Scouting

af2688

Citação de: Juan Mata em 27 de Novembro de 2015, 16:05
Citação de: Francescoli em 27 de Novembro de 2015, 16:02
Citação de: Juan Mata em 27 de Novembro de 2015, 15:59
Citação de: Francescoli em 27 de Novembro de 2015, 15:52
Até ver não há diferenças entre o Paco e um Rui Vitória, um Pedro Martins ou até um Zé Mota. Só ser espanhol.

Bom futebol e um 8.o lugar num clube pequeno. Vai em 13.o da Liga actual.
São consecutivamente a equipa mais pobre ou a segunda mais pobre. Trocam planteis de temporada em temporada.

Por exemplo, o Alberto Bueno - actual 4ª ou 5ª opção no Porto - conseguiu no Rayo ter um rendimento fantástico. Marcou 17 golos, fez 4 assistências na temporada passada. Nada mau.

O facto de alcançarem a manutenção sempre de forma tranquila diz muito da qualidade do treinador.

Rui Vitória, Pedro Martins e outros fazem ou fizeram o mesmo cá.

Não digo que não é bom treinador, não tenho dados para avaliar que resultará num nivel acima.

Se querem falar de treinadores de clubes grandes com provas dadas, falem-me do Rebrov.
Em abono da verdade, o meu apreço pelo Paco parte pelo seu modelo de jogo e pelo futebol do seu Rayo. É futebol de equipa grande e tenho a certeza absoluta que casava bem com o Benfica.

X2 ele aqui no benfica ja tinha o jonas para fazer de bueno
O bueno no rayo jogava a 10 e marcava muitos golos
Paco jemez e benfica dava bom casamento

JD89SLB

Deem uma vista de olhos ao Vincent Koziello do Nice

KBMASTER

Citação de: JD89SLB em 29 de Novembro de 2015, 13:05
Deem uma vista de olhos ao Vincent Koziello do Nice
Bom jogador.

Queimaxo

Scottish Premier League - Mid-Season Report

Em primeiro lugar peço desculpa pela cor da fonte, mas visto ser a cor predominante da bandeira escocesa achei adequado.

A liga escocesa infelizmente continua sem dar sinais de não conseguir sair do abismo para o qual caiu no final da década de 90. Diga-se que não deve ser fácil apra o treinador do Celtic que de uma época para a outra perdeu os dois centrais titulares. Apesar do Rangers e do Celtic serem os habituais campeões, haviam clubes que conseguiam ter planteis muito competentes e dar muita luta, como Aberdeen, Hearts, Dundee, Hibernian, etc.

O único sinal positivo parece ser uma grande aposta na juventude que tem sido feita nas últimas épocas, quer juventude nacional, quer em captar jovens do Reino Unido ou UE.

Este post é em modo de resumo, não entrando em grande detalhe para que não fique "Dantesco"

Nome: Leigh Griffiths
Posição: Avançado
Nacionalidade:: Escócia
Altura: 1.80m
Pé: Esquerdo
DOB: 20-08-1990 (25 anos)
Descrição: É um jogador interessante que o Celtic foi buscar ao Wolverhampton, onde também fez uma época muito positiva. É um avançado que apresenta um bom equilibrio entre atributos técnicos a nível de passe, drible, remate e velocidade. A nível de força, apesar de ser escocês, não é um jogador que se sinta confortável a jogar de "costas para a baliza", mas é agressivo q.b.
A nível defensivo até surpreende, porque até é bastante certinho a pressionar e no desarme. Também tem algum jeito para as bolas paradas. Penso que é um jogador que com um misto de trabalho e sorte pode atingir um nível superior.

