Fernando Santos

Treinador, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2006-2007), 49 jogos (29 vitórias, 11 empates, 9 derrotas)

fmb

valebem...isso acontece e vai sempre acontecer!!

nao é por ai....

talvez no proto naoa conteça, ams sabemos proque!!

ate no barça isso acontece de certeza!!

Hocuspocus

Citação de: VALEBEM em 15 de Dezembro de 2006, 22:34
É óbvio que o treinador tem as suas culpas...
Mas ontem fui a um jantar de fim de semestre, com colegas da Faculdade, e vi às 2 e meia da madrugada coisas pouco dignas de profissionais do Benfica... Jogadores que, inclusive, apreciava muito! Tudo bem, que o treino foi hoje à tarde...
Quando vejo coisas dessas a 48 horas de um jogo importante, fico cada vez mais tentado em dizer que o treinador é o menos culpado de alguns jogos que correm menos bem aos «rapazinhos»...
Viva o Benfica!

O que são para ti coisas pouco dignas? E já agora, que jogadores eram?

Monteirex

Grande "descoberta", Starblade

O texto está muito bem escrito e fica tudo dito.

Eu já estou a pensar no pós-Fernando Santos. Quem vai o Veiga (que volta, de certeza) arranjar para o substituir?
Grandes treinadores estrangeiros é dossier fechado, porque depois de Camacho e Koeman que não alinharam no "faz o teu trabalho, sorri com o que te damos e bico calado" Veiga não vai querer ter ao seu lado mais um treinador que exponha as fraquezas quando e onde achar oportuno.
Um treinador português que dê "garantias" de sermos campeões é coisa que não existe.
Cheira-me que vai ser explorado o filão "jovem treinador estrangeiro, desconhecido mas promissor"
A ver se me engano......

Saudações benfiquistas

red jazz

Grande descoberta Starblade.
O descontentamento era ,naquela altura bem manifestado nas ostes lagartas, no entanto este texto ajuda a revelar o que vai na alma de milhões benfiquistas . O que levou o presidente a contratar tal treinador ?  Que sai de Alvaxixi, sem carta de recomendação...!!? 

Monteirex

Cada vez gosto mais do FS!
Agora vem queimar um jogador na praça pública:
Kikin continua sem marcar e o técnico admite, por isso, que o mexicano ainda não está totalmente adaptado no Benfica: "Não podemos alterar o sistema de jogo em função de um jogador, o jogador é que se deve adaptar. O futebol é diferente e Kikin tem tido dificuldade em agarrar um lugar no onze. Saída? Não é a altura certa para falar disso."

Queimou o jogador! Não tenho memória de ver um treinador fazer isto a um jogador no Benfica. Isto é totalmente contra-producente.

Grande FS! Passei a detestar-te. Assim não

Lamento, mas passei a achar que FERNANDO SANTOS, para a rua já!

Saudações benfiquistas

jp_slb

ainda por cima nennhum elogio á exibição do kikin

CelsoMedeiros

fs e so o um dos piores senao o pior treinador a passar pelo slb...com a equipa k tem deviamos ser nos a 11 pts dos outros...

Tiago#30

Ontem mais uma vez com uma vantagem confortavel no marcador demorou uma eternidade a fazer substituicões...

Já parece o Trap, mas tem de perceber que ha mais recursos neste Benfica.

Starblade

Fernando Santos: «Título não é uma miragem»

RECORD – Conseguir anular a distância de 8 pontos para o FC Porto é um dos seus sonhos de Natal?
FERNANDO SANTOS – Paz no Mundo é o meu sonho de Natal. (reduzir diferença pontual) Não, não é um sonho, é uma luta, algo em que estou muito concentrado. A questão não depende só de nós, como se sabe. Há que reduzir a perda de pontos e esse é um objectivo para 2007, mas também precisamos que os outros percam. O Benfica perdeu 13 pontos, e a partir daqui terá de perder muito menos que esses 13. A partir daí a distância pode encurtar-se.

