Supertaça Europeia 2011: BENFICA vence por falta de comparência do Liceo

Messi87

João Coutinho: «Liceo da Corunha faltou-nos ao respeito»

O vice-presidente do Benfica, João Coutinho, afirmou este sábado que o Liceo da Corunha, de Espanha, "faltou ao respeito" ao clube por não comparecer na final da Taça Continental, em Viana do Castelo.

"O Liceo da Corunha faltou ao respeito ao Benfica e à modalidade ao não comparecer neste jogo. Foi marcado um local, uma data e uma hora para disputar esta taça. Nós estivemos cá", afirmou à Agência Lusa João Coutinho, vice-presidente dos encarnados para as modalidades.

Como anunciado, os campeões europeus em título não compareceram no Pavilhão Municipal de Monserrate, em Viana do Castelo, pelo que, 20 minutos após a hora marcada para o jogo que realizaria às 15 e 5, os árbitros confirmaram a falta de comparência.

"Não compreendemos como é que um clube com o peso e responsabilidade na Europa do Liceo não está cá para disputar o troféu connosco. Mas vamos estar atentos e queremos que as responsabilidades sejam apuradas", frisou João Coutinho.

O Benfica está na região do Minho desde sexta-feira e teve necessidade de adiar para terça-feira o jogo com o Óquei de Barcelos, a contar para o campeonato nacional.

"Esta taça vai figurar no meu currículo, mas devo confessar que foi o pior jogo da minha carreira", admitiu o técnico benfiquista, Luís Sénica [na foto].

Perante a falta de comparência do adversário, o Benfica acabou por realizar um jogo treino, com os seus elementos, para contentamento dos adeptos que marcaram presença no local.

A formação espanhola, que dista cerca de 170 quilómetros de Viana do Castelo e pretendia disputar a final a duas "mãos", questiona o facto de a competição não ter sido marcada para um campo neutro, bem como a data, que terá sido mal escolhida.

Visivelmente agastado com a situação, o presidente do Comité Europeu de Hóquei em Patins (CERH), Carlos Graça, entregou a taça ao Benfica, "lamentando profundamente" o caso e admitindo que o Liceo da Corunha "poderá" vir a ser sancionado com a exclusão das provas europeias.

"Quando o Liceo nos comunicou, por telefone, que não iria comparecer, tentámos fazer de tudo para que isso não acontecesse. Infelizmente, não foi possível. Disseram-nos que, entre as duas competições (Liceo da Corunha joga domingo em Alicante para a Liga Espanhola) preferia a outra", afirmou Carlos Graça.

O orçamento da competição cifra-se em cerca de 30 mil euros, repartidos entre Federação Portuguesa de Hóquei em Patins e a Juventude de Viana, único clube que se candidatou à organização desta Taça Continental, que deveria ser disputada entre o Campeão Europeu e vencedor da Taça CERS.

http://www.record.xl.pt/Modalidades/hoquei_patins/interior.aspx?content_id=725252

Messi87



«Honrámos o Benfica e o Hóquei Patins»
O treinador dos encarnados não se alongou em comentários relativamente à ausência do Liceo da Corunha.

O Benfica venceu esta tarde de sábado a Taça Continental de Hóquei Patins por falta de comparência do Liceo da Corunha. Sénica queria ganhar jogando, mas afirma que o Benfica tem todo o mérito nesta conquista.

«O Benfica tem um trajeto justo e meritório para estar nesta final. Gostaríamos de ganhar enfrentando o nosso adversário, mas enfrentamos todos os desafios e o que hoje nos colocaram foi este. Penso que tivemos uma postura muito digna e correta. Honrámos o Benfica e o Hóquei Patins.»

Relativamente à ausência do Liceo, Sénica foi peremtório:

«Acho que isto não deveria acontecer», disse apenas.

Valter Neves, capitão das águias, também lamentou que o Benfica não pudesse ter ganho na pista.

«Obviamente teria tido outro sabor se tivéssemos vencido o jogo dentro da pista, que fosse um bom espetáculo de hóquei, mas não deixa de ser bom assim, porque nós tudo fizemos para estar aqui. Ganhámos a Taça CERS e cá estávamos, à hora marcada», disse o número dois encarnado.

Luís Viana não pôde fazer o gosto ao stick, mas nem por isso semostrou menos contente por mais um troféu.

