Época 2011/2012

MarafadoSLB

Citação de: pelicano em 23 de Setembro de 2011, 01:15
Citação de: MarafadoSLB em 22 de Setembro de 2011, 14:26
Citação de: pelicano em 21 de Setembro de 2011, 21:23
Desculpem lá mas isto é completamente nonsense. O rapaz até poderá ser muito bom jogador mas, até ao momento, a julgar pelo que se lê aqui, a sua principal qualidade foi ter sido contratado por um rival. Ah, e de acordo com o site do porto, tem 2,04m. Noutros sites, como o da sua universidade, aparece 6'7'' (2,01). A altura do nosso "não" 5.

Sobre os agentes... Dizer-se que o Benfica, ou outro clube português, está limitado a um ou dois agentes que conheça, é não fazer a mínima ideia de como se processa o recrutamento de jogadores estrangeiros. Pode-se escolher bem ou mal mas as listas de jogadores disponíveis estão ao alcance de qualquer clube. É tudo uma questão financeira e, depois desta, técnica.
Pelicano, essa das listas de jogadores estarem disponíveis...e ao alcance de qq clube desculpa discordar mas ñ é assim, garanto (!).
Agora a questão finceira é determinante, como dizes e depois vem o tal lado de se saber escolher...
Quanto ao dito 5 do Porto...logo se verá. Tem bons nºs mas isso ñ quer dizer nada tanto mais que é preciso enquadrar o seu jogo na equipa e campeonato onde jogou e como dizes que ficou em 94º no ranking para os brackets da NCAA Division I...já ñ me parece gd "performance"

Como é então?

nem todos os empresários "trabalham" com todos os clubes, tal como o inverso tb é verdade...há empresários que estão vetados por alguns clubes. Dois jogadores c/ vencimentos iguais ou parecidos que encaixe no orçamento, virá o do empresário X...aquele que tem boas relações e já tenha prestado algum bom serviço...é assim no n/ clube e em quase todos, ñ é novidade podemos é ficar reféns" de quem indica (e no SLB há alguns "conselheiros" cronicos) e não acertar no "tal" jogador que faz falta.

pelicano

Citação de: MarafadoSLB em 23 de Setembro de 2011, 11:57

Como é então?

nem todos os empresários "trabalham" com todos os clubes, tal como o inverso tb é verdade...há empresários que estão vetados por alguns clubes. Dois jogadores c/ vencimentos iguais ou parecidos que encaixe no orçamento, virá o do empresário X...aquele que tem boas relações e já tenha prestado algum bom serviço...é assim no n/ clube e em quase todos, ñ é novidade podemos é ficar reféns" de quem indica (e no SLB há alguns "conselheiros" cronicos) e não acertar no "tal" jogador que faz falta.

Ainda estamos a falar de basquetebol?
Para começo de conversa, há somente um agente português licenciado pela FIBA. É o António Pereira e esta informação consta do site da FIBA.
http://www.fiba.com/pages/eng/fc/expe/fibaAgen/agenSear/p/eventid//langid/1/langlc/en/roundid//persontype/A/countryioc/POR/nationioccode//searchstr//searResu.html
Depois temos alguns representantes de vários agentes estrangeiros (geralmente, americanos ou espanhóis), que é, no fundo, o que o António Pereira faz.
Conheço 4, mais o António Pereira. Atá há jogadores portugueses directamente agenciados por agentes espanhóis, como o Spinella.
O recrutamento de jogadores estrangeiros, em Portugal, é feito de duas formas:
- Contacto directo caso o jogador seja conhecido;
- Solicitação a agentes/representantes de informação sobre jogadores com determinadas características dentro do orçamento disponível.

Hoje em dia, já ninguém contrata jogadores por highlights ou meras dicas. Recolhem-se informações locais, analisam-se estatísticas, vídeos de jogos completos, etc.

Mas a questão principal, e que importa desmentir, é que o Benfica esteja condicionado na escolha de jogadores por outras razões que não a financeira.

MarafadoSLB

Citação de: pelicano em 23 de Setembro de 2011, 18:27
Citação de: MarafadoSLB em 23 de Setembro de 2011, 11:57

Como é então?

Ainda estamos a falar de basquetebol?
Para começo de conversa, há somente um agente português licenciado pela FIBA. É o António Pereira e esta informação consta do site da FIBA.
http://www.fiba.com/pages/eng/fc/expe/fibaAgen/agenSear/p/eventid//langid/1/langlc/en/roundid//persontype/A/countryioc/POR/nationioccode//searchstr//searResu.html
Depois temos alguns representantes de vários agentes estrangeiros (geralmente, americanos ou espanhóis), que é, no fundo, o que o António Pereira faz.
Conheço 4, mais o António Pereira. Atá há jogadores portugueses directamente agenciados por agentes espanhóis, como o Spinella.
O recrutamento de jogadores estrangeiros, em Portugal, é feito de duas formas:
- Contacto directo caso o jogador seja conhecido;
- Solicitação a agentes/representantes de informação sobre jogadores com determinadas características dentro do orçamento disponível.

