A velha Catedral - Estádio da Luz

Imortal10

Citação de: KamikazeSLB em 19 de Março de 2016, 09:06
Citação de: original em 01 de Março de 2016, 16:36

Ano? Estava tão diferente os arredores do nosso estádio...

Foto espectacular!!

Pena não ter visto este cenário ao vivo :(

Tijuana

Citação de: Tijuana em 19 de Março de 2016, 00:13
Citação de: RedVC em 27 de Fevereiro de 2016, 22:47

Desculpem lá ainda aumentar a nossa dor... Que Estádio místico. Eu pequenino a entrar de mão dada com o meu Pai. Lembro-me pouco. Como gostaria de poder relembrar tudo naquele dia.

Por favor, alguém consegue arranjar esta imagem mas com um tamanho maior?

?

RedVC

Citação de: Tijuana em 22 de Março de 2016, 13:06
Expandir...

Desculpem lá ainda aumentar a nossa dor... Que Estádio místico. Eu pequenino a entrar de mão dada com o meu Pai. Lembro-me pouco. Como gostaria de poder relembrar tudo naquele dia.

?

Lamento Tijuana mas este é o tamanho máximo disponível.

Theroux

O Estádio do Sport Lisboa e Benfica foi inaugurado a 1 de Dezembro de 1954, com capacidade para 45 mil pessoas.

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Gottschalk em 04 de Fevereiro de 2016, 09:32
Era a sublime catedral da fé encarnada.

Era o céu para os crentes e o inferno para os infiéis.

Era a Luz dos nossos olhos.

Era Benfica autêntico.

Este Estádio era inacreditavelmente bonito...sem igual. Fica a felicidade de ter feito parte dele durante muitos e bons anos.

Zimmerman

Um dos meus maiores orgulhos da minha vida foi ter entrado na velha catedral.

Maio de 1998, estava eu na igreja a ter catequese, e eu não queria saber nada daquilo, e o meu tio sabia disso, portanto chegou lá meio à socapa e disse para ir com ele. Eu já desconfiava que era o meu dia de ir à Luz, pois já me tinha dito que me levava lá.

Ainda me lembro quando comecei a subir as escadas do estádio, já sentia um nervosinho em mim, era a primeira vez que sentia isso. Era tudo novidade.
Quando acabo de subir as escadas e vejo o relvado pela primeira vez na minha vez e toda a imponência das bancadas, até fiquei sem ar. Era amor à primeira vista.

Eu já tinha um gostosinho pelo encarnado, e já tinha visto jogos do Benfica na TV, e já era aquele clube que eu dizia que era o meu. Mas foi nesse dia 2 de Maio de 1998 que me apaixonei definitivamente. Era aquela a minha 2ª casa.

Apaixonara-me por uma peça de arquitetura, incrível. Fiquei o jogo todo a apreciar as bancadas e acho que nem liguei muito ao jogo.

O jogo foi este: http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=736129
Não foi a melhores das estreias, mas para mim foi um dos melhores dias de benfiquismo.

PS: Lembro-me que fiquei ao pé de uma senhora de idade que passou o jogo todo a gritar "Michel!!! Michel!!!" como o conhecesse de algum lado ;D. Isto tudo no 3º anel, imaginem.

Tijuana

Citação de: RedVC em 22 de Março de 2016, 13:16
Citação de: Tijuana em 22 de Março de 2016, 13:06
Expandir...

?

Lamento Tijuana mas este é o tamanho máximo disponível.
Dava um fundo desktop excelente  :cry2:

RedVC

RedVC

Faço aqui com os devidos créditos e merecido reconhecimento  :bow2: a este belo texto do Sr. Xavi. (fonte: http://mercadodebemfica.blogspot.pt/2010_10_01_archive.html)

" O Estádio "

O antigo estádio da Luz foi um local importante na geografia da minha infância, pois morava muito perto dele, num largo à estrada de benfica.

