Carlos Lisboa (Basquetebol)

Treinador, 66 anos,
Portugal
Estatísticas: 12 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (5), Taça de Portugal (4), Supertaça (5), Taça Hugo dos Santos (4), Troféu António Pratas (4)

blog benficaatemorrer

Citação de: JP. em 16 de Fevereiro de 2016, 15:00
Citação de: blog benficaatemorrer em 16 de Fevereiro de 2016, 14:52
Citação de: JP. em 16 de Fevereiro de 2016, 14:49
não adianta. não discuto orçamentos fictícios. não sei qual é o orçamento do Benfica, não posso dizer se é muito ou pouco. Sei que tem vindo a ser reduzido desde há 4 anos para cá, mas não faço ideia qual é o seu valor atualmente. Agora virem para aqui dizer que é muito alto, que vale tanto como o de não sei quantas equipas juntas, que é muito maior que o do porto, mas depois vamos a ver e ninguém faz ideia qual o valor do orçamento de cada uma das equipas é que me parece muito pouco sensato.

Independentemente disso, não são os orçamentos que jogam. Os orçamentos permitem deixar as equipas teoricamente mais perto de cumprir os seus objetivos. Não os garantem. O desporto e o basquetebol ainda não é decidido pelos salários dos jogadores/treinadores ou pelo orçamento global das equipas.

Por fim, este é o tópico do Carlos Lisboa. É pena aqui não estarmos a discutir as opções táticas que ele toma, a gestão que ele faz do plantel, a capacidade técnica, tática, motivacional e de liderança que ele tem (ou não) para ser treinador do Benfica. E tanta gente que aqui anda que percebe de basquetebol......
é que não há nada de jeito para dizer...

pois, lá está... é mais fácil mandar bitaites para o ar, sem qualquer fundamento.
no jogo de sábado deste troféu que perdemos sofremos um parcial inicial de 0-9...

Lisboa pede desconto de tempo, como tem de ser...

os jogadores vão para o banco, sentam-se.

ele agarra na prancheta e na caneta...

segura-a entre as mãos e faz aquele esgar de quem vai dizer alguma coisa importante...

cerra os dentes!

está 15 segundos sem dizer nada!!!

depois diz:

pay atencion!!!

mais 5 segundos sem sair som...

quando começa a rabiscar alguma coisa vem o árbitro e diz:

VAMOS JOGAR?

Walter Morgan

Discutir a fraca utilização do João Soares (não refiro o Loncovic e o Fonseca pelo rendimento dúbio que têm apresentado)? Discutir o facto de o Andrade ter de estar em campo, jogando bem ou mal, a 3 ou 4? Discutir colocar o Gentry a jogar a 4, quando já tem limitações fisicas evidentes? Discutir a fraca qualidade das penetrações dos nossos bases, as quais acabam invariavelmente em TO ou em passe para lançamentos de 3pts? Discutir a quantidade ridícula de lançamentos de 3pts que fazemos por jogo? Discutir a fraca qualidade das jogadas "estudadas"?

Tivesse eu acesso ao Carlos Lisboa e fazia-lhe estas perguntas todas. Algum jornalista que por aqui ande que pegue nelas?

benficaslb1

O que importa aqui é, ja se demitiu? Esse é o grande aspecto táctico que devíamos mudar. 

blog benficaatemorrer

Citação de: Walter Morgan em 16 de Fevereiro de 2016, 15:07
Discutir a fraca utilização do João Soares (não refiro o Loncovic e o Fonseca pelo rendimento dúbio que têm apresentado)? Discutir o facto de o Andrade ter de estar em campo, jogando bem ou mal, a 3 ou 4? Discutir colocar o Gentry a jogar a 4, quando já tem limitações fisicas evidentes? Discutir a fraca qualidade das penetrações dos nossos bases, as quais acabam invariavelmente em TO ou em passe para lançamentos de 3pts? Discutir a quantidade ridícula de lançamentos de 3pts que fazemos por jogo? Discutir a fraca qualidade das jogadas "estudadas"?

Tivesse eu acesso ao Carlos Lisboa e fazia-lhe estas perguntas todas. Algum jornalista que por aqui ande que pegue nelas?
e ele: quéisso?

benfo

Citação de: Theroux em 16 de Fevereiro de 2016, 12:46
Acho que estão a fazer as perguntas erradas...

Qual é o salário do Lisboa? Que treinador se vai buscar com esse dinheiro? É para tirar dinheiro do plantel para meter no treinador? A que mais pode o basket ambicionar? Vencer 20, 30, 40 troféus seguidos? É essa a expectativa? Calar pavilhões na Europa com o Cláudio Fonseca e o Barroso a brilharem?