RECORD – Face a esta distância pontual o objectivo de ser campeão a que se propôs no início da época é, neste momento, uma miragem?
FERNANDO SANTOS – Não é nenhuma miragem. A realidade diz-nos que não dependemos de nós e obviamente as coisas são diferentes. Acreditamos que toda a gente vai perder pontos, mas devemos estar concentrados em nós próprios. Importante é reduzir ao máximo as nossas perdas. Tenho dito aos jogadores que não devemos estar preocupados se os outros perdem ou não, temos é de estar concentrados em ganhar porque assim se o adversário deslizar nós aproveitamos. Por isso não podemos falhar.

RECORD – O facto de ter de receber os rivais e as equipas mais perigosas na Luz é um factor que pode servir de motivação-extra?
FERNANDO SANTOS – Se estivéssemos em igualdade pontual, o calendário poderia beneficiar, mas não é o caso. Não podemos é estar obcecados em que o adversário perca pontos. Por isso, vamos esquecer isso e fazer o nosso trabalho, ganhar os nossos jogos e no fim logo se vê.

RECORD – Considera que FC Porto e Sporting têm sido assim tão melhores que o Benfica como espelha a tabela classificativa?
FERNANDO SANTOS – Não me parece. Bastava que um dos jogos, um só jogo, na realidade apenas um minuto tivesse sido diferente e tudo se alterava, e falo do jogo no Dragão. O empate, que era aquilo que devia ter acontecido, foi por água abaixo num minuto fatídico que espero que, no final, não seja tão fatídico como parece agora. Se o Benfica tivesse empatado estaríamos a 5 pontos do FC Porto e a 2 pontos do Sporting e estava tudo em aberto no campeonato. Um minuto alterou tudo. Isto para não falar em mais "ses" como a partida de Paços de Ferreira. Estamos a falar apenas de um minuto em 14 jogos, mas que alterou muita coisa.

RECORD – Sente que nesta segunda fase da época grande parte dos erros cometidos no início da temporada não vão voltar a repetir-se?
FERNANDO SANTOS – Se não houvesse erros no futebol ninguém perdia nem ninguém ganhava. Se temos menos pontos é porque errámos mais que os nossos adversários. O FC Porto teve uma alteração de treinador, mas o Benfica teve um série de circunstâncias – e isto não serve de atenuante – iniciais que provocaram a possibilidade de haver maior número de erros. Uma pré-época atípica com muitos jogadores que não fazem parte do plantel do Benfica, com uma pré-eliminatória da Liga dos Campeões que é logo um momento muito importante e que pode marcar uma época, principalmente a seguir a um Europeu ou um Mundial, como sucedeu.

RECORD – Mas há também uma inadaptação a um novo sistema táctico.
FERNANDO SANTOS – Exacto. Há um momento que marca também o começo de temporada, para além dos jogadores que saem-não- -saem e entram-não-entram, que é o novo modelo de jogo, a nova estrutura. Convém não esquecer que alguns dos jogadores que são a base nuclear da equipa tiveram apenas 15 dias de férias e que, com dois dias de treino, tiveram que participar no Torneio do Algarve, até porque faltava pouco mais de uma semana para a pré-eliminatória da Champions e era importante dar ritmo a esses atletas. Não queria participar nesse torneio, mas era uma imposição contratual de há muito tempo que o clube tinha que cumprir. Depois era um jogo com o Sporting que, como sabemos, é sempre diferente nem que seja a jogar ao berlinde. O que pretendo dizer é que o fundamental na implementação de um novo modelo de jogo é a base e isso trabalha-se na pré-época, período em que foi muito complicado.

