A velha Catedral - Estádio da Luz

ElPibe_SLB

Citação de: Eddie_ em 23 de Julho de 2013, 18:19
Citação de: Nick Valensi em 23 de Julho de 2013, 15:28
Estou em choque
O casal que se vê nesta foto são a minha avó e o meu avô :o
confirmado pela minha avó à pouco... incrível  :bow2:

Fantástico :)
:bow2: a eles

Fabuloso.  O0

flavioslb

Citação de: ElPibe_SLB em 23 de Julho de 2013, 18:25
Citação de: Eddie_ em 23 de Julho de 2013, 18:19
Expandir...
Citação de: Nick Valensi em 23 de Julho de 2013, 15:28
Estou em choque
O casal que se vê nesta foto são a minha avó e o meu avô :o
confirmado pela minha avó à pouco... incrível  :bow2:

Fantástico :)
:bow2: a eles

Fabuloso.  O0

essa foto arrepia-me, fds

Roy Kent

Cada vez mais acho que o devia ter remodelado o antigo Estádio e não ter construido um novo.

O Estádio faz 10 anos este ano, e a cada ano que passa fica mais feio.

Está a perder a cor, parece um Estádio inacabado.

Aquele Estádio era uma parte importante do clube, acho que devíamos ter contínuado nele, remodelado tínhamos Estádio para mais 50 anos.

RedVC

Essa teria sido a solução de sonho do ponto de vista sentimental.
Do ponto de vista material teria sido certamente uma solução de pesadelo.
O Estádio antigo tinha problemas sérios que implicariam um pesadíssimo investimento de manutenção.
Para além disso por muitos detalhes que este novo estádio possa ter que não são do nosso agrado, é certo que é de outra geração e permite ao Sport Lisboa e Benfica ser competitivo ao ponto de receber uma final da Liga dos Campeões no próximo ano o que certamente seria impossível com o antigo.
Eu vivi tardes e noites de grande paixão clubística no outro mas é assim mesmo. Há que aceitar a passagem do tempo e há que para manter uma instituição como a nossa saber investir.
O investimento no novo estádio foi acertado. Agora falta construir a sua místíca. Falta ganhar. Muitas vezes.

Uma nota final... Estádio da Luz. Para mim e presumo que para muitos sempre foi e sempre será Estádio da Luz. Aceito que há que respeitar os estatutos mas qual é o melhor estatuto que a opinião dos adeptos apaixonados que quase sempre o tratam, este e o antigo, por Estádio da Luz.

Elvis the Pelvis

É uma questão complicada. Em termos de grandiosidade, imponência, etc, não há comparação possível. A antiga Luz era o maior estádio da Europa, e isso diz tudo. Agora a verdade é que já estava a ficar em más condições, e uma remodelação, e posterior manutenção, teria sempre custos elevadíssimos.

O estádio actual é bonito por dentro, mas acho que devia ter uma capacidade maior. Pelo menos 70 mil. Depois, o exterior é muito feio, deviam ter sido mais cuidadosos nesse aspecto.

Roy Kent

E o Estádio actual a cada dia que passa fica mais feio, a cor está a desaparecer , e aqueles acabamentos são muito pobres.

Actualmente qualquer estádio é demasiado grande, com o preço dos bilhetes é normal.

pcssousa

Citação de: RedVC em 02 de Agosto de 2013, 13:54
O Estádio antigo tinha problemas sérios que implicariam um pesadíssimo investimento de manutenção.
Para além disso por muitos detalhes que este novo estádio possa ter que não são do nosso agrado, é certo que é de outra geração e permite ao Sport Lisboa e Benfica ser competitivo ao ponto de receber uma final da Liga dos Campeões no próximo ano o que certamente seria impossível com o antigo.
Eu vivi tardes e noites de grande paixão clubística no outro mas é assim mesmo. Há que aceitar a passagem do tempo e há que para manter uma instituição como a nossa saber investir.
O investimento no novo estádio foi acertado. Agora falta construir a sua místíca. Falta ganhar. Muitas vezes.

Uma nota final... Estádio da Luz. Para mim e presumo que para muitos sempre foi e sempre será Estádio da Luz. Aceito que há que respeitar os estatutos mas qual é o melhor estatuto que a opinião dos adeptos apaixonados que quase sempre o tratam, este e o antigo, por Estádio da Luz.
Permite receber finais de Champions? Nada a ver... o Santiago Bernabéu é mais antigo que o Estádio da Luz original e ainda muito recentemente recebeu uma. Ah, e pré-remodelações (a primeira terá sido aquando do Mundial 82), era mais fraco que a Luz original.
O Camp Nou é também mais antigo que a Luz original... e bem, podia passar aqui muito tempo a falar de estádios mais antigos onde jogam grandes equipas.

De resto, a mística do antigo jamais este terá... e porquê? porque o outro foi feito pelas próprias mãos dos Benfiquistas. Daí ser "mesmo" dos Benfiquistas.