Compilação de golos do youtube dos golos que já marcou no Celtic. Bons lances lá, onde pressiona, desarma, bate livres, etc.
Spoiler

Nome: Tom Rogic
Posição: Médio Centro
Nacionalidade:: Austrália / Sérvia
Altura: 1.86m
DOB: 16/12/1992 (22 anos)
Descrição:
Médio centro que já está no clube faz uns anos. Foi inicialmente contratado como um jogador com perspectivas de futuro, para passar uns tempos nas camadas jovens/reservas/empréstimo e crescer. Estava a ter uma carreira com poucos minutos até este ano, onde demonstra o potencial nele visto. Os seus pontos fortes são claramente a qualidade de passe e a meia-distância. É um jogador com um controlo de bola muito elegante e agradável para o adepto do bom futebol, mas falta-lhe ainda ganhar muita agressividade.
Youtube video:
Spoiler

De Stefan Johansen nada a dizer que não tenha sido aqui mencionado anteriormente. Foi o Player of the Year da época passada, acho que diz tudo. Acho que é claramente o motor do Celtic. Demorou a pegar de estaca, mas assim que pegou já não saiu mais. Assistências, golos, bom controlo de bola. Parece ter todos os ingredientes.

Nome: Danny Ward
Posição: Guarda-Redes
Nacionalidade:: País de Gales
Altura: 1.91m
DOB: 22/06/1993 (22 anos)
Descrição:
Jovem guarda-redes que detem a titularidade das redes do Aberdeen. Faz parte dos quaadros do Liverpool estando empresatado, onde fez parte da sua formação. Os adeptos dos reds vêm futuro nele. Mas como se sabe, raros são os redes que atingem um bom nível técnico cedo na carreira. Tem boa técnica a segurar a bola, sai-se bem dos postes, tem bons reflexos e forte no 1 para 1. E muito corajoso e determinado. Vai a lances que mesmo eu pensaria duas vezes ehehehe. O Senão que vejo é mesmo o jogo de pés, mas é preciso ver que não são assim tantos os treinadores que insistem nesta vertente de treino.
Spoiler
https://www.youtube.com/watch?v=Ac91hhNhviQ
Aqui dum jogo onde ele foi motm. Todas estas defesas foram nos instantes finais da partida, onde salvou o seu clube de males piores.
https://www.youtube.com/watch?v=QKZotDzTNzs
[fechar]

Nome: Callum Paterson
Posição: Lateral Direito
Altura: 1.89m
Pé: Direito
DOB: 13/10/1994 (21 anos)
Descrição:
Saltam logo à vista os atributos físicos: alto, muito forte, rápido e junta-se a isto uma agressividade digna de um defesa a sério. É um jogador que pode actuar a central se necessário, mas isso seria desaproveitar a sua velocidade. O seu controlo de bola é agradável e q.b. para um lateral. A nível do passe tem um alcance curto, devendo manter um jogo de passe simples. Curiosamente até cruza bem. A sua impulsão torna-o também num jogador interessante em termos de bolas paradas. Sendo um jogador com uma resistência invejkável, não é raro vê-lo aparecer em zonas centrais quando a sua equipa ataca. No entanto, leva a sua agressividade a niveis extremos por vezes pagando em termos disciplinares.
Spoiler

Nome: Sam Nicholson
Posição: Extremo
Altura: 1.75m
DOB: 20/01/1995 (20 anos)
Descrição:
Jovem extremo muito explosivo. Que speedy Gonzalez.  E a juntar a isto tem uma excelente agilidade e equilibrio, sendo dificil de derrubar com o tradicional encosto. Em termos de controlo de bola é bom, mas pode e deve melhorar. É um jogador que cruza bem e que demonstra bons indicies fisicos para aguentar um jogo inteiro a bom ritmo. Tacticamente ainda parece um bocado indisciplinado. Mas lá está, é um jogador que provoca alguma excitação pelos seus atributos técnicos e velocidade, e consegue mexer com muitos jogos.
Spoiler

Nome: Ryan Christie
Posição: Médio Ofensivo / Extremo
Altura: 1.78m
DOB: 22/02/1995 (20 anos)
Descrição:
Emprestado pelo Celtic. Considerado pelos media escoceses como um dos melhores jovens talentos na liga. Parece-me um bom diamante. Jogador rápido, com técnica e sabe distribuir bem o jogo. Tem alguns "senões": não é aquele tipo de médio ofensivo que se sinta confortável em aparecer na zona de finalização e defensivamente ainda tem o seu caminho a percorrer. Mas a maneira como ele trata a redondinha dá gosto de ver.
Spoiler

