Scouting


cosmedam

Citação de: PATRÃO em 03 de Julho de 2012, 22:43
Para o melhor do topico pensei no seguinte: premiar os users que facam um 11 com a possibilidade de postar livremente quantos jogadores quiserem; pertencer a um grupo restrito de users com funcoes dentro do topico (moderadores), com o dever de responder as questoes colocadas pelos outros users e tambem fazer com que as regras sejam cumpridas. O que acharam da ideia?


Gostei da ideia, PATRÃO. Passar a indicar os streams (se houver) de jogos em que participem os jogadores postados também era boa ideia, assim dava para acompanhar melhor determinados jogadores. Aliás, tudo aquilo que de bom for feito aqui no Scouting acho excelente, grande tópico que merecia uma participação maior da parte de todos... mas com o tempo isso vai lá! ;)

O tópico está já com uma base bem interessante de jovens promessas, jogadores de grande qualidade, alguns deles ainda em clubes de pequena expressão e que acho mereciam um seguimento atento por parte do nosso Dep. de prospeecção.

Tens feito um grande trabalho neste tópico. Os meus parabéns!  :drunk:

Jakub

Há uma situação que eu gostava de ver esclarecida. Eu quando pensei em «Scouting», pensei em descorbertas e jogadores mais desconhecidos que se viessem a tornar agradáveis surpresas e que realmente fossem fruto de grande prospecção e conhecimento.

Sinceramente, o interesse tem resfriado, porque se tem tornado um pouco um tópico onde se procura já um pouco um ranking e virou mais «Quem eu quero ver no Benfica» que propriamente «Scouting».

Corroborando: «Scouting» (não mencionando meus, não seria ético) para mim, são Clyne, Solly, Zouma, Gouweleeuw , Denner, Mendy, Mbodjl, Clasier, De Vilhena, Advincula, Oar, Redmond, Sararer, Çelik, Mendes etc...

Agora quando vejo nomes como: Óscar, Ricardo Rodriguez, Dodô, Romulo, Xhaka, Emre Can, Kovacic, Badelj, Maher, Henriksen, Belhanda, Musa, Sarabia, Hoillet...

Fico um bocado desiludido. Perde-se na essência, quando tinha tudo para ser um dos melhores e mais úteis tópicos de sempre do SerBenfiquista.

Eu aí em Dezembro, no tópico do KingSize, postei o «Konoplyanka». Acham que agora fazia algum sentido postá-lo aqui? Depois do Europeu que fez? Claro que não. E podia ser acessível a nós, mas não faria sentido.

Só para dizer que não façam disto «escolhas pessoais». Para isso têm o tópico do King. Este poderia e tem tudo para ser diferente e motivante. Depende de vocês.

Abraço

PATRÃO

Citação de: cosmedam em 08 de Julho de 2012, 13:46
Citação de: PATRÃO em 03 de Julho de 2012, 22:43
Para o melhor do topico pensei no seguinte: premiar os users que facam um 11 com a possibilidade de postar livremente quantos jogadores quiserem; pertencer a um grupo restrito de users com funcoes dentro do topico (moderadores), com o dever de responder as questoes colocadas pelos outros users e tambem fazer com que as regras sejam cumpridas. O que acharam da ideia?


Gostei da ideia, PATRÃO. Passar a indicar os streams (se houver) de jogos em que participem os jogadores postados também era boa ideia, assim dava para acompanhar melhor determinados jogadores. Aliás, tudo aquilo que de bom for feito aqui no Scouting acho excelente, grande tópico que merecia uma participação maior da parte de todos... mas com o tempo isso vai lá! ;)

O tópico está já com uma base bem interessante de jovens promessas, jogadores de grande qualidade, alguns deles ainda em clubes de pequena expressão e que acho mereciam um seguimento atento por parte do nosso Dep. de prospeecção.

Tens feito um grande trabalho neste tópico. Os meus parabéns!  :drunk:
Obrigado Amigo. Acho a tua ideia excelente, vou incluir como sugestao. O topico tem tudo para dar certo, so falta o pessoal comecar a postar com maior assiduidade. O trabalho que tenho feito tem sido mais de dar o exemplo, quem inicia um topico tem tambem que ir actualizando o 1.post da pagina, acho que so alguem do staff do SB podera faze-lo na minha ausencia. As bases estao lancadas, o topico é de todos, dependemos so de nos.

