11ª Jorn: Illiabum 63 - 62 BENFICA Dom 9 Jan 16h

Messi87

Illiabum derrota Benfica
Encarnados surpreendidos em Ílhavo

O Benfica sofreu este domingo a terceira derrota na época na Liga Portuguesa de Basquetebol, ao ceder em Ílhavo, frente ao Illiabum, por 62-63, na 11.ª jornada da prova. A equipa encarnada vê, assim, o líder FC Porto ganhar vantagem, mas mantém-se na segunda posição da tabela classificativa.


Os encarnados começaram da pior forma o novo ano já que, no espaço de poucos dias, sofreram duas derrotas, algo pouco comum na actual equipa campeã nacional. Depois da eliminação a meio da semana da Taça de Portugal, foi agora a vez do Illiabum bater as águias no jogo que encerrou a primeira volta da Liga Portuguesa de Basquetebol.

O técnico Henrique Vieira pode queixar-se do facto de não ter contado com as duas grandes referências interiores da equipa, Jenkins e Évora, mas também há que dar mérito aos ilhavenses que foram capazes de vencer um adversário extremamente complicado, sobretudo numa fase da época em que a moral não abunda.

A opção por uma defesa zona, aliada a uma grande atitude defensiva, foi o principal factor do sucesso ilhavense, que beneficiou do facto de os encarnados não terem encontrado um atleta que fosse capaz de encaixar defensivamente face ao poderio atlético de Wallace Willis (16 pontos, 5 ressaltos e 3 assistências), que se estreou na equipa da casa e que acabaria por causar mossa nas áreas próximas do cesto.

O jogo foi muito equilibrado, com as duas equipas a repartirem o comando do marcador sem que nenhuma delas tenha conseguido em momento algum do jogo distanciar-se pontualmente.

No final do primeiro tempo a formação da casa liderava pela diferença mínima (27-26), vantagem que aumentaria para 4 pontos no final do 3º período (49-45).

No quarto de todas as decisões, os ilhavenses foram capazes de manter a vantagem até meio do período (55-51), sofrendo depois o forcing final dos benfiquistas que, a 2.27 minutos do termo do encontro, passavam para o comando do marcador (60-58). Nos momentos finais, o novo reforço do Illiabum revelou-se uma referência a ofensiva, a procurar nos momentos críticos, ao passo que os encarnados não tiveram sucesso nos lançamentos de longa distância, nomeadamente no último lance do jogo, que podia ter dado a vitória.

Para além do já referido Wallace Willis, destaque ainda para o seu compatriota Ricondo Crutchfield (16 pontos, 6 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos de bola) e para o ex-benfiquista Miguel Barroca, autor de 10 pontos, 6 assistências, 2 ressaltos e 2 roubos de bola.

De nada valeu o facto de Heshimu Evans (17 pontos, 10ressaltos e 3 roubos de bola) ter sido o MVP do encontro com 23 de valorização, seguido bem de perto por Ben Reed (16 pontos, 8 ressaltos e 2 assistências) com 22 de valorização

http://www.fpb.pt/fpb_portal/!fpb.go?s=7444250037&p=fpb.201020&t=fpb.200058&k_id_noticia=34773

Pika^^

Citação de: Ian em 09 de Janeiro de 2011, 21:14
o problema tambem é em que jovens apostar não é só o henrique vieira...
Podiamos ter ficado com o Tomás Barroso e o Cordeiro ou o Monteiro.

macnash

Citação de: Pika^^ em 09 de Janeiro de 2011, 22:36
Citação de: Ian em 09 de Janeiro de 2011, 21:14
o problema tambem é em que jovens apostar não é só o henrique vieira...
Podiamos ter ficado com o Tomás Barroso e o Cordeiro ou o Monteiro.

Desses só o Barroso não nos pertence, e por outro lado no principio da época seria dificil prever o que viria a acontecer!!

MarafadoSLB

Citação de: Dandy em 09 de Janeiro de 2011, 19:46
Citação de: Ian em 09 de Janeiro de 2011, 19:35
Citação de: Dandy em 09 de Janeiro de 2011, 19:15
Citação de: Giry em 09 de Janeiro de 2011, 17:44
Citação de: Messi87 em 09 de Janeiro de 2011, 17:43
Resultado final: Illiabum 63-62 Benfica

(1ºP: 12-16; 2ºP: 15-10; 3ºP: 22-19; 4ºP: 14-17)

Pontuadores: A. Tavares (4), Heshimu (17), S. Ramos (8), Diogo Carreira (9), Minhava (2), Mascarenhas (2), Ben Reed (16), Eky (4).

Mike jogou 14 minutos e foi o unico jogador que não pontuou dos que jogaram..

Vamos dar tempo ao rapaz. Esteve meses parado e ainda está longe de estar em forma para poder contribuir para o sucesso da equipa!
Será uma boa decisão pô-lo já a jogar?