Nome: Liam Polworth
Posição: Médio Ofensivo / Médio Centro
DOB: 12/10/1994 (21 anos)
Descrição:
Velocidade, técnica e capacidade de reacção são o que melhor definem este médio de características mais atacantes. É um jogador a acompanhar esta época.
Spoiler

Nome: Liam Lindsay
Posição: Defesa Central
DOB: 12/10/1995 (20 anos)
Descrição:
Fisicamente é uma "besta". Jogador com um força invejável, mas apesar de toda a pujança, não é tão agressivo como eu acho que um central poderia ser, mas há centrais com um estilo mais suave que são de topo. A nível de velocidade, é um jogador com algumas lacunas na mobilidade, mas o tempo de entrada e o posicionamento parecem compensar. Ao nível técnico, é um central clássico, jogando simples sem inventar, mas até tem boa capacidade de passe.
Spoiler

Nome: Robbie Muirhead
Posição: Avançado
Altura: 1.81m
DOB: 08/03/1996 (19 anos)
Descrição:
Este internacional sub-19 é considerado uma das grandes promessas do futebol escocês. É um avançado até equilibrado no que toca a atributos técnicos, fisicos e mentais. Jogador com drible rápido e curto, e tem alguma capacidade de meia-distância.
Spoiler

Nome: Stuart Findlay
Posição: Defesa Central
Altura: 1.93m
DOB: 14/09/1995 (19 anos)
Descrição:
Central muito forte no jogo aéreo e rápido. Apesar de ser alto, a força não é o seu forte. No entanto, no desarme até é bom. Titularissimo na selecção Sub-21, encontra-se emprestado pelo Celtic ao Kilmarnock.
Spoiler

Nome: Mark O´Hara
Posição: Lateral Direito / Central
Altura: 1.83m
DOB: 12/12/1995 (19 anos)
Descrição:
É um lateral interessante que começa a ser já chamado para os sub-21, ao invés de ir aos sub-19. É um jogador veloz, com bom equilibrio e capacidade de reacção. Defensivamente parece-me agradável: boa leitura para interceptar os lances, no desarme também se aprece safar bem. No entanto, cruzar não é o seu forte o que pode ser um problema quando a sua equipa precisa de largura. Fisicamente é um jogador dorte, mas nem por isso agressivo.

Nome: Greg Kiltie
Posição: Extremo
Pé: Direito/Esquerdo
DOB: 18/01/1997 (18 anos)
Descrição:
Mais um jogador apreciado pela imprensa. Internacional sub-19, é um extremo que levanta algum interesse. Os seus pontos fortes a meu ver são a velocidade e capacidade de passe. Curiosamente o seu dribling não é nada de extraordinário, assumindo mais um papel de extremo organizador. Parece ter facilidade em jogar com os dois pés.
Spoiler

Nome: Connor Ripley
Posição: Guarda-Redes
Nacionalidade:: Inglaterra
DOB: 13/02/1993 (22 anos)
Descrição:
gaurda-redes jovem que continua a fazer uma carreira ascendente. Fez a sua formação entre o Blackburn e Boro, acabando por ser emprestado aos suecos do OFK, onde se impôs e fez uma boa época, despertando atenção de outros clubes. Agora impôs-se como titular do Montherwell. Ainda tem as suas falhas, nomeadamente nas saídas, mas parece ter potencial para crescer, pois é um jogador que assume o risco e as responsabilidades desses riscos.

Nome: Liam Grimshaw
Posição: Médio Defensivo
Nacionalidade:: Inglaterra
DOB: 02/02/1995 (20 anos)
Descrição:
Jovem com pontencial saído das escolas do Man Utd, Liam é um médio defensivo com potencial para crescer. Tem uma mentalidade bastante competitiva. É aquele médio defensivo que é agressivo a proteger a linha defensiva, tentando sempre manter o posicionamento. Tecnicamente ainda lhe falta evoluir, mas vejo aqui um jogador já tacticamente interessante.

