Bruno César

Médio, 36 anos,
Brasil
Equipa Principal: 2 épocas (2011-2013), 60 jogos (3408 minutos), 13 golos

Títulos: Taça da Liga (1)

André Sousa

Citação de: slbenfica_croft em 26 de Março de 2011, 03:05
relativamente à establidade, basta o JJ jogar com jogador como interior capaz de encostar ao meio junto do Javi. Algo k acontecia o ano passado com Ramires e Amorim. Não é precisar mudar um sistema por essa razão, pois mudando as caracteristicas dos jogadores pode-se mudar a forma de jogar.

Qto ao Saviola e o Cardozo poderem jogar sozinhos, claro k podem. Tb se pode por um central a trinco...etc etc.

Tanto o Cardozo como o Saviola, são jogadores k pelas suas caracteristicas até fisicas rendem mto mais acompanhados.

O Cardozo jogando na frente sozinho, fica como uma ilha e ele tem imensas dificuldades. O Saviola é um jogador rapido e com boa tecnica, mas não é na minha optica nem de longe nem de perto, num faixa k mais rende.

Ambos rendem mais jogando como o têm feito actualmente. O Jara esse sim, pode jogar mais numa faixa, ainda k ache k rende mais como segundo avançado apoiando um PL. Mas sim o Jara é um caso diferente pois pelas suas caracteristicas pode jogar em diferentes cenários, digamos assim.

O ano passado havia a mania dos portistas quererem jogar num 4-4-2 losango como nós, porque?porque nós ganhamos e eles perderam.

este ano, mta gente no BENFICA quer jogar em 4-3-3, porque? Porque o porto ganhou e nós não.

Não estou a dizer k seja o teu caso, mas sei k há mta gente k pensa assim.

E para k fique claro, aprecio o sistema e a filosofia de jogo do 4-3-3, portanto não tenho nada contra o sistema em causa. Nem esse nem nenhuam, pois já vi inumeras equipas a ganharem e a jogarem bem, em sistemas tacticos diversos, desde 3-4-3, 3-5-2, 4-4-2 losango, 4-4-2 classico, 4-3-3, etc etc etc...

O que te traz uma assimetria no modelo de jogo que eu não aprecio. E atenção, isto acontece na maioria dos jogos. O Benfica é incapaz de manter o controlo de jogo de uma forma constante. É incapaz de baixar o ritmo de jogo e descansar com a posse de bola. O último aspecto já me parece mais com indicação do JJ, mas o primeiro é mesmo devido ao modelo de jogo. É demasiado exigente e à mínima falha pode trazer perigo. Este modelo foi construído a pensar nas características dos jogadores que tínhamos no ano passado, nomeadamente Di Maria e Ramires. Um médio para galgar metros em transição, o Di Maria, e outro médio para gerir o equilíbrio da equipa conseguindo dar também alguma profundidade. Este ano não há isso, há Gaitán e Salvio, que são jogadores muito diferentes do Di e do Ramires, e já se viu que as coisas não resultam tão bem. E não falo de resultados, falo mesmo de controlo de jogo.

Um jogador como o Saviola renderá em todas as posições do ataque, pela inteligência que tem. A sua ida para o lado esquerdo, por exemplo, era perfeitamente possível. Uma coisa que podia acontecer, era abrir espaço para as subidas do lateral e criar superioridade numérica no corredor central. Em relação ao Cardozo... Renderá de todas as formas. Seja sozinho ou acompanhado. No ano passado, com um extremo, marcou golos e golos, e jogava com o Saviola mais recuado. É verdade que o Saviola criava muito espaços para ele, mas também é verdade que com dois extremos e dois médios a procurar o passe vertical e combinações directas, ele renderia na mesma.

Em relação ao Jara, acho que renderá mais sobre o lado esquerdo. Pela velocidade que tem e pelas suas diagonais. Depois, é um jogador que é forte no remate e mesmo no 1x1, pela velocidade que tem, também é forte. Mas é outro que pode rodar as posições todas do ataque.

A razão para querer jogar em 4-3-3 é porque o JJ já deu mostras que consegue montar um com igual dinâmica. E porque isso favorece inúmeros jogadores, como já referi, sem falar na facilidade com que o jogo é controlado na sua totalidade.