RECORD – Arrepende-se de a dada altura ter abdicado do 4x4x2 que agora utiliza para colocar a equipa a jogar em 4x3x3?
FERNANDO SANTOS – Expliquei isto nesta palestra em que estive presente recentemente. Sistema, modelo e filosofia de jogo são coisas totalmente diferentes. O sistema táctico são as fundações, o suporte onde assenta a nossa filosofia. O que tem sido difícil é colocar em prática, de forma rigorosa, a minha filosofia. Depois se uma equipa joga em 4x4x2, 4x3x3 ou 3x5x2 são variantes tácticas. Qualquer um sabe uma táctica, depois é preciso é pô-la a mexer. O sistema é uma pedra, o resto é a gelatina que pode mudar. Isso não foi tão rápido como eu esperava, apesar da vontade dos jogadores que foram sempre inexcedíveis. Os jogadores estavam habituados a determinada base e foi isso que alterámos. A determinada altura o que me pareceu foi que, sem nunca mudar a minha filosofia, sem mudar o modelo de jogo, achei que era melhor partir de uma forma-base mais simples a que o plantel estava mais habituado. Acho que fiz bem. Nunca parámos em relação à filosofia e modelo, apenas fizemos um desvio ligeiro, para que os jogadores se sentissem mais confortáveis. Vamos lá ver? Uma coisa é uma equipa que perde a bola e recua para o seu meio-campo à espera do adversário, outra coisa é uma equipa que mal perde a bola quer recuperá-la imediatamente e ser uma equipa ofensiva. Isto é uma mudança drástica. Para muita gente pode não parecer, mas no futebol isto é mudar do dia para a noite.

RECORD – Depois dessas turbulências e dificuldades iniciais este já um Benfica à imagem de Fernando Santos?
FERNANDO SANTOS – Ainda faltam algumas coisas. Os pontos de equilíbrio começam a ficar melhores mas ainda não estão totalmente assimilados. Isto é uma mudança cultural, a forma como a equipa actua. E ainda faltam mudar algumas coisas.

RECORD – A determinada altura os adeptos começaram a contestá-lo de forma veemente. Temeu que o sonho de treinar o Benfica se tivesse tornado num pesadelo?
FERNANDO SANTOS – Não, o sonho já se realizou. Concretizei aos 17 anos o sonho de jogar no Benfica, esse foi o verdadeiro sonho. Depois quando se chega a treinador, o sonho é chegar a um grande e o Benfica é enorme. Agora é uma realidade e há que trabalhá-la. Nunca deixei de acreditar no que estava a fazer.

RECORD – Desde Eriksson que um treinador do Benfica não cumpre 2 anos no cargo. Acredita que vai ficar os 2 anos de contrato que assinou?
FERNANDO SANTOS – Claro que sim.

RECORD – Entretanto, cumpriu um dos objectivos que era tornar o Benfica temível em casa. Como é que explica a diferença de rendimento dos jogos em casa para os jogos fora?
FERNANDO SANTOS – Explica-se pela cultura e se calhar temos que falar também em mentalidade. O Benfica que eu ambiciono concretizar é um Benfica capaz de, em todos os jogos, ser uma equipa a mandar. Mas isso exige muita coisa. Quero uma equipa capaz de ganhar e não só uma vez em 14 anos, mas sim ganhar de um forma consolidada e que o possa fazer nos anos a seguir com regularidade. É muito pouco, para um clube como o Benfica, ganhar 1 campeonato e 1 Taça em 14 anos. Sei que os benfiquistas querem ganhar sempre, mas há outras equipas com valor. Mesmo assim em 10 campeonatos o Benfica tem que ganhar 4 ou 5.