   Terá sido uma boa decisão ter contratado um jogador, tão condicionado e debilitado, para entrar numa equipa cujo nível de competição (nacional e internacional) não se compadece com temporizações adaptativas?


   O Heshimu estava parado, também, poderá alguém evocar... só que o Heshimu é, tão-somente, o melhor jogador a actuar em Portugal.




O Heshimu já se vinha treinando com o Benfica durante uns tempos


   Outro facto que desacredita, ainda mais, a contratação do Williams.




X2 desacredita e muito. Em Janeiro e em plena competição (ões) não se pode estar a contratar para virema adquirir ritmo, ou joga logo ou não serve e este apenas poderá vir a ajudar o que não é o mesmo de vir a fazer a diferença. Quando digo vir apetecia-me dizer não faz a diferença mas andam aí uns users que acham que os meninos se lerem isto (nunca o farão mas enfim) ficam traumatizados

MALU15


JP.

Citação de: Pika^^ em 09 de Janeiro de 2011, 22:36
Citação de: Ian em 09 de Janeiro de 2011, 21:14
o problema tambem é em que jovens apostar não é só o henrique vieira...
Podiamos ter ficado com o Tomás Barroso e o Cordeiro ou o Monteiro.

e no lugar de quem? nenhum deles é melhor que algum jogador do nosso plantel, e eles evoluem muito mais a jogar regularmente nos clubes onde estão do que a jogar 5min de 2 em 2 meses na nossa equipa.

se forem realmente bons, afirmar-se-ão nas suas equipas e daqui a uns tempos farão parte do plantel.

JP.

lembrar que jogámos sem postes. sem desprimor para o nosso guerreiro, jogar com Eky no 5 inicial não é muito bom sinal. Elvis e Jenkins fazem muita falta a qualquer equipa.

JP.

Citação de: zerocool em 09 de Janeiro de 2011, 20:22
Infelizmente já vinha avisando que algo deste género poderia acontecer.
Equipa velha, plantel curto, americanos escolhidos sabe-se lá como, enfim....

não temos razão de queixa dos americanos. Doliboa, Frisby e Jenkins são dos melhores jogadores que passaram pelo nosso basket nos últimos anos. Doliboa então...

macnash

É pah não façam um festival na fase regular, ficar no topo dá nos o factor casa, mas não façam disso factor primordial, dá para gerir bem, até porque a doer é nos play-offs aí vamos ver os "velhos" a mostrar quem manda!
Aliás nem me importava de ficar no ultimo lugar de acesso aos play-off, para apanhar logo a porcagem na primeira fase!

Maestro Ricardo

Desde à uma semana para cá que vocês andam a falhar como as notas de 500...
Concordop em aprte com o q disse um user mais atrás, q é a questão do nosso plantel ser demasiado curto tendo em conta as competições em q estamos envolvidos, mais a mais num ano de regresso à europa e em q o Porto fez um all in (como fazem emtodas as modalidades sempre q perdem para nós) vide o caso do andebol na época a seguir a nós termos sido campeões... e vejam o q vai acontecer na próxima época ao hockey deles...
eles não nos podem ver ganhar...
voltando ao q mais interessa deveriamos ter reforçado mais e melhor esta equipa...

Mas ainda assim eu acredito!!!

Rumo ao Tri

Maestro Ricardo

quanto ao facto de dizerem q a nossa equipa é velha, eu não acho q seja assim tão velha, e aliás nesta modalidade jogadores com 30 anos, 30 e qq coisa quanto a mim são sinónimo de experiência... uma vez q esta modalidade não tem limite de substituições e os jogadores podem ser rodados apartir do banco a bel prazer, assim exista um plantel em quantidade e qualidade...

fmb

Muito fraca esta equipa.... reforços precisam-se para ontem!!!

Superga1949

Este é o mesmo grupo de trabalho que contratou o Doliboa e o frisby e fez desta secção bi campeã !

Este ano vai ser mais dificil e duvido que tenhamos o factor casa no final do ano. mas eu só peço é que nao hajam lesões nos playoffs !

faneca_slb4ever

Sem postes é dificil de ganhar jogos.

Temos tido lesões atrás de lesões em praticamente todos os jogadores aliados a um plantel curto (é preciso um jogador que faça a diferença a sério mesmo) dá em derrotas como esta.

Neste momento temos mais 8 jogos europeus. Temos um plantel de 10/11 jogadores. É obviamente curto para quem quer ganhar todas as competições onde entre.

Agora o passo devia ser contratar alguem que faça a diferença (americano) e talvez ir buscar 1 ou 2 portugueses de 2ª Linha (P.Pinto, Cortez por exemplo).

Esta secção é bi campeâ. Continuo a acreditar que todos os jogadores a top podemos e vamos fazer o Tri.

faneca_slb4ever

Resultados Finais da 11ª Jornada:

Illiabum 63-62 BENFICA
Académica 83-68 Sampaense
CAB Madeira 65-69 Porto
Ovarense 75-68 Penafiel
Ginásio 69-63 Barreirense
Guimarães 87-79 Lusitânia