.




Abdullah

#633
Enorme post RedVC. Não vai para o topo das mensagens, mas devia. É um post verdadeiramente construtivo e nele se contém a génese daquilo que é o Sport Lisboa e Benfica.

Resta acrescentar que por muito que LFV seja a razão dos nossos males actuais, não há razão para andar num espaço destes em permanente insulto e glorificação desse mesmo insulto.

Obrigado camarada  O0


RedVC

Citação de: Abdullah em 27 de Junho de 2021, 16:57
Enorme post RedVC. Não vai para o topo das mensagens, mas devia. É um post verdadeiramente construtivo e nele se contém a génese daquilo que é o Sport Lisboa e Benfica.

Resta acrescentar que por muito que LFV seja a razão dos nossos males actuais, não há razão para andar num espaço destes em permanente insulto e glorificação desse mesmo insulto.

Obrigado camarada  O0

Obrigado.  O0 O Benfica somos nós. Mais do que nunca.

Eduardo Gomes


Eduardo Gomes


Eduardo Gomes


Cob92


vasco13

Deixa os meninos ganhar!

Ps:se alguma vez tiver havido alguma maldição, visto que o Miguéns diz que não houve.

redriver

O Guttmann saiu amargurado da luz, era um homem intempestivo, nada que muito génios não sejam, mas tinha uma enorme respeito pelo Benfica. Tanto que posteriormente enviou uma carta ao senhor águas a desejar que o Benfica voltasse a erguer o troféu máximo na Europa do futebol. É uma informação que se pode encontrar facilmente pelo net.

A nossa maldição na Europa tem aparecido sobretudo vestida de preto e apito na boca, na qual a final da LE com o Sevilha foi talvez o expoente máximo.

ana_lopes2009


BossMil

Seja verdade, mito ou superstição... pouco importa.

Hoje é dia de exorcizar fantasmas e fazer as pazes com passado infeliz nas várias finais europeias.

Que seja a primeira de muitas vitórias europeias


Festivus

Ele desejou sorte à equipa na final de 1963 enviando um telegrama. E viveu até 1981.

Ou seja, viveu para ver o Benfica em Amis 3 finais da TCE. No final dos anos 60 ainda não se "sabia" da supost a maldição?! Quando é que se começou a falar nela? Só nos anos 80?