Fernando Santos

Treinador, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2006-2007), 49 jogos (29 vitórias, 11 empates, 9 derrotas)

xico_da_bezana

Que volte pra ser o Ferguson da Luz :)

jocapeixoto

Com Vieira a presidente duvido que volte. com Veiga é bem possível. Se tiver um treinador com ele que dê murros na mesa como o Álvaro acredito que pudesse fazer bom trabalho.

lonstrup

Citação de: LuigiSLB83 em 24 de Março de 2009, 00:45
Citação de: lonstrup em 24 de Março de 2009, 00:06
Citação de: LuigiSLB83 em 24 de Março de 2009, 00:01
Um lançamento à "Binya" de Fucile, no Dragaum, podia ter-nos dado o título...

Foram tantos os pormenores desse tipo...
A verdade é que os erros do Benfica acumularam-se, nomeadamente na altura mais decisiva da época.

Outro pormenor, era o plantel demasiado curto...

também faz parte dos atributos de um grande treinador encontrar recursos onde aparentemente eles não existem.
o plantel não me parecia curto para lutar pelo titulo e conseguir um lugar nos oitavos de final da champions.

lonstrup

Citação de: hidetoshi30 em 24 de Março de 2009, 00:59
Nao penso que o plantel fosse curto, acho sim que um dos aspectos que o tramaram foi o facto de so potenciar 12, 13 jogadores, nos propriios nao acreditavamos nos suplentes, por causa disso, jpgavam muito pouco.
a nivel tactico e exibicional, foi o melhor treinador que vi passar pelo Benfica, gostava que voltasse e melhorasse na parte psicologia, mas isso e praticamente impossivel, pois ele ficou muito magoado, também quem nao ficava, ser despedido na primeira jornada, quando( algo tremido, é verdade) ja se tinha apurado para a fase de grupos da champions. esse erro da direcçao custou-nos um 4º lugar e uma epoca desastrosa,

Ainda não estávamos apurados, iamos jogar a 2ªmão à Dinamarca depois de o Rui Costa ter ganho 2-1 na Luz. Sim foi o Rui Costa, basta recuperar o comentário do treinador do Copenhaga ao jogo.

VALEBEM

Aqueles 6 jogos europeus em Fevereiro, Março e Abril, num plantel que tinha como opções de banco Beto, Manu, João Coimbra, Paulo Jorge, que teve várias lesões prolongadas nos melhores jogadores (Simão, Miccoli, Luisão, Rui Costa), fizeram com que um bom 11 que o Benfica tinha, e que jogava futebol de qualidade (reconhecido na altura até por amigos meus lagartos), não tivesse feito História...
Não me importava que, em condições ideais, pudesse regressar à Luz para ajustar contas com o passado...

lonstrup

Citação de: VALEBEM em 28 de Março de 2009, 12:51
Aqueles 6 jogos europeus em Fevereiro, Março e Abril, num plantel que tinha como opções de banco Beto, Manu, João Coimbra, Paulo Jorge, que teve várias lesões prolongadas nos melhores jogadores (Simão, Miccoli, Luisão, Rui Costa), fizeram com que um bom 11 que o Benfica tinha, e que jogava futebol de qualidade (reconhecido na altura até por amigos meus lagartos), não tivesse feito História...
Não me importava que, em condições ideais, pudesse regressar à Luz para ajustar contas com o passado...

Agora que já contaste a lenda, podemos passar a falar da realidade.

Que lesão prolongada do Simão? Estás a falar das últimas 5 jornadas, em que o Benfica só não venceu um jogo, frente ao Sporting em casa?
Do Miccoli? que perdeu quatro jornadas entre Dezembro e Janeiro?

Ausências prolongadas aconteceram ao Nuno Assis por causa do doping a partir de Janeiro, e ao Luisão a partir dos principios de Março. E claro no caso do Rui Costa que andava sempre com recaídas e só podia ser usado pontualmente.

Depois vem a teoria da acumulação de cansaço por causa do número acrescido de jogos europeus, em conjugação com o plantel não teria permitido uma boa gestão.

Pois a verdade é que, e para alguns pode ser surpresa, no principio de Abril antes de tudo descambar (o mês em que conseguimos 1 vitoria em 7 jogos) o Benfica de Santos tinha tantos jogos feitos como o de Trap (35) e menos que o de Koeman (39). Portanto a teoria do cansaço acumulado não cola bem. E atenção que faço estas contas sem incluir os jogos da Taça de Portugal, que obviamente vão beneficiar Koeman e Trap.

