4 de Maio de 1949: A tragédia de Superga

Festivus

Citação de: Dandy em 19 de Novembro de 2014, 17:26
Citação de: Ned Kelly em 19 de Novembro de 2014, 15:13
A foto da homenagem junto à embaixada de Itália mostra a nossa dimensão enorme nesses tempos. Grandes mesmo. Em valores e número.

Quanto ao golo do Eusébo em 1968, não vale a pena procurar nos DVDs da Gran Storia de La Juventus, porque só lá têm as vitórias deles. Mas eu ainda não desisti.

O pecúlio desportivo da Juventus fez-me sempre lembrar o do Benfica.

Já em termos de corrupção... são o Porto de Itália.

A pergunta é: qual é a desculpa da Juventus de ter perdido 6 finais(7 se contarmos com uma da Taça das Feiras)?

Dandy

Citação de: Festivus em 19 de Novembro de 2014, 22:22
A foto da homenagem junto à embaixada de Itália mostra a nossa dimensão enorme nesses tempos. Grandes mesmo. Em valores e número.

Quanto ao golo do Eusébo em 1968, não vale a pena procurar nos DVDs da Gran Storia de La Juventus, porque só lá têm as vitórias deles. Mas eu ainda não desisti.

A pergunta é: qual é a desculpa da Juventus de ter perdido 6 finais(7 se contarmos com uma da Taça das Feiras)?

Terem-se esquecido de subornar o árbitro?...

A única alegria que a Juve me deu foi a final de Basileia.

Festivus

Citação de: Dandy em 20 de Novembro de 2014, 12:47

Tendo em conta o historial deles, admira-me que se tenham esquecido de uma coisa dessas com tanta frequência. Aparentemente, essa final foi uma das raras ocasiões em que o Porto teve razão nas queixas à arbitragem. Até users daqui do fórum o dizem.

Bekambol

Temos de ter uma Atitude Digna e de Respeito Sobre o Sucedido.

Bekambol

Citação de: trainmaniac em 04 de Maio de 2011, 18:44
Aproveitando um post do Joga Bonito no blog onde escreve, porque acho que vale a pena relembrar. Faz hoje 62 anos que a equipa do Gran Torino desapareceu num acidente de aviação após ter vindo realizar um amigável a Lisboa para homenagear um grande capitão da nossa história.

"

Faz precisamente hoje 62 anos (foi a 4 de Maio de 1949) que uma das mais avassaladoras equipas da história do futebol morreu. O termo morreu é talvez demasiado forte, mas também demasiado real. Mas vamos enquadrar a situação...
A 3 de Maio de 1949, realizou-se o jogo de despedida do Capitão do Sport Lisboa e Benfica, o Senhor Francisco Ferreira. Como convidado de honra do jogo, compareceu o, na altura, chamado Gran Torino, equipa que dominava o Calcio a seu bel prazer, comparência essa que mostrou o respeito que já havia à altura pelo Benfica. No regresso a Torino, o avião que transportava toda a equipa do Torino, jornalistas, staff directivo e técnico bem como a tripulação embateu na Basílica de Superga tendo falecido todos os 31 tripulantes do voo. A pergunta que vos faço é: nos últimos 30 anos ( o tempo que tenho de vida) quantas homenagens do Benfica ao Torino F.C. já viram ? Eu, que me recorde, nunca vi nenhuma. O que lamento profudamente...

E não me parece muito difícil homenagear o Gran Torino. Não era preciso fazer torneios anuais contra eles, mas ocasionalmente caía bem, não era preciso o Benfica ir a Turim jogar contra eles, mas ocasionalmente caía bem, não era preciso nada de especial, mas isso se calhar sou eu....

Custava muito uma nota de pesar a cada 4 de Maio no Site Oficial do Benfica ? Ou outra ideia que já me tem ocorrido várias vezes e aproveitando o tema em voga dos equipamentos... Na sua génese e na sua história o equipamento do Benfica é de camisola vermelha e calções brancos. E o seu equipamento alternativo é branco, e não os atentados que se têm visto e se vão continuar a ver. Então se querem brincar aos equipamentos, que tal respeitar a história do Benfica, mantendo as cores do principal e do alternativo e fazerem um 3º equipamento ? E nesse 3º equipamento poderiam ir fazendo as homenagens que merecem e deviam ser feitas, como por exemplo ter um equipamento grená a homenagear o Gran Torino. Não seriam os primeiros a fazê-lo, homenagem essa que já foi reconhecida pelo Torino FC, clube que nunca mais foi o que era antes de Superga. Um destino que conheceram por, pura e simplesmente, terem vindo a Lisboa homenagear o nosso Capitão. Como troco, levaram com décadas de desprezo e ignorância Benfiquista.

