Hóquei Internacional

fyure

Citação de: rlaranjeiro em 26 de Setembro de 2013, 18:49
Citação de: fyure em 26 de Setembro de 2013, 18:42
A falta de competitividade do hóquei reflecte-se na quantidade de países que o praticam. Se em vez de meia dúzia fossem 30 países a ter ligas profissionais ou semi-profissionais, que é como elas são quase todas, não haviam apenas 4 potências na modalidade. Para além disso olhem para os países com mais expressão, tirando Portugal, nenhum destes países tem equipas pelo território todo, mas sim em áreas onde se influência a modalidade. Por isso não faz sentido que se queixem da falta de competitividade se esta é uma modalidade tão restrita. Já é uma sorte haver 16 - e até mais - selecções para participar num mundial. Isto não é um desporto de glamour com grandes patrocínios, não é para toda a gente também. É um desporto singular neste mundo por todas as características que o envolvem, e ao contrário do que muita gente pensa, deve-se continuar a alimentá-lo onde ele é jogado antes que também aí se perca... E isso tem vindo a melhorar aos poucos.

Em relação ao Brasil não ter competitividade para a Argentina é normal, nunca a teve. Alguém aqui tem a noção de como é o formato do campeonato brasileiro ? Já, na argentina, tanto em San Juan como em Mendonza a modalidade é praticada em quase todo o lado e começa-se a jogar hóquei em qualquer sítio, desde a rua, ao rinque mais próximo e até na escola. É completamente diferente da realidade brasileira. Actualmente para além de San Juan e Mendonza também em Buenos Aires estão a aparecer novas equipas. Nem tudo é mau.

Se o hóquei expandir um bocadinho também rapidamente deixamos de estar no topo. Será um pouco como no futebol de praia em que éramos a 2ª potência mundial atrás do Brasil e agora já nem a mundiais vamos.
Não tem nada a ver, desculpa que te diga. Não tem porque nós fomos potência do futebol de praia quando ele era totalmente amador jogado por ex-jogadores de futebol. Hoje as potências do futebol de praia têm Ligas, jogadores profissionais, etc, etc. No caso do hóquei nós somos o único país onde se joga hóquei de norte a sul, com ilhas incluídas. Não temos falta de matéria prima como podemos ter no futebol de praia porque nos muitos clubes que existem joga-se hóquei desde os 6 aos 40 anos se for preciso. É um pouco como no futebol, o da relva e dos 11 contra 11, em que mesmo não sendo uma potência mundial, somos uma das boas equipas no panorama mundial porque temos ao longo dos mais recentes anos encontrado matéria suficiente para fazer equipas competitivas, e isso deve-se ao facto de termos muitos praticantes no futebol. Onde estão as escolinhas de futebol de praia ? Onde estão as equipas profissionais de futebol de praia ? (Nem que fossem só duas) Onde estão as crianças a jogá-lo desde tenra idade com intenção de se tornarem jogadores de futebol de praia ? Nada disso existe, ao contrário do hóquei. Achas mesmo que se houvesse aposta doutros países no hóquei que íamos deixar de ser o que somos ? Que íamos deixar de ir a mundiais ? Isso só era plausível se os clubes de hóquei em Portugal passassem a ser 10 ou 20, e mesmo assim ainda lá iríamos...

E acredita, o trabalho ao nível dos escalões jovens tem melhorado nos últimos anos. Quanto a mim só falta uma coisa ao hóquei para este ter ainda mais praticantes: voltar a fazer parte da disciplina de Educação Física e ser incluído no desporto escolar de todas as escolas. Era merecido e bom para a modalidade, porque se até a merda do corfebol tive que jogar na escola, não sei porque nunca podemos jogar hóquei... (Quando até lá haviam patins).

joaonunes

Eu acho que independentemente de aparecerem outras selecções ao mais alto nível, isso nunca será negativo para a selecção nacional e para o hóquei português. Primeiro porque seriam necessários alguns anos para chegarem ao nível de Portugal e Espanha, segundo porque o hóquei ainda tem uma grande tradição por cá e existe uma boa estrutura que não iria desaparecer e por último porque pessoalmente sou aplogista do "preferia ficar em 10º lugar numa Premier League do que ser pentacampeão no campeonato timorense".