Eu não tenho problemas em dizer que a táctica que mais aprecio é o 4-3-3, e que não gosto de um 4-4-2 clássico pelo espaço entre linhas, mas isso também depende muito das dinâmicas. Se me falarem de um 4-3-3 que consiste em meter a bola nos extremos e estes irem à linha cruzar, também não é do meu agrado.

Far(away)

Citação de: Kramxel² em 26 de Março de 2011, 03:14
Citação de: Far(away) em 26 de Março de 2011, 03:12
Citação de: flip69 em 26 de Março de 2011, 02:09
Não conheço.

É craque companheiro. Se confirmar-se é uma grande contratação.

Crack ao nível do Menezes?

:p


Estás a comparar o dia com a noite...

sardao

Citação de: Kramxel² em 26 de Março de 2011, 03:14
Citação de: sardao em 26 de Março de 2011, 03:11
Citação de: Kramxel² em 26 de Março de 2011, 03:09
Citação de: sardao em 26 de Março de 2011, 03:08
Geral com ele.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=254445

"O Benfica tem praticamente garantida"

Não vejo onde diz confirmado... mas devo ser só eu...


Nem li a notícia. Só as declarações dele.

E isto do geral é obviamente uma maneira de dizer que ele afinal vem mesmo.

Já muitos disseram o mesmo e acabaram por ir parar a outro lado...

Hoje em dia, nunca fiando.


Sim, este ainda pode urinar pelas calças abaixo na apresentação como o outro.

kramxel²

Citação de: Far(away) em 26 de Março de 2011, 03:15
Citação de: Kramxel² em 26 de Março de 2011, 03:14
Citação de: Far(away) em 26 de Março de 2011, 03:12
Citação de: flip69 em 26 de Março de 2011, 02:09
Não conheço.

É craque companheiro. Se confirmar-se é uma grande contratação.

Crack ao nível do Menezes?

:p


Estás a comparar o dia com a noite...

Estava-te a perguntar.

Quase nada conheço dele.

kramxel²

Citação de: sardao em 26 de Março de 2011, 03:18
Citação de: Kramxel² em 26 de Março de 2011, 03:14
Citação de: sardao em 26 de Março de 2011, 03:11
Citação de: Kramxel² em 26 de Março de 2011, 03:09
Citação de: sardao em 26 de Março de 2011, 03:08
Geral com ele.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=254445

"O Benfica tem praticamente garantida"

Não vejo onde diz confirmado... mas devo ser só eu...


Nem li a notícia. Só as declarações dele.

E isto do geral é obviamente uma maneira de dizer que ele afinal vem mesmo.

Já muitos disseram o mesmo e acabaram por ir parar a outro lado...

Hoje em dia, nunca fiando.


Sim, este ainda pode urinar pelas calças abaixo na apresentação como o outro.

Conhecendo a fonte dessa informação... e o que fez no Benfica... cheira-me mais a falta de pagamentos...

Far(away)

É um excelente jogador companheiro. Boa visão de jogo, um pé esquerdo maravilhoso. Vai fazer furor. O Benfica anda a mexer-se bem.


ThE_FoX



Citação de: Far(away) em 26 de Março de 2011, 03:15
Citação de: Marcos Coimbra em 26 de Março de 2011, 03:13
Craque eu não acho, mais será uma boa contratação sim para o Benfica

E o próximo a chegar é o Dedé :tonge:

Isso e a serio? e que o Dede e grande central... seria uma excelente aquisiçao...

rui_mpg

15 golos em 34 jogos é muito golo para um medio...

Far(away)

Citação de: ThE_FoX em 26 de Março de 2011, 03:24


Citação de: Far(away) em 26 de Março de 2011, 03:15
Citação de: Marcos Coimbra em 26 de Março de 2011, 03:13
Craque eu não acho, mais será uma boa contratação sim para o Benfica

E o próximo a chegar é o Dedé :tonge:

Isso e a serio? e que o Dede e grande central... seria uma excelente aquisiçao...

Estava-me a meter-me com o amigo Marcos.

Mas não me espantava que isso acontecesse.

sardao

Citação de: Far(away) em 26 de Março de 2011, 03:23
É um excelente jogador companheiro. Boa visão de jogo, um pé esquerdo maravilhoso. Vai fazer furor. O Benfica anda a mexer-se bem.

