João Vale e Azevedo (Presidente)

Presidente, 68 anos,
Portugal

Slb23

Citação de: pcssousa em 13 de Setembro de 2013, 17:52
Citação de: Slb23 em 12 de Setembro de 2013, 23:43
Sousa essa equipa de ciclismo tinha Quintino Rodrigues, Mauri e Joaquim Gomes como lideres da equipa para essa época. Não iriamos vencer nada e era uma equipa envelhecida.
Fossemos ganhar ou não, desistir é apanágio dos fracos. O que ganhámos com a desistência, já que tivemos que pagar tudo à mesma e já nada recebemos dos patrocinadores?
No fundo poupamos dinheiro e verdade seja dita que esse equipa nem ia ganhar nem tinha futuro.

Anos mais tarde aí sim foi um grande erro.

E sim o Vilarinho teve algumas propostas para as modalidades parvas mas no caso do ciclismo eu concordei com ela. E olha que não pagamos tudo aos corredores, quem foi colocado não recebeu creio...

Eddie_

A construção do antigo estádio da Luz foi o maior acto de associativismo que jamais aconteceu em Portugal.

Milhares de pessoas que deram o que podiam para o Clube poder ter, finalmente, o seu próprio estádio, a sua própria casa.

Maior que o antigo estádio só a forma como foi construído. E isso meus caros, não deveria ter preço.

Çula

Eu sou dos que viu com bons olhos a construção de um estádio novo. A grande verdade é que de mítica a antiga Luz tinha cada vez menos. Vivia há já muitos anos das histórias e das lembranças de um passado cada vez mais longinquo. 

Há quantos anos o Inferno da Luz estava ausente?
Nos seus ultimos anos de vida quantas vezes conseguimos encher o estádio?
Mesmo depois de "encadeirado" e consequntemente ter diminuido drasticamente a sua lotação, continuava a ser um elefante branco na esmagadora maioria dos jogos.
Era sim um estádio com cada vez menos condições e que para ser recuperado necessitaria de obras de fundo à séria.

Eu sou sempre pela modernidade desde que isso implique uma verdadeira mais valia, e na minha opinião esta nova Luz encaixava que nem uma luva num clube virado para o sucesso desportivo. Infelizmente essa parte não se tem verificado.

Ver aquele estádio desaparecer doeu a todos nós sem excepção. Quer se queira quer não aquele foi o palco das maiores conquistas do nosso clube e isso marca profundamente. Mas a vida não pode parar e chegámos a um ponto em que também nós tivemos que dar esse passo.

Lembrar o passado é fantástico, não podemos é deixar que esse sentimento saudosista leve a melhor, fazendo com que tenhamos medo de perder essas referências e dessa forma manter um medo ainda maior de nos desfazermos daquilo que nos traz essas boas lembranças.

A antiga Luz teve o seu papel e foi um dos maiores simbolos de amor ao clube, no entanto (e tal como quase tudo na vida) teve o seu fim. Algo que acho perfeitamente normal.
Eu só tenho boas lembranças daquele estádio. Tantas que ficava aqui o dia todo a desfiar histórias e peripécias desses tempos. Espero daqui a muitos anos ter tantas ou mais deste novo.

pcssousa

Citação de: Slb23 em 13 de Setembro de 2013, 18:41
Citação de: pcssousa em 13 de Setembro de 2013, 17:52
Citação de: Slb23 em 12 de Setembro de 2013, 23:43
Sousa essa equipa de ciclismo tinha Quintino Rodrigues, Mauri e Joaquim Gomes como lideres da equipa para essa época. Não iriamos vencer nada e era uma equipa envelhecida.
Fossemos ganhar ou não, desistir é apanágio dos fracos. O que ganhámos com a desistência, já que tivemos que pagar tudo à mesma e já nada recebemos dos patrocinadores?
No fundo poupamos dinheiro e verdade seja dita que esse equipa nem ia ganhar nem tinha futuro.

Anos mais tarde aí sim foi um grande erro.

