Carlos Lisboa (Basquetebol)

Treinador, 66 anos,
Portugal
Estatísticas: 12 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (5), Taça de Portugal (4), Supertaça (5), Taça Hugo dos Santos (4), Troféu António Pratas (4)

pelicano

Citação
Digamos que nunca venceu nada, enquanto treinador.

O melhor que conseguiu foi levar a equipa a uma final da Taça de Portugal, em 2006. Única presença nos últimos 15 anos, talvez.

Nessa equipa jogavam 5 americanos: David Lucas, Terrence Lether, Carlitos Powell, Steve Logan, Bakari Hendrix e Rico Hill, que veio substituir o lesionado David Lucas (nos play-offs).

Só que o Rico Hill chegou a Lisboa com 15 kgs acima do peso ideal, enfim...

Nesse ano, fomos eliminados dos play-offs pelo Ginásio, depois de estar a vencer a eliminatória por 2 a 0. No 5º jogo, na Luz, foi tudo mau demais... incluindo o Carlos Lisboa.

Convém lembrar alguns factos:
- A passagem no tempo do Vale não foi diferente de todos os treinadores de todas as modalidades nesse período nefasto da história do Benfica; Mesmo assim, ganhou a supertaça e foi à final da taça de portugal em que perdemos por um, no Seixal frente ao Estrelas, e fomos roubados indecentemente (pretensa falta do Pedro Miguel sobre o Arcega no último segundo). Ordenados em atraso, problemas diversos próprios daquela presidência, etc...
- No Aveiro Basket, morreu o Paulo Pinto e destruiu essa época. No ano seguinte, terminou o projecto Aveiro Basket por falta de dinheiro.
- Após o Norberto, o Benfica conseguiu, com o Carlos a treinador, voltar a lutar por títulos. Relembro que fomos eliminados pelo Ginásio que perdeu a final dos playoffs na negra. Esse foi uma eliminatória atípica, quer pelo surpreendente desempenho do Ginásio a partir do 3º jogo, quer pelas lesões do Bakari Hendrix e, no 5º jogo, do Terrence Leather. Fomos também à final da Taça de Portugal, perdemos com o porto por 5 pontos, salvo erro, e o Scott Stewart fez, talvez, o seu melhor jogo de sempre em Portugal. Fomos para a final four com o poste lesionado e, na meia-final, o David Lucas, que estava a fazer um grande jogo, rebentou com o joelho.

Sou suspeito... Mas, se há modalidade que, no Benfica, se acerta muito mais do que se erra, essa é o Basquetebol!

Dandy

Como sempre afirmo e reafirmo: o basquetebol é a única modalidade (incluindo o futebol) onde a superioridade sobre os corruptos ainda é um Facto.

E muito por culpa de um Senhor de cabelo cinzento, e óculos, um tal de José Tomaz... provavelmente o dirigente mais laureado, em provas nacionais, na centenária História do nosso clube (em todas as modalidades).

Não sei se conheces, Pelicano... é que não me estou a referir ao homónimo treinador de andebol dos lagartos...    :amigo:

pelicano

Citação de: Dandy em 16 de Julho de 2011, 17:41

Como sempre afirmo e reafirmo: o basquetebol é a única modalidade (incluindo o futebol) onde a superioridade sobre os corruptos ainda é um Facto.

E muito por culpa de um Senhor de cabelo cinzento, e óculos, um tal de José Tomaz... provavelmente o dirigente mais laureado, em provas nacionais, na centenária História do nosso clube (em todas as modalidades).

Não sei se conheces, Pelicano... é que não me estou a referir ao homónimo treinador de andebol dos lagartos...    :amigo:

Eu sei que tens essa opinião e agradeço pela parte que me toca.
Citei-te no comentário anterior por teres sido o único user a referir factos em relação ao trabalho do CL enquanto treinador de basquetebol no Benfica e decidi complementá-lo...

Dandy

Citação de: pelicano em 16 de Julho de 2011, 17:51

Eu sei que tens essa opinião e agradeço pela parte que me toca.
Citei-te no comentário anterior por teres sido o único user a referir factos em relação ao trabalho do CL enquanto treinador de basquetebol no Benfica e decidi complementá-lo...

E ainda bem que o fizeste.

Na verdade, não tinha presente que tivesse sido o Lisboa a vencer a Supertaça de 97-98 e a levar-nos à final da Taça de Portugal, nessa mesma época.

Sinceramente, continuo sem conseguir (visualmente) evocar ditos eventos na minha mente mas a falha é minha, de certeza. Nessas épocas estava a estudar/morar em Espanha, daí que o meu acervo visual seja mais limitado, quando comparado com o El Dorado de 1984-96.

Obrigado pela correcção.    O0

JMMC_NORTENHO

Pelicano concordas com acumulação de cargos do Carlos Lisboa? Como e possível num clube como o BENFICA o treinador principal de basquetebol ser também director-geral das modalidades?
Sabes me explicar isto?

pelicano

Citação de: JMMC_NORTENHO em 16 de Julho de 2011, 18:10
Pelicano concordas com acumulação de cargos do Carlos Lisboa? Como e possível num clube como o BENFICA o treinador principal de basquetebol ser também director-geral das modalidades?
Sabes me explicar isto?