Hoje em dia, já ninguém contrata jogadores por highlights ou meras dicas. Recolhem-se informações locais, analisam-se estatísticas, vídeos de jogos completos, etc.

Mas a questão principal, e que importa desmentir, é que o Benfica esteja condicionado na escolha de jogadores por outras razões que não a financeira.
Ainda é de basket que falamos...
falei em conselheiros e amigos que dão opinião, não em agentes propriamente ditos que esses não conheço, logo ñ posso opinar. Sobre os primeiros, que eu conheço, pelo menos 2, até os há especializados em mercados como o americano e o de "leste"...e são estes que fazem o preço...vais à carteira destes intermediários (será assim o melhor nome para os identificar) e analisas as disponibilidades . Tb ñ tenho dúvida que é o factor financeiro que condiciona as contratações de estrangeiros e que hoje em dia era necessário mt amadorismo por parte de uma equipa como a do SLB não se informar e ver, como dizes, videos e estatisticas. Agora há clubes que cegamente aceitam jogadores pelos numeros que apresentam e um pequeno resumo que já qq jogador tem p.ex. no youtube. A mim continua a fazer-me confusão, sobretudo depois do que dizes, terem aparecido no SLB alguns jogadores...como o MW do ano passado e outros, recentemente, cujo rendimento fica aquém do que ganham...  Jenkins, Nick DeWitz..é claro que tudo isto fica condicionado pela adaptação, esquema de jogo, lesões etc que são variaveis que ñ se controlam

pelicano

O que é isso de "conselheiros e amigos"?

No Benfica, desde sempre, é o treinador quem escolhe os estrangeiros. Se cada um deles se aconselhou com os adjuntos, com os amigos numa taberna ou com a avó, a responsabilidade da escolha foi deles.

Em relação ao Jenkins, repara que tudo indicava corresponder ao perfil de 5 que tantos reclamam no serbenfiquista. Eu, por acaso, sou contra a contratação desse tipo de jogadores pela simples razão de que, pelo dinheiro que podemos investir, muito dificilmente valerá alguma coisa. E mesmo que valha, se não for um jogador com determinadas características psicológicas, acabará sempre por não conseguir tirar vantagem das suas características físicas. Parece estúpido, mas não rendem por não terem oposição...

fudim flan

gostava de pedir ao pelicano,que é uma pessoa insuspeita,que sempre que aqui ler alguma mentira ou intriga, o desminta.é um favor que fáz aos BENFIQUISTAS.obrigado.

pelicano

Não posso entrar por esse caminho porque, para já, não sei tudo e, por vezes, há verdades inconvenientes. Os erros acontecem...
Acho é que a malta, no afã de justificar o que não compreende ou aceita, tenta arranjar explicações que, muitas vezes, nem sequer fazem sentido. Isto não tem mal nenhum, já é assim há milhares de anos. Na mitologia grega havia 9 deuses para o vento... A maior parte das vezes, a explicação mais simples é a correcta.

Ian

Citação de: pelicano em 24 de Setembro de 2011, 01:18

No Benfica, desde sempre, é o treinador quem escolhe os estrangeiros. Se cada um deles se aconselhou com os adjuntos, com os amigos numa taberna ou com a avó, a responsabilidade da escolha foi deles.

Em relação ao Jenkins, repara que tudo indicava corresponder ao perfil de 5 que tantos reclamam no serbenfiquista. Eu, por acaso, sou contra a contratação desse tipo de jogadores pela simples razão de que, pelo dinheiro que podemos investir, muito dificilmente valerá alguma coisa. E mesmo que valha, se não for um jogador com determinadas características psicológicas, acabará sempre por não conseguir tirar vantagem das suas características físicas. Parece estúpido, mas não rendem por não terem oposição...

João, não percebi o que quiseste dizer com "Eu, por acaso, sou contra a contratação desse tipo de jogadores pela simples razão de que, pelo dinheiro que podemos investir, muito dificilmente valerá alguma coisa". Podes tentar explicar-me melhor?

Obrigado.
Um abraço

pelicano

Citação de: Ian em 24 de Setembro de 2011, 13:25
João, não percebi o que quiseste dizer com "Eu, por acaso, sou contra a contratação desse tipo de jogadores pela simples razão de que, pelo dinheiro que podemos investir, muito dificilmente valerá alguma coisa". Podes tentar explicar-me melhor?