E sim o Vilarinho teve algumas propostas para as modalidades parvas mas no caso do ciclismo eu concordei com ela. E olha que não pagamos tudo aos corredores, quem foi colocado não recebeu creio...
Bem feitas as contas não poupámos nada. Só 2 corredores abdicaram do que receberiam e o dinheiro dos patrocinios pagava a logística e ainda sobrava verba que dava para pagar boa parte dos ordenados. Segundo o que veio publicado na época, lembro-me perfeitamente de ter feito as contas e chegar à conclusão que a decisão nos fez perder dinheiro. Foi uma péssima decisão, que eu contudo acataria se encerrasse a secção no ano seguinte.
Se ganhariamos provas ou não, só se fosses o Zandinga é que poderias prever isso.

pcssousa

Discordo integralmente do post do çula. Muita da alma Benfiquista morreu naquele dia, e a nossa massa adepta é cada vez mais amorfa. Uma das poucas referências que restava foi-nos criminosamente roubada.
Uma das maiores atrocidades da história do clube.

LMAB89

O estádio da Luz do meio  da década de 90 para o fim tinha assistencias deploraveis nos jogos com os clubes mais pequenos. E os jogos eram à tarde, por isso não percebo esse mito dos "jogos à tarde é que era". Provavelmente seria verdade num passado mais distante...

pcssousa

Maus resultados desportivos, equipas com menos qualidade dá nisso.

JPG

Citação de: Theroux em 13 de Setembro de 2013, 09:12
Citação de: JPG em 13 de Setembro de 2013, 08:21
Citação de: Theroux em 13 de Setembro de 2013, 01:13
Citação de: TioPatinhas em 13 de Setembro de 2013, 00:40
Citação de: Theroux em 12 de Setembro de 2013, 18:22
O facto de em 2014 a final da Champions ser na Luz acho que diz alguma coisa sobre a qualidade do novo estádio. Mandar nomes de outros estádio para o ar sem qualquer enquadramento vale zero como argumento.
Em 2010 foi no Santiago Bernabeu, nao me parece que o Real tenha precisado de construir novo estádio para ser palco da final. Se os outros conseguiram, uma remodelação tambem poderia ter sido suficiente.

Sabes quanto é que o Real já meteu no estádio? Só no século XXI já gastaram mais de 127M€. Nos anos 90 gastaram mais de 5 mil milhões de pesetas.

E não faço ideia quais os custos de manutenção comparados com os da nova Luz.

Não fazes ideia mas no entanto defendes o novo só porque sim...

Eu a nivel de custos também não sei, mas de certeza que foram contadas mentiras: o novo estádio supostamente ia-se pagar a ele proprio a nivel de lojas: 1 media markt + 1 loja adidas e 2ou 3 quiosques dão assim tanto?

Já a nivel de mistica o antigo dava 100-0 a este. O que se fez foi absolutamente criminoso para um clube como o Benfica e representa bem a linha de actuação desta dinastia: enriquecimento pessoal nem que para isso se empobreça o clube

Eu coloquei os números que são públicos e não especulei sobre os importantes números da manutenção. Não sei qual é a duvida.

Quando à decisão coube aos sócios, portanto são esses os "criminosos" a que te estás a referir.

A primeira frase é absurda nem me dou ao trabalho de a comentar

Já a segunda repara que eu não chamei criminoso à direcção ou a ninguém , falei sim em atitudes criminosas. É diferente, mas lá está quem tanto defende lfv é natural que ainda ainda que incoscientemente faça essa associação. Mas no fundo concordo com o que acabas por dizer, a culpa deste estado lastimável em ultima instancia é dos socios, como se já não lhes bastasse carregar o peso de terem eleito o sr deste tópico...

JPG

Citação de: pcssousa em 13 de Setembro de 2013, 21:40

fui lá um dia à tarde ver um jogo de taça com o desportivo das aves, em que pontificavam nomes como bermudez e panduru, e o estádio às moscas.