O que o CL disse na entrevista à BenficaTV é verdade. O projecto está lançado e há pessoas que trabalham com ele. Existe a secretaria desportiva, há funções cobertas por outros departamentos e cada modalidade tem a sua secção.
Mais do que os títulos hierárquicos, o importante é olhar para a estrutura como um todo e acredito que as modalidades não sairão prejudicadas pela acumulação de funções.

Aredeh

Citação de: JP. em 16 de Julho de 2011, 16:18
currículo como não existe em Portugal... mas na área da formação!
sim é verdade!

slb_marco

Preferia que continua-se o Henrique Vieira.

zerocool

Citação de: Dandy em 16 de Julho de 2011, 17:17
Citação de: zerocool em 16 de Julho de 2011, 15:27
Citação de: artur1976 em 16 de Julho de 2011, 01:05
"As ultimas gerações do Barreirense que têm dado cartas foram formadas por ele....só....Já para não falar em alguns sérvios que pairam pela NBA...."???
Começou no Estoril-Praia, esteve no Imortal e de seguida no Barras, onde se não me engano esteve lá um ano...gerações?? Sérvios na NBA? já é altura de desmistificar este senhor, acredito que seja treinador mas daí a dar lições de táctica ao Lisboa, só para brincadeira!

Se a ignorância pagasse imposto.....deve ser coincidência todas as equipas masculinas terem sido campeãs distritais e terem estado nas respectivas fase finais nacionais, onde obtivemos 1 titulo nacional (terceiro em 3 anos).....já para não falar na equipa feminina que tb esteve na fase final....Fraquinho pá!!!!!
Em relação á suposta capacidade táctica do Lisboa, é melhor nem falar.....esse sim é que por onde passou deixou miséria.

Quarto em 4 anos:

- sub20 (2007-2008)

- sub16 (2008-2009)

- sub16 (2009-2010)

- sub18 (2010-2011)

:amigo:

Tás desculpado pela correcção..... :amigo:

zerocool

LOLOLOLOLOLOL

O_Glorioso

O que falhou? O orçamento não deu para mais, ou todas as hipóteses fizeram-se difíceis demais?

artur1976

Se são esses títulos que contam então devíamos ir ao Barras que na última década (e não só) têm ganho muito mais, graças à sua política de contratações, e pelos vistos à sua alta qualidade dos seus treinadores.
O tal campeonato de sub20, o único que ele realmente ganhou (os outros pertencem a outros treinadores do slb) convém lembrar que foi ganho com os jovens da equipa sénior (a participar na 2ª divisão-Proliga) e  que jogavam com o Nuno Ferreira durante toda a época na CNB1, recordo alguns nomes, Leiria, Tiago Pinheiro, Tiago Freixo, Arnete, o Diogo...todos como bem se lembram que fizeram a época toda com os séniores.
Continuo portanto a dizer que este sr não pode ensinar nada de táctica ao Lisboa. Ele sempre vai aprender mais alguma coisa com ele e com o Ferreira.

artur1976

Mais uma ou duas correções. No Aveiro Basket foram 3 anos com o melhor plantel da liga. Com ordenados em atraso o Lisboa foi n+n vezes campeão. No últimos anos conseguimos ser campeões com jogadores importantes lesionados, o basquetebol do glorioso é glorioso mas esteve até há pouco 15 anos sem ganhar nada com as mesmas pessoas à frente do basquetebol do slb. Mas com €€ para contratar jogadores e com a sorte vamos ser campeões com o Lisboa. Vamos Benfica

zerocool

Citação de: artur1976 em 16 de Julho de 2011, 22:04
Se são esses títulos que contam então devíamos ir ao Barras que na última década (e não só) têm ganho muito mais, graças à sua política de contratações, e pelos vistos à sua alta qualidade dos seus treinadores.
O tal campeonato de sub20, o único que ele realmente ganhou (os outros pertencem a outros treinadores do slb) convém lembrar que foi ganho com os jovens da equipa sénior (a participar na 2ª divisão-Proliga) e  que jogavam com o Nuno Ferreira durante toda a época na CNB1, recordo alguns nomes, Leiria, Tiago Pinheiro, Tiago Freixo, Arnete, o Diogo...todos como bem se lembram que fizeram a época toda com os séniores.
Continuo portanto a dizer que este sr não pode ensinar nada de táctica ao Lisboa. Ele sempre vai aprender mais alguma coisa com ele e com o Ferreira.

:2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny:

faneca_slb4ever

Ridicula esta opção.

A acumulação de cargos apenas vai ser o que fazia anteriormente, mais nada. Agora passa a ser oficial.

Espero que o Nuno e o Nogic o ajudem a ter sucesso. É muito importante as opções que iremos ter para os americanos. Aí se definirá o titulo.