É gajo de sentar Aimar/Gaitan/Salvio?

Far(away)

Citação de: sardao em 26 de Março de 2011, 03:25
Citação de: Far(away) em 26 de Março de 2011, 03:23
É um excelente jogador companheiro. Boa visão de jogo, um pé esquerdo maravilhoso. Vai fazer furor. O Benfica anda a mexer-se bem.

É gajo de sentar Aimar/Gaitan/Salvio?

Salvio não que o Bruno não é extremo, apesar de poder jogar sob a direita, mas sempre flectindo para o centro, é um médio ofensivo.

Eu não sei qual é o plano do Benfica, alguém vai ter que sair para entrar o Bruno César. É um jogador para chegar e render quase de imediato. Não penso que precisará de grandes adaptações.

slbenfica_croft

Citação de: André Sousa em 26 de Março de 2011, 03:15
Citação de: slbenfica_croft em 26 de Março de 2011, 03:05
relativamente à establidade, basta o JJ jogar com jogador como interior capaz de encostar ao meio junto do Javi. Algo k acontecia o ano passado com Ramires e Amorim. Não é precisar mudar um sistema por essa razão, pois mudando as caracteristicas dos jogadores pode-se mudar a forma de jogar.

Qto ao Saviola e o Cardozo poderem jogar sozinhos, claro k podem. Tb se pode por um central a trinco...etc etc.

Tanto o Cardozo como o Saviola, são jogadores k pelas suas caracteristicas até fisicas rendem mto mais acompanhados.

O Cardozo jogando na frente sozinho, fica como uma ilha e ele tem imensas dificuldades. O Saviola é um jogador rapido e com boa tecnica, mas não é na minha optica nem de longe nem de perto, num faixa k mais rende.

Ambos rendem mais jogando como o têm feito actualmente. O Jara esse sim, pode jogar mais numa faixa, ainda k ache k rende mais como segundo avançado apoiando um PL. Mas sim o Jara é um caso diferente pois pelas suas caracteristicas pode jogar em diferentes cenários, digamos assim.

O ano passado havia a mania dos portistas quererem jogar num 4-4-2 losango como nós, porque?porque nós ganhamos e eles perderam.

este ano, mta gente no BENFICA quer jogar em 4-3-3, porque? Porque o porto ganhou e nós não.

Não estou a dizer k seja o teu caso, mas sei k há mta gente k pensa assim.

E para k fique claro, aprecio o sistema e a filosofia de jogo do 4-3-3, portanto não tenho nada contra o sistema em causa. Nem esse nem nenhuam, pois já vi inumeras equipas a ganharem e a jogarem bem, em sistemas tacticos diversos, desde 3-4-3, 3-5-2, 4-4-2 losango, 4-4-2 classico, 4-3-3, etc etc etc...

O que te traz uma assimetria no modelo de jogo que eu não aprecio. E atenção, isto acontece na maioria dos jogos. O Benfica é incapaz de manter o controlo de jogo de uma forma constante. É incapaz de baixar o ritmo de jogo e descansar com a posse de bola. O último aspecto já me parece mais com indicação do JJ, mas o primeiro é mesmo devido ao modelo de jogo. É demasiado exigente e à mínima falha pode trazer perigo. Este modelo foi construído a pensar nas características dos jogadores que tínhamos no ano passado, nomeadamente Di Maria e Ramires. Um médio para galgar metros em transição, o Di Maria, e outro médio para gerir o equilíbrio da equipa conseguindo dar também alguma profundidade. Este ano não há isso, há Gaitán e Salvio, que são jogadores muito diferentes do Di e do Ramires, e já se viu que as coisas não resultam tão bem. E não falo de resultados, falo mesmo de controlo de jogo.

Um jogador como o Saviola renderá em todas as posições do ataque, pela inteligência que tem. A sua ida para o lado esquerdo, por exemplo, era perfeitamente possível. Uma coisa que podia acontecer, era abrir espaço para as subidas do lateral e criar superioridade numérica no corredor central. Em relação ao Cardozo... Renderá de todas as formas. Seja sozinho ou acompanhado. No ano passado, com um extremo, marcou golos e golos, e jogava com o Saviola mais recuado. É verdade que o Saviola criava muito espaços para ele, mas também é verdade que com dois extremos e dois médios a procurar o passe vertical e combinações directas, ele renderia na mesma.