O Blair Spittal já referi aqui. Acho que é um jogador que para os 19 anos já demonstra combinar bem o seu talento numa liga profissional. Excelente driblador, velocidade incrivel e depois tem aquela coisa que o adepto do clube gosta mas os adversários odeiam: sempre a picar os adversários.
[spolier]https://www.youtube.com/watch?v=cUHoOtOuhDE
https://www.youtube.com/watch?v=YZzTv6g-uhA
[/spoiler]

Reed

Muito bom Queimaxo. Adoro ver as tuas análises a esses campeonatos mais periféricos.

Já agora, o que achaste do Rafik Zekhnini do Odds BK? Notei que na tua análise à Tippeligaen não o mencionaste. Ando com ele debaixo de olho desde o jogo contra o Dortmund, mas ainda não tive oportunidade de ver um jogo do Odds completo depois disso.

flexter

o Daniel da Silva não era suposto ir para a Roma??
reparei agora que anda no Roda

Sum41

Muita atenção ao Albian Ajeti do Basel. É a próxima pérola daquela equipa.

Queimaxo

Citação de: Reed em 06 de Dezembro de 2015, 00:00
Muito bom Queimaxo. Adoro ver as tuas análises a esses campeonatos mais periféricos.

Já agora, o que achaste do Rafik Zekhnini do Odds BK? Notei que na tua análise à Tippeligaen não o mencionaste. Ando com ele debaixo de olho desde o jogo contra o Dortmund, mas ainda não tive oportunidade de ver um jogo do Odds completo depois disso.
O Odd aposta muito e bem na juventude, fazendo uma estratégia à "Ajax de antigamente", que contrata jogadores em idade de formação e depois espera ter retorno ao vendê-los a clubes com maior poder económico.
O Rafik nota-se que é aposta do clube, mas tem sido mais aposta quando a equipa precisa de velocidade e energia para mexer com o jogo, porque a época dele nem foi nada por aí além.
Se bem que ele apenas tem 17 anos, ainda vai a tempo de mostrar muito, mas o que eu vi nele foi de facto um jogador rápido e curiosamente até disciplinado defensivamente, mas com pouca agressividade.

O facto de ser um extremo esquerdino que se sente maioritariamente confortável do lado esquerdo pode complicar-lhe a carreira, a não ser que haja clubes de grandes que voltem à adoptar os extremos à antiga. É um jogador a seguir para a próxima época, mas ainda está num patamar de desenvolvimento que ainda não o permite ser titular de uma equipa norueguesa.

Mas tudo pode mudar numa pré-época. Para o bem e para o mal. O futebol é mesmo assim.

Eu tenho uma teoria que se calhar muita gente me vai achar "louco".
A diferença técnica entre um jogador do Real Madrid e um jogador do Rosenborg não é assim tão abismal. Eu acho que a grande diferença está na inteligência espacial e motora do jogador, e na personalidade do jogador. E a cultura onde o jogador está inserido também tem um grande peso. Acho que faz toda a diferença.

Daí um Carlos Valderrama ou um Ariel Ortega com todo o talento que tinham não conseguiram fazer uma carreira por aí além a nível de clubes e um Raí, que apesar de ter sido um excelente jogador, tecnicamente não era tão "rico" como o colombiano ou o argentino, mas a nível de "pôr as coisas em prática" era bem melhor. Combinando isso com uma personalidade "positiva" temos um jogador feito. E por isso é que acho que muitos jogadores acabam por não "chegar lá" e outros começam devagarinho e passado uns tempos Bazinga!

Queimaxo

Citação de: Sum41 em 06 de Dezembro de 2015, 23:49
Muita atenção ao Albian Ajeti do Basel. É a próxima pérola daquela equipa.
Grande trabalho que o Basel tem feito nesta última década. Construiu um plantel base forte para as competições internas e aliou isso a uma boa política de captação. E isto num país onde o futebol divide o protagonismo com o hóquei em gelo.