Não dava vontade a niguém de ver aquilo, acho que o acabámos por passar mas o aves ainda nos levou a prolongamento

AG

Em 92, 93, 94 e até 95 tinhamos boas equipas e as assistências já eram miseráveis...

Zlatan

Acho que terei de concordar com o Çula, por muito que me custe.

Çula

Citação de: Slb-Ag em 15 de Setembro de 2013, 01:16
Em 92, 93, 94 e até 95 tinhamos boas equipas e as assistências já eram miseráveis...

90/91 - 39.000
91/92 - 29.000
92/93 - 25.000
93/94 - 35.000
94/95 - 22.000
95/96 - 9.000
96/97 - 19.000
97/98 - 31.000
98/99 - 28.000
99/00 - 27.000
00/01 - 29.000
01/02 - 30.000

Sem contar com ano de 02/03 (não consigo encontrar as assistências), nos seus ultimos 12 anos de vida, tivemos uma média de 27.000 espectadores por época.

Engraçado como a melhor fase destes anos todos foi quando o senhor que dá nome a este tópico pegou no clube. Na altura lembro-me que havia sempre uma festa antes dos jogos (lembro-me especialmente da recepção ao Salgueiros, que meteu pirotecnia e tudo) e parecendo que não aquilo levava gente ao estádio.

Nota ainda para a época 95/96 e para uma incrivel sequência de 3 jogos seguidos (Campomaiorense, U. Leiria e Tirsense) em que conseguimos um acumulado de 3.000 espectadores (1.500 + 1.000 + 500)  :buck2:. As coisas depois melhoraram um pouco mas ainda assim há muito que não se justificava um estádio daquelas dimensões (80.000 antes do inicio da demolição). 

Theroux

9000 mil? Isso é a média? Também tens os dados dos restantes jogos dessa época?

4x4x2

Citação de: Çula em 15 de Setembro de 2013, 16:30
Citação de: Slb-Ag em 15 de Setembro de 2013, 01:16

90/91 - 39.000
91/92 - 29.000
92/93 - 25.000
93/94 - 35.000
94/95 - 22.000
95/96 - 9.000
96/97 - 19.000
97/98 - 31.000
98/99 - 28.000
99/00 - 27.000
00/01 - 29.000
01/02 - 30.000

Sem contar com ano de 02/03 (não consigo encontrar as assistências), nos seus ultimos 12 anos de vida, tivemos uma média de 27.000 espectadores por época.

Engraçado como a melhor fase destes anos todos foi quando o senhor que dá nome a este tópico pegou no clube. Na altura lembro-me que havia sempre uma festa antes dos jogos (lembro-me especialmente da recepção ao Salgueiros, que meteu pirotecnia e tudo) e parecendo que não aquilo levava gente ao estádio.

Nota ainda para a época 95/96 e para uma incrivel sequência de 3 jogos seguidos (Campomaiorense, U. Leiria e Tirsense) em que conseguimos um acumulado de 3.000 espectadores (1.500 + 1.000 + 500)  :buck2:. As coisas depois melhoraram um pouco mas ainda assim há muito que não se justificava um estádio daquelas dimensões (80.000 antes do inicio da demolição).

Esses números são reais?!  :o

Esses números têm em conta que na altura havia muitas borlas e os bilhetes nem sequer tinham lugares marcados?

Çula

Citação de: Theroux em 15 de Setembro de 2013, 16:47
9000 mil? Isso é a média? Também tens os dados dos restantes jogos dessa época?

Os 17 jogos dessa época tiveram as seguintes assistências

6.000
15.000
15.000
10.000
7.000
3.000
1.500
1.000
500
3.000
20.000
4.000
30.000
7.000
5.000
10.000
10.000

Nesta altura não era possivel ter um numero exacto de espectadores. Jogos acima dos 20.000 existe sempre uma margem de erro praí de 5.000 para cima ou para baixo. Mas estes são os dados que vêm nos anuários de cada época.