PATRÃO

Citação de: Jakub em 08 de Julho de 2012, 15:43
Há uma situação que eu gostava de ver esclarecida. Eu quando pensei em «Scouting», pensei em descorbertas e jogadores mais desconhecidos que se viessem a tornar agradáveis surpresas e que realmente fossem fruto de grande prospecção e conhecimento.

Sinceramente, o interesse tem resfriado, porque se tem tornado um pouco um tópico onde se procura já um pouco um ranking e virou mais «Quem eu quero ver no Benfica» que propriamente «Scouting».

Corroborando: «Scouting» (não mencionando meus, não seria ético) para mim, são Clyne, Solly, Zouma, Gouweleeuw , Denner, Mendy, Mbodjl, Clasier, De Vilhena, Advincula, Oar, Redmond, Sararer, Çelik, Mendes etc...

Agora quando vejo nomes como: Óscar, Ricardo Rodriguez, Dodô, Romulo, Xhaka, Emre Can, Kovacic, Badelj, Maher, Henriksen, Belhanda, Musa, Sarabia, Hoillet...

Fico um bocado desiludido. Perde-se na essência, quando tinha tudo para ser um dos melhores e mais úteis tópicos de sempre do SerBenfiquista.

Eu aí em Dezembro, no tópico do KingSize, postei o «Konoplyanka». Acham que agora fazia algum sentido postá-lo aqui? Depois do Europeu que fez? Claro que não. E podia ser acessível a nós, mas não faria sentido.

Só para dizer que não façam disto «escolhas pessoais». Para isso têm o tópico do King. Este poderia e tem tudo para ser diferente e motivante. Depende de vocês.

Abraço
Escolhas pessoais mas acessiveis ainda para alargar o leque de opcoes. Como diz nas regras jogadores preferencialmente desconhecidos e acessiveis (valor do passe nao superior a 7 milhoes de euros) ao Benfica e com idade nao superior a 23 anos. O valor do passe de um jogador é extremamente discutivel, varia consoante muitos factores, dai chamar varias vezes a atencao para a importancia do momento do post, o Oscar por ter estado envolvido num caso em que poderia ter saido a custo O foi um caso, o Dodo foi para o Roma quase de borla, podia perfeitamente ter ido para o Benfica, o Romulo em Dez/11 nao valia o que vale hoje. Se as regras fossem mais apertadas o pessoal postari menos ainda, é so uma opiniao, posso estar enganado.

Jakub

Sim, o que é pena. Espero que tenhas percebido o ponto de vista da minha parte.

Dei o exemplo do Óscar, porque é quase o mais flagrante. Depois daquele Mundial, quem não conhecia, passou a conhecer e deixou de ser acessível aí. Estilo Lamela.

Por exemplo, se em vez desse, estivesse um Biel (Flamengo), seria uma surpresa, a malta ia pesquisar e via que é a principal esperança do Flamengo, só com 16 anos...

É mais nesse sentido, que eu pensava que se poderia enriquecer o tópico. Também percebo o teu ponto de vista e não sou ninguém para impor ou forçar nada... :)

PATRÃO

Citação de: Jakub em 08 de Julho de 2012, 17:02
Sim, o que é pena. Espero que tenhas percebido o ponto de vista da minha parte.

Dei o exemplo do Óscar, porque é quase o mais flagrante. Depois daquele Mundial, quem não conhecia, passou a conhecer e deixou de ser acessível aí. Estilo Lamela.

Por exemplo, se em vez desse, estivesse um Biel (Flamengo), seria uma surpresa, a malta ia pesquisar e via que é a principal esperança do Flamengo, só com 16 anos...

É mais nesse sentido, que eu pensava que se poderia enriquecer o tópico. Também percebo o teu ponto de vista e não sou ninguém para impor ou forçar nada... :)
Percebi perfeitamente e concordo contigo. Percebes tambem que o leque de escolha fica maior, mas mesmo assim poucos postam.

iloy

bom se tinha possibilidade de contratar um jovem era o paul pogba, grande promessa e tambem porque conheço toda a familia. pena è que o paul è muito mal aconselhado

SiAn

Jakub,
depois de ler o teu post, apenas vou esclarecer-te em relação aos jogadore que coloquei.
Antes de mais, para ficar já esclarecida a minha participação neste tópico, digo que, não tenho, nem nunca tive qualquer função de olheiro, e nem sequer tenho formação em desporto ou em gestão desportiva. Portanto, todos os jogadores que aqui coloco, como as respectivas informações são baseadas unicamente no meu gosto pelo futebol e pela minha carolice em tentar ir acompanhando alguns jogadores que me vão chamando a atenção. É essencialmente por essas razões que desde que este tópico foi criado só coloquei aqui 2 jogadores.
Um aspecto que entronca no que refiro anteriormente é que por não ser um expert na matéria, um jogador que tenha sido scouted por mim e que eu pense que pode  ser divulgado aqui, pode não se-lo para outro participante do tópico, e por isso, é dificil definir os limites de scounting num forum onde a participação é livre e sem compromissos.