Ninguém discorda que é possível ter melhor, mas se virmos bem se calhar é possível ter melhores em treinadores em absolutamente todas as equipas do clube, do futsal ao rugby passando pelos infantis de andebol. Só que essas decisões não são, ou não devem ser, tomadas com essa leveza, ignorando o contexto económico e desportivo em que o clube está inserido.

Agora se não vencer a Liga acho que ninguém discorda que isso não é aceitável, porque se trata do objectivo 1 a 10 em cada época, e que faz sentido trazer alguém com um perfil diferente.

Já reduzir tudo a chavões desportivos tipo "não vale nada", como se tivéssemos algum treinador infalível (ver Joel Rocha na Taça da Liga), é que me parece um bocadinho simplista.

Conheço treinadores que pela metade do que ganha o Lisboa fariam um belo trabalho nesta equipa.

Jogávamos o dobro.

JP.

a gestão do plantel também me parece deficitária. Não percebo porque o João Soares ora passa jogos praticamente sem entrar, como de seguida faz um jogo em que é dos mais utilizados.
Sobre o Loncovic não consigo mesmo entender o que se passa. Não acredito que um dos melhores jogadores do campeonato nos últimos anos não consiga encontrar o seu espaço na equipa.
O Cláudio perdeu o pouco espaço que tinha com a entrada do Radic.
O Carlos Andrade está visto que é um jogador em quem o treinador confia ao máximo. E lá terá as suas razões, apesar de também me parecer exagerado o tempo que passa em campo.

Quanto aos lançamentos de 3pts...não são vocês que estão ligados a clubes? Perguntem aos vossos treinadores se acham que o Benfica lança muito de 3 pontos.

JP.

Quanto aos set plays, não são os mais vistosos, mas percebe-se que procuramos várias soluções: pick and roll, saídas bloqueadas para o Cook, jogar com o Andrade a interior, até o velhinho flex jogamos (que eu pessoalmente abomino).

Preocupa-me mais as regras defensivas e as opções que tomamos, coletiva ou individualmente. Conseguimos, no mesmo jogo, defender as saídas bloqueadas do porto de diferentes formas, coisa que não sei se é propositada ou se fica ao critério do jogador envolvido. E a forma como defendemos os staggers no dragão ainda me está atravessada...

Walter Morgan

Citação de: JP. em 16 de Fevereiro de 2016, 15:26
Quanto aos set plays, não são os mais vistosos, mas percebe-se que procuramos várias soluções: pick and roll, saídas bloqueadas para o Cook, jogar com o Andrade a interior, até o velhinho flex jogamos (que eu pessoalmente abomino).

Preocupa-me mais as regras defensivas e as opções que tomamos, coletiva ou individualmente. Conseguimos, no mesmo jogo, defender as saídas bloqueadas do porto de diferentes formas, coisa que não sei se é propositada ou se fica ao critério do jogador envolvido. E a forma como defendemos os staggers no dragão ainda me está atravessada...

É verdade que o procuramos, mas no Domingo passado acho que nem um conseguimos executar. Se bem que o Porto aqui também tem mérito. Usaram e abusaram do 2x1 nos nossos bases e no Cook, o que nos provocou muitas dificuldades.

Vieri

Citação de: blog benficaatemorrer em 16 de Fevereiro de 2016, 15:03
Citação de: JP. em 16 de Fevereiro de 2016, 15:00
Citação de: blog benficaatemorrer em 16 de Fevereiro de 2016, 14:52
Citação de: JP. em 16 de Fevereiro de 2016, 14:49
não adianta. não discuto orçamentos fictícios. não sei qual é o orçamento do Benfica, não posso dizer se é muito ou pouco. Sei que tem vindo a ser reduzido desde há 4 anos para cá, mas não faço ideia qual é o seu valor atualmente. Agora virem para aqui dizer que é muito alto, que vale tanto como o de não sei quantas equipas juntas, que é muito maior que o do porto, mas depois vamos a ver e ninguém faz ideia qual o valor do orçamento de cada uma das equipas é que me parece muito pouco sensato.

Independentemente disso, não são os orçamentos que jogam. Os orçamentos permitem deixar as equipas teoricamente mais perto de cumprir os seus objetivos. Não os garantem. O desporto e o basquetebol ainda não é decidido pelos salários dos jogadores/treinadores ou pelo orçamento global das equipas.

Por fim, este é o tópico do Carlos Lisboa. É pena aqui não estarmos a discutir as opções táticas que ele toma, a gestão que ele faz do plantel, a capacidade técnica, tática, motivacional e de liderança que ele tem (ou não) para ser treinador do Benfica. E tanta gente que aqui anda que percebe de basquetebol......
é que não há nada de jeito para dizer...

pois, lá está... é mais fácil mandar bitaites para o ar, sem qualquer fundamento.
no jogo de sábado deste troféu que perdemos sofremos um parcial inicial de 0-9...