Para pensar! É que mais vale tarde do que nunca..."

Junto-me à homenagem, recordando o episódio e com os votos de que esta equipa histórica do futebol mundial seja sempre recordada pelos benfiquistas, pois temos para com eles uma dívida de gratidão e o dever de nunca nos esquecermos de quem teve gesto tão nobre connosco.

E já agora, ao lamento sobre a falta de memória do Benfica para coisas verdadeiramente significativas como estas.

A nossa obrigação Ética e Moral e de Respeito e por Consequência, Devemos de Ter Uma Grande Atitude, de Dignidade e Respeito pelo Sucedido.
E, nesse Sentido, considero também, muito bom e bem inserido e constituído  todo o teu Texto Sobre O Assunto.

Dandy

Citação de: Festivus em 20 de Novembro de 2014, 12:54
Citação de: Dandy em 20 de Novembro de 2014, 12:47

Tendo em conta o historial deles, admira-me que se tenham esquecido de uma coisa dessas com tanta frequência. Aparentemente, essa final foi uma das raras ocasiões em que o Porto teve razão nas queixas à arbitragem. Até users daqui do fórum o dizem.

Óbvio e expectável.

O contrário é que seria bizarro.

Quando dois corruptos se defrontam... vence aquele que possui mais dinheiro.

Fake Blood

Antes de 1968 já tínhamos dedicado algumas edições do nosso Benfica Ilustrado aos filhos daqueles que faleceram na tragédia.
"Filho de Mazzola já joga" podia-se ler numa delas.

Lamento que a nossa ligação ao Torino não tenha sido maior. Merecem tudo.

faneca_slb4ever

Citação de: Fake Blood em 21 de Novembro de 2014, 08:32

Antes de 1968 já tínhamos dedicado algumas edições do nosso Benfica Ilustrado aos filhos daqueles que faleceram na tragédia.
"Filho de Mazzola já joga" podia-se ler numa delas.

Lamento que a nossa ligação ao Torino não tenha sido maior. Merecem tudo.

Merecem mesmo. Enormes.

Cloughie

Il Gran Torino. A melhor equipa que a cidade de Turim já viu.

Benfiquista_

rodfer

Citação de: LMFPC em 04 de Maio de 2015, 02:02

"Grande Torino".

Gran Torino é um filme e um carro.

Cloughie

Citação de: rodfer em 04 de Maio de 2015, 08:07
Citação de: LMFPC em 04 de Maio de 2015, 02:02

"Grande Torino".

Gran Torino é um filme e um carro.

Eu estava na dúvida, de facto. :rir:

Lorne Malvo

Para quando um amigável de pré-época com o Torino, para de algum modo recordar esta tragédia? Até posso compreender que não possa ser na Eusébio Cup porque o Torino não é um nome suficientemente forte para atrair multidões (embora ache isto idiota porque o objectivo deveria ser ir ver o Benfica e não ver o adversário), mas poderiam aproveitar os estágios que fazem na Suíça e dar um saltinho a Turim para fazer o jogo, que é mesmo ali ao lado. Ou arranjar forma de trazer o Torino a um torneio qualquer em Portugal, como aquele que se realiza no Algarve.

Acho que já vai sendo tempo de se fazer qualquer coisa e não me parece que um simples amigável seja pedir o impossível.

Universo Benfica

Tragédia de 1949 recordada

66 anos depois...

Federico Lanza, adepto to SL Benfica e do Torino visitou, esta segunda-feira, 4 de maio, o Museu Benfica – Cosme Damião, no dia em que se assinalam 66 anos sobre da tragédia de Superga. 

"Os heróis são imortais nos olhos de quem acredita neles. Assim, os jovens vão acreditar que o Torino não morreu: só está a jogar fora da sua casa." Foram estas as palavras de Indro Montanelli, jornalista e historiador italiano, no dia 6 de maio de 1949, um dos dias mais tristes da história de Itália.

O cumprimento de Mazzola e Francisco Ferreira continua presente. Mesmo 66 anos depois da queda do avião que levava a equipa do Torino - uma das melhores de então e com nomes como Valentino Mazzola -, de regresso a casa, embateu contra a Basílica de Superga, matando todos os que iam a bordo.

A equipa viajava de Lisboa depois de ter estado na véspera no jogo de despedida de Francisco Ferreira, símbolo do SL Benfica nos anos 50, no qual o Torino viria a perder no Estádio do Jamor (4-3).

Desde essa altura, têm sido constantes as homenagens, tanto em Turim como em Lisboa, tanto da parte do SL Benfica como da parte do Torino.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/41629/language/pt-PT/66-anos-depois.aspx