«O facto de o Liceo não aparecer só desprestigia a modalidade, mas nós somos alheios a isso. Viemos à pista para jogar e para ganhar, porque era esse o nosso objetivo», concluiu o avançado.

http://desporto.sapo.pt/hoquei/artigo/2011/11/05/_honr_mos_o_benfica_e_o_h_quei_p.html

Messi87

CERH e FPP lamentam atitude do Liceo
Os espanhóis podem agora enfrentar consequências por terem faltado ao jogo da Taça Continental.

O Liceo da Corunha optou por não comparecer em Viana do Castelo para o jogo da Taça Continental e pode agora, em última instância, ser afastado das provas europeias, segundo os regulamentos do Comité Europeu de Ringue Hóquei (CERH).

Carlos Graça, presidente do CERH, em declarações ao SAPO Desporto, lamentou a atitude dos campeões europeus.

«É de lamentar a ausência do Liceo e a sua atitude, que em nada prestigia o hóquei patins. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para que o Liceo estivesse hoje aqui. Vamos seguir o que está regulamentado nestes casos e se o CERH quiser agir disciplinarmente tem autoridade para o fazer.»

Pelo mesmo discurso alinhou Paulo Rodrigues, vice-presidente da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP).

«É uma atitude de lamentar numa página negra do hóquei patins. O que ainda me parece mais grave é a federação espanhola não ter transmitido ao Liceo que estava a prestar um mau serviço à modalidade e obrigá-los a vir jogar.»

O dirigente da FPP lembrou que no ano em que o hóquei regressa à televisão, esta ação não podia trazer consequências mais nefastas, desculpando-se ainda perante as pessoas de Viana do Castelo.

«Tenho de pedir desculpa às gentes de Viana e ao Juventude de Viana, bem como às pessoas que aqui estiveram. É uma imagem pobre e triste que o Hóquei Patins dá», concluiu.

http://desporto.sapo.pt/hoquei/artigo/2011/11/05/cerh_e_fpp_lamentam_atitude_do_l.html

nokas7

A brincar, a brincar, quem ainda vai ganhar com isto são os Andrades que estão no Grupo C da Liga Europeia com o Liceo da Corunha.. ;D

albertosantos

Deve ser inédito no desporto Mundial, uma equipa faltar a uma final internacional, 
seja no Hóquei em Patins ou de outra modalidade qualquer, não deve haver memória!!!

piratas15

só nesta modalidade é possivel estes atropelos!estes gajos deveriam ficar uns cinco anos sem competirem na europa!enfim enquanto a federaçao  internacional permitir que se trate assim o hoquei....arrisco mesmo a dizer que qualquer dia o  hoquei vai desaparecer(infelizmente!!!!)

Shoky

Ganhar assim não sabe a nada...enfim.
Problema deles...a Taça é nossa por direito próprio.

Mirinho8

Acabado de chegar de Viana. Deu para erguer a Taça e trazer umas camisolas.

Como diria o Carlos Martins:  eles com a azia e nós com a taça.

darkwolf

o dia e o local foram decididos em Junho/Julho o sorteio do calendário da liga espanhola foi em Agosto/Setembro.

Se eles tem razão o que diremos das finais das ligas dos campeões que disputámos contra equipas espanholas no terreno "neutro" de Espanha ?


Winger

 Se isto fosse uma modalidade a sério, só havia uma coisa a fazer: Punir o Corunha com uma suspensão nas competições europeias por uns 5 anos.


4ever Red Devil

Modalidade de merda. É uma pena.

Mais uma taça, é o que conta.

Joga Bonito


IPASLB

Citação de: albertosantos em 05 de Novembro de 2011, 17:41
Deve ser inédito no desporto Mundial, uma equipa faltar a uma final internacional, 
seja no Hóquei em Patins ou de outra modalidade qualquer, não deve haver memória!!!
Hum...deixa-me pensar...ah, talvez não seja inédito, estou-me a lembrar agora da extinta Taça intercontinental/taça europa/américa do sul (UEFA?!?) no Futebol em que foram várias as vezes em que o campeão europeu não quis participar, dando lugar a outro clube europeu, ah, mas espera, se fosse mesmo uma competição oficial UEFA os clubes com direito a participar teriam obrigação de estar presentes e nunca nenhum clube que se recusou a participar foi punido com qualquer multa, sendo assim prova-se mais uma vez que esta competição nunca foi oficial UEFA ( a FIFA sempre a considerou não oficial), então tenho que retirar o que disse, também não me lembro de numa final de uma competição internacional oficial entre clubes desportiva não comparecer um dos clubes finalistas...
Bem, o que conta é que o título e a Taça Continental CERH já cá canta, o resto é azia do Liceo e dos anti - SLB.