Fernando Santos

Treinador, 69 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2006-2007), 49 jogos (29 vitórias, 11 empates, 9 derrotas)

Benfica Eagle

Será que tudo isto se vai resolver com a ajuda do PSV?

Não me importava nada... :)

slbcarlos

o koeman ainda e treinador......... foda$$e

Bleach

nao percebi essa de eliminar o humberto o 2 mais votado e por o 3 mais votado o koeman..

Benfica Eagle

Citação de: Bleach em 03 de Maio de 2006, 00:17
nao percebi essa de eliminar o humberto o 2 mais votado e por o 3 mais votado o koeman..

O Humberto claramente não foi o substituto mais votado.. e até ao final apesar de nao concordar com a continuidade.. tenho sempre de colocar essa opção, senão era comido vivo por quem defende isso, e também colocar uma opção final de mudança (que atendendo às 2 sondagens só poderia ser o Camacho).

Benfica Eagle

#679
«Rambo» Koeman e os tiros no pé
RONALD KOEMAN («baptizado», há muitos anos, pela imprensa italiana, como «Rambo») não suportou a pesada herança que recebeu de Trapattoni e falhou a revalidação do título, apesar de dispor de mais e melhores jogadores do que o italiano; na Taça de Portugal, o holandês teve uma saída pela porta pequena, na Luz, às mãos do V. Guimarães; e foi a Liga dos Campeões, onde os encarnados, de facto, fizeram História, a evitar que a passagem de Koeman pelo Benfica fosse pintada em tons ainda mais carregados...
Apesar do insucesso benfiquista na Liga portuguesa que fecha portas no próximo fim-de-semana, há que fazer a justiça de reconhecer que foram válidos os pressupostos que levaram o clube da Luz a apostar na contratação de Ronald Koeman. Mesmo que o holandês se tenha revelado uma desilusão... Depois de um ano vivido «à pele», com um plantel desequilibrado que, contra todas as previsões, a experiência de Giovanni Trapattoni foi capaz de conduzir até ao título nacional, o Benfica optou pela mudança, na convicção de que, com mais e melhores jogadores, seria possível apostar numa filosofia menos conservadora de jogo, capaz de potenciar as novas estrelas e juntar o espectáculo aos resultados. A lista dos potenciais sucessores da Velha Raposa englobava, já numa fase adiantada, os nomes de Paul Le Guen, Zaccheroni e Koeman. O primeiro, sem dúvida interessante e competente, apresentou exigências (até de staff) tidas como incomportáveis pelos responsáveis encarnados e a luta entre o italiano e o holandês acabou por ser favorável a Ronald Koeman. O antigo treinador do Ajax exprimia-se fluentemente em castelhano, tinha cultura do futebol latino e exibia títulos de campeão na Holanda. Jovem, para contrastar com Trapattoni e ambicioso, Koeman parecia, de facto, a escolha certa. Porém, muitas vezes, os treinadores são como os melões, só depois de abertos é que se sabe se são bons. E Ronald Koeman, de facto, ficou bastante aquém das expectativas... Ainda há poucas semanas, em Barcelona, dias antes da visita do Benfica a Camp Nou, pessoas próximas do emblema blaugrana, que reverenciam, ainda hoje, o técnico do Benfica como o jogador que deu ao clube catalão a sua única Taça dos Campeões Europeus, torciam o nariz a Koeman como treinador lembrando que Johan Cruyff (boss do dream team culé, vencedor da final de Wembley, em 1992) preferiu indicar Frank Rijkaard a Joan Laporta, quando teria sido menos complicado e de mais fácil aceitação apresentar o ex-jogador do Barça para suceder a Radomir Antic.

Pecados

Ronald Koeman, que ainda tem uma hipótese, embora remota, de levar o Benfica, por via directa, à fase de grupos da Champions, destruiu a possibilidade do bicampeonato ao mostrar-se autista relativamente à forma como se joga na Liga portuguesa. O holandês começou por tentar implementar um modelo com base numa defesa a três, baralhou-se, quer na forma, quer no conteúdo, recuou e acabou por perder uma eternidade a estabilizar um sistema (que, pretendendo ficar próximo do 4x2x3x1 de Trap, se transformou num suicida 4x2x4, «amigo » das equipas que visitaram a Luz e de lá saíram com um pecúlio de 14 pontos...). Fosse o Benfica consistente e coerente nos jogos em casa — e para tal bastaria que tivesse, com as equipas de menor nomeada, a mesma abordagem de povoamento do meio-campo que teve nas partidas-proeza com Manchester United, Liverpool e Barcelona — e outro galo cantaria. Porém, Koeman não quis, ou não soube, lidar com equipas dispostas em 4x5x1, apostadas em estacionar o autocarro em frente às suas redes e, a seguir, jogar tudo no erro do adversário. Apesar de velha, esta armadilha resultou em cheio, sem que Ronald Koeman encontrasse o antídoto. Gil Vicente (3), Rio Ave (2), Belenenses (2), Sporting (3), Naval (2), Marítimo (2) levaram os 14 pontos que acabaram por fazer a maior das diferenças, na compita com o Sporting, que dista dois pontos e o FC Porto, que está a... 11.

