Vasco Ribeiro (Presidente)



Por administrador a Sábado, 4 Novembro 2023

Saïd Old Roof


Nome Completo: VASCO Rosa RIBEIRO
Nacionalidade: Português
Data de Nascimento: ?
Data de Falecimento: ?
Cargo: Presidente
Eleito: 1º Mandato - 20-08-1933 / 04-09-1934
           2º Mandato - 05-09-1934 / 15-10-1935
           3º Mandato - 16-10-1935 / 03-11-1936

Kal-El

#1
Anterior Presidente do Ateneu Comercial de Lisboa, Vasco Rosa Ribeiro foi Presidente do Benfica em três mandatos, tendo sido reeleito a 4 de setembro de 1934, e a 15 de Outubro de 1935.
No segundo mandato, o Benfica voltou a vencer o Campeonato de Portugal, na primeira final realizada com o Sporting, jogo no qual se bateu o recorde de assistência em Portugal, cerca de 30 mil pessoas, o Benfica ganhou por 2-1.
Nesse ano, realizou-se o primeiro Campeonato da l Liga ( mais tarde Campeonato Nacional), envolvendo 8 equipas de todo o país. O Benfica foi terceiro, antes de 3
vitórias consecutivas, a primeira das quais no ultimo mandato de Vasco Rosa Ribeiro.
Em Janeiro de 1934, o Benfica alugou a secretaria na Rua Jardim do Regedor, que actualmente é pertença do clube, e no ano seguinte criou a Sala das Taças, com
350 Troféus, uma novidade em Clubes Desportivos, e ultrapassou os 5000 Associados.
Um dos sonhos do Benfica era então transformar o campo das Amoreiras num grandioso Estádio, o Presidente Vasco Rosa Ribeiro custeou do seu próprio bolso duas maquetas que foram mostradas às entidades oficiais ( nomeadamente a Óscar Carmona, Presidente da República), numa altura em que Salazar já anunciara a intenção de construir o Estádio Nacional, para ser usado pelos clubes em geral. Este facto, e os enormes encargos que aquele projecto implicava tornaram-no inexequível, e poucos anos depois, a construção da auto-estrada para o Estádio Nacional obrigou mesmo o Benfica a sair das Amoreiras.

Vasco Rosa Ribeiro teve um papel preponderante na expansão do basquetebol do clube, e foi durante o seu mandato que José Maria Nicolau obteve a segunda vitoria na prova rainha do ciclismo português. No ultimo mandato dos corpos gerentes liderados por Vasco Rosa Ribeiro, Cosme Damião deixou de figurar como presidente da Assembleia Geral. Mas foi finalmente agraciado com a " Águia de Ouro" que há muito merecia. Augusto da Fonseca, que viria a ser Presidente da Direcção 4 anos depois, era o novo Presidente da Assembleia Geral.

Fake Blood



Tomada de Posse 18-10-1935 (é a data que tenho)

Na foto pode-se ver:  ALBERTO DE ALBUQUERQUE COUTO E SANTOS; JORGE DE PAIVA; FRANCISCO DIONÍSIO DA SILVA GAMA; DR. AUGUSTO DA FONSECA; VASCO RIBEIRO; JOSÉ JOAQUIM R. PEREIRA DE ASSIS; ERNESTO NOBRE.