Quanto à questão do plantel, é sempre subjectivo. Podem achar que o Veiga fez um trabalho mediano na construção desse plantel, mas a verdade é que Santos teve à sua disposição Karyaka, Diego Souza, Miguelito, Kikin, mais a restante ralé.
Não creio que o Trapp tivesse um banco melhor.

A verdade é que no fim de contas, o Fernando Santos ficou em 3ºlugar, foi eliminado precocemente da Taça de Portugal pelo Varzim da 2ªdivisão, e na Europa falhou a qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Jakub

lonstrup, não encontraria expressão melhor, do que a que utilizaste.

Um treinador que não vence um ÚNICO jogo dificil em casa, e é esta admiração, enfim.

Vimos campeonatos diferentes, só pode. Para além da campanha europeia, onde na Champions foi os 3 fora, e depois batemos um Dinamo e um PSG a descer de divisão. Quando chegou um mais forte, salta fora.

Na Taça o Varzim não-vence-à-11 jogos-na Honra chegou pa nos afastar.

Que saudades! Sem dúvida...  :smitten:

VALEBEM

Em relação ao Simão, falo dos 5 últimos jogos do campeonato, e falo do primeiro jogo, no Bessa contra o Boavista, onde perdemos 3-0, e no qual o Simão não jogou por causa da novela Valencia...
O Luisão não jogou os últimos 9 jogos do Benfica para o campeonato, pois lesionou-se em Paris, no início de Março... O Luisão SÓ fez 17 jogos nesse campeonato, segundo os Cadernos de A Bola... A acrescentar a isso, o Ricardo Rocha foi vendido ao Tottenham em Janeiro... Era a dupla de centrais titular!
Tenho aqui a estatística, e o Miccoli só fez 22 jogos (de 30), e de forma continuada só os últimos 8 jogos da Liga (nos quais marcou 6 golos)...
Temos o caso do Nuno Assis, também, que embora não sendo um jogador que me agrade, era mais uma opção (e  como o plantel era curto!)...
Temos também o Rui Costa, que fez apenas metade dos jogos da época...

Eu respeito sempre as outras opiniões, mas a verdade é que Trap fez apenas 65 pontos (em 34 jogos), e Santos fez 67 (em 30 jogos), logo uma média de pontos /jogo, bem superior (1,91 para 2,23, com vantagem para Santos)... Grande diferença!
A verdade é que o Benfica de Santos marcou também mais golos do que o de Trap (em menos jogos), e sofreu menos (com a mesma nuance)... 55 golos marcados (em 30 jogos) pelo Benfica de Santos, e 51 (em 34 jogos) pelo Benfica de Trap... 20 golos sofridos pelo Benfica de Santos, e 31 golos sofridos pelo Benfica de Trap...
Posso também afirmar que o Benfica de Santos fez uma carreira europeia bastante superior ao Benfica de Trap, começando por conseguir a qualificação na pré da Champions (algo que Trap não conseguiu, levando 3-0 do Anderlecht, que faria depois 0 pontos na fase de grupos), e lamento que a fase de grupos da Champions tenha decorrido durante o processo de adaptação ao losango, no qual a equipa alternou bons e maus jogos... Mesmo assim, fizemos jogos e resultados aceitáveis, que nos levaram à UEFA, onde fizemos uma boa campanha, afastando o campeão romeno nesse ano (Dinamo Bucareste), com vitórias cá e lá, e o sempre incómodo PSG, e fomos afastados ingloriamente, num jogo onde atirámos 2 bolas ao poste, e falhámos bolas a 1 metro da baliza...
Sendo que, quer porcos (eliminados pelo Chelsea nos oitavos da Champions) quer lagartos (afastados na 1ª fase dessa mesma prova), tiveram um calendário bem menos exiente nos meses em que se decidiu a época...

Mito ou não, é a minha interpretação dos factos... Respeito, como sempre o fiz, quem vê as coisas de modo diferente...
A época do Benfica de Santos é numericamente bastante superior à do Benfica de Trap... A performance dos adversários é uma coisa endógena ao Benfica, e eu foco-me aqui no rendimento do Benfica nestas duas temporadas...

xico_da_bezana

Não vale a pena VALEBEM, o pior cego é o que não quer ver.

Deve ser o único treinador do Benfica que tinha mais fãs no dia em que saiu do que no dia em que entrou.