RECORD – A Luz voltou a ser um inferno para os adversários?
FERNANDO SANTOS – Neste momento, os adversários voltaram a ter respeito pela Luz. Voltámos ao passado em que ir à Luz era apenas para limitar os estragos.

http://www.record.pt/noticia.asp?id=730566&idCanal=11

VALEBEM

O Koeman, apesar de eu achar que é um treinador com grande potencial, fez no Benfica um trabalho pior do que o Fernando Santos está a fazer...
Basta dizer que, no ano passado, à 14ª jornada, tínhamos menos 4 pontos do que agora...
E Fernando Santos teve situações que servem de grande atenuante, como a indefinição da continuidade ou não de Simão, as lesões em jogadores muito importantes (por exemplo, Rui Costa e Miccoli naão jogaram ainda juntos), e a adaptação a um novo esquema táctico...
Fernnado Santos é bom treinador, e eu continuo a apoiá-lo...

skiD

pois ele pode ser  muito bem intencionado mas nao esta a funcionar por isso era melnor parar por aqui.

charrua_slb

não sei se o F.Santos está a fazer um melhor trabalho k o Koeman... nesta época fomos afastados da champions logo na fase de grupos.. e mesmo o 1º lugar está muito dificil... é verdade k temos mais pontos no campeonato este ano... mas com o Koeman na época passada, estavamos igualmente em má posição para conquistar o titulo nacional, mas atingimos os quartos de final da champions...

skiD

a mim nao me interessa se temos muitos ou poucos pontos, se estamos em 1º ou a lutar por la estar isso é k interessa
e eu nao vejo isso agora a  acontecer
para mim
Koeman > FS

Iubire

Citação de: VALEBEM em 24 de Dezembro de 2006, 14:17
O Koeman, apesar de eu achar que é um treinador com grande potencial, fez no Benfica um trabalho pior do que o Fernando Santos está a fazer... Basta dizer que, no ano passado, à 14ª jornada, tínhamos menos 4 pontos do que agora...
E Fernando Santos teve situações que servem de grande atenuante, como a indefinição da continuidade ou não de Simão, as lesões em jogadores muito importantes (por exemplo, Rui Costa e Miccoli naão jogaram ainda juntos), e a adaptação a um novo esquema táctico...
Fernnado Santos é bom treinador, e eu continuo a apoiá-lo...

Não concordo, a quantos pontos estávamos do 1º lugar o ano passado? E na prova mais importante de todas, estávamos nos oitavos-de-final, este ano fomos parar à Taça dos pequeninos, num grupo mais fraco que o do ano passado... O F.Santos é o pior treinador desde o Jesualdo, não sabe "jogar" no banco, não consegue virar um resultado  ( faz lembrar o Scolari ), é péssimo a gerir um plantel, tratando uns jogadores de uma maneira e outros de outra, com resultados feitos, faz substituições aos 90 min, quando está a perder, não arrisca e o pior de tudo, foi o seu discurso depois do jogo em Manchester ( os jogadores entraram desmotivados na 2ª parte, depois de estarem 15 min com o treinador no balneário? Isso diz tudo acerca das capacidades de líder do F.Santos, simplesmente, ridículo!) Volta Koeman, volta Camacho, volta Mourinho, volta Eriksson, esses sim, treinadores da dimensão do nosso clube!!

Rendufas

Não concordei com a contratação de fernando santos, e continuo a não concordar com a sua permanencia no clube.

As previsões que fiz quando foi anunciada a sua contratação, estão a bater quase todas certo. Bons resultados em casa, maus fora, tendencia para falhar nas alturas decisivas, falta de pulso no balneario, e falta de capacidade para motivar os jogadores. As suas equipas, por norma, practicam um futebol enfadonho, sem ideias, previsivel e facilmente anulavel, basta ser agressivo, e fazer uma pressão constante, que as equipas de santos nada fazem.

É um treinador que monta mal as equipas, e que é bastante fraco a ler o jogo do banco. Mexe sempre mal, e tardiamente.

Alguns dizem que ele é um nom homem, benfiquista e tal, não digo que não seja, mas também digo, que um benfiquista a sério não fazia as figuras que ele fez ao serviço do porto, aquela historia das quotas é imperdoavel. Há, e se ele realmente quer ajudar o clube, o melhor é dar o lugar a outro, e sentar-se na bancada.

Na minha opinião, fernando santos não serve hoje, não serviu ontém, nem vai servir amanhã, ou depois. Com ele como treinador, estamos destinados ao insucesso, e ao fracasso.