Na tua opinião, dizes que o Clasier (presumo que te refiras ao Clasie) entra naquilo que tu defines como scounting, mas o Maher já não faz tanto sentido. Bom, essa é a tua opinião, e se já conhecias o Maher e não o Clasie, então faz sentido pensares isso. Contudo, deixo-te aqui algumas informações relativamente aos 2, e que na minha opinião, fazem com que a tua não possa ser generalizada.

O Maher tem 11 internacionalizações pelos escalões mais jovens da Holanda e 0 pelos AA. Em Dezembro 2010, com 17 anos, estrou-se pelo AZ no último jogo da fase de grupos da Liga Europa, entrando aos 71' e marcando um golo. Na Eredivisie estrou-se em Março de 2011 contra o Ajax onde jogou apenas 14 min. Aliás, em 2010/2011 na Eredivisie, esses foram os únicos minutos jogados por ele. Portanto, até ao inicio da época passada o público em geral só conhecia o Maher de apenas 35min (jogos contra o BATE e Ajax). Em 2011/2012 teve mais visibilidade, mas nos 3 primeiros jogos fez 33, 15 e 25min respectivamente. Só ao 4º jogo é que se fixou no 11.
Eu postei o jogador em Abril, e então já tinha visto jogos suficientes para ter coloca-lo aqui no forum com alguma segurança. Na altura referi que ele era para mim a grande revelção do campeonato, e passado 1 mês, recebeu esse mesmo trofeu. O que significa que até à data era relativamente desconhecido. Depois disso, foi pré-convocado para o Euro, e tornou-se mais conhecido como é natural. Mas mesmo assim não tenho dúvidas que muita gente não o viu jogar, ou só assistiu a meia duzia de minutos. E no contexto em que se insere este tópico, penso que o Maher ainda se enquandra nele, mas como é óbvio, à medida que o tempo passa mais ele se vai deixando de enquadrar aqui.

Em relação ao Clasie é relativamente curioso tu considerare-lo mais adequado ao tópico que o Maher. Tal como fiz com o Maher, deixo-te aqui alguns dados. O Clasie tem 24 internacionalizações pelo escalõe jovens e 0 pela AA. Em 2010/2011, foi emprestado pelo Feyernoord ao Excelsior, e nesse ano fez 32 jogos na Eredivisie, ou seja, cerca de 2300 minutos a mais que o Maher! Eu sei que o Excelsior é uma das equipas do fim da tabela da Eredivisie, e é natural que não se veja, e daí não se ter ligado muito nessa época. Em 2011/2012, voltou ao Feyernoord e à imagem de toda a equipa, fez uma época exclente com mais de 2700 min jogados (o Maher fez mais uns poucos). Posso dizer-te até que muitos adeptos diziam que se justificava mais a sua convocatória para o Euro que alguns daqueles que foram pre-convocados e outros até que acabaram mesmo por estar no Euro. E não esquecer que o Feyernoord ficou em 2º lugar e o AZ em 4º lugar, e por isso vai tentar entrar na LC.

Só mais umas observações:
- Antes de meter o Maher e o Clasie estive para meter o Gouweleeuw, mas ainda hoje não sei se ele vai dar alguma coisa. Tem coisas interessantes, mas vou querer ve-lo em acção na próxima época para ter uma opinião mais concreta. Também podia ter metido o Vilhena e até o referi no tópico do europeu de sub-17 aqui do SB, mas apesar de ter ficado admirado com o puto, apenas vi 3 ou 4 jogos, e só no jogo contra o Twente é que fez 90 min de grande personalidade. Por isso, achei que era melhor aguardar. Alguém já o colocou aqui... e penso que fe-lo bem.
- Em relação ao tópico, acho que o Patrão tem feito um excelente trabalho e tem mostrado vontade e paciência em mante-lo organizado, contudo, por vezes, colocam-se aqui comentários completamente descontextualizados sobre jogadores, o que por vezes torna o tópico um pouco confuso quer para quem o visita regularmente, quer para aqueles que o visitam pela primeira vez.