Obrigado.
Um abraço

É uma teoria muito simples que tenho desde sempre... Com o dinheiro que temos, comparativamente ao resto do mundo basquetebolístico, só por uma enorme sorte é que conseguiremos contratar um bom jogador de 2,06m para cima. São raros e, por conseguinte, muito caros. Se estão disponíveis para vir para Portugal, a primeira pergunta a fazer é porquê...

Ian

ah ok, não tinha entendido...

tem a sua lógica de facto...

só tenho pena que não possamos explorar outros mercados, ex. Torgeir Bryn ou Nahar

pelicano

Podemos mas jogadores europeus com essas características são ainda mais caros...

Ian

MarafadoSLB

Citação de: pelicano em 24 de Setembro de 2011, 01:18

Então estamos de acordo!
O treinador escolhe e é sua a responsabilidade na contratação dos jogadores...pode errar como é obvio, talvez por seguir mais os conselhos da avó do que dos amigos, ou vice versa é tudo uma questão de laços familiares.
O que quero dizer é que o treinador, ñ tenho duvida, aconselha-se e pergunta por jogadores a quem conhece...é normal...só que nem sempre estes serão os desejaveis. A limitação vem das listas de jogadores que os tais amigos, que se calhar alguns tb sabes quem são,  têm em carteira...Concordo cntg qd dizes que o tal 5 é mt caro, mas é tudo uma questão de opção na construção da equipa. Eu p.ex. este ano tinha optado por um 5 puro em vez de um ou dois jogadores (3 ou 4)...mas é td uma questão de opinião

MarafadoSLB

Citação de: pelicano em 24 de Setembro de 2011, 14:30
Podemos mas jogadores europeus com essas características são ainda mais caros...
Claramente mais caros...os que interessariam têm vencimentos quase o dobro do que se encontra nos USA

MarafadoSLB

Citação de: fudim flan em 24 de Setembro de 2011, 11:05
gostava de pedir ao pelicano,que é uma pessoa insuspeita,que sempre que aqui ler alguma mentira ou intriga, o desminta.é um favor que fáz aos BENFIQUISTAS.obrigado.

É lá!!!!!!!!!!!! mentira e intriga um comentário e a manifestação de opinião???????? Estando eu por dentro de como se processam algumas contratações de jogadores estrangeiros ñ posso Sr fudin plan emitir opinião? Viva a tua liberdade expressão  Então para que serve este forum??? Para dizermos que está tudo bem, as opções são sempre as melhores e é tudo uma maravilha? os comentários construtivos porque se tratam de trocas de idéias são insinuações?? Adorei...é pena ñ me conheceres pois talvez percebesses o que escrevi e o que já fiz pelo n/ basket...adiante

Ian

João, nem por acaso:

V. Guimarães contrata na Letónia

Depois de contratar os norte-americanos John Waller e Julian Blanks, o que levou o V. Guimarães a ampliar o campo de recrutamento do basquetebol e virar-se para o mercado da Letónia, país que nos últimos anos tem colocado a sua selecção repetidas vezes no EuroBasket? Qualidade... O letão Maris Gulbis é o novo reforço da equipa treinada por Fernando Sá.

Este internacional sub-20 pela Letónia é um extremo canhoto de 25 anos e 2,02 metros de altura – tem a capacidade de jogar nas zonas mais próximas do cesto e apresenta um tiro mortífero para além da linha dos três pontos – e está habituado a estar nos bons palcos europeus. Foi finalista do campeonato da Letónia e semi-finalista da Liga do Báltico, que reúne equipas do seu país, Lituânia e Estónia.

Na temporada passada, este basquetebolista competiu na EuroChallenge, prova na qual defendeu a camisola do Ventspils. Nesta prova, Gulbis chegou a defrontar o Benfica – esteve nas duas vitórias da sua equipa –, com números muito interessantes: médias de 17,7 minutos, 6,1 pontos e 3,3 ressaltos. Contra os encarnados registou 10 pontos e 6 ressaltos na partida em casa e 3 pontos e 4 ressaltos na Luz. Terminou a EuroChallenge como o terceiro melhor triplista, com uma eficácia de 48,9 por cento.

O V. Guimarães não estreou Maris Gulbis no Torneio de S. Pedro do Sul, já que chegou na madrugada de ontem. Esta tarde, os minhotos bateram o Barreirense, por 64-54, e discutem a final este domingo frente à Ovarense, que venceu a Académica, por 70-59.

http://abola.pt/nnh/ver.aspx?id=289319