De resto, há estudos fundamentados que mostravam uma poupança substancial na remodelação do antigo Estádio ao invés da construcção de um novo. Estarão correctos? não sei, mas conheço quem é bem conceituado dentro da área e já me confidenciou que sim... e nem o disse de forma sentimental pois até é sportinguista.

ivodaniello

Citação de: pcssousa em 02 de Agosto de 2013, 21:36
Citação de: RedVC em 02 de Agosto de 2013, 13:54

Permite receber finais de Champions? Nada a ver... o Santiago Bernabéu é mais antigo que o Estádio da Luz original e ainda muito recentemente recebeu uma. Ah, e pré-remodelações (a primeira terá sido aquando do Mundial 82), era mais fraco que a Luz original.
O Camp Nou é também mais antigo que a Luz original... e bem, podia passar aqui muito tempo a falar de estádios mais antigos onde jogam grandes equipas.

De resto, a mística do antigo jamais este terá... e porquê? porque o outro foi feito pelas próprias mãos dos Benfiquistas. Daí ser "mesmo" dos Benfiquistas.

De resto, há estudos fundamentados que mostravam uma poupança substancial na remodelação do antigo Estádio ao invés da construcção de um novo. Estarão correctos? não sei, mas conheço quem é bem conceituado dentro da área e já me confidenciou que sim... e nem o disse de forma sentimental pois até é sportinguista.

Infelizmente essa questão não foi bem analisada pois mentiram aos sócios na altura da decisão de construir o novo estádio. Foi dito que teríamos que gastar apenas 45M€ (9 milhões de contos na altura) mas o custo real foi 162M€.
Muito dificilmente gastaríamos sequer metade disso numa SUPER renovação do antigo.

RedVC

Bom, realmente estou longe de ser um conhecedor dessa área. Sempre ouvi dizer que se tornaria impraticável. Realmente os estádios do Real Madrid e do Barcelona sofreram intervenções profundas nas últimas décadas. Desconheço os montantes que estariam envolvidos numa remodelação do antigo estádio mas lembro-me de ter problemas sérios alguns dos quais relacionados com infiltrações. Agora, e uma vez mais, a possibilidade de manter o Estádio da Luz antigo teria sido maravilhosa. Desconheço se nos mentiram a propósito de negociatas ou não, mas atendendo à ganância financeira que varre a nossa sociedade nas últimas décadas não seria de admirar que isso tenha acontecido.
Quem esteve naquele terceiro anel não pode nunca esquecer. Entrar naquele estádio pela mão do meu pai, deveria ter uns 7 ou 8 anos, foi uma sensação de enorme impacto.

luis.live

bem, a verdade é que o antigo estádio principalmente no lado do antigo 3 anel, estava "podre", infiltrações,humidade,tecto esburacado,fios electricos á vista sem nenhuma segurança...

tenho duvidas que com uma "remodelação" o estádio ficaria em condições. acho que a solução de o deitar abaixo e construir um novo de raiz foi a decisão mais correcta, agora podia ser mais parecido com o anterior e com maior capacidade, tipo 80 000 mil pessoas...

de qualquer maneira, temos de ver o seguinte, a massificação das transmissões televisivas tirou muita gente ao estádio, no final dos anos 90 havia jogos com 15 mil pessoas para o campeonato...

claro que mais ano menos ano, iriamos novamente ter uma equipa para chamar mais gente ao estádio, mas tenho para mim que o antigo era demasiado grande e a nível de condições deixava muito a desejar, principalmente para os novos adeptos "copinhos de leite" que sentar o rabinho na pedra fria, depois mais tarde na cadeira "barata" e apanhar chuva na mioleira "tá quieto"...

sou defensor do novo estádio ,embora nas condições que referi...

mas tb repudio a mentira de dizer aos sócios um valor e depois a construção do mesmo ser 4 vezes mais.

ivodaniello

Luis e não foi só no estádio...o museu estava incluído naquele projecto inicialmente apresentado.

Em relação à remodelação acho que com competência e bom dinheiro a coisa dava-se. Até porque se falava numa remodelação à seria, se não me engano o projecto apresentado pelo Vale andava num valor à volta dos 20 milhões de contos (100M€ actuais)

Mas foi muito tentador aqueles dinheiros a receber por parte do Estado/CML/etc, que serviram para tudo menos para pagar o Estádio.

Em relação ao estádio em si, já falaram muito do interior, do 3º anel, etc, mas eu guardo tambem com especial carinho o exterior do Estádio.
Quem subia o tunel do lado do Colombo dava logo com aquela entrada imponente, a estátua do Eusébio e por trás a mitica Aguia na porta principal. contornavámos esta area e íamos para uma zona onde se vivia um Benfica no seu estado mais puro e genuíno. A àrea circundante ao Ponto Vermelho e tambem a zona do Campo nº2.

Nick Valensi

O que distinguia muito o antigo do novo era precisamente isso: a zona circundante.

Theroux

Citação de: Elvis the Pelvis em 02 de Agosto de 2013, 14:17
É uma questão complicada. Em termos de grandiosidade, imponência, etc, não há comparação possível. A antiga Luz era o maior estádio da Europa, e isso diz tudo. Agora a verdade é que já estava a ficar em más condições, e uma remodelação, e posterior manutenção, teria sempre custos elevadíssimos.

O estádio actual é bonito por dentro, mas acho que devia ter uma capacidade maior. Pelo menos 70 mil. Depois, o exterior é muito feio, deviam ter sido mais cuidadosos nesse aspecto.

A antiga Luz não era o maior estádio da Europa. Tinha capacidade para 77 mil espectadores.