Infelizmente a FIRS e a CERH são dirigidas por amadores sem qualquer visão de futuro, mas a tão desejada expansão do hóquei patins passa para mim pela sua divulgação numa primeira instância pela América Latina. É um mercado gigantesco, com muita população jovem, com dinheiro e que não tem tradição noutros tipos de hóquei (com excepção da Argentina). Alguns países são "amadores" mas já apresentam selecções interessantes por isso agora falta um empurrão para a sua expansão ...

iNNes

Portugal joga a que horas?
obrigada.

joaonunes


JPSilva

Eu adoro o hóquei, acho um desporto espectacular, mas compreendo que muito do que acontece nesta modalidade é apenas pelo amadorismo das suas organizações.

rlaranjeiro

Muito do que estão a dizer também acontece no andebol, voleibol e basquetebol e qual é a relevância de Portugal nesses desportos? Tentar apuramentos para campeonatos da Europa e do Mundo no máximo.

Se o hóquei em patins fosse jogado a nível mundial tenho poucas dúvidas que deixaríamos de lutar por títulos. Podia demorar alguns anos mas acho que seria inevitável.

Por outro lado acho que isso nunca irá acontecer porque o hóquei em patins é totalmente desconhecido na América do Norte, Ásia e Oceânia. O CERH nem na Europa consegue expandir de forma eficaz o hóquei.

fyure

Falam bem no amadorismo de quem gere o Hóquei. Quanto a mim, e já o defendi aqui, para o bem do hóquei havia de se desvincular a modalidade da FIRS, pois não é com um comité de amadores que a modalidade vai evoluir. É necessário que se crie uma federação independente só para o hóquei em patins. Tanto a nível mundial como nacional.

fyure

Citação de: rlaranjeiro em 26 de Setembro de 2013, 19:17
Muito do que estão a dizer também acontece no andebol, voleibol e basquetebol e qual é a relevância de Portugal nesses desportos? Tentar apuramentos para campeonatos da Europa e do Mundo no máximo.

Se o hóquei em patins fosse jogado a nível mundial tenho poucas dúvidas que deixaríamos de lutar por títulos. Podia demorar alguns anos mas acho que seria inevitável.

Por outro lado acho que isso nunca irá acontecer porque o hóquei em patins é totalmente desconhecido na América do Norte, Ásia e Oceânia. O CERH nem na Europa consegue expandir de forma eficaz o hóquei.
E esses desportos têm cá uma tradição vencedora ? Isto é, somos de alguma forma pioneiros no desenvolvimento desses desportos, ou limitamo-nos a acompanhar os outros ? É que no hóquei podemos dizer que desenvolvemos estilos de patinagem únicos para a prática da modalidade, desenvolvemos patins e sticks testados para melhorar o jogo dos nossos jogadores. Há países que têm modalidades em que são mais fortes que outros por tradição, e isso deve-se ao trabalho que desenvolvem nesses desportos. Países que têm menos habitantes que Portugal e tudo. Nós somos bons no hóquei porque fomos pioneiros em muitos aspectos da modalidade e porque trabalhámos com afinco nela, e ainda hoje muitos trabalham. Portugal em termos de desporto chegou a ser Futebol, hóquei e só depois o resto. E o resultado disso é que ainda hoje colhemos os frutos...

Velazquez

Citação de: rlaranjeiro em 26 de Setembro de 2013, 19:17
Muito do que estão a dizer também acontece no andebol, voleibol e basquetebol e qual é a relevância de Portugal nesses desportos? Tentar apuramentos para campeonatos da Europa e do Mundo no máximo.