Quando entrou, tinha 70% das pessoas a quererem metê-lo na rua, a maioria pra vir Camacho. Por casmurrice, Camacho deu a borrada que deu, convém dizer que Santos foi ainda pior para manter o estatuto de entendido da bola.

lonstrup

sim mas o benfica de santos não estava a jogar contra o benfica de koeman ou trap. jogou contra o porto e o sportem.

mas é como dizes, cada um faz a interpretação que entende dos factos. e para mim falhar a passagem aos oitavos-de-final não é aceitável. assim como ser eliminado da taça de portugal precocemente por uma equipa mediana da 2ªdivisão não é aceitável. lutar até final da temporada é aceitável. mas num mês fazer 7 jogos e ganhar somente 1 não é aceitável.

e já que falas de numeros de pontos etc, é bom ter a noção que com os tais 67 pontos + 4 jogos muito provavelmente não daria para ser campeão.

E desculpa que te diga, mas esta foi das melhores que já ouvi

"e lamento que a fase de grupos da Champions tenha decorrido durante o processo de adaptação ao losango,"

VALEBEM

Guardo dessa temporada as sábias palavras do meu «velho», à saída do Zé Gomes num jogo que vencemos por 1-0, golo do Petit perto do fim, quando num ambiente de euforia, quando estávamos ainda na UEFA e a 1 ponto do Porto no campeonato, o meu pai solta a seguinte frase «Estou a ver o Benfica a ceder! Não temos plantel para campeonato e UEFA!»

VALEBEM

Se formos analisar a concorrência, além de terem saído bem mais cedo da Europa nessa época, o que lhes deu outra «folga» para o campeonato, e focando-me na equipa do Porto, tinham jogadores como Pepe (agora no Real Madrid), Bosingwa (Chelsea), Quaresma (Chelsea), Anderson (Manchester United), Paulo Assunção (Atletico de Madrid), para lá de Lucho, Lisandro, Meireles, etc...
Era a meu ver um Porto bem mais forte do que o actual, e do que o da época em que fomos campeões...

lonstrup

Citação de: VALEBEM em 28 de Março de 2009, 17:42
Guardo dessa temporada as sábias palavras do meu «velho», à saída do Zé Gomes num jogo que vencemos por 1-0, golo do Petit perto do fim, quando num ambiente de euforia, quando estávamos ainda na UEFA e a 1 ponto do Porto no campeonato, o meu pai solta a seguinte frase «Estou a ver o Benfica a ceder! Não temos plantel para campeonato e UEFA!»

Terá sido o jogo contra o Estrela na Reboleira?

O meu medo foi (e é) esse: o abanar do Benfica nos momentos decisivos.
Não fiquei contente com a vinda do Santos nem com a volta do Camacho, mas eu sou um gajo que dá sempre o beneficio da duvida ao pessoal. Só depois de mostrarem o trabalho e de o fazerem até ao fim é que julgarei em definitivo.

E nessa época do Santos eu só pedia que chegassemos ao jogo da Luz frente aos porcos a 1 ponto de distância deles.

E o que vi nesse mês de Abril foi a equipa a baquear psicológicamente, o que influencia também fisicamente. Não conseguiram passar para a frente do porco, logo de seguida perderam estupidamente em Barcelona e depois foi empates em casa com Braga e Sportem e fora com Beira-Mar.

E depois de sentirem que estava tudo perdido, lá foram alegremente ganhar as 3 ultimas jornadas na boa.

O Fernando Santos não os conseguiu levar lá, como conseguiu o Trapp.

francisco

o Fernando Santos com este plantel... ai ai... o belo do losango

lonstrup

Citação de: VALEBEM em 28 de Março de 2009, 17:46
Se formos analisar a concorrência, além de terem saído bem mais cedo da Europa nessa época, o que lhes deu outra «folga» para o campeonato, e focando-me na equipa do Porto, tinham jogadores como Pepe (agora no Real Madrid), Bosingwa (Chelsea), Quaresma (Chelsea), Anderson (Manchester United), Paulo Assunção (Atletico de Madrid), para lá de Lucho, Lisandro, Meireles, etc...
Era a meu ver um Porto bem mais forte do que o actual, e do que o da época em que fomos campeões...

Esses todos que indicaste jogavam nos porcos no tempo do Koeman, mais o Diego e o McCarthy.
E no tempo do Trap jogavam mais o Luis Fabiano, Jorge Costa, Maniche, Costinha para além dos já citados Pepe, Bosingwa, Meireles, Quaresma, Diego e Mcarthy. Ah, e no tempo do Trap foram aos oitavos-de-final da liga dos campeões.