Lisboa pede desconto de tempo, como tem de ser...

os jogadores vão para o banco, sentam-se.

ele agarra na prancheta e na caneta...

segura-a entre as mãos e faz aquele esgar de quem vai dizer alguma coisa importante...

cerra os dentes!

está 15 segundos sem dizer nada!!!

depois diz:

pay atencion!!!

mais 5 segundos sem sair som...

quando começa a rabiscar alguma coisa vem o árbitro e diz:

VAMOS JOGAR?

eheh.
Tal e qual.
Vi um jogo com a Oliveirense em que o Zé Ricardo dá um show num desconto e a seguir vemos o Lisboa, com aquela cara de mau e óculos na ponta do nariz, a fazer uma cena desse tipo.

Vale o que vale, mas...

Ian

Há um timeout em que diz algo do género sobre a defesa zona: fechem no José Silva, fechem "não sei em quem" (não me recordo). Se entrar no número 12, não.
Foi ver imediatamente a seguir o número 12 (Fontet) a receber a bola completamente só na área pintada e pô-la no cesto.

JP.

Citação de: Ian em 16 de Fevereiro de 2016, 17:22
Há um timeout em que diz algo do género sobre a defesa zona: fechem no José Silva, fechem "não sei em quem" (não me recordo). Se entrar no número 12, não.
Foi ver imediatamente a seguir o número 12 (Fontet) a receber a bola completamente só na área pintada e pô-la no cesto.

nesse time out estava a ser corrigido o posicionamento da defesa zona, e a indicação era para o defensor do meio sair ao lançador no canto, exceto se fosse o Fontet. indicações que me parecem lógicas.

não me recordo do que aconteceu no lance seguinte, mas se o Fontet apareceu sozinho no pintado, não teve nada a ver com as indicações do time out, mas com outra falha qualquer.

Coach_Gouveia

A serio que ha quem defenda o Lisboa aqui como treinador?
Por amor da santa!
O homem, foi um grande jogador, dai a ser um treinador competente vai um mundo de distancia!
Ganhou 10 titulos consecutivos? Ganhou ao Porto? Com os planteis que ele tem e teve, qualquer um de nos ganhava!
Ataques? Ridiculos, ha equipas de sub16 com mais solucoes que a nossa equipa senior!
Defesa? Bem, a maior parte dos jogadores nem deve saber o que isso e, pois como e abordado o nosso jogo defensivo e no minimo amador, e olhem que mesmo a nivel amador ha equipas que faziam sentir vergonha as nossas estrelas!
Temos o melhor e mais caro plantel, temos que fazer mais!
Ah e antes que me esqueca basta ver que NENHUM jovem que ca chegue, evolui em nada! Assim fica dificil entender quem defenda o treinador.
So em Portugal arranjavamos, a receber o mesmo ou menos que o Lisboa, 10 treinadores que faziam melhor. Olhando para o pais ao lado, entao, arranjavamos ainda mais!

Peco desculpa, mas nao estou em casa e estou a escrever sem teclado portugues.

RED_1904

Citação de: Superga1949 em 16 de Fevereiro de 2016, 11:16
Eu estou mto á vontade , critico o Lisboa desde o seu primeiro ano. É FRACO . quando ganhou ao porto tinha uma equipa do crl, e nos anos seguintes foi o que conhecemos. 

ganhar o campeonato e a taça de pt sff

E não esquecer como ganhou o 5º jogo no Dragão.

Foi mais demérito do Porto, do que mérito do Benfica.

O 2º período do Porto foi patético.

Slb23

Citação de: RED_1904 em 16 de Fevereiro de 2016, 18:03
Eu estou mto á vontade , critico o Lisboa desde o seu primeiro ano. É FRACO . quando ganhou ao porto tinha uma equipa do crl, e nos anos seguintes foi o que conhecemos. 

E não esquecer como perdemos os 2 jogos com eles esta época, foi mais demérito nosso (4º período desastroso nas 2 derrotas) que mérito deles.

RED_1904

Citação de: Slb23 em 16 de Fevereiro de 2016, 18:16
Citação de: RED_1904 em 16 de Fevereiro de 2016, 18:03

E não esquecer como perdemos os 2 jogos com eles esta época, foi mais demérito nosso (4º período desastroso nas 2 derrotas) que mérito deles.

Quando tens muito mais recursos que o adversário, mau era se não fosse demérito nosso.