Se o hóquei em patins fosse jogado a nível mundial tenho poucas dúvidas que deixaríamos de lutar por títulos. Podia demorar alguns anos mas acho que seria inevitável.

Por outro lado acho que isso nunca irá acontecer porque o hóquei em patins é totalmente desconhecido na América do Norte, Ásia e Oceânia. O CERH nem na Europa consegue expandir de forma eficaz o hóquei.
Mas porquê,já temos por inerência menos qualidades que os outros?

JPSilva

Citação de: fyure em 26 de Setembro de 2013, 19:20
Falam bem no amadorismo de quem gere o Hóquei. Quanto a mim, e já o defendi aqui, para o bem do hóquei havia de se desvincular a modalidade da FIRS, pois não é com um comité de amadores que a modalidade vai evoluir. É necessário que se crie uma federação independente só para o hóquei em patins. Tanto a nível mundial como nacional.

Mas já existe. A CIRH, só que não faz nada.

Aka



Só que Portugal nunca foi uma potência original no andebol, no voleibol ou no basquetebol. Nem são, propriamente, modalidades que despertem muita paixão na população portuguesa. Não é por os americanos terem profissionalizado o seu futebol que passaram a ser melhores, tal como os chineses.

Não estou a ver por que motivo os portugueses deixariam de ser bons no hóquei. Que evolução teria a modalidade para que tal coisa acontecesse? Ficaríamos piores no controlo da bola? Na finta? Na velocidade? Na capacidade de "andar" em cima de patins? A questão da altura e do físico nem sequer são tão importantes como nos referidos andebol, voleibol e basquetebol, onde ficamos aquém de outros países.

Portugal só deixou de ser bom no futebol de praia porque mantiveram a mesma equipa que envelheceu, perdeu alguma da sua capacidade. O Brasil não alterou o seu estilo de jogo, a sua maneira de ser, e não é por isso que deixou de ganhar, mesmo que tenham aparecido outras equipas com uma nova maneira de encarar o jogo. Se Portugal tivesse renovado a sua equipa com qualidade e mantendo as bases, a filosofia, o seu estilo de jogo que tinha anteriormente nunca se teria deixado ultrapassar por Rússias e afins.

Ora, no hóquei isso acontece.


fyure

Citação de: JPSilva em 26 de Setembro de 2013, 19:32
Citação de: fyure em 26 de Setembro de 2013, 19:20
Falam bem no amadorismo de quem gere o Hóquei. Quanto a mim, e já o defendi aqui, para o bem do hóquei havia de se desvincular a modalidade da FIRS, pois não é com um comité de amadores que a modalidade vai evoluir. É necessário que se crie uma federação independente só para o hóquei em patins. Tanto a nível mundial como nacional.

Mas já existe. A CIRH, só que não faz nada.
Isso não é uma federação, é um comité da FIRS. Ou seja, FIRS é a federação para os desportos em patins, e depois dentro desta existe um comité para a modalidade de hóquei em patins, que é mal e porcamente gerido. O que eu defendo é a separação do hóquei em patins dessa federação (FIRS) e a criação de uma federação independente só para o hóquei em patins. Assim como existe para o basquete, para o Andebol, etc, etc, etc.

Elvis the Pelvis

O Hóquei em patins sempre foi um desporto restrito, amado em poucos países. Sempre foi e sempre será. Felizmente, não deixa de ser espetacular por isso.

O hóquei no gelo por exemplo, é seguido por milhões, mas apenas porque é uma modalidade de referência nos EUA, Canadá e Rússia. Se formos a ver, é um desporto muito menos bonito de se ver, muito menos técnico, e onde a força e velocidade é o que realmente importa.




Aka


Eu até gosto de hóquei no gelo, mas a verdade é que ele só é bom em países que são maus no futebol.  :-X

costapequeno

Citação de: Aka em 26 de Setembro de 2013, 19:37

Eu até gosto de hóquei no gelo, mas a verdade é que ele só é bom em países que são maus no futebol.  :-X

nao na uniao sovietica.