Erros

O treinador do Benfica nunca se sentiu confortável face a alguns dos mais influentes jogadores do plantel.Mostrou-se hesitante, durante bastante tempo, relativamente a Léo, demorou mais do que o razoável a perceber que o melhor par para Luisão era Anderson, deu espaço e tempo a mais a Beto, nunca foi capaz de definir uma posição para Karagounis, uma mais-valia que ficou por explorar, fez Manuel Fernandes andar para trás, travando um processo evolutivo que Camacho iniciou e a que Trapattoni deu sequência, com repercussões negativas no valor de mercado do jovem internacional português, não teve arte para casar devidamente — sempre que coincidiram, entre lesões—, Miccoli e Nuno Gomes, deu e tirou a Geovanni, num jogo sem benefícios sustentados, destruiu, com uma frase assassina, Pedro Mantorras, deu uma estocada final (em vésperas de Mundial!) a Quim e não foi capaz de capitalizar devidamente a maioria dos reforços de Inverno: Robert foi uma sombra,Marcel um fantasma, Manduca uma incógnita, Marco Ferreira um suspiro. Ou seja, Ronald Koeman chegou ao fim da época sem uma ideia de sistema, de equipa, de colectivo, de individualidades. Caso permaneça na Luz, o técnico holandês terá de começar do zero. Porque foi isso mesmo que resultou do labor que desenvolveu, no Benfica, em 2005/06.

Frases

O treinador do Benfica, fluente no castelhano, refugiou-se no álibi do «mal-entendido» em várias situações. Uma delas levou- o a optar por um blackout defensivo na sequência de um puxão de orelhas presidencial. Koeman disse que o futuro de Mantorras podia passar por uma dispensa, Luís Filipe Vieira não gostou e o técnico meteu a viola no saco e tentou dar o dito por não dito. Sem sucesso, porém, que aquilo que disse ficou registado para a posteridade... Esse foi um episódio significativo da «vulnerabilidade » de Koeman. Porém, os termos em que o holandês, inopinadamente, se referiu à vitória do Sporting em Vila do Conde, mostraram um treinador à beira de um ataque de nervos, incapaz de controlar o discurso, falando sem conhecimento de causa nem matéria sustentável. Perante as notícias que chegam do país das túlipas e dão Ronald Koeman como próximo treinador do PSV (clube onde jogou, vencendo o Benfica na final da Taça dos Campeões Europeus de 1998, com o mérito de ter apontado, com êxito, um dos pontapés da marca de grande penalidade), parece estar-se a encerrar, sem glória e com escassa honra, mais um ciclo da vida encarnada: ao melhor plantel dos últimos 12 anos, não correspondeu nem Liga, nem Taça, apenas um aroma de Benfica europeu...

In ABola


Vá lá... afinal não andei cego....afinal não andei a falar para as paredes.... finalmente há quem ache exactamente o mesmo que eu penso há muito... e ainda há mais que nao foi referido no artigo.. a tal preferencia excessiva aos brasileiros.. as várias agressões de varios jogadores na reabertura das transferencias, etc.

só não via quem não queria...

curioso como agora já não se le o koeman koeman koeman.. já tenho saudades  :crazy2: :uglystupid2:

mulderone666

Para mim era:

1° O Scolari (conhece muito bem o campeonato portugues e em particular o benfica, é disciplinador e tem optimo relacionamento com os jogadores...)

2° O Deshamps (conhece muito bem o futebol e ja provou no monaco ser um optimo treinador e é jovem...)

Hugors

Scolari, embora não acredite muito nisso...

diabinho_in_love

Citação de: Benfica Eagle em 03 de Maio de 2006, 09:44
curioso como agora já não se le o koeman koeman koeman.. já tenho saudades  :crazy2: :uglystupid2:

será que nunca entendeste que certas pessoas que aqui diziam koeman koeman koeman era só uma forma de gozo?? :idiot2:

é verdade que alguns o defendiam, mas a maior parte gozava com a situação...se não me engano só um tal de monteirex e mais 2 ou 3 defendiam o koeman :-X

flsb

Scolari ou Deshamps teriam a minha aprovaçao

Céptico

Esse texto d´bola resume muito bem a epoca de koeman....

Magnusson

Visto o Camacho não estar em equação, as minhas escolhas são:

1º - Claude Puel
2º - Javier Irureta
3º - Martin O´Neill


Alguem consegue arranjar uma lista dos treinadores "desempregados"?

Bleach

ja me esquecia do deschamps... parece me mto bom tb.

Magnusson

O Deschamps é a versão francesa do Koeman.

Bleach

hmm não sei , o deschamps pos o monaco a jogar muito..
e foi a final da champions com o porco , e se o giuly não se tivesse lesionado a historia secalhar era outra..

Magnusson

Sim, mas depois saiu de lá com aquilo um bocado em baixo...