Em relação ao Jara, acho que renderá mais sobre o lado esquerdo. Pela velocidade que tem e pelas suas diagonais. Depois, é um jogador que é forte no remate e mesmo no 1x1, pela velocidade que tem, também é forte. Mas é outro que pode rodar as posições todas do ataque.

A razão para querer jogar em 4-3-3 é porque o JJ já deu mostras que consegue montar um com igual dinâmica. E porque isso favorece inúmeros jogadores, como já referi, sem falar na facilidade com que o jogo é controlado na sua totalidade.

Eu não tenho problemas em dizer que a táctica que mais aprecio é o 4-3-3, e que não gosto de um 4-4-2 clássico pelo espaço entre linhas, mas isso também depende muito das dinâmicas. Se me falarem de um 4-3-3 que consiste em meter a bola nos extremos e estes irem à linha cruzar, também não é do meu agrado.

concordo k o BENFICA não consegue baixar o ritmo e controlar o jogo e até já o referi mtas vezes, mas isso não se deve a uma assimetria do sistema tactico.

k importa ser simétrico ou assimétrico?

Importa isso, saber controlar os ritmos de jogo. O ano passado embora não fossemos perfeitos, faziamos mto melhor a gestão do jogo, do resultado e do esforço fisico, qdo em comparação com actualmente.

E isso em mtos se devia ao facto de o Ramires mtas vezes já com a equipa a ganhar encostar junto do Javi, não para defender, mas para ter bola e circular com segurança, mesmo k com menor velocidade e espectacularidade.

Esta epoca com Nico e Salvio nas faixas, já se sabe k o BENFICA joga sempre aos repelões e sempre em explosão o k é normal face ao tipo de jogador k o Salvio e o Nico são, particularmente o Salvio k não pausa o jogo.

Neste momento o unico jogador k poe cerebro no talento e na explosão é o Aimar. O tal k parece k o BENFICA quer despachar...

Com o Amorim em campo no lugar do Salvio por exemplo, o BENFICA faria mto melhor a gestão da posse de bola e do esforço fisico, até porque o Amorim é um jogador inteligente tacticamente, boa visão de jogo e com mta qualidade no passe k lhe permite estar mto tempo em posse e sem acelerações desnecessárias. Às vezes naqueles jogos em fazemos o 2-0 ou 3-0 ou 4-0, dever-se-ia, colocar um medio de transição mais proximo do Javi e substituir um dos alas. Esse medio pode ser o Amorim preferencialmente, mas até jogando o Martins e Aimar ao mesmo tempo é outra coisa, desde k se tenha dado indicações pra isso claro está..., até o Peixoto k segura bem a bola.

As dificuldades do BENFICA não se prendem com o sistema em si, mas sim com o facto de todos os homens à frente do Javi, nenhum deles, ter caracteristicas de medio mais de contenção, só isso.

Imaginemos k jogamos em 4-3-3, mas k os 2 interiores à frente do trinco, são jogadores de aceleração e transição rapida constante, sem qualquer tipo de contenção. Obviamente k tb aí no 4-3-3 continuariamos a ter os mesmos problemas na gestão da posse de bola e do desgaste fisico.

e isso é valido pro 4-1-3-2 (4-4-2 losango consoante o k se pretende), para o 4-3-3 ou para qualquer outro sistema tactico.

Basta mudar as caracteristicas dos jogadores e mesmo mantendo o mesmo sistema, joga-se de maneira totalmente distinta.

Ramiro Lopes


pedroslb18


ThE_FoX

Citação de: Far(away) em 26 de Março de 2011, 03:25
Citação de: ThE_FoX em 26 de Março de 2011, 03:24


Citação de: Far(away) em 26 de Março de 2011, 03:15
Citação de: Marcos Coimbra em 26 de Março de 2011, 03:13
Craque eu não acho, mais será uma boa contratação sim para o Benfica

E o próximo a chegar é o Dedé :tonge:

Isso e a serio? e que o Dede e grande central... seria uma excelente aquisiçao...

Estava-me a meter-me com o amigo Marcos.

Mas não me espantava que isso acontecesse.

ah ok... Sinceramente acho que ja temos centrais que cheguem, mas para o Dede abria uma excepçao...