A velha Catedral - Estádio da Luz

Benfiquista_

Estava lá nesse jogo de 1999.

Quem marcou para eles foram o Iordanov com 2 golos e o Rui Jorge, que sim marcou um grande golo.

Os nossos foram apontados pelo Kandaurov, Poborsky e Nuno Gomes já mesmo no fim, que evitou que terminassemos em 4° lugar(foi para os lagartos).

Ricardo Oliveira

Tenho 36 anos, devo ter visto metade dos jogos ao vivo da minha vida na antiga Catedral. Das melhores memórias e que guardo com mais saudade era do ambiente no exterior, obrigava o meu pai a irmos para o estádio com muitas horas de antecedência só para ficar perto da rotunda da estátua do Eusébio a assistir à chegada das dezenas de autocarros das casas do Benfica e o corropio das pessoas a chegar pelo túnel.
Dentro do estádio, vi jogos brutais e outros com 10 mil pessoas nas bancadas. Era o homem da bandeira e do bombo com o senhor da águia a acompanhar e as cores das tochas e potes de fumos com bandeiras enormes nas claques. Até os simples adeptos levavam bandeiras, ainda tenho a minha com um pau de madeira que entrava no estádio...
Muitas saudades de um tempo que desportivamente foi uma merda nos anos 90.

Ru10

Citação de: RedVC em 01 de Janeiro de 2020, 23:57
Citação de: KKK24 em 01 de Janeiro de 2020, 23:06
Estive agora a ver na sport tv uma reportagem de Anfield Road e o ambiente unico que se proporciona no estádio. Lembrei-me logo da velhinha catedral. Lembro-me mal dela, tinha 9 anos quando foi demolida, mas umas leituras, uns videos e o pessoal no fórum  a falar dela fizeram-me pensar que a catedral era o nosso Anfield. E era. Noites mágicas europeias vividas lá, foi na velhinha luz que o Benfica se tornou colosso. A nova catedral pode ser mais comoda, acessível e barata mas acho que nunca terá o peso que a velhinha teve. Acho que parte da mística morreu com a sua demolição

Eu tenho mais sorte pois ainda vivi o ambiente da Luz, a velhinha, a original, por mais alguns anos. A Mística sentia-se no Estádio. Quando se entrava e se deparava com aquele belo monstro, com a altura, certamente ampliada pela minha pequena estatura. Sentia-se durante os jogos. Este novo Estádio não é belo do exterior. Lamento, é a minha opinião.

A Luz, a velhinha, a original, era linda em tudo, dentro e fora. Ainda me lembro dos chapéus de cartolina branca para os dias de sol, lembro-me dos chapéus de chuva, do homem dos gelados, do homem da bandeira a dar a volta antes dos jogos. Ainda me lembro de terceiro anel por fechar...

Agora, na verdade o que é a Mística? Ainda me lembro de estar na cabeceira e lá em baixo estava Manuel Bento. Ainda me lembro de Chalana a pegar na bola e o Estádio começar a agitar-se. Lembro-me da segurança de Humberto e Bastos Lopes, das setas Veloso, Pietra e Álvaro, das arrancadas do Carlão, da subtileza de Sheu, da elegância cerebral de Alves, do perigo letal de Diamantino, das cabeçadas de Filipovic, dos golos marcados por um matador de calções limpinhos. Era e será a minha Catedral. Estou mais velho que o que gostava mas tenho a fortuna de ter conhecido a Mística no seu estado puro, sem telemóveis, fogos e foguinhos, sem um speaker tonto, e camarotes cheios de Benfiquistos.

O novo Estádio está na sua segunda década. A velhinha Luz foi inaugurada em 1954 e durou quase 50 anos. Logo na sua primeira década viu Águas, Eusébio, Coluna, Costa Pereira, etc, sagrarem-se bicampeões Europeus, coisa que infelizmente esta não verá. Mas quem sabe. Com toda a probabilidade ainda terá mais uns 30-40 anos pela frente. Espero ainda viver muitos desses anos.

Quando falei em tantos jogadores foi para fazer o ponto de que a Mística pois no fundo ela está nas pessoas, nos jogadores e não no betão. Quem sabe o que ainda estará para vir? Há que ter esperança. E ser exigente com as Direcções e jogadores para que se lembrem sempre que o SLB não é um Clube qualquer.
Bonita frase.
Confesso que tenho muito a mania de dizer que o Benfica somos nós, os adeptos e cago de alto para os jogadores que só estão de passagem. Mas é inegável que eles trazem consigo muita magia, cativam os adeptos e têm influência direta nas vitórias.

Jonas, penso que por unanimidade, trouxe muita mística com ele.

Por isso não consigo de deixar de gostar de ver o povo euforico com uma possível contratação como agora do Weigl, em tempo de Aimar e a relação amor-ódio com a lenda Cardozo. :)

Carminati

Citação de: Benfiquista_ em 07 de Janeiro de 2020, 00:08
Estava lá nesse jogo de 1999.

Quem marcou para eles foram o Iordanov com 2 golos e o Rui Jorge, que sim marcou um grande golo.

Os nossos foram apontados pelo Kandaurov, Poborsky e Nuno Gomes já mesmo no fim, que evitou que terminassemos em 4° lugar(foi para os lagartos).

Lembro-me que houve muitos golos, felizmente apaguei essas epocas da memória, só me lembro de algumas cenas extra-futebol eheh

Mikaeil

17 anos  :)

https://www.instagram.com/p/B-CCYN9KiFv/

@museubenfica
Neste dia, em 2003, realizou-se o último jogo no antigo Estádio da Luz! O Sport Lisboa e Benfica recebeu e venceu o Santa Clara por 1-0. #MuseuBenfica #PeloBenfica

Panorâmica do Estádio no dia do último jogo ali realizado, 22-03-2003
Estádio da Luz, Lisboa

RedVC

Não sei se esta foto já foi colocada por aqui.

Quando o terceiro anel era mesmo o Inferno da Luz.

Todo construído com as pedras da calçada.

Alexandre1976

Ainda à pouco tempo estive a ver imagens da epopeia que foi a construção da nossa antiga Catedral. Uma dàdiva feita com sangue,suor,lagrimas e com a contribuição apaixonada da massa adepta do Glorioso.A expressão de alguem que disse que quando cá chegou só encontrou pedras da calçada é ordinària,desleal e revela a falta de conhecimento e de respeito pela nossa história,valores e pelo esforço de quem ajudou a erguer um dos nossos grandes simbolos,o antigo Estadio do Sport Lisboa e Benfica.

flavioslb

Alguém consegue encontrar esta foto com tamanho original?

Alcaide

Por acaso existe algum tópico para o José Paixão, o homem da águia?

Miguel23xxx

Citação de: Josef Vierine em 18 de Dezembro de 2018, 23:56
Que me perdoem, mas nunca deveria ter sido demolido.
A renovação teria sido a melhor opção.

Claro, tal como o Santiago Bernabeu agora ira ser. Nos, S.L.B. estamos como clube a um nivel the Lenda e faria todo o sentido. Saudades

Alexandre1976

Citação de: Mika21PA em 20 de Maio de 2020, 16:54

Esta imagem faz-me recuar á minha adolescência.A Velha Catedral era qualquer coisa de transcendente e inexplicável