Reed

Citação de: Queimaxo em 07 de Dezembro de 2015, 10:18
Citação de: Reed em 06 de Dezembro de 2015, 00:00

O Odd aposta muito e bem na juventude, fazendo uma estratégia à "Ajax de antigamente", que contrata jogadores em idade de formação e depois espera ter retorno ao vendê-los a clubes com maior poder económico.
O Rafik nota-se que é aposta do clube, mas tem sido mais aposta quando a equipa precisa de velocidade e energia para mexer com o jogo, porque a época dele nem foi nada por aí além.
Se bem que ele apenas tem 17 anos, ainda vai a tempo de mostrar muito, mas o que eu vi nele foi de facto um jogador rápido e curiosamente até disciplinado defensivamente, mas com pouca agressividade.

O facto de ser um extremo esquerdino que se sente maioritariamente confortável do lado esquerdo pode complicar-lhe a carreira, a não ser que haja clubes de grandes que voltem à adoptar os extremos à antiga. É um jogador a seguir para a próxima época, mas ainda está num patamar de desenvolvimento que ainda não o permite ser titular de uma equipa norueguesa.

Mas tudo pode mudar numa pré-época. Para o bem e para o mal. O futebol é mesmo assim.

Eu tenho uma teoria que se calhar muita gente me vai achar "louco".
A diferença técnica entre um jogador do Real Madrid e um jogador do Rosenborg não é assim tão abismal. Eu acho que a grande diferença está na inteligência espacial e motora do jogador, e na personalidade do jogador. E a cultura onde o jogador está inserido também tem um grande peso. Acho que faz toda a diferença.

Daí um Carlos Valderrama ou um Ariel Ortega com todo o talento que tinham não conseguiram fazer uma carreira por aí além a nível de clubes e um Raí, que apesar de ter sido um excelente jogador, tecnicamente não era tão "rico" como o colombiano ou o argentino, mas a nível de "pôr as coisas em prática" era bem melhor. Combinando isso com uma personalidade "positiva" temos um jogador feito. E por isso é que acho que muitos jogadores acabam por não "chegar lá" e outros começam devagarinho e passado uns tempos Bazinga!

Tens toda a razão ;)

Quanto ao Rafik, tendo o bónus de ser bastante disponível para tarefas defensivas (uma das coisas que me saltou mais à vista no jogo que vi), talvez compense o facto de ser um extremo "à antiga". Veremos como se vai desenvolver nos próximos 2/3 anos. Gosto dele.

fgsilva

Diogo Jota, a revelação da "Capital do Móvel"

Fonte: http://bit.ly/1NdYaS8

Londrino-85

Não sei muito bem fazer estas análises fantásticas que o pessoal aqui faz, mas no Bolonha há 2 jovens que me chamaram a atenção. Principalmente o jovem médio de 17 anos:

http://www.okgoals.com/match-highlights-1449419247---42

http://int.soccerway.com/players/amadou-diawara/396155/

http://int.soccerway.com/players/adam-masina/263958/

Além desses há tb o central grego, o Oikonomou que me parece bastante interessante, e jovem!

PS: se alguém tiver conhecimento sobre este pessoal, partilhem :)

RodriE

Existe algum post sobre o Ulisses Garcia? Vi agora que tinha dupla nacionalidade.

pinheiro3

Citação de: Londrino-85 em 07 de Dezembro de 2015, 17:53
Não sei muito bem fazer estas análises fantásticas que o pessoal aqui faz, mas no Bolonha há 2 jovens que me chamaram a atenção. Principalmente o jovem médio de 17 anos:

Além desses há tb o central grego, o Oikonomou que me parece bastante interessante, e jovem!

Sobre o Diawara, tens umas páginas atrás.

Londrino-85

Citação de: pinheiro3 em 07 de Dezembro de 2015, 18:09
Citação de: Londrino-85 em 07 de Dezembro de 2015, 17:53

Sobre o Diawara, tens umas páginas atrás.

Obrigado Pinheiro! Achei o miúdo muito interessante, principalmente na jogada do 1º golo. E com 18 anos...