Com os tempos, aprendi a "ler" os sons que vinham do estádio, como se fosse um índio a decifrar sinais de fumo na pradaria; a imagem não é completamente fílmica porque entre a minha casa e o estádio existiam quintas dedicadas à agricultura e lacticínios, campos de trigo e vacarias, ligadas por azinhagas empedradas, e que prolongavam a antiga Rua dos Soeiros, da estrada de Benfica à estrada da Luz. Mesmo que não tivesse ido à bola, perscrutava os sons desde o meu largo e interpretava-os, sabia se tinha sido golo do Benfica, qual o nível do entusiasmo das exibições e das vitórias, a irritação protestativa do público quando as coisas não corriam bem ou o silêncio barulhento dos maus resultados, os golos dos adversários nos jogos importantes.

Comecei a aprender muito cedo, a primeira vez que fui ao estádio da luz em dia de jogo , tive medo, era muito pequeno, assustei-me com os gritos do público, os pés das pessoas contra o cimento das bancadas do terceiro anel, as manifestações efusivas aquando da marcação dos golos, talvez os protestos contra as decisões do árbitro e o bruáá desesperado quando a bola não entrava.

Hoje quando vou à bola no novo Estádio da Luz , já não vou pelas azinhagas de que restam apenas vestígios e já não passo pelas poucas quintas que sobrevivem mas se olhar com atenção para a direita na entrada dos Altos dos Moinhos do novo estádio sei exactamente onde se erguia o antigo Estádio da Luz.

Se "olhar com atenção", o meu avô ainda lá está a meu lado nos lugares cativos por baixo do 3º anel, nos dias e noites de jogos grandes, os vizinhos da bola a apertarem-se na bancada para o puto se puder sentar, o avô a dar joelhadas reflexas no neto, querendo muito chegar àquela bola, em movimentos inscritos no corpo de futebolista da década de trinta, enquanto mastigo rebuçados, é prá tosse otimel, é prá tosse , e o vizinho da fila de baixo à esquerda, o da voz rouca, desenrola o farnel, tínhamos que ir mais cedo nos jogos grandes, mesmo os sócios com lugar cativo como o meu pai e o meu avô, o estádio com sessenta mil pessoas esgotado, farnel a sério com garrafão de 5 litros, o vizinho da voz rouca a oferecer do farnel, e a sorrir, enquanto o jogo não começava, e eu a pensar agora, que nunca lhe ofereci um rebuçado para a tosse, nos jogos europeus a emoção era muita, era o somatório dos resultados de dois jogos, tínhamos estado em vantagem e agora já não, mas veio o terceiro golo e foi a alegria total, tudo a abraçar-se, mas o vizinho da fila de baixo à esquerda deitado com a comoção, façam-lhe respiração boca a boca, felizmente foi passageiro, deixe lá o farnel e o garrafão de 5 litros, o jogo a continuar e logo a seguir o Benfica faz 4-1 e depois a marcar o quinto, o delírio total,o vizinho ainda não estava bem recuperado, voltou a vacilar, mas nenhuma sombra passou pelo estádio...

Se fechar os olhos e me concentrar, acho que ainda posso ver o que via quando,
depois de uma soalheira tarde de bola na Luz , descendo a rua dos Soeiros com meu pai até à estrada de Benfica, fechava os olhos , ainda com as retinas impregnadas do verde do campo , das camisolas berrantes e de luz intensa e clara.

Resta dizer que o Sr. Xavi é neto do grande Luís Xavier.

Black Panther

Citação de: Gottschalk em 04 de Fevereiro de 2016, 09:32
Era a sublime catedral da fé encarnada.

Era o céu para os crentes e o inferno para os infiéis.

Era a Luz dos nossos olhos.

Era Benfica autêntico.

Era um estádio maravilhoso, lembro-me de pequeno lá, com o porta bagagens do carro aberto, o rádio ligado e o meu pai e o meu avô a discutir quem é que assava as carnes, à espera da hora do jogo... oh saudade  :cry2:  :)

loverangra

Já me vieram as lagrimas aos olhos ao passar por aqui

Tijuana

Citação de: RedVC em 23 de Março de 2016, 20:31
Por falar em wallpaper

Está bonito  O0

Mas é bonecada a mais para meu gosto  ;D

O meu atual é este:

Kvatch

Voz de Jonas

Citação de: Kvatch em 31 de Março de 2016, 00:13

Benfica vs Marítimo, 2002.