Jakub, verifiquei que procuras ser criterioso e ponderado nas tuas escolhas, tal como eu nas minhas, e por isso mesmo achei que devia responder ao teu comentário. Acho que não vais ver aquilo que escrevi como uma retaliação ou algo do género relativamente à tua opinião, até porque concordo em certa parte com ela. Apenas procurei justificar as minhas escolhas e mostrar que relativamente a elas, e até à data em que coloquei os meus jogadores, o teu comentário não se enquadra.
Sry por este looongoooo testamento. :)

Jakub

O Adam Maher, desde que começou a marcar golos em catadupa ficou logo na retina. É normal que seja mais conhecido. Daí que o enquadre já num dos jogadores que muito dificilmente para cá virão.

Era uma óptima aposta, caso saísse alguém do nosso meio-campo. Mas já vale uns 15M.

Contude, gostei da explicação e faz sentido. Mas não, não conhecia o outro. Tão bem, quanto o marroquino, claro! :)

SiAn

Citação de: Jakub em 08 de Julho de 2012, 18:33
O Adam Maher, desde que começou a marcar golos em catadupa ficou logo na retina. É normal que seja mais conhecido. Daí que o enquadre já num dos jogadores que muito dificilmente para cá virão.

Era uma óptima aposta, caso saísse alguém do nosso meio-campo. Mas já vale uns 15M.

Contude, gostei da explicação e faz sentido. Mas não, não conhecia o outro. Tão bem, quanto o marroquino, claro! :)

Como eu costumo dizer, falar de preços é sempre arriscado, mas garanto-te que o Maher não será vendido por 15M, nem haverá ninguém a pagar tal quantia por ele. O AZ é um clube modesto e que não tem dimensão para conseguir um negócio dessa dimensão, pelo menos nesta altura.

cosmedam

Notícias:

Germán Pezzella
Central do River Plate na lista do Sporting.
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=339509

Luis Advíncula
Advíncula no top5 dos jogadores peruanos com maiores possibilidades de rumar à Europa segundo um artigo do site Goal.com
http://www.goal.com/es-la/news/686/mercado/2012/07/01/3202894/top-5-de-los-jugadores-peruanos-que-est%C3%A1n-m%C3%A1s-cerca-de

PATRÃO

#732
Devido á fraca participacao e tambem a alguns temas terem vindo a ser debatidos entre os users como o valor do passe dos jogadores, a idade limite e numero de posts permitidos, no proximo mes o topico Scouting vai a votos. Os resultados obtidos serao aprovados de acordo com a vontade da maioria. As votacoes terao a duracao de uma semana cada uma.

Qual é a sua opiniao sobre o topico Scouting?
- Excelente
- Bom
- Razoavel, podia ser melhor
- É me indiferente
- Mau

Qual seria para si a idade maxima de um jogador a postar no topico Scouting?
- Sem limite
- 23 anos
- 22 anos
- 21 anos
- 20 anos

Qual seria para si o valor maximo do passe de um jogador a postar no topico Scouting?
- Sem limite
- 7 milhoes de euros
- 5 milhoes de euros
- 3 milhoes de euros
- 1 milhao de euros

Quantos jogadores acha que deveriam ser permitidos postar no topico Scouting?
- Sem limite
- Ate 11 por mes, desde que para posicoes diferentes
- 3 por mes, ate o user fazer um 11
- 2 por mes, ate o user fazer um 11
- 1 por mes, ate o user fazer um 11

Sir_Myon

Acho que seria interessante em vez postar apenas um jogador por mês... Postar um jogador por posição nesse mês...

Ex: Num mês poderia-se postar um Gr,um defesa,um médio e um avançado(ou então ainda se poderia aumentar para posições mais especificas,como defesa central,medio cento,extremos,etc.)


Penso que isso aumentaria consideravelmente a frequência de posts, que iria permitir o tópico não estar durante longos períodos "sem movimento" :drunk:

PATRÃO

Citação de: Sir_Myon em 12 de Julho de 2012, 13:59
Acho que seria interessante em vez postar apenas um jogador por mês... Postar um jogador por posição nesse mês...

Ex: Num mês poderia-se postar um Gr,um defesa,um médio e um avançado(ou então ainda se poderia aumentar para posições mais especificas,como defesa central,medio cento,extremos,etc.)


Penso que isso aumentaria consideravelmente a frequência de posts, que iria permitir o tópico não estar durante longos períodos "sem movimento" :drunk:
Sim, esse é o objectivo e ja esta como sugestao no 1.post da pagina inicial.